domingo, 31 de julho de 2011

Grupo de Dança de Rua de São José de Ribamar participa de festival na Paraíba sem apoio institucional

Os sublimes, um dos principais grupos de Dança de Rua do município de São José de Ribamar representa o Estado do Maranhão  em festival nacional; dançarinos são independentes e reclamam mais apoio e espaço para suas apresentações

Por Fernando Atallaia
Da Agência Baluarte

Centenas de grupos de dança de todo País se reúnem todos os anos para festejar a arte do movimento e a cultura urbana no Fenerde-Festival Norte-Nordeste de Dança de Rua, que este ano acontecerá entre os dias 12 e 14 de agosto na cidade de Cajazeiras na Paráiba. Tradicional e em sua 12 edição, o festival congrega dançarinos, estudantes e jornalistas ligados à Dança e às novas vertentes da Cultura Urbana Brasileira. O representante maranhense no festival vem de São José de Ribamar e já está de malas prontas rumo ao grande encontro coreográfico.

Os sublimes, grupo integrado por dançarinos da cidade balneária, foi selecionado pela comissão julgadora do evento para participar do concurso representando o Maranhão, fato este que ainda não ganhou o devido reconhecimento por parte da Administração Pública Municipal nem tampouco do Governo do Estado. Fundado em 2002, Os Sublimes estão inseridos na programação do encontro pela 3 edição. Este ano, o grupo leva para a pista a coreografia temática ‘Reciclagem’, baseada no conceito do aproveitamento de matéria orgânica para o fortalecimento e preservação do Meio Ambiente.
     
 Hilton Alves, um dos diretores da agremiação, conta que mesmo sem apoio institucional, o grupo vem desenvolvendo suas atividades no município. ‘’ Seria muito bom se houvesse algum apoio para a Dança aqui em Ribamar, precisamos de estrutura para trabalhar, viajar, por em prática nossos projetos’’, afirmou. O descaso com a Dança no município de São José de Ribamar, também reflete a forma com a qual a Cultura é pensada também no âmbito estadual, onde os artistas desse seguimento só se apresentam em datas festivas como São João e Carnaval. Em se tratando da Dança de Rua- que integra a Cultura Hip Hop em particular-, a situação se agrava: além da ausência de apoio, os dançarinos ainda são confrontados com a presença do preconceito e do não reconhecimento de suas habilidades e talentos nas esferas dos governos municipal e estadual.



Série Debates: Baiano
    
O empresário do ramo da construção civil Baiano é um dos grandes nomes da política recente de Paço do Lumiar. Baiano como é conhecido no município, foi candidato a deputado estadual pelo Partido da Social Democracia Brasileira-PSDB, obtendo à época a marca de mais 4 mil votos provenientes do eleitorado de Paço. Em 2012, o empresário concorrerá a uma vaga para o legislativo municipal. Políticas sociais e participação popular são as referências desse jovem empreendedor, que entre outras iniciativas, tem apoiado grupos comunitários, agremiações culturais e a juventude luminense do alto de seu altruísmo. Nessa entrevista ao portal da ANB On Line, Baiano nos revela suas inquietações quanto à realidade político-social de Paço do Lumiar e reafirma seu interesse em continuar trabalhando em prol das comunidades carentes da cidade.

Por Fernando Atallaia
Da Agência Baluarte

ANB On Line - O clima de indecisão e insegurança pelo qual passa hoje o município de Paço do Lumiar tem atrapalhado a classe política e as lideranças comunitárias da cidade, quando o assunto é a eleição de 2012?

Baiano - Em primeiro lugar bom tarde Fernando Atallaia, olha meu caro repórter, com certeza sim. O que nós queremos é uma solução definitiva para essa crise no município. Queremos ter clareza do plano que iremos traçar para as eleições do ano que vem. Com essas idas e voltas da prefeita e essa instabilidade social e administrativa não há como ter um planejamento do que faremos. Mas em todo caso eu continuo a fazer meu trabalho social, independentemente da política partidária. Temos um trabalho em Paço já reconhecido pela população luminense, por efetuarmos ações que visam contemplar nossas comunidades para além das eleições. Uma coisa é certa: continuaremos a fazer esse trabalho em prol de nossa cidade hoje e sempre.

ANB On Line- O Sr é pré-candidato a vereador nas eleições de 2012?

Baiano – Sou sim. E essa decisão nem partiu de mim Fernando, porque uma coisa é você ser candidato somente em época de eleição, você aparece e se candidata, esse comportamento é falso, não é real, verdadeiro e não é legítimo. Eu faço política em Paço todos os dias. Estou presente por necessidade de participar do processo social. Para tanto, estamos nos bairros, nas vilas e nos povoados apoiando as manifestações desportivas e culturais do município e isto faço com o coração e de forma leal e despretensiosa. Quando me candidatei a deputado estadual senti que o povo do município me viu como uma alternativa importante naquele pleito. Hoje essa certeza cresce a cada dia e fico feliz em saber que estamos nesse debate justamente pela vontade popular. Essa certeza me faz confiante e fortalece meus ideais.

ANB On Line- O Sr abdicaria da candidatura ao Legislativo para integrar e compor uma chapa nas majoritárias rumo ao Executivo Municipal?

