segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

O secretário de administração da prefeitura de São José de Ribamar, Rodrigo Valente, é o nosso entrevistado para esta edição da Série Debates do portal de notícias maranhense. Valente estar à frente da pasta a convite do atual prefeito Gil Cutrim- de quem é contemporâneo-,  e  nessa entrevista à  ANB Online ele esclarece os conceitos administrativos da Gestão a qual integra. A entrevista também versa sobre as principais áreas de atuação do Executivo Municipal. O que foi feito em 2011 e o que poderia ter sido feito e não foi realizado. Em tom de balanço, o secretário expôs as razões pelas quais a prefeitura opera a partir de suas secretarias e ainda o plano de Gestão aplicado pelo titular da instituição pública na cidade balneária. Vamos à entrevista.

Por Fernando Atallaia
Da Agência Baluarte

ANB Online- Como o Senhor vê a realidade social do município de São José de Ribamar nas áreas da Educação e Saúde, uma vez que a cidade ainda assiste à precariedade de programas que contemplem os muitos bairros ribamarenses e não somente a Sede. A atual gestão pretende descentralizar a prestação de serviços nessas áreas em 2012?
 Rodrigo Valente- Em todas as áreas da administração, graças ao eficiente trabalho iniciado pelo ex-prefeito Luis Fernando e que está tendo continuidade na gestão do prefeito Gil Cutrim, as políticas públicas necessárias chegam nos bairros do município de São José de Ribamar. Só para se ter uma idéia, de 2005 para cá mais de 20 novas Escolas Municipais foram construídas pela prefeitura, ampliando, desta forma, a oferta de milhares de novas vagas na rede municipal de ensino. Somente este ano de 2011, a administração Gil Cutrim já inaugurou três novas Escolas Municipais [a Escola Municipal Raimundo Rocha Leal Júnior, na Vila Tamer; a Escola Municipal do Residencial Olímpico e a Escola Municipal Liceu Ribamarense II, no Parque Jair], ofertando quase mil novas vagas na rede municipal de ensino. O Liceu Ribamarense II, construído, equipado e mantido com recursos próprios do município, juntamente com a Escola Municipal Liceu Ribamarense I, localizada na sede da cidade, formam a primeira rede pública de ensino em tempo integral de São José de Ribamar e do Maranhão. Ambos atendem a 400 alunos oferecendo educação de ótima qualidade. Em 2009, o Liceu I apresentou IDEB de 6.6, um dos maiores do país e que o iguala aos índices obtidos pelas melhores escolas particulares do Maranhão e do Brasil. E o prefeito Gil já concluiu o projeto para a construção da Escola Municipal Liceu Ribamarense III, que será implantada, também com recursos próprios do município, na chamada região das Vilas de São José de Ribamar.
Neste próximo mês de janeiro, o prefeito Gil Cutrim inaugurará mais uma Escola Municipal, a do Alto do Turu, que terá capacidade para atender mais 250 alunos. A prefeitura já licitou a obra de construção da Escola Municipal do Tijupá Queimado e, em breve, a ordem de serviço para o início da obra será dada.
No setor da saúde, os avanços são claros e continuam. Recentemente, o prefeito Gil Cutrim inaugurou a Unidade Básica de Saúde da Vila Cafeteira que, juntamente com outras Unidades implantadas pela prefeitura na região das Vilas, oferece atendimento de ótima qualidade aos ribamarenses. Também recentemente, foi inaugurado o SAMU 192 de São José de Ribamar, que oferece atendimento de urgência e emergência. O prefeito Gil entregou ao povo, no mês de setembro, a primeira Maternidade Municipal de São José de Ribamar, um sonho antigo das mães ribamarenses que, hoje, têm o direito garantido de ter os seus filhos no seu próprio município.
Portanto, com base neste rápido resumo, fica claro que as políticas públicas são executadas de forma descentralizada e sempre objetivando prestar um bom atendimento ao cidadão, que ajuda muito esta administração a fazer com que São José de Ribamar se torne cada vez melhor.
 ANB Online- Qual o balanço que a Secretaria de Administração faz do ano de 2011, diante das inúmeras reivindicações não atendidas principalmente na área da Infraestrutura em diferentes comunidades de São José de Ribamar, a exemplo do bairro Tijupá Queimado, um dos mais antigos da cidade balnearia?
Rodrigo Valente- Nos últimos sete anos, nas gestões Luis Fernando e Gil Cutrim, São José de Ribamar se desenvolveu muito. Ribamar, terceira maior cidade do Maranhão em número de habitantes, tem quase 100 bairros, sendo que mais da metade, e aí o Tijupá está incluído, nunca havia sentido a presença do poder público até 2004. Esta situação começou a mudar em 2005. Ao longo dos últimos sete anos, a prefeitura, mesmo não contando com nenhum centavo de ajuda dos ex-governadores José Reinaldo e Jackson Lago, asfaltou mais de 200 quilômetros de ruas e avenidas de diversos bairros da cidade, dentre eles o próprio Tijupá Queimado.
Somente este ano, a prefeitura pavimentou mais de 70 novas vias de várias comunidades. Estamos, neste momento, executando obras de asfaltamento em vários bairros, como o Alto do Turu, Parque Vitória, Jussatuba, J.Câmara I e II, dentre outros.
São José de Ribamar ainda possui cerca de 1.400 ruas que precisam ser pavimentadas. E esta administração tem compromisso e entende que os moradores destas vias têm o direito de reivindicar.
Infelizmente, o município não tem recursos financeiros disponíveis para executar, de uma só vez, obras de pavimentação em todas estas localidades. Mas a todo o momento, o prefeito Gil pede a ajuda dos Governos do Estado e Federal para que auxiliem o município nesta tarefa.
E temos conseguido obter êxito. Recentemente, a governadora Roseana Sarney, que muito tem ajudado o povo ribamarense, formalizou convênio com o município para o asfaltamento de um trajeto de aproximadamente 20 quilômetros, compreendendo vias de bairros como Villagio do Cohatrac, Itaguará, Alvorada, Santa Terezinha, Vila Alonso Costa, Recanto da Paz, Vila Flamengo.
O município sozinho pode muito, mas pode muito mais quando conta com a ajuda do Governo do Estado. Portanto, com a parceria da governadora Roseana, o povo ribamarense pode ter a certeza que, muito em breve, a prefeitura chegará com mais obras de pavimentação nas localidades que ainda precisam deste importante serviço.
ANB Online- Além da promoção de festas populares como Carnaval e São João, na área da Cultura quais projetos foram implementados e efetivados pela Gestão Gil Cutrim nas comunidades ribamarenses e demais povoados do município?
