quarta-feira, 16 de março de 2011
              
 ANB se fortalece na Grande São Luis e todo o Estado
       
       A Agência de Noticias Baluarte-ANB, que desde 2009 faz a cobertura do eventos políticos e sociais nos municípios  da Grande São Luis(São José de Ribamar, Alcântara, Paço do Lumiar, Raposa e São Luis) dará início as suas atividades a partir de abril também nas cidades de Imperatriz e Caxias.
     Com uma equipe formada por profissionais da área da comunicação (jornalistas, radialistas, relações públicas e publicitários) a agência é a primeira e única empresa do estado nesse ramo, a trabalhar com reportagem in loco de fatos e acontecimentos referentes a política maranhense e demais assuntos de utilidade pública.
        Em São José de Ribamar, o trabalho desenvolvido pela ANB passa pela cobertura semanal das sessões da câmara de vereadores e pelo noticiário de cultura e cidades desenvolvido pela agência, além de produção de matérias e entrevistas  com lideranças comunitárias, artistas, poderes contituídos(executivo, legislativo, judiciário)  e personalidades locais.



Vereador Henrique Queen é o mais atuante em Ribamar, aponta pesquisa



Por Fernando Atallaia
Da Agência Baluarte


         

O vereador Henrique Queen(PDT)do bloco oposicionista da Câmara, segundo pesquisa realizada pelo portal de um jornal da capital,  entre os meses março e dezembro de 2010, foi o  parlamentar mais atuante no município com expressiva votação dos eleitores residentes na cidade.
  

      
Queen se mostrou surpreso com o resultado da pesquisa, que segundo ele, veio mostrar que o eleitorado está atento à atuação dos parlamentares nas sessões realizadas no plenário da Câmara e nas comunidades contempladas pelos projetos postos naquela casa legislativa.”Eu de fato fiquei surpreso com o resultado, até porque eu trabalho em todas as comunidades ribamarenses sem distinção, mas nunca me preocupei em pesar meus esforços como que em uma balança, não posso negar que estou muito feliz pelo reconhecimento sincero do povo da minha cidade, é uma grande alegria’’, declarou.



 

Queen: vereador mais atuante da Câmara Municipal de São José de Ribamar
         


A enquete promovida pelo Portal considerou ítens como visibilidade, atuação, projetos,  participação popular e  assiduidade, para obter a ordem de aprovação para os concorrentes.Dessa forma Queen ficou em primeiro lugar seguido de Beto das Vilas e Negão.Quanto aos demais, numa segunda indicação ganharia em primeiro Lázaro, seguido de Elisabeth Malheiros, Nonato Lima e Marlene Monroe. Já numa suposta terceira ordem de colocação, em primeiro viria Lindoso, seguido de Arthuzinho e Zé lima, respectivamente. O vereador Djalma não obteve a pontuação necessária para concorrer a nenhuma das ordens estabelecidas.
       


Henrique, que foi eleito no último pleito pelo Partido Democrático Trabalhista, está no primeiro mandato do trabalho legislativo em São José de Ribamar; integrou várias comissões internas da Câmara; participou de debates em torno de questões referentes a Infraestrura e Educação na cidade e vêm elaborando e apoiando projetos que refletem a melhoria dos índices de exclusão e desigualdade social do município.


“Carnaval de Ribamar teve saldo positivo”, diz   presidente
         
         Por Fernando Atallaia
         Da Agência Baluarte
         atallaia.baluarte@hotmail.com
       
        O presidente da câmara de vereadores de São José de Ribamar, vereador Beto das Vilas(PMDB), declarou na última segunda feira(14)em entrevista concedida à Agência de Notícias Baluarte, que o carnaval da cidade teve saldo positivo em suas duas edições(tradicional e lava-pratos).
        Com um público estimado em 150 mil brincantes, a folia momesca deste ano contou com a presença das bandas baianas Araketu e Chicabana, que de acordo com o vereador, abrilhantou a festividade ao longo da programação até o término do evento.
        Beto da Vilas destacou ainda a tranquilidade com a qual os brincantes do município e os visitantes puderam desfrutar da festa, com policiamento ostensivo distribuido na orla marítima e demais pontos de concentração.”No geral tivemos um Carnaval tranquilo e saudável, sem violência, com saldo positivo para a cidade’’, concluiu..


