sábado, 14 de janeiro de 2012
O Boi que pode morrer na praia
Uma das manifestações mais originais do folclore maranhense, o Boi do Mar, proveniente da Cidade do Santo, padece na falta de apoio da prefeitura do município e desrespeito à sua existência.
Por Fernando Atallaia
Da Agência Baluarte
A originalidade e o virtuosismo de uma das manifestações mais sui generis da cultura dita ribamarense, não foram, até hoje, suficientes para salvar da quase morte literal e do esquecimento o Boi do Mar. Brincadeira popular integrante do caldeirão junino maranhense, com passagens pelos principais terreiros e arraiais do Estado, o Boi parece não brincar nos quintais da Secretaria de Cultura do município de São José de Ribamar nem tampouco nos corredores da prefeitura do atual gestor da cidade.
Motivos há de sombras. A gestão Gil Cutrim para Cultura aposta nas bandas de outros estados brasileiros em detrimento do fortalecimento e visibilidade da cultura local. E o Boi do Mar, que pertence ao mosaico das manifestações ribamarenses, sofre as agruras de ações depreciativas da atual administração nesse particular,  assim bem, como os demais artistas do município em outros seguimentos como Música, Literatura e Artes Plásticas.

Gil Cutrim: cachês altíssimos às bandas de fora e migalhas aos artistas do município
Fundado em 1999, o Boi do Mar, já vem se apresentando em diferentes cidades do Brasil, a exemplo de Teresina e Belém, por onde passou cativando públicos e a Crítica. Não bastou. A brincadeira em São José de Ribamar (sua cidade de origem) não goza de reconhecimento e respeito por parte do Poder Público Municipal, para quem o que é o importante é a cultura do ‘pão e circo’. Ou seja, fomentar a alienação no sentido de se criar currais eleitorais. Dai o porquê do culto exacerbado à música comercial de qualidade duvidosa.
Segundo Ronaldo Mouta, idealizador e produtor da brincadeira, o Boi do Mar vem sendo desrespeitado pela atual gestão de diversas formas, as mais humilhantes possíveis. ‘’ Eles impõem dificuldades quando o assunto é o valor e o pagamento dos cachês; tentam nos humilhar e desvalorizar a brincadeira, barganhando dentro de uma negociata suja e desonrosa que não concordamos e nunca aceitaríamos’’, afirmou o artista.
Boi do Mar: brincadeira padece com a falta de apoio da prefeitura de São José de Ribamar
Formada por 120 brincantes, entre dançarinos, músicos, produtores e ornamentadores, a manifestação cultural vem resistindo ao desprezo da prefeitura a passos lentos e busca apoio e patrocínio por outros meios. ‘’Todos sabemos que há, mensalmente, investimento e dinheiro para a Cultura aqui do município, mas eles só fazem alguma coisa em época de Carnaval e São João e ainda de forma ruim e excludente; se não estão investimento na arte e na cultura da cidade, para onde estão indo as verbas? É necessário que nós artistas busquemos o mínimo de apoio na iniciativa privada pra poder sobreviver, porque pelos meios legítimos e corretos não dar; a prefeitura de Ribamar desconhece os artistas da cidade e nos ignora, o que vale pra eles é o que vem de fora, é uma vergonha’’, concluiu.
A reportagem tentou contatar a Secretaria de Cultura de Ribamar e o titular da pasta Edson Calixto, mas até o fechamento dessa matéria nenhuma ligação havia sido atendida. Em seguida tentamos contatar o prefeito da cidade, mas não obtivemos informações acerca de sua localização. Por último, tentamos obter esclarecimentos sobre as denúncias junto à Secretaria de Governo da prefeitura, mas não conseguimos encontrar o secretário. Sabe-se, contudo que o descaso na área da Cultura em São José de Ribamar perdura há anos e é uma constante na realidade dos artistas locais.