Baiano – Penso que não seria abdicar, mas está aberto às aspirações e exigências do nosso povo, que está pedindo por renovação e propostas sérias e condizentes com a realidade de nossa cidade. Paço do Lumiar é um município grande, com proporções geográficas e estrutura imobiliária em constante crescimento. É inegável que Paço hoje detém muitos potenciais nas áreas da Cultura, Pesca e Turismo. Precisamos fortalecer o que já existe e criar novas possibilidades de trabalho e desenvolvimento para a cidade. O que falta Atallaia é mais compromisso com o Social, com as causas humanitárias. Eu faço a minha parte sem mandato político, sem está inserido na esfera dos poderes estabelecidos. Como empresário visto essa camisa do povo de Paço do Lumiar e pretendo se Deus quizer e com a ajuda dele e das comunidades do município dá prosseguimento a esta tarefa. Estamos aqui para propor o melhor para a cidade e obviamente que se for para pensar uma candidatura ao Executivo, vamos analisar com calma, mesmo minha prioridade sendo - como já revelei aqui-, pleitear uma cadeira no Legislativo em 2012, com a finalidade de melhor representar o povo luminense junto aos demais poderes.


sábado, 23 de julho de 2011
  
        Coluna do Fernando Atallaia
           Política, Cultura e Economia
Publicada simultaneamente nos jornais A Tarde, Correio de Notícias, Tribuna Popular Luminense e Portal do Maranhão
               
              Cantora Isla Jai envia disco para compositor maranhense
     A cantora e compositora de descendência argentina Isla Jai, autora de canções como Pérola aos Povos (sucesso na voz de Rita Ribeiro), e Canto do Galo (gravada por Rita Maria) enviou ao compositor maranhense Fernando Atallaia o seu disco de estréia ZaZas, contemplado pelo prêmio Ney Mesquita 2007 da Cooperativa de Música do Estado de São Paulo. Produção independente assinada e dirigida por Isla, o álbum traz grandes nomes da Música Popular Brasileira atual, como Nina Blauth,  André Bedurê, Simone Soul,  Renato Coppoli e Thomas Rohrer, músicos que participam da obra. Na seleção de repertório, a intérprete gravou músicas de sua própria autoria mostrando ao público brasileiro grande parte de sua produção artística. O disco prima pela versatilidade e vem repleto de letras bem ensolaradas que questionam o cotidiano lhe acrescentando algo de novo e fundamental.
Reggae Gênese acontecerá em setembro por ocasião dos festejos de São José
     A tão esperada festa ‘Reggae Gênese’, homenagem aos grandes nomes do Reggae em todos os tempos, teve data prorrogada para sua realização. A BPC Produções, produtora responsável pelo evento, decidiu acatar as sugestões do público que vem adquirindo os ingressos, e redefiniu a comemoração para o mês de setembro por conta dos festejos de São José de Ribamar. Ivan Morais, produtor da festa, informou à coluna que os principais nomes do reggae produzido no Maranhão, a exemplo de Santa Cruz, Célia Sampaio, e as bandas Katamarã e Juba de Leão já estão sendo contatados como participações especiais para o dia do evento. Aos interessados é bom lembrar que ainda há ingressos disponíveis nos seguintes telefones:(98)3237-9994/8719-5890. Adquira já o seu!
Jornalismo de Paço do Lumiar se fortalece com chegada de agência de notícias
O jornalismo do município de Paço do Lumiar, formado em sua grande maioria por veículos de comunicação on line, como os blogues Chagas Freitas (um dos mais acessados), Moreira Neto e União dos Estudantes de Paço, vêm ganhando um reforço a mais desde o mês de junho. A Agência de Notícias Baluarte-ANB On Line e sua equipe de reportagem estão fornecendo conteúdo aos portais e tendo suas matérias reproduzidas e postadas nos já citados blogues. Além da ANB On Line, o jornal Tribuna Popular Luminense, parceiro da agência, vem se destacando no município, ao lado do já tradicional Portal do Maranhão, um dos jornais mais lidos da cidade.

           Morre Billy Blanco, um dos precursores e pais da Bossa Nova
O cantor e compositor carioca Billy Blanco, morreu na tarde de sexta-feira (8) aos 87 anos, vítima de AVC (Aneurisma Vascular Cerebral), no Rio. Parceiro de Tom Jobim e dos expoentes da Bossa Nova no período da formação inicial, Blanco foi autor de músicas importantes da época áurea do gênero, ajudando a projetar dentro e fora do País a nova musicalidade brasileira. Nos Estados Unidos, o artista contribuiu para difundir e consolidar o samba jazzístico, característico dos arranjos concebidos pelos parceiros e amigos de estrada João Gilberto, João Donato e Ronaldo Boscôli. A coluna tentou contatar o compositor maranhense Nonato Buzzar, da geração de Billy Blanco, no intuito de colher depoimento sobre a trajetória do compositor, mas não obteve êxito. Sabe-se, contudo, que Blanco foi em seus últimos dias um defensor ferrenho da qualidade da Música Popular Brasileira, a quem fazia críticas e também louvações.
Câmara de vereadores de São José de Ribamar entra em recesso por 12 dias
 A câmara de vereadores de São José de Ribamar entrou em recesso na penúltima quinta-feira (14), por doze dias. O curto período de intervalo dado aos vereadores visa dinamizar, de acordo com o presidente da casa, os trabalhos parlamentares em andamento e as matérias que carecem de celeridade para sua efetivação junto ao Poder Executivo Municipal. Por hoje é só. Tenham uma boa semana e que Deus nos abençoe a todos!



