terça-feira, 21 de junho de 2011


Saúde do município sofre com o  descaso da prefeitura
  
Em péssimas condições de funcionamento, aparelhamento e instrumentação precários e ineficazes, profissionais desvalorizados e atendimento humilhante ao público, a Saúde em São José de Ribamar pede socorro. Secretaria responsável pela pasta nega esclarecimentos sobre a questão

Por Célio Cantânhede
Da Equipe da ANB On Line
cantanhede.baluarte@hotmail.com
         
Maus-tratos. Esse seria o termo mais adequado para sintetizar os muitos descasos patrocinados pela prefeitura municipal de São José de Ribamar quando o assunto é saúde. O baixo contingente dos profissionais (médicos, enfermeiros, psicólogos, odontólogos, farmacêuticos e bioquímicos), que atendem ou pelo menos tentam atender a população do município, além das péssimas condições de trabalho e a demanda de instrumentação precária provenientes dos meios arcaicos de operacionalização da Saúde, tem emprenhado os hospitais e unidades de emergência da carente e sofrida cidade balneária.
        
A lamúria e o desespero das comunidades que procuram os serviços das unidades de saúde são visíveis.” Eu marco uma consulta a um mês atrás e no dia que eu vou me consultar o médico não comparece porque não recebeu o pagamento, ai quem paga é a gente que precisa’’, conta a professora Ana Célia, do bairro Matinha. Como se não bastassem a falta de atendimento médico e os entraves para marcação de consultas, os moradores das localidades carentes de São José de Ribamar ainda não sentiram a presença do Executivo Municipal no que se refere à implementação de políticas públicas para área da saúde.” Da última vez que fui ao hospital de Ribamar, eu vi barata em cima dos leitos, vi muita sujeira e os pacientes morrendo à míngua, não agüentei e fui às pressas buscar atendimento no Socorrão II, aqui em Ribamar a Saúde  tá mais doente que a gente’’, afirma o motorista Cláudio Luis, da comunidade do Parque Vitória.
        
A nossa reportagem procurou nos últimos dias, contatar a Secretaria de Saúde do Município, para obter maiores esclarecimentos e dados atuais sobre a situação da Saúde na cidade, mas nenhum telefonema foi atendido até o fechamento dessa matéria. Sabe-se, contudo, que São José de Ribamar lidera os índices de HIV no Estado e padece da ausência de medidas pragmáticas na área da Saúde, não correspondendo às urgências latentes de atendimento e as muitas cobranças e procuras do povo doente do município. Num outro momento, tentamos entrevistar um médico, que presta serviços no hospital municipal, mas o mesmo disse não ter autorização para falar sobre as denúncias.  


22 comentários:

  1. NÃO E SO A SAUDE NÃO MEU JOVEM E TUDO NÃO TEM EMPREGO PRA NINGUEM AQUI NESSA CIDADE O POVO DE RIBAMAR TRABALHO TODO EM SÃO LUIS E AINDA FIZERAM UMA TAL DE AGENCIA DO TRABALHO PRA RIR DAS NOSSAS CARAS ESSE HOSPITAL MUNICIPAL E UMA ZORRA NÃO TEM NEM ESPARADRAPO, O MINISTERIO PUBLICO E A JUSTIÇA TEM Q IR LA VER, ESSE MENINO AI QUE TA NESSA PREFEITURA PARECE QUE ELE E BOM E PRA FARRA PRA ENCHER O BOLSO DE DINHEIRO CRIA DO LUIS FERNANDO QUE NEM TRABALHAR NA CIDADE SABE ESCOLAS MEUS AMIGOS NENHUMA PRESTA A MERENDA TA FALTANDO DIRETO ISSO LA E PREFEITURA RAPAZ PROCURA TOMAR VERGONHA NA CARA GIL CUTRIM E TIRA ESSES TEUS SECRETARIOS INCOMPETENTES DAÍ
    COSTA, PANAQUATIRA

    ResponderExcluir
  2. Rato??@!! So rato tem e tudo que não presta já morreu gente nessse hospital uma vez arrancaram o útero de uma moça La ela veio a falecer o jornal pequeno e o Fernando atallaia ate fizeram essa reportagem eu tenho aqui em casa isso ai e uma porcaria o povo ta mais facil morrer do se curar nessa joça procura vergonha secretaria de saúde e prefeito faz media um faz nada procurem pelo menos torcar as janelas desse matadouro que vocês chamam de hospital de Ribamar
    Sandro da campina-vendedor

    ResponderExcluir
  3. saude ta um lixo a gente passa o dia inteiro pra marcar uma consulta e nao consegue ser atendida eu era amiga dessa moça que morreu eles tiraram o utero dela hoje ta a mesma coisa e uma merda esse hospital de ribamarr nem se fala o prefeitinho de meia tijela nas festas na farra e o povo sofrendo morrendo sem leito sem nada eu nao voto mais nessess ladrao eu nao voto
    celia maria do cruzeiroo