Rodrigo Valente- A cultura ribamarense foi, é e continua sendo muito incentivada pela administração pública. Festas populares tradicionais, como o Carnaval, São João, Lava Pratos, Lava Bois, Festival do Peixe-Pedra, Tríduo de São José e o próprio Festejo de São José de Ribamar, além de oferecer entretenimento e atrair o turista, movimentam a economia da cidade, gerando mais emprego e renda.
Este ano, por exemplo, São José de Ribamar experimentou o maior e melhor Carnaval tradicional e Lava Pratos de sua história. No tradicional, mais uma vez, as brincadeiras genuinamente ribamarenses foram incentivadas, recebendo de forma antecipada, por parte do poder público, recursos para se prepararem bem para a festa. Os comerciantes e empresários estavam felizes, porque tiveram a oportunidade de gerar mais emprego e obter mais lucro.
O município, este ano, participou de dois importantes eventos nacionais [o Salão Nacional de Turismo, em São Paulo; e a Feira das Américas, no Rio] onde a cultura ribamarense, as nossas belezas naturais e a nossa rica gastronomia foram divulgadas para o mundo.
A cultura de São José de Ribamar é rica e se fortaleceu mais depois que o poder público, a partir de 2005, começou a incentivá-la, investindo também no sentido de fomentar a economia da cidade.
ANB Online- Porque São José de Ribamar ainda lidera o ranking das cidades com maior índice de subemprego e ausência de programas sociais voltados para a Geração de Emprego e Renda no Maranhão?
Rodrigo Valente- Sinceramente desconheço este ranking que você cita. Todas as ações da prefeitura, de forma direta ou indireta, são voltadas para beneficiar o povo com oportunidade de emprego e renda. Ao longo dos últimos sete anos, as administrações Luis Fernando e Gil Cutrim executaram mais de 450 novas obras em todos os setores do município.
Obras de infra-estrutura, por exemplo, nas quais foram empregadas mão-de-obra ribamarense. Ou seja, o povo trabalhando na obra que beneficiou o próprio povo.  
Implantamos, em parceria com o Governo do Estado e outras entidades e instituições, uma Agência Municipal do Trabalho, que funciona como um importante elo de ligação com o concorrido mercado de trabalho. Desenvolvemos projetos, como é o caso do Caminhão da Juventude, que capacita gratuitamente o cidadão ribamarense. Só para você ter uma idéia, mais de cinco mil jovens ribamarenses já foram capacitados com cursos profissionalizantes oferecidos gratuitamente e muitos deles já estão no mercado de trabalho.
No rol das políticas públicas direcionadas para valorização dos servidores, realizamos, este ano, concurso público com 400 novas vagas para o quadro efetivo da prefeitura. A pedido do prefeito Gil, o município receberá, em breve, uma unidade do Icefet e um Centro Tecnológico que irão qualificar, ainda mais, a nossa juventude com o oferecimento de cursos técnicos e de graduação.
Assinamos com o Governo do Estado convênio para implantação do Distrito Industrial de São José de Ribamar, que atrairá dezenas de empresas para o município. Estas empresas, que desenvolverão suas atividades com foco na preservação do meio ambiente, irão gerar centenas de novos empregos e muitos deles serão ocupados pelos ribamarenses que, com o apoio da prefeitura e do governo estadual, estão se qualificando para este momento. 
Ou seja, esta administração trabalha tendo como foco principal o bem-estar social e econômico do cidadão e da sua família.   
Rodrigo Valente, Secretário de Administração da prefeitura de São José de Ribamar:entrevista à ANB Online e fortalecimento da imagem de Luis Fernando Silva no município 
ANB Online- Quais medidas a prefeitura pretende adotar  em 2012 para solucionar os problemas e imbróglios presentes na questão do Transporte Público Municipal, onde a cidade não goza de linhas próprias e bem distribuídas?
Rodrigo Valente- O transporte público que serve São José de Ribamar é intermunicipal. Por conta disso, as linhas de coletivo são gerenciadas pelo estado, através da Secretaria de Infra-Estrutura. No entanto, o prefeito Gil Cutrim vem constantemente dialogando com o governo estadual no sentido de melhorar, cada vez mais, o serviço oferecido à população ribamarense. Estas conversas estão bem adiantadas e, em breve, novidades sobre este assunto serão anunciadas.
ANB Online- Como o Senhor analisa o atual momento político da cidade, diante dos supostos rumores implicando secretários da prefeitura possivelmente arrolados a partidos políticos que visam fortalecer a base eleitoral do Governo. É possível dissociar política partidária da administração pública municipal?
 Rodrigo Valente- Desde 2005, São José de Ribamar vive um clima político harmônico, onde o que prevalece é a vontade do povo. É o povo quem governa a cidade. O prefeito Gil Cutrim, seguindo o mesmo exemplo do ex-prefeito Luis Fernando, administra ouvindo o cidadão. E os integrantes deste grupo político, que é o maior e mais forte já registrado na história da cidade, agem da mesma forma, sempre trabalhando pela coletividade.
Questões políticas e partidárias só serão discutidas no ano que vem, quando serão realizadas as eleições majoritária e proporcional. Neste momento, o prefeito, os vereadores e as demais lideranças políticas e comunitárias da cidade estão focados em um único objetivo: trabalhar para fazer com que o município se torne cada vez melhor.
ANB Online- Neste um ano da administração Cutrim, da qual o Senhor faz parte, já é possível deflagrar  um quadro perceptível de desenvolvimento do município e também pontuar as lacunas ainda não preenchidas pela administração local, devido a flagrante demanda de reivindicações da população ribamarense?
 Rodrigo Valente- Este quadro de desenvolvimento é um fato concreto desde 2005. Quando assumiu, em definitivo, o comando do município no final do ano passado, o prefeito Gil Cutrim deu continuidade as ações eficientes que estão contribuindo para que o município continue crescendo e sendo referência no quesito administração pública.
Esta administração completará um ano no próximo dia 30 de dezembro e posso afirmar que, ao longo deste período, executamos importantes obras e ações em todos os setores. Em menos de um ano, foram inauguradas três novas Escolas Municipais; a primeira Maternidade Municipal de São José de Ribamar; a Unidade Básica de Saúde da Vila Cafeteira e o SAMU 192; asfaltamos mais de 70 novas ruas e avenidas de diversos bairros; ampliamos as ações do projeto Caminhão da Juventude; realizamos concurso público; implantamos o novo Plano de Carreiras, Cargos e Remuneração dos servidores efetivos do município; implantamos o projeto Peixe nos Bairros, que está beneficiando o consumidor e gerando mais renda e emprego...enfim trabalhamos muito com o objetivo de fazer com que São José de Ribamar seja uma cidade cada vez melhor.