   
          
   



     
quinta-feira, 21 de julho de 2011
             
 Coluna do Fernando Atallaia
Publicada simultaneamente nos jornais A Tarde, Correio de Notícias, Tribuna Popular Luminense e Portal do Maranhaão
              
Miosótis Lúcio é pré-candidata a vereadora em São Luis
A ex-candidata a vice-governadora do Maranhão na chapa do atual presidente da Embratur, Flávio Dino, é o mais novo nome a concorrer a uma vaga no legislativo municipal de São Luis. A professora e palestrante maranhense Miosótis Lúcio (PPS), será uma das grandes apostas da executiva nacional da legenda socialista em 2012. A indicação da humanista se deu em razão do apoio conferido às mulheres que integram o quadro de filiados do partido em todo País.
Vereador Jorge Maru anuncia bloco político independente em Paço do Lumiar
O vereador reeleito Jorge Maru(), anunciou na última sexta-feira em entrevista concedida à Agência de Notícias Baluarte, a presença de um bloco político  independente em Paço do Lumiar.De acordo com o parlamentar, a população do município precisa ter acesso a mais perspectivas de análise para participar do debate das questões sócio-políticas daquela cidade.” Precisamos olhar para Paço com a visão das comunidades e para tanto estamos criando uma nova perspectiva de interação no município, eu me ponho como representante de todas as reivindicações de nosso povo nesse novo momento, como vereador eu estou aberto a debater a cidade sob esse ângulo’’, afirmou.

 Aniversário da casa de shows Bar do Porto em São Luis atrai centenas de pessoas
 O 14° aniversário do Bar do Porto ocorrido na última sexta-feira (15), no bairro Praia Grande (projeto reviver), atraiu centenas de pessoas, que ao som das bandas Katamarã e Barba Branca, agitaram a noite de comemoração à casa de eventos. Além do reggae roots executado pelas bandas, a roda de capoeira do mestre Patinho e o tambor de crioula do compositor Paulinho Dimaré abrilhantaram ainda mais a festividade, que também contou com a presença de jornalistas, artistas, estudantes e intelectuais maranhenses.
Cresce o número de acessos ao blog da ANB On Line em São Luis e São José de Ribamar
O portal da Agência de Notícias Baluarte (ANB On Line) bateu recorde de audiência nos últimas semanas em São Luis e São José de Ribamar. Entre os dez mais em todo Estado, no seguimento Política e Variedades do servidor Blogguer, o site está concorrendo ao prêmio Top Blog 2011 e foi homenageado recentemente pela câmara de vereadores da cidade balneária em sessão plenária em nome de seu editor.A editora Aymará da cidade de Curitiba tem reproduzido algumas matérias postadas e produzidas pelo portal, que hoje é a maior referência em jornalismo político em cidades como Imperatriz, São José de Ribamar, São Luis e demais municípios maranhenses. Até o fechamento da coluna, o blogue da ANB On Line, contabilizava exatos 14.898 acessos em apenas quatro meses no ar. Por hoje é só. Tenham uma ótima semana e que Deus nos abençoe a todos!
   


Pacientes se revoltam com posto de saúde do bairro Vila São Luis em Ribamar

 

Do blog do Daniel de Jesus com informações de ANB On Line
      
 Ribamarenses que precisam utilizar os serviços básicos de Saúde no município lamentam o descaso oferecido pelo poder executivo municipal e seu titular Gil Cutrim com os postos de saúde da cidade. A cena se repetiu mais uma vez na manhã desta terça-feira (19) no posto de Saúde do bairro Vila São Luis.
     
Um dos problemas relatados pelos pacientes é o favorecimento no atendimento. “É uma palhaçada o atendimento. Já é a quarta vez que compareço aqui na unidade de Saúde e ficam enrolando. É uma situação terrível, alguns tem direito e outros não,eles favorecem a quem eles querem,  disse Natyele, moradora do bairro.
     
Quanto à falta de atendimento, os pacientes também comemoram o dia do doente, sem médico, sem assistência, sem saúde, sem atendimento e como é de praxe com a total indiferença por parte da Secretaria de Sáude do Município.A reportagem tentou contatar a secretária das pasta, mas em nenhuma das tentativas se obteve êxito.




quarta-feira, 20 de julho de 2011

Série Debates: Jorge Maru
       
O contabilista e vereador Jorge Maru, têm sido nos últimos meses o porta-voz da grande maioria dos habitantes do município de Paço do Lumiar. Enfático, Maru anunciou recentemente a existência de uma terceira via de acesso aos direitos do povo negados pela gestão Bia Venâncio no município. Essa articulação no âmbito político demonstra a preocupação do vereador em fornecer alternativas ao morador da cidade, que oprimido pela instabilidade e morosidade do Executivo Municipal, vem sofrendo as agruras das idas e voltas da prefeita à titularidade do cargo. Venâncio é cotada como umas piores gestoras públicas do País e acarreta em seu currículo, inúmeros escândalos na esfera da administração pública local. Nessa entrevista, Jorge Maru aponta saídas para Paço e nos fala um pouco do que vem a ser este novo bloco político, capitaneado por ele, no Poder Legislativo e demais fóruns de debate.