    ResponderExcluir
  4. eu queria que eles investisse o que aplicam de dinheiro pra pagar forro sacode na saude botar o povo pra dançar para esquecer as doenças sai mais barato prefeito filho da p....
    cleomar silva vila roseana

    ResponderExcluir
  5. Alguem podia me informar quando vai ter campanha de vacinação aqui na cidade , porque ate hoje nunca teve
    marcia regina- cruzeiro

    ResponderExcluir
  6. isso ai e da epoca do luis fernando agora parece que ta pior nao tem medico mesmo eu ja fui la e nem consegui que eles me escutasse a gente vai pra cidade pra resolver as coisas eu nao sei como esse pessoal gasta o dinheiroo eu nao sei
    vicença rodrigues sarnambi

    ResponderExcluir
  7. Eu parabenizo a este repórter que eu não conhecia o Célio e quero que vocês se puderem também venham dá uma olhada na unidade de saúde aqui do miritiua que não funciona ta completamente esculhambada não tem medico e uando tem um so ele ainda tem q atender mais de cinqüenta pessoas so num horário e nunca da tempo de nada muito boa essa reportagem vocês tão de parabéns e eu queria perguntar agora para o Fernando atallaia se a empresa dele também vai trabalhar no paço do lumiar porque eu tenho uma casa La viu seu Fernando que fica no Paranã e ta um caso serio um horror carro não passa ta muito perigoso e não tem transporte por favor quero saber se pode ser de sua equipe vim aqui fazer essa reportagem muito obrigado e muito sucesso pra vocês eu leio o site todos os dias
    Raimundo nogueira do miritiua

    ResponderExcluir
  8. Meu querido leitor da ANB On Line, Raimundo, muito obrigado pela atenção diária a que o Sr nos dispõe ao acompanhar o nosso portal diariamente. Respondendo à sua pergunta, temos o maior interesse e desejo em trabalhar em Paço do Lumiar, assim bem, como nos demais municípios maranhenses. O fato é que somos uma empresa independente, formada por sete profissionais. Temos um custo alto para efetivar nossas atividades e ainda uma receita em construção que ainda não supre tais demandas. Recebemos ligações de várias cidades do Estado todos os dias. O leitor nos sugere pautas interessantes e pertinentes e, quando as recebemos, realizamos um planejamento para mensurar a viabilidade. Já estamos em São José de Ribamar desde 2009 e eu particularmente trabalho nesta mesma cidade desde 2004. Espero que continuemos em Paço, até porque já iniciamos alguma cobertura jornalística naquele município. Abraçaremos sua sugestão quanto ao Paranã e, em breve espero, estarei eu pessoalmente produzindo esta matéria. Com a sua valiosa colaboração é claro.
    Att
    Fernando Atallaia

    ResponderExcluir
  9. Opá minha vez... cara o Hospital de RIBAMAR realmente é uma vergonha, se tiverem mais tempo procurem pelo bebedouro, e os copos descartáveis, veja o suporte onde eles deveriam estar, ENFERRUJADOS, isso mesmo ferrugem nos suportes... VEJA a sala de curativo como são tratados os pacientes dessa UNIDADE DE SAÚDE... Digo isso por minha mães que passou mais de ano indo para a sala de curativo e eu via todos os dias seja pela manhã ou pela tarde, uma vergonha uma falta de respeito. Outro caso é tem gente ficando RICA aqui em na cidade sem fazer um nada, tem gente Roubando cargos alheio apenas por indicação de flano e beltrano... Pergunte a SR. CARLA VERAS... sobre a educação e os "profissionais" responsáveis pelas escolas das nossas crianças... Nem formação tem apenas o chamado INDICAÇÃO. Mais outra. O MERCADO MUNICIPAL 2.000,000,00 e pouco "os zeros devem ser preenchidos", Onde deveria ser uma quadra poli esportiva virou prédio abandonado, o mercado que tinha Obra para concluir em 120 dias já vai se passar 5 anos ou mais e nada de terminar ou inaugurar.

    Por morar aqui em Ribamar vejo que esse é um tipo de estratégia dos GOVERNANTES DE RIBAMAR, atrasar as obras e inaugurações para quando for perto das eleições sair inaugurando uma por uma e colocar em folhetos dizendo quem "Em apenas 4 anos mostra aquilo e isso outro", aff, Meu povo Ribamarense vamos acordar protestar contra esse povo que a população resolveu escolher como governantes de nossa querida cidade.

    mais um recado O VEREADOR CACHAÇA, "VER. ARTUZINHO", ta fazendo o que pela cidade? Haaa tá ficando rico isso, e dando cachaça para os bêbados de plantão da cidade de plantão... PROCURE SOBRE UM FULANO DE TAL - CHAMADO CLOVIS FRANÇA GALVÃO - Acho que é isso para saber como e de que ele trabalha na prefeitura.