ANB Online- Na sua opinião, quais foram os setores que mais cresceram desde quando a atual gestão assumiu a titularidade do Executivo Municipal e quais as áreas que ainda precisam se desenvolver mais?
 Rodrigo Valente- Todos os setores da administração pública continuam crescendo, através das ações eficientes implantadas pelo prefeito Gil Cutrim. Inauguramos mais Escolas Municipais; mais unidades de saúde; valorizamos os servidores públicos com ações importantes como o Plano de Carreiras, Cargos e Remuneração; descentralizamos, ainda mais, os programas sociais e os direcionados para a juventude; asfaltamos diversas ruas e avenidas; investimos muito na promoção do desporto, da cultura e do turismo. Este grupo político, comandado por Gil Cutrim e Luis Fernando, já fez muito ao longo destes últimos sete anos. Mas temos a consciência de que ainda é preciso fazer muito mais. E o povo ribamarense confia neste grupo político porque sabe que os seus integrantes têm compromisso com o desenvolvimento de São José de Ribamar.
ANB Online- São José de Ribamar é a terceira maior cidade do Estado e compõe-se de mais de 200 comunidades, entre bairros, vilas, povoados e lugarejos. A prefeitura do município e as políticas públicas do Governo já conseguiram chegar a todas essas localidades?
Rodrigo Valente- Com toda a certeza. Em todos os bairros de São José de Ribamar você encontrará uma ação importante da prefeitura. O prefeito Gil administra de forma descentralizada, ouvindo o povo e para o povo. Como já disse anteriormente, muito já foi feito ao longo destes sete anos. Mas ainda é preciso fazer muito mais. E o prefeito Gil, ao longo deste ano, já mostrou que tem compromisso e que irá fazer muito mais, visto que, além das lideranças políticas da cidade, ela conta com o apoio da população ribamarense.
 ANB Online- O que a população ribamarense pode esperar da administração pública municipal para o ano de 2012 e quais as prioridades do Governo Cutrim para este ano?
Rodrigo Valente- Primeiramente, gostaria de desejar um feliz Natal e um Ano Novo repleto de realizações para todos os maranhenses, em especial ao povo de São José de Ribamar. As administrações públicas de São José de Ribamar, nas gestões Luis Fernando e Gil Cutrim, contam com o apoio do povo. Na minha avaliação, quando você tem o respaldo da população, aliado ao comprometimento, uma gestão tem tudo para dar certo. E é por isso que esta administração vem dando certo. Todos os setores da administração são prioridade para o prefeito Gil. E é desta forma que, em 2012, este governo fará uma São José de Ribamar cada vez melhor.





57 comentários:

  1. ESSE AI MENTIU MUITO NESSE ENTREVISTA E ELE FOGE DAS PERGUNTAS DO ATALAIA EM VÁRIOS MOMENTOS É SÓ PRESTAR ATENÇÃO EU MORO EM RIBAMAR DESDE CRIANÇA MAS TRABALHO EM SÃO LUIS PORQUE AQUI NÃO TEM EMPREGO PRA NINGUEM UMA TAL DE AGENCIA DO TRABALHO AQUI É SÓ ENROLAÇÃO DA PREFEITURA ESSA GESTÃO GIL CUTRIM É UMA MERDA ISSO SIM
    RODRIGO BAIRRO MOROPÓIA

    ResponderExcluir
  2. Até que enfim alguem do governo foi entrevistado agora voce mostrou que é imparcial sucesso
    denis vila do povo

    ResponderExcluir
  3. Fernando Atallaia muito boa a entrevista, voce estar de parabens e continue assim trabalhando com qualidade e inteligencia. Mas caro jornalista é estranho o secretário falar de transparência como bem mnostra a foto do mesmo, uma vez meus amigos leitores desse blog, que o governo do senhor Gil Cutrim faz questão de esconder os valores dos repasses federais, convênios e licitações. Infelizmente eles acham que o povo é cego e não ver a tamanha roubalheira que existe nessa administração com obras superfaturadas e tanto descaso principalmente na Sáude.Obrigado pelo espaço.
    Clodoaldo - Grupo de Oposição de Ribamar

    ResponderExcluir
  4. Linda e maravilhosa entrevista do meu chefe querido
    Te adoramos Rodrigo, você é 10.
    Parabéns Atallaia, agora você acertou em cheio. Beijos
    Ercine Monroe São José de Ribamar

    ResponderExcluir
  5. A melhor entrevista dessa série até hoje. Meus parabéns ao repórter e ao entrevistado.
    cláudio Silva Cruzeiro

    ResponderExcluir
  6. Calou a boca da oposição. Valeu Rodrigo. Você tem toda razão. Disse tudo.
    Júnior Ribamarense

    ResponderExcluir
  7. Parabéns ao secretário Rodrigo Valente pela entrevista. Dessa forma, e indubitavelmente, essa é prova cabal de que a transparência é o ápice da atual Administração ribamarense. Percebe-se, portanto, a responsabilidade e lisura no gerenciamento da coisa pública. Só lamentamos os ataques desrespeitosos por alguns leitores eufóricos. Creio que isso não é a melhor forma de manifestar-se contraditoriamente.