Por Fernando Atallaia
Da agência baluarte
atallaia.baluarte@hotmail.com


ANB On Line- A realidade de Paço do Lumiar hoje além de caótica e sofrível, é uma incógnita que tem deixado a população perplexa e sem direcionamento quanto à permanência da atual gestão. A quem o senhor atribui essa instabilidade político-governamental?

Jorge Maru- Em primeiro lugar gostaria de saudar os queridos leitores do portal da ANB ON LINE e deixar o meu abraço, quanto a sua pergunta Fernando, obviamente que a gestão que ai está e está mais que provado, é uma gestão que cuida dos interesses pessoais da prefeita, sou a favor da saída definitiva de Bia Venâncio do cargo, assim como a população luminense o quer, a justiça e o ministério público já a condenaram, não há dúvidas que Paço do Lumiar vive hoje uma realidade caótica sim, mais muito mais complicada  quando a questão é trabalhar e articular o município rumo ao desenvolvimento de sua gente, estamos atrasados e sendo afunilados por esta péssima administração, o  povo caminha  com a auto-estima em baixa, a infra-estrutura do município como um todo está visivelmente  depredada, buracos a céu aberto por todos os lados, precisamos urgentemente trabalhar uma via política que esteja voltada para as aspirações do povo de Paço, e eu claro para ser mais lacônico, assim como qualquer cidadão luminense, sei que a resposta para tanto desmando é corrupção. Bia Venâncio ultrapassou todos os limites de arbitrariedades e merece por justiça ser cassada em definitivo.

ANB On Line- O senhor vê em nomes como Josemar, Carmem aroso ou mesmo Inácio, representantes em potencial para concorrer ao Executivo Municipal em 2012, visando a substituição da prefeita nas majoritárias do próximo ano?

Jorge Maru- Veja bem, eu penso que a questão não passa pelos nomes em si. O povo de Paço do Lumiar está sem alternativas, e claro, ai se recorre a Josemar ou a este ou aquele, eu vejo que temos a partir de agora que assumir mais responsabilidades e debater a emergente situação do município com o olhar das comunidades luminenses, para tanto temos aqui nos debruçado sobre essa problemática e eu posso assegurar a você que o trabalho que temos desenvolvido na cidade tem contemplado as reivindicações e questionamentos da população de Paço. Devemos sim criar novas vias e novas perspectivas sociais e políticas para o município, não simplesmente focar nas figuras que estão ai, até porque elas não representam as demandas e necessidades do morador do município, são figuras políticas que representam  sim a conjuntura eleitoreira e certo alpinismo social, a urgência agora é criar uma agenda de prioridades sociais baseada na libertação e desenvolvimento dos bairros e comunidades da cidade.

ANB  On Line- O senhor como vereador tem abraçado de forma contundente o debate em torno da melhoria da qualidade de vida em Paço do Lumiar. Essa nova via contemplará as eleições de 2012 a favor de um nome que dispute o Executivo Municipal?

Jorge Maru- Sim, com certeza, eu estou propenso e à disposição do meu povo, nós estamos na rua Fernando, trabalhando dia e noite, sabe você vê de perto a dor, a lamúria do povo de Paço, há muita tristeza, e eu vivo essa realidade como cidadão e mais ainda como representante deste mesmo povo, não estou aqui apregoando um compromisso eleitoreiro até porque nem sei o que  é isso, falo do dia a dia mesmo, das comunidades sem água, o Maiobão que é o conjunto mais populoso de todo município está uma cratera só, jogado às traças, ruas sem esgotos, jovens sem emprego e renda e ainda assim o município resiste em meio a uma onda generalizada de descaso e maus-tratos, por esta e outras razões é que  estamos buscando alternativas, mas em primeira e última instância, o povo é  quem determina, o povo é  quem fala e nos pauta  e eu estou aqui aberto as suas reivindicações, em 2012 certamente teremos uma outra via sim, um outro nome  candidato a prefeito de Paço do Lumiar e este nome virá para e em nome do povo do município.
segunda-feira, 18 de julho de 2011

Câmara de Ribamar realiza sorteio de casas no município

Por Fernando Atallaia
Da Agência Baluarte
    
A câmara de vereadores de São José de Ribamar juntamente com o Poder Executivo do município sortearam no último domingo(17) mais de 7 mil casas provenientes do programa ‘Minha Casa Minha Vida’, do Ministério das Cidades-Governo Federal. Os esforços do presidente da casa, vereador Beto das Vilas (PMDB), para a aquisição das unidades habitacionais, motivaram o parlamentar a viajar a Brasília para buscar a adesão da Caixa Econômica Federal-CEF e demais secretarias do ministério quanto  a uma maior quantidade de casas para a cidade.”Chegamos lá para debater em torno de mais unidades para o nosso município, não foi fácil mais conseguimos ser contemplados com exatas 7.202 casas, que hoje estão sendo entregues aqui ao povo ribamarense’’, explica o vereador.
    
