segunda-feira, 19 de setembro de 2011
"José e Pilar" é o candidato português aos Óscares

"José e Pilar" é um documentário sobre a vida em comum do escritor e nobel português da Literatura, José Saramago, e da sua companheira de décadas, a jornalista luso-espanhola Pilar del Río

Por Valquíria Marinho
Correspondente de ANB Online em Portugal

O documentário "José e Pilar", de Miguel Gonçalves Mendes, é o candidato português aos Óscares de Hollywwod, informa o Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA).
Co-produzido pelos realizadores Fernando Meirelles e Pedro Almodóvar, que são membros da Academia Americana de Artes e Ciências Cinematográficas, "José e Pilar" é um documentário sobre a vida em comum do escritor e Nobel português da Literatura, José Saramago, e da sua companheira de décadas, a jornalista e tradutora luso-espanhola Pilar del Río.  
 
 
O filme foi o escolhido para representar Portugal na corrida à nomeação para Melhor Filme Estrangeiro, por uma comissão composta por representantes de associações do setor, previamente submetida à aprovação da Academia Americana de Artes e Ciências Cinematográficas, anunciou o ICA, em comunicado.
 


José Saramago e Pilar Del Río: produção mostra a relação de amor pontuada pela literatura e obra do escritor português
Estreado em Portugal, Espanha e Brasil, o documentário será distribuído nos Estados Unidos pela Outsider Pictures, disse, recentemente, o realizador Miguel Gonçalves Mendes. Porém, segundo o cineasta, a estréia nos Estados Unidos só deverá acontecer em Abril. Ora, só são candidatos a uma nomeação para os Óscares de 2012 os filmes que estréiam em salas nos Estados Unidos entre 1 de Janeiro e 31 de Dezembro de 2011.  
 
 
A petição pública dirigida ao ICA que foi criada na Internet pedindo que "José e Pilar" fosse o candidato de Portugal a uma nomeação para o Óscar de Melhor Filme Estrangeiro somou, até hoje, 2.439 assinaturas. 
 
 
 
Os nomeados para os Óscares de 2012 serão conhecidos até  24 de Janeiro. A cerimônia ocorrerá no dia 26 de Fevereiro em Los Angeles, Califórnia. Portugal nunca conseguiu uma nomeação para o Óscar de melhor filme estrangeiro. Em 2010, o candidato de Portugal nesta categoria foi "Morrer como um homem", de João Pedro Rodrigues.

Valquíria Marinho, poeta e escritora, ex-fundadora do Grupo Carranca de Poesia em São Luis, mora em Portugal e é correspondente de ANB Online na Europa

Postagens mais visitadas

Pesquisar em ANB

Nº de visitas

Central de Atendimento

FAÇA PARTE DA EQUIPE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BALUARTE

Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações: agencia.baluarte@hotmail.com

atallaia.baluarte@hotmail.com

Sua participação é imprescindível!

Nossos Seguidores

Parceiros ANB