    Paulo César - (pc.cardoso68@hotmail.com)

    ResponderExcluir
  8. O SENHOR PAULO CÉSAR PODIA EXPLICAR A TRANSPARÊNCIA DO PREFEITO GIL CUTRIM QUE COMPROU UMA CASA DE MAIS DE UM MILHÃO E UM APARTAMENTO AVALIADO EM OUTRO UM MILHÃO COMO UM SALÁRIO DE PREFEITO PODE COMPRAR TUDO ISSO SEU CÉSAR?/ QUEM FICA RICO NO PODER É LADRÃO
    SÉRGIO PRAIA DE BANHO

    ResponderExcluir
  9. Esses secretários dessa prefeitura estão milionários de lavar dinheiro público por isso que eles sempre falam na tal transparência sinal que eles não tem nenhuma nesse mato tem coelho o Rodrigo ai em cima é um exemplo do esquema rico de dar dó só dinheiro do povo
    Leandro Parque Vitória

    ResponderExcluir
  10. Cara de pau da pior espécie- mentiroso e prepotente - esse Rodrigo Valente vai ser o vice do cutrim filho outro incompetente- quem poderá nos salvar-?

    Daniel Santana Cruzeiro

    ResponderExcluir
  11. As resposta dele parecem que ja sairam do forno prontinhas do forno do palacio dos leos onde quem responde é o capacho de roseana luis fernando ver se da proxima o senhor mesmo responde secretario assim fica feio
    antonio miranda jr moropóia

    ResponderExcluir
  12. Rodrigo Valente é um João Bosta , só fala merda não conhece a política do município e ainda vem com um discurso copiado do Ex prefeito Dr. Luis Fernando Silva... Procura estudar um pouco sobre a realidade do município pra vc poder responder concreta mente as perguntas que lhe foram feitas, Ou volta pro Lugar de onde veio .
    Detonando do Parque vitória

    ResponderExcluir
  13. Sr. Rodrigo Valente larga de ta falando merda procura reavaliar a reforma da escola do parque vitória, que foi orçada em R$ 270.000,00(Duzentos e setenta mil), pra construir 3 salas de 4 metros. Desse jeito ate vc poderá comprar casa e apartamento de 1 milhão de reais.
    Detonando Parque Vitoria

    ResponderExcluir
  14. E as ruas do Parque vitória que já foram assinadas ordem de serviço 2 veses e nunca terminam de asfaltar, A placa da obra faz dois anos que foi colocada... Essas vias aki já mudaram ate de nome, agora se chamam Vias da Esperança, o asfalto nunca chega mas ela é a ultima que morre. Um dia vem ou chegou e ficou embaixo do solo.
    Detonando parque vitoria

    ResponderExcluir
  15. O asfalto do Tijupá Queimado é de péssima qualidade e as ruas Nossa Senhora das Graças tá incompleta com a rua principal que nunca foi asfaltada. Na Nossa Senhora o dinheiro foi desviado pra rua da farmácia Extrafarma onde tem a pousada de um vereador e esquema de outros vereadores, esquema grande, moro na rua Nossa Senhora das Graças e a gente quer o nosso asfalto que é de direito nosso. Isso é uma vergonha, além do que eles só asfaltaram com esse asfalto ruim porque o povo ia interditar a MA- ESTRADA DE RIBAMAR. QUERO UMA SATISFAÇÃO DA PREFEITURA SOBRE ESSE ASSUNTO QUE A GENTE NUNCA ENGULIU.
    MARCELO LOPES E FAMÍLIA - TIJUPÁ QUEIMADO- MORO NA RUA NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS

    ResponderExcluir
  16. Ele não responde as perguntas de forma natural , dar pra perceber que ele só copiou como se tivesse tirado de um papel que papelão hein seu Rodrigo ? Mas também nessa administração nenhum deles é praparado que vergonha

    Cláudia Bairro São Raimundo

    ResponderExcluir
  17. A INVEJA MATA POR ISSO TANTOS FALAM MAL SEM CONHECER ESSA ENTREVISTA DO RODRIGO FOI MUITO MELHOR QUE AS OUTRAS ONDE OS ENTREVISTADOS SO FALARAM BESTEIRA SEM TER FUNDAMENTO DE NADA PARABENS SECRETARIO AGORA NÓS ESTAMOS LHE ADMIRANDO AINDA MAIS PELA SUA INTELIGENCIA E CORAGEM
    CLEUDES ANTONIA PANAQUATIRA

    ResponderExcluir
  18. mentiu com a cara mais lavada povo de ribamar acorda nao votem nesses pilantras na nossa cidade não tem é nada

    rosália vila roseana

    ResponderExcluir
  19. Quando se nasce pra coisa a realidade muda: essa entrevista além de perfeita é verdadeira e sincera. O entrevistado responde às perguntas do repórter de forma tranquila e com fundamentos, diferentemente dos entrevistados anteriores, que afetados nunca expuseram nada de proveitoso ao povo de nossa cidade. É hora de crescer povo de Ribamar com essa equipe exemplar da administração pública; gente que estudou para estar no lugar que estar, desenvolvendo bem o papel que lhes foi assegurado. Parabéns Rodrigo Valente, você se saiu muito bem em todas as respostas e provou que estar mais que preparado para ser o vice do grande prefeito Gil Cutrim.

    Júnior Ribamarense- Panaquatira

    ResponderExcluir
  20. Bom esses secretários de São José de Ribamar são tão bons que eles não tem vergonha de mostrar como são descansados e inúteis. O Senhor secretário Fredson Froez tá no ceara a passeio( só que ainda não tá com 1 ano que entrou na prefeitura , porque tá de ferias) Banhando em rio indo pra restaurante bom enquanto o povo tá aqui tentando conseguir 1 pedaço de asfalto pra sua rua ou algum outro beneficio pra seu bairro. Temos que investigar se esse dinheiro não é do povo. Fiquem de olho.

    ResponderExcluir
  21. Muito bom seu site era o que faltava pra mostrar a pouca vergonha de bando de ladrão aqui da cidade agora falta o MINISTÉRIO PÚBLICO E A POLÍCIA FEDERAL ENTRAR EM AÇÃO VALEU ATALAIA
    MARCOS ROBERTO CENTRO DE RIBAMAR

    ResponderExcluir
  22. Lamento profundamente o trágico acidente ocorrido com pessoas de bem, membros da igreja Assembléia de Deus onde me congrego, no dia 25 deste. Eram e são pessoas do nosso convívio cristão e de renomado conceito social que foram vítimas da irresponsabilidade de um indivíduo que não respeita a lei e não tem amor a si próprio. Isto acontece em um município onde não se faz cumprir a lei, onde as autoridades constituídas fazem vista grossa para os desmandos que ocorrem todos dias a olho nu em nosso município; onde pessoas embriagadas trafegam diuturnamente nas principais vias do município colocando em risco a vida de pessoas de bem sem que as autoridades tomam qualquer medida para inibir e prevenir contra acidentes como este que ocorreu e que ceifou vidas de pessoas inocentes,como Santinha, Ranierison e Priscila.