As unidades habitacionais que foram sorteadas já estão em processo de construção nos bairros da Quinta e nos conjuntos Turiúba e Nova Terra. O sorteio que aconteceu no Parque Municipal do Folclore Theresinha Jansen na orla marítima, contou com a presença de secretários do Governo Municipal, vereadores e representantes de comunidades da cidade, além de autoridades e jornalistas.” É mais uma conquista para São José de Ribamar;estamos deveras felizes com a implantação e implementação desta grande obra, que contemplará milhares de famílias que vivem e trabalham em nossa cidade, a câmara de vereadores entrou nessa questão para resolver e buscar definições positivas para o nosso povo e como todos podem ver hoje, nós conseguimos’’, comemorou o presidente.

domingo, 17 de julho de 2011



Câmara de Ribamar entra em recesso por 12 dias

Por Fernando Atallaia
Da Agência Baluarte

       
O presidente da câmara de vereadores de São José de Ribamar, vereador Beto das Vilas (PMDB), anunciou na tarde da última quinta feira (14), o recesso oficial da instituição por doze dias, correspondente ao término das atividades parlamentares do 1° semestre de 2011. “Será um curto recesso, temos de trabalhar mais e cumprir as pautas da casa, existem muitas matérias para serem debatidas e contempladas, não podemos perder tempo’’, disse o presidente.
  
   Beto das Vilas: curto recesso visa
dinamizar trabalhos
Na sessão plenária de encerramento, os vereadores Nonato Lima(PP), Arthuzinho(PDT), Zé Lima(PSB), Lázaro(PV), Henrique Queen(PDT), Negão(PMDB)  e Beto das Vilas fizeram questão de ressaltar a aprovação das mais de 300 indicações  postas pela câmara no período que se passou.” Temos feito um trabalho digno de aceitação do povo de Ribamar e os nossos esforços caminham para levar as reivindicações das comunidades para o plano de obras do Executivo Municipal, com certeza foi muito proveitoso esse semestre, espero que no retorno a esta casa continuemos com a mesma determinação para elaborar projetos e indicações’’, afirmou o vereador Negão.


               Coluna do Fernando Atallaia
                           Política, Cultura e Economia
Publicada simultaneamente nos jornais A Tarde, Tribuna Popular Luminense, Correio de Notícias e Portal do Maranhão

                    PP inaugura diretório municipal em Paço do Lumiar

O Partido Progressista (PP) ganhará novo diretório no município de Paço do Lumiar, tendo como presidente da legenda o empresário e ativista social Wendel Moraes. As articulações da sigla partidária giram em torno da consolidação do grupo capitaneado por Moraes, rumo às eleições majoritárias em 2012. A sede do partido está localizada à Av 13, no conjunto Maiobão, nas imediações da Praça do  Viva naquele bairro.

             Exclusivo: manifesto do MSCB é publicado no portal da ANB On Line
    O manifesto do Movimento da Mobilização Social e cultural Baluarte foi publicado na tarde da última sexta-feira no portal da ANB On Line, elevando o número de acessos ao blogue da agência de notícias em mais de 2 mil visitas somente  na região da Grande Ilha. O movimento que em agosto será lançado em São José de Ribamar, São Luis, Paço do Lumiar  e Raposa, visa congregar os artistas e intelectuais das áreas humanas em torno de propostas abrangentes no âmbito da Cultura e Comunicação. Ao todo já são mais de 1.600 integrantes do movimento que comungam dos mesmos ideais, espalhados pelas cidades de Pedreiras, Caxias, São Luis, Imperatriz, Ribamar e Itapecuru.
   
     Produtora cultural Papo Reto se fortalece em São Luis levando música de qualidade

    A produtora cultural Papo Reto de São Luis, vem apostando nos valores da música local em tom de universalidade. No cast da empresa, nomes como Carlos Berg abrilhantam o trabalho desenvolvido pela equipe de música, que tem à frente a produtora Heloísa Bacelar. Nos últimos meses, a Papo Reto vem promovendo eventos com música e arte autoral em casas de shows como Trapiche, na capital. Uma demonstração vivaz de incentivo ao contexto da produção cultural maranhense. Por hoje é só. Tenham um bom domingo e que Deus nos abençoe a todos.




sexta-feira, 8 de julho de 2011


Leia na íntegra o manifesto sócio-cultural do MSCB, que será lançado em agosto nos municípios de São José de Ribamar, São Luis, Raposa e demais cidades maranhenses



         Movimento da Mobilização Social e Cultural Baluarte-MSCB

Movimento Social e Cultural fundado em São Luís do Maranhão pelo cantor, compositor, músico, poeta e jornalista Fernando Atallaia em 20 de abril de 2010. Voltado para o debate e discussão dos mais diversos aspectos da cultura brasileira no Maranhão, o movimento congrega artistas e intelectuais das artes e ciências humanas.

Manifesto

1. Contra a invasão cultural depredatória, violenta e sorrateira existente na geografia do Estado e pela valorização do artista nacional (estadual) enquanto produtor em seu município de origem.