    LINDOSO - Era um cara sem grana tinha uma misera padaria agora! RICO, se for possível passa por cima de todos, opa eu disse possível? ELE PASSA É MESMO.

    Não estou aqui julgando apenas despojando não meias mais INTEIRAS verdades que acontecem em nossa cidade.

    ResponderExcluir
  10. E O PIOR DE TUDO QUE O SLOGAM DA PREFITURA "É SAO JOSE DE RIBAMAR MELHOR PARA TODOS" SÓ SE FOR PARA TODOS DE SÃO LUÍS, O DINHEIRO DA PREFEITURA NÃO CIRCULA EM NOSSA CIDADE É TODO LEVADO PARA SER GASTO EM SÃO LUIS. PORQUE OS FUNCIONARIOS HOJE DE SAO LUIS REPRESENTAM 95% DO QUADRO DA PREFITURA, O QUE FICA EM NOSSA CIDADE É O RESTO DO RESTO.A GRANDE REALIDADE É QUE ESSE GOVERNO DE LUIS FERNADO JUNTO COM GIL CUTRIM SÓ SE RESUME Á BEIRA DA ESTRADA PRINCIPAL DE RIBAMAR, SÓ BASTA VER QUE MAIS UMA OBRA VAI SER CONSTRUIDA NA BEIRA DA ESTRADA A PRAÇA DA BIBLIA NO VALOR DE 1.600.000.00 OU SEJA UM MILHAO E SEISSENTOS REAIS O POVO DE RIBAMAR ESTA SENDO FURTADO É PRECISO QUE NÓS FAÇAMOS ALGUMA COISA PORQUE SE DEPENDER DESSES VEREADORES O POVO ESTA FERRADO 2012 ESTA CHEGANDO É RENOVAÇÃO TOTAL DESDE O PREFEITO ATÉ ESSES VERADORES.

    ResponderExcluir
  11. Fernando atallaia meu rei porque você não entrevista a vereadora faltosa Elisabeth ela e metida a entender de saúde mas na verdade ela entende mesmo e de faltar nas sessões da camara esses vereadores de Ribamar eles tem muita culpa de acontecer isso na cidade eles so sabem puxar o saco do pai do Gil cutrim e não vão visitar o hospital e uma vergonha aonde tem gente que vota nesse bando de pilantra
    Junioor do cruzeiroo

    ResponderExcluir
  12. E u acho o seguinte caros comentaristas; que nós precisamos de pessoas preparadas para fazer a administração da saúde. Nós não temos a sorte de ter esse pessoal a frente da saúde dessa cidade. O Gil cutrim bem que podia quando estiver doente passar uma noite no hospital de Ribamar. Com certeza no outro dia ele estaria pior.
    Cláudio Sousa- Vila Nojosa

    ResponderExcluir
  13. ESSE PROBLEMA SE DEVE AOS POLÍTICOS INCOMPETENTES E APROVEITADORES DE NOSSA CIDADE, NÃO É UM PRIVILÉGIO SOMENTE DA SAÚDE NÃO MEUS AMIGOS, SOU PROFESSOR AQUI EM RIBAMAR E A EDUCAÇÃO TÁ SOFRENDO PACAS EM NOSSO MUNICÍPIO.PRESTEM ATENÇÃO NOS NOMES QUE EU VOU DÁ AQUI PRA GENTE PODER SE PREVENIR NAS PRÓXIMAS ELEIÇÕES. ESSES NÃO VALEM A PENA. OLHA SÓ GENTE CALIXTO, RIBAMAR DOURADO,ROBERTO O CAMARA, JULINHO, DJALMA E ATHUZINHO, MARLENE MONROE E A ELISABETH FALTINHA, ESSES AI NAO VALEM A PENA SAO DESPREPARADO E SÃO MALA. DEPOIS EU FALO O NOME DOS OUTROS MAS DEIXA PRA PROXIMA.BAHHHHHHHH
    NASSON-COMENTARISTA DA VERDADE- VILA CAFETEIRA

    ResponderExcluir
  14. vcs sao parece que tolos vamos deixar disso de comentar sem ir para pratica, isso devia ser proibido no blog e serio e so nao votar neles eu nao voto nesse gil cutrim nem que me pague ele e so midia ribamar nao tem é nada nadaaaaaaaaaaa
    flaviane do centro de ribamar