  São José de Ribamar sediará encontro de jornalistas
     
       Da Agência Baluarte
         
        O 1º Encontro Municipal de Jornalistas e Profissionais da Comunicação de São José de Ribamar-EMUJ, previsto para acontecer no mês de julho já tem sede confirmada:a Cidade Balneária.Uma organização e realização do Núcleo de Pesquisa e Estudos Avançados em Jornalismo da Agência de Notícias Baluarte-ANB, o encontro visa debater e discutir as diretrizes e formas de atuação  do jornalismo(Rádio, TV, Impresso, Web)realizado por profissionais da área nas esferas municipal e estadual.
          De acordo com Fernando Atallaia, Diretor de Jornalismo, Conteúdo e Veiculação da ANB, o projeto de realização do encontro já é uma idéia que vem sendo trabalhada desde 2009 pela agência.”A ANB vê como necessária e fundamental a iniciativa do encontro, pensar o trabalho intelectual e a  valorização profissional do jornalista a partir dos municípios é a perspectiva primeira do EMUJ, a fora que é uma grande oportunidade, no tocante à  acessibilidade de pontos de vista, vivência e intercâmbio, para jornalistas de rádio e tv que atuam em São José de Ribamar, além de  publicitários e estudantes de comunicação como um todo’’, afirmou.
        Participarão do encontro,  profissionais que fazem a comunicação  na cidade e como  convidados-palestrantes  jornalistas de São Luis, Paço do Lumiar, Alcântara, São José de Ribamar e  Raposa. Os debates girarão em torno das atuais condições de viabilidade da profissão e temas concernentes a natureza dos meios de comunicação(conceitos, pragmática, atuação) e serão abertos  ao público em geral(profissionais liberais, professores, estudantes, pesquisadores e demais públicos).

Serviço:
O Que: 1º Encontro Municipal de Jornalistas e Profissionais da Comunicação de São José de Ribamar-EMUJ.
Quando: Julho
Onde:São José de Ribamar(sede).
Como Participar:através de inscrição prévia.
Contatos e Informações:(98)8178-7045/8746-9181.
E-mail:agencia.baluarte@hotmail.com
segunda-feira, 14 de março de 2011
Associação de Moradores do Tijupá Queimado realiza levantamento


Por Fernando Atallaia
Da Agência Baluarte
atallaia.baluarte@hotmail.com

         A associação comunitária de moradores do Tijupá Queimado-ACMTQ deu início na última sexta feira(11) ao levantamento de assinaturas dos moradores das ruas  que  ainda não foram asfaltadas naquela comunidade.Em um número total de sete, as ruas em questão sofrem com a queda de água nos períodos chuvosos e com alagamento parado nos perímetros afetados, além de constantes vazamentos na estrutura hidráulica das encanações.
         De acordo com Ribamar Salgueiro, presidente da associação comunitária, o levantamento se apóia no projeto do ex-prefeito de São José de Ribamar e atual Chefe da Casa Civil do Governo do Estado, Luis Fernando Silva, que por ocasião do anúncio das obras, afirmou que o bairro será asfaltado por completo em duas fases, sendo que a segunda e última fase deveria iniciar-se este mês(março de 2011),o que ainda não veio a acontecer.”Estamos levantando o montante real de assinaturas dos moradores das ruas que estão sendo prejudicados, ao todo em torno de 2.298 mil habitantes, que pagam impostos para o município de Ribamar e merecem por direito verem suas ruas calçadas adequadamente”, explicou.
         A associação pretende, segundo Ivan Morais da ACMTQ, participar do planejamento e indicação das ruas restantes e acompanhamento da feitura das mesmas, o que de acordo com ele, não aconteceu na primeira fase.”Os trabalhos se iniciaram de forma desordenada aqui no Tijupá, as ruas selecionadas na primeira fase não contemplaram a ordem prioritária crescente, que diz que a primeira rua a ser asfaltada seria a Rua Principal, logo após viria a Rua Nova 1, de fundos a Nossa Senhora das Graças, que na verdade ainda continua incompleta, e por conseguinte as demais, o fato é que não podemos mais pagar caro pelas consequências de um trabalho sem qualidade e pela  demora na execução dos serviços, estamos buscando os nossos direitos junto ao poder público municipal”, finalizou.