2. Pela formação de uma platéia voltada para o trabalho artístico autoral e pelo fortalecimento de um público consciente e partícipe do debate nas esferas da Estética e dos desdobramentos culturais.

3. Contra a imposição midiática de uma cultura sobre a outra e supervalorização dos meios de comunicação em detrimento da produção artística.

4. Pelo fortalecimento e viabilidade da livre criação de caráter original, assim bem , como a propagação, difusão e divulgação em níveis de igualdade com outros estados brasileiros.

5. Contra o favorecimento abusivo, politiqueiro e tendencioso de artistas em detrimento de outrens.

6. Contra o barrismo, folclorismo e ludismo exacerbados existentes no Estado, elementos nocivos à universalidade da criação e expansão artísticas.

7. A favor de todas as formas de expressão do pensamento, embasadas nas aspirações humanas mais profundas, peculiares, inatas e idiossincráticas.

8. Contra a desigualdade cultural perceptível e patrocinada pelos meios de comunicação, onde imperam programações lineares, homogêneas e repetitivas, orquestradas propositadamente pela indústria fonográfica no Estado. Contra o jabá e os aliciamentos escusos mantidos pela indústria cultural de exploração nessa área.

9. Contra as formas de entretenimento barato, propulsoras da alienação, do embrutecimento e da violência.

10. Por uma grade de programação livre e plural, que contemple as abordagens musicais concebidas a partir da diversidade sonora deflagrada em todo território estadual.

11. Pela inclusão do artista estadual (de todas as gerações) nas grades de programação dos eventos promovidos pelas secretarias de cultura estadual e municipal.

12. A favor de um intercâmbio cultural aberto e dimensionado na excelência das vertentes, tendências e expressões artísticas múltiplas (intercâmbio literário, teatral, coreográfico, histórico, musical) existentes no Estado.

13. Contra a Cultura como área de atuação governamental secundária e complementar, voltada para o entretenimento datado, como festas e comemorações.

14. A favor da Cultura como área de atuação essencial, com determinações sistemáticas dentro de um programa que contemple todas as formas de expressão artísticas em projetos culturais semanais, direcionados aos mais diversos públicos.

15. A favor da Cultura como estrutura governamental imprescindível e de alta e flagrante importância, assim como o são as áreas da Saúde, Educação e Segurança Pública.

16. Pela democratização da cultura e da arte como forma de construção da cidadania e consolidação de políticas de educação cultural pragmáticas e atuantes.

17. Pelo casamento das pastas de Educação e Cultura nas esferas dos governos municipal e estadual, ou seja, dar vazão, flexibilidade e praticidade às ações de ambas.

18. Pela profissionalização do artista maranhense e valorização de seu trabalho artístico, enquanto multiplicador, agente e produtor cultural, com cachês e pagamentos dignos, definidos em nível nacional, em suas respectivas áreas de atuação.

19. Pelo debate e discussão em torno do fazer cultural em todas as áreas artísticas e promoção de eventos culturais (palestras, mini-cursos, workshops, debates, seminários, conferências, encontros) nas redes estadual e municipal do ensino público em programação frequente.

20. Pelo mapeamento, pesquisa e levantamento de dados de autores e obras culturais que estão à margem do processo de visibilidade, sofrendo arestas em suas produções e confinados ao ostracismo, no tocante ao reconhecimento do público e das novas gerações.

21. Pelo fortalecimento da memória histórica, cultural e artística e sua consolidação nas esferas do Patrimônio Cultural  Material e Imaterial, Antropologia Aplicada, Museologia, Historiografia e Educação.

22. Pelo mapeamento e acessibilidade das linguagens artísticas concebidas nos municípios maranhenses e nas comunidades a eles pertencentes.

23. Pelo fortalecimento da identidade cultural nos municípios, a partir de medidas práticas (produção de espetáculos, antologias, livros, coletâneas, debates, encontros, reuniões, álbuns, discos, programas culturais consistentes e contínuos) de valorização do artista e produtor estadual residente nos mesmos.

24. Pela construção e elaboração de um Plano Anual de Cultura que contemple todas as áreas e segmentos artísticos dentro da indústria cultural (editorial, fonográfico, curadoria, espetáculos, pesquisa, gestão).

25. Pelo diálogo e livre interação entre a Cultura e demais áreas sociais (Turismo, Hotelaria, Educação,Segurança Pública, Saúde), no intuito de estabelecer e gerir programas e projetos culturais voltados para as necessidades e lacunas das áreas em questão.

26. Pela fomentação, produção e registro de shows e espetáculos que dêem visibilidade às nuances criativas dos artistas do Estado, sem pré-conceitos, separatismos, acepções ou distinção.