    ResponderExcluir
  15. Olá nobres comentaristas de ANB On Line, gostaria de pedir-lhes que ao comentar as matérias postadas os senhores se identificassem.Este espaço é vosso e foi idealizado para prestar o serviço social de manutenção da democracia, fortalecendo a liberdade de expressão e a diversidade de opiniões, de forma que não há razões para obscuratismos ou mesmo receios no tocante à abordagem dos temas aqui expostos.Tendo dito isto, reafirmo meus agradecimentos pela vasta e incomensurável audiência a qual os senhores nos prestigiam diariamente com a maçiça participação ao nosso portal.
    Um grande abraço
    E que Deus nos ilumine a todos.
    Fernando Atallaia
    Editor- ANB On Line

    ResponderExcluir
  16. Gostaria de elogiar todo a equipe do ANB online pela coragem de relatar o CAOS na saudde de São José de Ribamar. De fato a gestão da saúde em nosso municipio é a pior possivel e concentra grandes irregularidades que foram comprovadas na fiscalização da Controladoria Geral da União.

    Arnaldo Colaço
    presidente do PT Ribamarense

    ResponderExcluir
  17. quando nós teremso politicos de verdade nessa cidade so isso que eu queria saber outra coisa o fernando atallaia é candidato a prefeito ou naoo?
    lourdes-parque vitóriaa

    ResponderExcluir
  18. SAÚDE MESMO, SÓ NA EPOCA DE JULINHO QUE E MEDICO E FEZ O UNICO HOSPITAL DA CIDADE. DR. JULINHO ERA PREFEITO E TAMBEM OPERAVA O POVO DE RIBAMAR NO PROPRIO HOSPITAL, ERA PREFEITO E TAMBEM DAVA AULA NO CURSINHO QUE ELE FEZ EM RIBAMAR DE GRAÇA, COM ONIBUS PARA LEVAR E BUSCAR OS ALUNOS DE FORA DA SEDE, FOI O PREFEITO QUE MAIS FEZ ESCOLAS EM RIBAMAR. ERA UM PREFITO HUMILDE, ATENDIA TODO MUNDO E TAVA TODOS OS DIAS EM RIBAMAR COMO: PREFEITO, MEDICO E PROFESSOR.

    ResponderExcluir
  19. julinho e a saude isso e piada na epoca de julinho nao tinha nem guardanapo era tudo desorganizado so fila e mais fila julinho e meico no interior em ribamar ele colocou a saude na maca e deixou ela la doente a pior epoca da saude foi quando ele foi prefeito e esse hospital que fez senao me engano foi o j camara que mesmo sendo um pessimo prefeito cheio de escandalo de corrupçao ainda fezz esse hospital
    jessé do bairro campina

    ResponderExcluir
  20. Voces de São José de Ribamar estao melhores que nós aqui do Rio, eu sou professor universitario na cidade marabichosa rsrs e o governo aqui mané compra todos os jornais para falar bem dele, é uma vergonha, parabéns ai para o cara né valeu mané você é bom muito bom blog da hora Fernando Atallaia vou gravar esse nome também é músico cara?/
    Daniel Silveira-Niterói-Rio

    ResponderExcluir
  21. O Bairro da campina era so lama, quem asfaltou ela todinha foi julinho quando prefeito e o hospital foi ele quem fez.
    ze da campina.

    ResponderExcluir
  22. O JULINHO ALEM DE PESSIMO ADMNISTRADOR QUE FOI AINDA É MAU PAGADOR, ELE FICOU DEVENDO TODAS AS LIDERANÇAS QUE TRABALHARAM PRA ELE NA ULTIMA CAMPANHA, POR ISSO QUE HOJE ELE NAO TEM GRUPO MAIS NA CIDADE, É ENROLÃO E NÃO PAGA NINGUEM, AQUI NA VILA SARNEY FILHO ELE TA MAIS QUEIMADO QUE E SUJO DO QUE PAU DE GALINHEIRO, QUANDO ELE ERA PREFEITO NÃO RECEBIA O POVO NA PREFEITURA PRA FALAR COM ELE ERA UMA ZANGA E AGORA O FILHO QUER SER PREFEITO PAU MANDADO DELE ENTREVISTA LOGO ESSE LARANJA PRA VER SE ELE TEM ALGUMA COISA PRA DIZER UMA NOVA MENTIRA PRO POVO
    DINIZ- VILA SARNEY FILHO

    ResponderExcluir

Postagens mais visitadas

Pesquisar em ANB

Nº de visitas

Central de Atendimento

FAÇA PARTE DA EQUIPE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BALUARTE

Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações: agencia.baluarte@hotmail.com

atallaia.baluarte@hotmail.com

Sua participação é imprescindível!

Nossos Seguidores

Parceiros ANB