 Zeca Barbosa lança álbum de inéditas
 
    Em Essência, segundo disco do compositor, Zeca Barbosa prima por arranjos contidos e letras mais elaboradas;o resultado é um álbum leve e surpreendente, recheado de intenções musicais firmes e  despojadas.

Por Fernando Atallaia
Da Agência Baluarte

     O cantor e compositor Zeca Barbosa, um dos filhos da musicalidade maranhense da geração de 80, passou mais de uma década para encontrar os parceiros de canção que mais se adequassem a sua proposta sonora:o letrista é tão suave quanto o intérprete.
         Só agora passados alguns incansáveis anos, Barbosa pôde lançar um disco que valorizasse a sutileza e a nuances criativas do seu rico caldeirão musical,  gerido na pesquisa e no experimentalismo, frutos de sua inquietação como músico.
        Gravado no N.S. Digital Studio, sob a direção de Renato Dionísio e produção musical de Nonato Silva, Essência traz um Zeca mais antenado com as tendências atuais de uma musicalidade que se quer universal.As letras, a grande maioria em parceria com Dionísio, retratam o social de forma direta, mas não menos metafórica.
        Na perspectiva rítmica, o álbum pode ser apreciado pelos gêneros e estilos musicais  explorados pelo cantor, além dos arranjos que se impôem pela originalidade e busca de uma dicção própria e intransponível.Canções como “Papagaios Faladores”, explicitam essa busca.
       Barbosa, que é regionalista por vocação, optou pela diversidade como bandeira, entregando  ao público um mosaico sonoro repleto de baladas, reggaes, xotes e solos de guitarra.Também é perceptível ataques de  sopros em tons maiores,  dialogando com harmonias embaladas pelo timbre maduro do compositor.Uma prova de que o Maranhão enquanto música não se restringe somente a datas festivas como  Carnaval e São João.


Vereador Negão pede melhorias para São José de Ribamar


Por Fernando Atallaia
Da Agência Baluarte
        
    As dezenas de indicações postas em plenário por Neilson Ferreira Coêlho, mais conhecido em São José de Ribamar como Negão, revelam a preocupação do legislador com os problemas sociais ainda existentes na cidade balneária.
          Nas sessões realizadas semanalmente na câmara de vereadores, Negão têm tido um papel relevante quando o assunto é cobrar do executivo maior participação e presença junto às comunidades carentes do município.
         Em dados concretos, para se ter uma ideia, somente em 2009 o vereador foi autor de 42 indicações referentes a obras voltadas para as áreas do esporte, infraestrutura, saúde e educação.
        Já em 2010 Negão direcionou sua atuação para o campo das reformas de prédios públicos e pavimentação de ruas e logradouros, alcançando a marca de   31 requerimentos oficiais que reivindicam melhorias para a cidade.
        Embora enfrentando problemas de saúde recorrentes, o vereador  têm se destacado entre seus pares e  lideranças comunitárias do município, que veem no legislador  um exemplo de superação visível, haja vista a constância do parlamentar no plenário da casa, mesmo sob as adversidades físicas que o acometem.”Doente ou não, faço questão de está presente às sessões, vereador existe é para trabalhar’’, afirma.
terça-feira, 1 de março de 2011
Associação de Moradores do Tijupá Queimado luta pelo Asfaltamento do Bairro