    Solicitamos aos Poderes Públicos, Executivo, legislativo, Judiciário e Ministério Público para que, urgentemente, tomam medidas preventivas, colocando fiscalização nas principais vias da cidade, principalmente em épocas comemorativas e festivas, quando muitas pessoas se esmeram em bebedeiras e dirigem sem condições, para evitar mais acidentes e a vida das pessoas sejam preservadas. É necessário implantar o sistema de abordagem no trânsito de São José de Ribamar, como forma de discipliná-lo e tirar de circulação os irresponsáveis que dirigem embriagados. É URGENTE, para que nossos familiares não venham nos deixar de forma tão cruel e melancólico, sem nenhum direito de defesa.

    mrobert58@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  23. Os avanços na saúde de Ribamar são tão claros, como disse Rodrigo Valente, que, quando ocorre um acidente no município com vítimas graves, não existe um hospital que possa atender as vítimas e por isso são levadas para o socorrão II, e além do mais as ambulâncias chegam com bastante atraso quando as vítimas já estão prestes a falecerem e chegam ao socorrão II já sem vida. Essa saúde é uma piada e o ribamarense não mereçe isso.

    mrobert58@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  24. Manoel Roberto, o velho babão de Julinho usando a tragédia alheia para falar besteira. Meu amigo na gestão do seu prefeito pipoca onde voces encheram a mão de mocotó e dinheiro público era bem pior, inclusive não tinha era nada, só você e o Mulato, esse mesmo do blog de brincadeira ribamais lavando dineheiro adoidado. Manoel Roberto cria vergonha na tua cara vagabundo e procura respeitar a prefeitura que trabalha pelo povo .
    O doutor Gil e seu grupo estão no caminho certo fazendo valer cada voto merecido e depositado em confiança neles respeita moleque e não chia que o candidato de voces não tem mais vez aqui na cidade
    Josué Sobrinho Matinha

    ResponderExcluir
  25. Respaita meu pai pilantra não é porque tu baba o culhão dos cutrim que tu vai ficara qui mentindo exclui esse atalaia ele não merece comentar babao de luis fernando por isso que eles pisam na cabeça de voces seus bando de ladrao
    cristiano filho de Manoel Roberto Moro em Ribamar desde que eu nasci

    ResponderExcluir
  26. Parabéns Fernando Atallaia sua entrevista tá show de bola você é grande
    Grande abraço e Feliz Ano Novo amigo pra você e sua equipe

    Tenente Castro Bequimão

    ResponderExcluir
  27. Os cutrins e os Fernandos quando adoecem vão para o centro sul que fazem parte da regiâo geoeconomica enquanto os ribamarenses corre ao socorrão II SOMOS NOS de R ibamar que sofremos enquanto eles estão exbanjando do bom e do melhor é por isso que eles gostam do povo desenformados para enganar esta populaçâo humilde.
    Ana liberdade acordam...

    ResponderExcluir
  28. ele repete ''são josé de ribamar cada vez melhor '' várias vezes. Mentiroso, o povo da cidade reclama de tudo inclusive da saúde. Muito roubo de dinheiro dos secretarios e de vereadores. Melhor pro bolso deles. Estão podres de ricos minha gente enquanto isso nós do povo cada vez mais pobres. Cade o Ministerio Público?
    Joana Sodré Professora do Município

    ResponderExcluir
  29. Nós de São Jose de Ribamar não podemos mais aceitar essa turma que vem de São Luis só roubar o nosso dinheiro. Aguarde! ainda vem: o filho de Max Barros, a irmã de Severino Sales, o tio de Gil Cutrim, o cunhado do pai de GIl, o sobrinho de Luis Fernando, o parente de Alberto Franco... Esses serão os futuros vereadores de Ribamar apoiado pelo prefeito Gil Cutrim. Você eleitor de Ribamar não vote nesse povo de São Luis, espalhe esta noticia, pois não podemos mais aceitar essa situação. o proximo prefeito tem que ser da nossa cidade.
    Cesar Pq. Vitória

    ResponderExcluir
  30. Parabéns Cesar do Pq. Vitória, vc tem razão até o vice prefeito eles querem colocar o sobrinho de Luis Fernando. Tirar do prefeito atual a reileição não é facil, mais pelo menos o vice prefeito tem que ser de Ribamar, nos desta cidade maravilhosa não podemos aceitar mais essa situação. O vice prefeito é de RIBAMAR!
    Manoel do Araçagy

    ResponderExcluir
  31. A quem interessar possa...
    18 características de um bom mentiroso

    A revista Scientific American mencionou recentemente o trabalho de uma equipe de pesquisadores liderados pelo psicólogo holandês Aldert Vrij, da Universidade de Portsmouth, que listou características típicas de mentirosos convicentes para ajudar a identificá-los:

    1- São manipuladores. Segundo o artigo, manipuladores mentem frequentemente e não têm escrúpulos morais – por isso, sentem menos culpa. Eles também não têm medo de que as pessoas desconfiem e não precisam de muito esforço cognitivo para fazer isso. A coisa meio que acontece naturalmente.