16 comentários:

  1. esse calixto é um merda atalaia sou brincante do boi do mar e esse cara nao entende nada da cultura é um babao isso que ele é brigadao irmao pelo apoio voce é 10
    cristiano boi do mar moro no cruzeiro galera

    ResponderExcluir
  2. parabens fernando atalaia voce disse tudo nessa reportagem essa prefeitura so sabe pagar gente de fora que ganha o dinheiro da gente aqui e depois eles ainda sai falando mal da cidade esse prefeito é um completo incompetente
    fran moreira centro de ribamar

    ResponderExcluir
  3. Gostei, você é show lindão- esse prefeito é um faz nada. Pagamento das brincadeiras de Ribamar atrasa e o valor é péssimo.Beijos Fernando Atallaia
    Artemísia Dança Forasteyros Country de Ribamar

    ResponderExcluir
  4. Este é um espaço onde podemos nos expressarmos nossos sentimentos contra esta administraçâo que aqui esta intalada gerando mau a todos ribamarenses como a questâo da escola de samba Unidos de Ribamar pois ia desfilar sabado gordo e nâo conseguiu porque esse patricinho do Gil com Nonato Lima nâo quiseram arcar com tres mil e quinhentos reais para a escola de samba.
    Maria brincante da escola

    ResponderExcluir
  5. quem ta postando aqui é a verdadeira ARTEMIZIA, pra começar escreveram meu nome errado, ñ conhecia esse blog, e quem fez e colocou meu nome e o nome do meu grupo querendo me prejudicar ñ conseguiu, pois tenho um ser mais q é DEUS,o q tenda me tirar Deus me da dobro essa pessoa q fez isso ñ tem o q fazer, e quero dizer pra essa pessoa q meu nome se escreve assim; ARTEMIZIA com Z e ñ com S e ACENTUADO...

    ResponderExcluir
  6. Parabéns Ronaldo Mouta pela coragem.

    ResponderExcluir
  7. O Boi do Mar é realmente muito Bonito,olhei ele dançando no são luis shopping e gostei muito.Eita Prefeito cuida da cultura da tua cidade.

    ResponderExcluir
  8. INFELIZMENTE ESSE NÃO É PRIVILÉGIO ÚNICO DO PREFEITO DA CIDADE DE RIBAMAR, CENTENAS DE OUTRAS PREFEITURAS OS PREFEITOS NEM SABEM O CONCEITO DE CULTURA, TEM ESSAS SECRETARIAS APENAS PARA CABIDE DE EMPREGO E ACHO QUE SÃO JOSÉ DE RIBAMAR NÃO É E NEM SERÁ UMA EXCEÇÃO.SE CULTURA FOSSE UM FATOR IMPORTANTE O REVIVER E O CENTRO DE SÃO LUIS NÃO SERIA UM PINICO PÚBLICO. ESSA BELÍSSIMA CIDADE RIQUÍSSIMA EM PATRIMÔNIO CULTURAL BERÇO DE FIGURAS IMPORTANTÍSSIMA DA LITERATURA BRASILEIRA ( QUE DE TANTO SE REVIRAREM DE VERGONHA EM SUAS SEPULTURAS, JÁ ESTÃO QUASE RESSUSCITANDO. MAS O BOI DO MAR É FORTE E SOBREVIVERÁ PELA FORÇA DO POVO LOCAL.

    ResponderExcluir
  9. Desprezar cultura é tipo dos ignorantes...

    ResponderExcluir
  10. O Boi do mar tem que seguir em frente.

    Bianca Moraes

    ResponderExcluir
  11. O povo de Ribamar precisa fazer um protesto contra esse tipo de atitude.
    O jornal Nacional Ta ai pra isso.
    o prefeito vi ficar com medo.

    ResponderExcluir
  12. Boi do mar tenta falar com Luis Fernando silva.
    Será que ele apoia a cultura?precisamos saber porque ele vai concorrer ao governo.

    ResponderExcluir
  13. O povo dos outros Estados e Paises conhecem o nosso queridos maranhão pela cultura que é um forte aliado,não podemos deixar a peteca cair.Um dia vem alguem aqui no maranhão incentivar a nossa cultura.

    ResponderExcluir
  14. Governo Autoritário,desprezo a cultura,manisfestão de prefessores etc.
    E o prefeito?Ainda bem que a fama dele ta indo longe,ele nem vai poder ajudar Luis Fernado.

    ResponderExcluir
  15. Canalhas da pior especie essa corja da prefeitura bandidos da gravata
    RICHARDSON

    ResponderExcluir

Postagens mais visitadas

Pesquisar em ANB

Nº de visitas

Central de Atendimento

FAÇA PARTE DA EQUIPE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BALUARTE

Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações: agencia.baluarte@hotmail.com

atallaia.baluarte@hotmail.com

Sua participação é imprescindível!

Nossos Seguidores

Parceiros ANB