Por Fernando Atallaia
Da Agência Baluarte
atallaia.baluarte@hotmail.com


    A prefeitura municipal deu inicio as obras de 3(três) das 21 ruas que constituem a extensão territorial do bairro do Tijupá Queimado numa demonstração de resposta aos protestos ocorridos em 2009 em prol do asfaltamento do povoado.
    Em novembro do ano passado, os moradores da comunidade decidiram protestar contra o descaso porque passa o Tijupá, anunciando realizar uma manifestação que resultaria na interdição da estrada que liga São Luis e demais municípios à cidade balneária.O presidente da Associação de Moradores resolveu então convocar a todos os moradores do bairro para participarem da manifestação, mas na mesma semana onde se decidiu unanimemente pela obstrução da via de acesso ao município, a Prefeitura decidiu também pelo asfaltamento, através de verba federal, de apenas algumas ruas existentes naquela comunidade.
    Atualmente os moradores indignados com a morosidade e demora na execução da obra já se mostram insatisfeitos com o executivo municipal que prometeu a segunda e terceira fases para finalização do asfaltamento e pavimentação do restante das ruas. O prazo estipulado para a conclusão das obras em andamento já está vencido e as 3 [três] ruas em questão continuam incompletas e inacabadas.
Valores Exorbitantes
   O que chamou a atenção de alguns moradores do Tijupá Queimado foi o fato de o valor destinado a pavimentação das ruas ultrapassar a marca de 700 mil reais, ou seja, mais de meio milhão de reais,e no entanto a camada de asfalto posta na aplicação do perímetro escolhido para ser asfaltado tem espessura rasa e superficial.
    Segundo Ribamar Cardoso, Presidente da Associação de Moradores do Tijupá Queimado, a reivindicação por medidas de infra-estrutura no bairro continua pertinente haja vista o descaso do poder público com o povoado, que, segundo ele, é um dos bairros mais antigos da cidade. “O Prefeito Luis Fernando Silva quando veio anunciar o asfaltamento das 3(três) ruas nem mesmo sabia quanto tempo de fundação tinha o Tijupá, infelizmente temos uma gestão que desconhece nossa existência em todos os sentidos,gostaríamos de saber quanto a prefeitura com a receita de nossos impostos fará pelo bairro,porque ate agora quem esta fazendo é o Presidente Lula, o investimento destinado a pavimentação vem do governo federal, agora se promover as custas do Ministério das Cidades é bem mais conveniente pra quem não quer fazer nada no município,embora todos saibam na cidade que o prefeito de Ribamar é Lula”, analisou Cardoso.
    Para o Comerciante Ivan Morais, um dos moradores do Tijupá, a Prefeitura de Ribamar mostrou não conhecer a comunidade ao ignorar as ruas mais antigas do bairro. Morais salienta que a Rua Principal, uma via que dá acesso a bairros como Cidade Operaria, Vila São Luis, e Vila Sarney Filho sequer foi lembrada no planejamento da Secretaria de Obras do Município. “É visível o desinteresse pelo bairro, o Tijupá está definitivamente fora dos planos dessa gestão, é uma pena esse total desconhecimento, na prestação de contas de 2009 o prefeito nem citou o nome do bairro, na verdade eles fazem questão de ignorar, é uma pena”, lamentou.
    Já para Frank Sena, Diretor da Associação de Moradores do Tijupá, o desinteresse é tanto que o cronograma de obras da Prefeitura não faz referencia ao nome do Povoado no planejamento feito para 2010, com exceção dos trabalhos iniciados em 2009. “Todos nós da comunidade sabemos que o prefeito só deu a ordem de serviço porque fomos à luta literalmente, tornamos pública nossa indignação com todo esse descaso e esquecimento dos quais somos vitimas aqui”, disse.
    A comunidade do Tijupá Queimado tem mais de 70 anos de existência e não conta com um posto de saúde nem tampouco com uma escola de ensino fundamental, tem iluminação pública precária, mais de 3 mil habitantes que trafegam diariamente por ruas esburacadas, programas sociais inexistentes e mais 19 ruas por fazer. Basta agora saber se com estas características São José de Ribamar é realmente este cartão-postal que se mostra na mídia.

Postagens mais visitadas

Pesquisar em ANB

Nº de visitas

Central de Atendimento

FAÇA PARTE DA EQUIPE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BALUARTE

Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações: agencia.baluarte@hotmail.com

atallaia.baluarte@hotmail.com

Sua participação é imprescindível!

Nossos Seguidores

Parceiros ANB