    2- São bons atores. Quem sabe atuar tem mais facilidade em mentir e se sente confiante ao fazer isso, pois sabe que é capaz de fingir muito bem. (Antes que comece a polêmica, não estamos dizendo aqui que bons atores são necessariamente mentirosos. A lógica é oposta: bons mentirosos é que são, geralmente, bons atores)
    3- Conseguem se expressar bem. “Pessoas expressivas geralmente são benquistas”, dizem os pesquisadores. Elas dão uma impressão de honestidade porque seu comportamento sedutor desarma suspeitas logo de início, além de conseguirem distrair os outros facilmente.
    4- Têm boa aparência. Pesquisas já mostraram que pessoas bonitas tendem a ser mais queridas e vistas como honestas, o que ajuda quem curte enganar os outros.
    5- São espontâneos. Para acreditarmos num discurso, ele precisa parecer natural. Quem não tem a capacidade de ser espontâneo acaba parecendo artificial – e fica difícil convencer alguém desse jeito.
    6- São confiantes enquanto mentem. Bons mentirosos geralmente sentem menos medo de serem desmascarados do que as outras pessoas. Então, mantêm uma atitude confiante em relação à sua habilidade de mentir.
    7- Têm bastante experiência em mentir. Assim como nas outras coisas, o treino também leva à perfeição quando se trata de mentir. Quem está acostumado a isso já sabe bem o que é necessário para convencer as pessoas e conseguem lidar mais facilmente com suas próprias emoções.
    8- Conseguem esconder facilmente as emoções. Em algumas situações mais arriscadas, mesmo um mentiroso veterano pode sentir medo e insegurança. Nesse caso, é fundamental conseguir camuflar bem essas emoções. Além disso, já dissemos que mentirosos geralmente são pessoas expressivas, né? Pois é: eles costumam ser bons em fingir sentimentos que não estão realmente sentindo, mas também tendem a manifestar seus verdadeiros sentimentos espontaneamente. Por isso, é necessário ter habilidade em mascará-los para que não venham à tona.
    CONTINUA...

    ResponderExcluir
  32. Cont:A quem interessar...
    As 18 características de um mentirosos.

    10- São bem preparados. Mentirosos planejam com antecedência o que vão fazer ou dizer para evitar contradições.
    11- Improvisam bem. Mesmo estando preparado, é preciso estar pronto a improvisar caso alguém comece a desconfiar da história que ele inventou ou as coisas não saiam como esperava.
    12- Pensam rápido. Para improvisar bem, é preciso pensar rápido. Quando imprevistos acontecem, e fica fácil desconfiar quando a pessoa fica sem resposta ou tenta ganhar tempo dizendo “ahhn” ou “eee”. Bons mentirosos não têm esse problema e conseguem pensar em uma saída rapidamente.
    13- São bons em interpretar sinais não verbais. Um bom mentiroso está sempre atento à linguagem corporal do seu ouvinte e consegue interpretar sinais não-verbais que possam indicar desconfiança. Caso identifique indícios de suspeitas, ele muda de atitude ou melhora a história.
    14- Afirmam coisas que são impossíveis de se verificar. Por motivos óbvios, bons mentirosos costumam fazer afirmações sobre fatos que sejam impossíveis de se provar e evitam inventar histórias mirabolantes que poderiam ser facilmente desmascaradas.
    15- Falam o mínimo possível. Quando é impossível falar algo que não pode ser verificado, o mentiroso simplesmente não diz nada. Se a peguete pergunta ao mentiroso onde estava naquela noite em que não atendeu ao telefone, ele vai preferir responder algo como “honestamente, eu não me lembro”. Melhor do que inventar que teve de levar a avó ao médico. Quanto menos informação fornecer, menos oportunidade ele terá de ser desmascarado.
    16- Têm boa memória. Quem quer desmascarar um mentiroso procura por contradições no seu discurso, porque muitas vezes eles podem simplesmente se confundir ou esquecer detalhes que inventaram. Mas não se impressione se a pessoa conseguir se lembrar e repetir cada vírgula do que lhe contou anteriormente. Bons mentirosos geralmente têm ótima memória.
    17- São criativos. Eles conseguem pensar em saídas e estratégias que você nunca imaginaria. Mas não se deixe levar pelo seu brilhantismo – afinal, é isso o que eles querem.
    18- Imitam pessoas honestas. Mentirosos procuram imitar o comportamento que, no imaginário das pessoas em geral, são típicos de quem só diz a verdade – e evitam se parecer com a imagem que se tem dos mentirosos.
    Apesar deste parecer um manual para ajudar as pessoas a mentir melhor, os pesquisadores têm certeza de que essa lista não é capaz de melhorar a capacidade mentirosa de ninguém. Isso porque a maioria dessas características são inerentes à pessoa e têm a ver com aspectos da sua personalidade. Para a ciência, o melhor mentiroso é aquele que nasceu assim.

    ResponderExcluir
  33. Cont: faltou esta! E não menos importante.

    9- São eloquentes. Pessoas eloquentes conseguem confundir mais facilmente as pessoas com jogos de palavras e conseguem enrolar mais nas respostas caso lhe perguntem algo que exija outras mentiras.

    ResponderExcluir
  34. Jornalista Atalaia, grande maioiria destes comentários são lhe parabenizando quanto à sua entrevista ao seu grande amigo Rodrigo Valente.... Eu já sabia desse seu vínculo com o Sr. Rodrigo, ele é o seu elo de ligação com o enrolador Gil Cutrim. Você só se mostra mesmo um mercenário e oportunista.
    Observa-se em uma das resposta do secretario que ele se refere à cidade de municipio de sao jose de ribamar, como se ele estivesse apenas prestando um favor a cidade, triste isso. Agora voce tbém realiza perguntas de interesses proprios em algumas outras... Como a do bairro do Tijupá onde vc reside, e da cultura onde vc pretende se encaixar. Será que você está pleiteando a secretaria de cultura? Continue assim, esse jornalismo que você diz fazer IMPARCIAL e a sua cara.
    Queres uma entrevista minha?

    Magal Forquilha

    ResponderExcluir
  35. Magal voce nao conhece nada de ribamar, o atalaia ta certinho frazer essas enmtrevistas, o rodrigo é gente boa. Vc deve ser dessa oposicao inexistente na cidade. Atalaia entrevista a oposicao pra ver o que eles tem.
    Yuri Parque vitoria

    ResponderExcluir
  36. Senhor Magal( que na verdade é algum indivíduo frustrado e incoerente em seu ''comentário'')a Série Debates de ANB Online já contemplou com entrevistas os senhores Josivaldo Correa e Arnaldo Colaço da Oposição de Ribamar e em Paço os senhores Baiano e Jorge Maru, este último vereador daquele município. A Série é voltada para o debate das questões sociais que norteam a realidade dos habitantes das cidades onde os entrevistados são atores sociais. O seu comentário, infantil e afetado, em nada atinge as editorias deste portal de notícias. Ao contrário, somente somam pontos para a sua desinformação que senil tenta questionar algo tão óbvio, ou seja: entrevistas tem essa perspectiva de dar vazão aos questionamentos do leitor. Simples. Estar mais que claro que temos alcançado esse objetivo. ANB Online não trabalha na linha dos blogues homogêneos e lineares, portanto aqui não se cultiva a política ditatorial do somente entrevistar um lado. Este Blog não é do PTC, do DEM, do PT, do PSB e tantas outras legendas políticas que gostariam de ver aqui reproduzidos suas ''verdades'' e ditames. Estamos e trabalhamos na linha da pluralidade de pensamento e ideias. Se quizeres sugerir entrevistas, matérias e reportagens entre em contato conosco, de outra forma não ''comente'' aquilo que seus devaneios lhe proporcionam. Faça como Roland Barthes( sugiro) concentre-se no Real e seja feliz. Grande abraço do Fernando Atallaia.