27. Pelo Rock; Baião; Jazz e Tambor de Crioula; pelas Artes Plásticas e pelo Hip-Hop; por Miles Davis; João Mohana e o Samba-Blues; por Beethoven e Patativa; por Nauro Machado e Baudelaire; pela Praia Grande e pelos Ares Sul-Americanos, Africanos e Europeus; por Lucy Teixeira e Silvia Plath; por Uimar Cavalcante e Al Jarrour; pelo Portinho e pelo Museu do Louvre; por Andy Warhol e Ciro Falcão; por James Brown e César Teixeira; por Frank Sinatra e João do Vale; por Mestre Antonio Vieira e pela Motown; por Leonardo da Vinci e Antonio Almeida; pelo Butoh e por Olinda Saul; por Harold Bloom e Franklin de Oliveira; pelo Bebop e pela Soul Soul; por Charles Aznavour e Raimundo Soldado; por Billie Holiday e Célia Maria; por Chet Baker e Nonato e Seu Conjunto; pela poesia das pessoas; do Pessoa; do chão e das alturas; pelos regimentos existenciais de Deo Silva e José Régio; pela ilha que se esvai e pelo parto diário de Nascimento Morais Filho; pela fome e pelo pão nosso e vosso de cada dia; pelos proventos mensais do artista que precisa beber; comer e vestir; pela conta de luz e água do cantor; pelo feijão e arroz do poeta; pela conta de telefone do escritor e pelo material escolar de seus filhos; pelo ardo e sofrível trabalho educacional; humanístico e pensamental do artista; e por todos aqui presentes; que assim o queiram. Eis aqui o nosso Movimento!

Fernando Atallaia
Cantor, Compositor, Músico, Poeta e Jornalista.
Fundador do Movimento da Mobilização Social e Cultural Baluarte-MSCB


Contatos com o MSCB: (98) 8767-7101/ 8217 11 61.

quinta-feira, 7 de julho de 2011


Três Projetos de Lei do vereador Osmar Filho sob apreciação de Castelo
Os Projetos precisam ser aprovados pelo Prefeito de São Luís para entrarem em vigor

Da ASCOM com revisão de ANB On Line
  
Em sessão realizada na Câmara Municipal de São Luís, na manhã desta quarta-feira (06), foram aprovados e encaminhados em 1° e 2° Turnos, em Redação Final e, em seguida enviados ao Executivo Municipal para apreciação quanto à sanção ou veto, três Projetos de Lei de autoria do vereador Osmar Filho (sem partido), que dispõem sobre: Projeto de Lei 68/11 – Dispõe sobre a obrigatoriedade dos Hipermercados, Shoppings Centers e/ou similares, na criação dos Centros de Defesa dos Consumidores - Cedecons, no âmbito do município de São Luís.

O vereador entende que o Projeto de Lei sendo sancionado pelo Prefeito João Castelo (PSDB), dá aos CEDECONS o poder de esclarecer, prevenir e solucionar as reclamações recebidas pelo público consumidor, junto aos estabelecimentos comerciais, conforme está previsto no art. 55 1° e 3° da Lei Federal n° 8078 de 11 de setembro de 1990. Já o PL de n° 70/11 - Institui a colocação nas Placas de inauguração de obras públicas municipais, com data início e término de sua construção com o respectivo valor de execução. O parlamentar justifica que o Projeto tem como finalidade o cumprimento que determina a Lei de Responsabilidade Fiscal – LC 101/2000, cuja finalidade é promover ampla transparência da administração pública.

Vr. Osmar Filho: projetos do parlamentar
à espera do executivo municipal
Na mesma ocasião, foi também encaminhado ao Majoritário Municipal, o Projeto de Lei 71/11, o qual concede redução de 50% no IPTU para idosos com renda familiar até 03 salários mínimos. É importante deixar claro que, de acordo com o projeto, a redução somente será concedida para o proprietário de um único imóvel destinado designadamente para sua moradia. Em suma, os Projetos de Lei – 68 70 e 71/11 precisam ser aprovados pelo Prefeito de São Luís para entrarem em vigor.



Filho de ex-candidato a governador desaparece no João Paulo
Do Testemunho Municipal com revisão de  ANB On Line
 
O jovem Natanael Christerson Dias Silva, 25, filho de Josivaldo Correia Silva, ex-candidato a governador pelo PCB, está desaparecido desde a última terça-feira (28). Natanael foi visto pela última vez nas imediações do bairro João Paulo em comemorações da festa de São Marçal em perceptível estado de embriaguez.
 
Quem tiver informações sobre o paradeiro do jovem pode entrar em contato pelos  telefones:(98) 3224 1314, (98) 8841 2172, (98) 8108 6647, (98) 9185 2144 e com   Creuza Maria (98) 3237 0442 (98) 8894 8311, pai e mãe respectivamente. E ainda com (98) 8839 1617 Nathalya, irmã do desaparecido.


quarta-feira, 6 de julho de 2011


Deputado Hemeterio Weba se reúne com lideranças políticas do Alto do Turí
Por Márcia Carvalho
Especial para ANB On Line

No último final de semana de junho, o deputado estadual Hemeterio Weba (PV) participou de várias reuniões com grupos políticos da Região do Alto do Turí. As confraternizações aconteceram em Zé Doca, Maracaçumé e Boa Vista do Gurupi e contaram com a participação de dezenas de pessoas, inclusive, prefeitos, ex-prefeitos, vereadores, futuros candidatos a vereadores e lideranças políticas locais.

Em Maracaçumé a reunião aconteceu  dia 30 no Balneário do Tio Gal, ex-prefeito e futuro candidato nas eleições de 2012. Na ocasião, mais de 1500 pessoas confraternizaram com o deputado e se divertiram com as apresentações culturais de grupos da cidade, ainda no ritmo de São João.