    ResponderExcluir
  37. Rapaz, rapaz, rapaz, Fernando Atalaia a minha amiga Ana listada em um dos comentarios do seu blog que tem razão. Você fala em pluralidade, em debates, em imparcialidade, em NNNN perfomances de um jornalista sério que honra o juramento feito em sua formação. Tudo falacias de mais um blogueiro da mercenaria maranhense. Fico triste em ver profissionais de tamanha inteligência não ter "endereço fixo" vive como nômade de delírios de fabricação própria. Jornalista, se é que posso titularizar dessa forma, pois observo que tens deletado alguns comentários que venha a "SOMAR" como você diz com a nossa PLURALIDADE e com a verdade simples sem arrodeios e sem máscaras. Aceite um conselho, assuma uma única identidade, com pluralidade não esqueça essa frase e assim serás bem sucedido em suas metas dignas.
    A propósito, lembrei:
    Você leu o comentário que postei onde frizei o que cada jornalista tem de valor. Leia atentamente nobre jornalista: "Juro, no exercício das funções de meu grau, assumir meu compromisso com a verdade e com a informação.

    Juro empenhar todos os meus atos e palavras, meus esforços e meus conhecimentos para a construção de uma nação consciente de sua história e de sua capacidade.

    Juro, no exercício do meu dever profissional, não omitir, não mentir e não distorcer informações, não manipular dados e, acima de tudo, não subordinar em favor de interesses pessoais o direito do cidadão à informação."

    Vê se não deleta este, dar trabalho.

    Um grande abraço do seu amigo MAGAL

    ResponderExcluir
  38. O endereço fixo que ele fala Atallaia é voce ficar do lado deles dessa oposiçao que nao existe aqui na cidade e que quando aparece é só em época de eleição pra barganhar dinheiro fazer esquema eleitoreira continue assim senhor Fernando Atallaia um grande homem do jornalismo maranhense sempre imparcial e dando vez e voz ao povo de Ribamar, independente de grupo político admiro seu trabalho e sou seu leitor assíduo
    Francisco- Vila São Luis

    ResponderExcluir
  39. o melhor blog do maranhao valeu atalaia pra cima desse monte de corrupto safado
    edinaldo centro de ribamar bairro sao raimundo

    ResponderExcluir
  40. Pois é COMPANHEIROS, em terra pequena aqueles qu se acham dono, acham que temos que dar passos curtos, a pior ditadura é essa que vivemos, uma ditadura democratica, quem se propões a seguir? riem, batem nas nossas costa e apertam as nossas mãos, dizem que o governo é nosso, do povo para o povo e pelo povo ...(Não me engana que nao gosto),por traz e pela frente fazem e desfazem do jeito que eles querem.
    E nóis???
    Misericordia ... Só Deus!!!
    MAIS UMA ELEIÇÃO VEM AI, E AGORA???
    VOCE DECIDE!!!

    Pimenta (Jd Tropical)

    ResponderExcluir
  41. Concordo Pimenta na frente do povo pra ter votos eles fazem tu teatro né rsrs mas por trás eles embolsam o dinheiro da gente na maior cara de pau. Seu Pimenta o senhor ja sabe do rou da câmara que molecagem - o Beto das Vilas foi reprovado pelo pai do prefeito edmar´ele cassou ele no tribunal agora nao pode ser mais vereador- roubou demais
    sérgio vila sarneu filho

    ResponderExcluir
  42. É companheiro Sergio, vai começar tudo de novo e nestes 4 anos de mandato deu pra ver ou saber em quem devemos considerar,essas pessoas que ocupam estes espaços publicos após eleitos pensam que o espaço é deles, mas então enganados, tudo muda em 2012 nesta eleição o esapaço é nosso!! ... ou melhor nunca deixou de ser e quem for podre vamos "expugar" ...

    Pimenta (jardim TROPICAL)

    ResponderExcluir
  43. Quero deixar claro que o comentário postado com o nome de Ercine Monroe,é um engraçadinho(a) de plantão... não sou eu, sou ERICINA MONROE.
    Rodrigo é meu chefe sim, é um bom gestor, mais jamais postaria um comentário tão idiota quanto esse.
    Então já que usaram meu nome, resolvi, aqui, postar um comentário.
    Sou da gestão Luis Fernando - e agora Gil Cutrim; e na minha área sinto na pele a cobrança e seriedade que me são exigidas na execução das minhas atividades. Sei o quanto o Rodrigo Valente se empenha em atender todas as demandas.É normal falar do que não se conhece, preconceituar, quero ver gerenciar um município em constante cresciemnto como São José de Ribamar. Não foi àtoa que gestões anteriores se embananaram e compraram "gato por lebre" (detalhe: sabendo que era lebre e não gato) e deixaram um município SUCATEADO, isso sim.Agora ninguém lembra mais... O problema é ser morador da terra, pois bem, sou da terra, tenho 34 anos, há 20 sou capaz de identificar o que é ruim e o que é bom, e VEJO: Ribamar está CADA VEZ MELHOR!!!
    Esses comentários destrutivos são de pessoas manipuladas pela OPOSIÇÃO, apenas isso, quero ver atitude, mande suas ideias, suas sugestões, duvido que não serão analisadas.
    PRA FRENTE, MINHA GENTE!!!