De acordo com o Hemeterio Weba, a reunião em Maracaçumé foi uma oportunidade de rever amigos e reafirmar seu compromisso com o município. “Fiquei muito feliz com a recepção do povo de Maracaçumé, deu pra ver que o Tio Gal está bem cotado e que as pessoas confiam em seu trabalho. Em todos os meus mandatos sempre considerei importante estar presente no interior, pois, é compartilhando a realidade deles que pauto os meus projetos e indicações na Assembleia”, afirma o deputado.
Em Zé Doca, a reunião aconteceu na Churrascaria Tradição. Participaram do encontro, o presidente do Partido Verde  no município professor Muniz, Johnson Brito, os pré-candidatos a vereadores Antonilson, Núbia, Hilton e Edmilson Jansen, além de outras lideranças políticas que obtiveram, durante a reunião, o apoio do deputado para as próximas eleições de 2012.

Em Boa Vista do Gurupi, Hemeterio Weba participou do encontro com ex-prefeito Valmir Francisco e vereadores do município. “Esse é outro momento importante, pois é uma oportunidade pra discutir com as lideranças futuros projetos para a cidade. Esse é um grupo que tem interesse em desenvolver Boa Vista do Gurupi e por isso, estamos reunidos”, declarou o deputado. 

terça-feira, 5 de julho de 2011

                 
                    Coluna do Fernando Atallaia
          
             Reproduzida simultaneamente nos jornais A Tarde, Tribuna Popular Luminense e Portal do Maranhão
                           
                                      Política, Cultura e Economia
     
          Avenida principal do Tijupá Queimado em São José de Ribamar ganhará indicação
        
O presidente da câmara de vereadores de São José de Ribamar, vereador Beto das Vilas (PMDB), elaborou indicação de projeto que contemplará a avenida principal do bairro Tijupá Queimado, comunidade tradicional da cidade balneária. Nos últimos anos, a Rua Principal como é popularmente conhecida, vem sofrendo com os períodos chuvosos e a forte queda d’água, além de buracos e crateras que fizeram da rua uma via inacessível.

                       Adepol questiona trabalho desenvolvido por setores da Imprensa
       
O presidente da Associação de Delegados de Policia Civil do Estado do Maranhão-Adepol, Marcone Chaves Lima, questionou nas últimas semanas o trabalho desenvolvido por setores da Imprensa no Estado. As reclamações do delegado dizem respeito à greve protagonizada pela Adepol junto ao Governo do Maranhão, onde alguns veículos de comunicação tem anunciado apoio ao Governo em detrimento das reivindicações dos policiais.

                        Prefeita de Paço do Lumiar não reage a acusações de corrupção

A prefeita de Paço do Lumiar, Bia Venâncio, vem protagonizando nos últimos anos o maior espetáculo de idas e voltas ao executivo daquele município. A fora a devassa realizada pela imprensa maranhense na administração de Venâncio, que atualmente é manchete no blog da ANB On Line(vê blog), a prefeita vive sob o risco de sua expulsão definitiva da titularidade do poder na cidade. Agora o Ministério Público Estadual (MPE) acusa a gestora de publicar leis municipais na imprensa oficial sem a prévia aprovação da Câmara dos Vereadores do município, infração prevista nos artigos 4° do Decreto Lei n° 201/67 e 319 do Código Penal – crime de prevaricação.

       
             Santa Cruz viaja a São Paulo e leva o reggae produzido no Maranhão na bagagem
   
 O cantor e compositor Santa Cruz foi à primeira vez a São Paulo a convite da intérprete Rita Ribeiro. O motivo? Rita havia se entusiasmado com a obra musical do artista, de quem gravou sua música mais conhecida: ’a Riqueza’. Artista do Movimento da Mobilização Social e Cultural Baluarte-MSCB, Santa Cruz viajou recentemente a Sampa para promover sua mais nova coletânea intitulada ‘Sonhando’, que traz pérolas de seu repertório como ‘Porto São José’, ‘Maroca’, e a já tão executada nas rádios de São Luis ‘Mercenários’.

              Reggae Gênese promete ser diferencial entre os eventos do gênero no Maranhão
        
A festa ‘Reggae Gênese’, prevista para acontecer esse mês na casa de eventos La Barca no Tijupá Queimado (São José de Ribamar), está causando muito burburinho naquela região. A primeira investida da produtora cultural BPC na cidade, o evento promete sacudir a população de São Luis e demais municípios da Grande Ilha. A produção do espetáculo de Reggae informou à coluna que os ingressos já estão quase esgotados. Então você que prestigia o ritmo jamaicano e umas boas doses de entretenimento inteligente e saudável, fica aqui a dica: não perca tempo!Entre em contato com a produção pelos telefones (98) 3237-9994/8719-5890 e reserve a sua entrada.



.

    

Postagens mais visitadas

Pesquisar em ANB

Nº de visitas

Central de Atendimento

FAÇA PARTE DA EQUIPE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BALUARTE

Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações: agencia.baluarte@hotmail.com

atallaia.baluarte@hotmail.com

Sua participação é imprescindível!

Nossos Seguidores

Parceiros ANB