    ResponderExcluir
  44. Ericina eu nâo sou da oposição,sou governo mas tens razão de falar de gestâo sucateada voce era criança quando o deposito de merenda que teu pai era vigia na gestâo do tio J. Camara quando sumiu os alimentos que passou na tv ele dizendo ai bateram na porta...bateram...bateram...

    sou neta de uma funcionara do antigo mercadoLuana

    ResponderExcluir
  45. Amada sua mâe Marlene Monrôe quando Maria das Neves era prefeita ela nâo podia ir nem no banheiro da prefeitura que sua mâe nâo deixava e assim aconteceu com todos os prefeitos isso é que voce nâo sabe porque era criança e tambem so beneficiou toda a familia dela empregando na prefeitura.Portanto precisa o doutor valente saber suas raizes de honestidade Ericina.

    Mariete Ribamar

    ResponderExcluir
  46. GIL ESSE FOI O PÍOR CARNAVAL QUE NEM A UNIDOS DE rIBAMAR NÂO PASSOU NO PALANQUE E COMO FICA O Nonato Lima que derramou tanto dinheiro para o povo da liberdade sair?
    Julia rua grande

    ResponderExcluir
  47. atalaia parece que ele ta lendo uma carta nas suas perguntas- porque voce entrevistou um fraco desse sem alma tinha gente mais preparada pra voce entrevistar mas tdb so que sabe


    joana funcionária da prefeitura de ribamar

    ResponderExcluir
  48. Parabens ao secretário Rodrigo Valente pela excelente entrevista e pela coragem de se expor nesse blog que é muito forte, Dr Rodrigo o senhor falou tudo e não fugiu de nenhuma pergunta. Sucesso como o vice do Gil, o nosso prefeito que com certeza voces vão fazer um ótimo trabalho na nossa cidade.

    Cláudio Alencar do Moropóia

    ResponderExcluir
  49. O pre - candidato a vereador de Ribamar mais codificado è o professor de historia do Caic Cristiano o mestre é o cara mas tem proteçâo de sua gestora Marivalda a cunhada do vereador Negâo o homem nâo trabalha o livro dee ponto esta todo vermelho exposto na mesa mas quando manda para a gerencia nâo vai se quer uma falta sera que o mesmo vai fazer na camara o mesmo que faz com os alunos e a carga horària como fica??????????????????????????????????


    Professor matematica Sâo Luis

    ResponderExcluir
  50. (Roberto Silva-Guarapiranga) Esse Jesse' e' um banana que tem rabo preso com Luis Fernando e Gil Cutrim. Toda eleicao ele ta' la'...recebendo o dele, e' empregado da prefeitura e tem o rabo preso...Duvido se vai ter coragem de enfrentar os desmandos de qualquer que seja o candidato de Luis fernando...inclusive desse atual prefeito filhinho de papai banan do Gil Cutrim.
    Mulher de fibra e' Celia da Mata, essa...nao tem medo de ninguem!!!

    ResponderExcluir
  51. Gente a que ponto os moradores de Ribamar chegaram,onde os mesmos tiveram seus direitos caçados como Lindoso, Chicao,
    Luz Maria

    ResponderExcluir
  52. Luz Maria entende que Lindoso està casado mais ele vai colocar seu irmâo de SÂO Luis no seu lugar e o povo vota esse mesmo que jà vem apanhando ao longos anos .Enquanto O Chiçâo ele também jà botou sua esposa a Valberlena e ainda diz que nâo è candidato poque eata aposentado isso amigos è para enganar mais uma vez o eleitorado, assim como aconteceu com o Malheiros que colocou sua esposa Elizabeth e Ribamar Dourado botou sua cunhada Sueli e assim o povo vai se entretendo com palavras.

    ResponderExcluir
  53. Nosso querido amigo malheiros sua entrevista na radio tropical foi simplesmente maravilhosa faz essa materia atalaia. Malheiros vice, eu apoio essa ideia.
    Rita Panaquatira

    ResponderExcluir
  54. Entrevista a secretária cristina da saúde porque esse hospitalta maus meu velho

    adriano sérgio cruzeiro

    ResponderExcluir
  55. secretariozinho xoxo bocó o blog é 10 eu não conhecia

    daniel moro no sítio do apicum a net aqui é uma merda

    ResponderExcluir
  56. Ericina Monroe e família Monroe ta nos esquema sem concurso público- que vergonha Marlene voce ta empregando toda tua família sem preparo por isso a senhora baba e puxa saco do povo de São Luís não é ? MARLENE MONROE NÃO MERECE SER REELEITA POVO DE RIBAMAR- FORA MARLENE FORAAAAAAAA DA CÂMARA POVO DE RIBAMARR VAMO EXPULSAR ESSA PÉSSIMA VEREADORA
    VALDO SEDE

    ResponderExcluir
  57. ESSE AÍ DEVE SER ALGUM FICHA SUJA QUE TÁ FRUSTRADO POR NÃO PODER SAIR CANDIDATO E COM INVEJA DE MARLENE... ELA ELEITA E ELE COM OLHO PIDÃO.
    ELA PODE ATÉ NAO SER A MELHOR VERIADORA MAIS PESSIMA, É DEMAIS, VOCÊ NAO ACHA.
    EU TÔ É ERICINA SE PRESTAR PRA DEBATER POLÍTICA E AINDA BOTA A CARA DELA.
    EU SEI QUE E A MAE MAIS ACABA OUVINDO O QUE NAO DEVE DE GENTE INGUINORANTE E DEPRIMIDO POR NAO SER CANDIDATO OU CANDIDATA.DEIXA QUETO. A VERDADE SEMPRE APARECE.
    SUA MAE VAI SER ELEITA DE NOVO ISSO AGENTE SABI. VÊ SE VCS BOTAO É TU PRAS PROXIMASDONA MARLENE TEM QUE SE APUSENTAR. ACHEI QUE JA ERA VOCÊ. IA ARRAZAR SABIA?
    ACORDA ERICINA, NUM TE ESPOEM ASSIM NAO.NAO VALE A PENA.
    ASSINA CONCI.

    ResponderExcluir

Postagens mais visitadas

Pesquisar em ANB

Nº de visitas

Central de Atendimento

FAÇA PARTE DA EQUIPE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BALUARTE

Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações: agencia.baluarte@hotmail.com

atallaia.baluarte@hotmail.com

Sua participação é imprescindível!

Nossos Seguidores

Parceiros ANB