terça-feira, 28 de fevereiro de 2012
A esperança de uma população nos limites da ponte
Vitorino Freire, município localizado na mesorregião do Oeste Maranhense, tem um dos piores IDHs do País e uma realidade sucateada, fruto da má administração pública municipal e dos descasos patrocinados pelo Governo da cidade
Por Fernando Atallaia
Editor-Chefe da Agência Baluarte
 A manifestação ocorrida no último sábado (25), no povoado São João do Grajaú em Vitorino Freire trouxe à baila a indignação e revolta de uma população que vem sofrendo as agruras de um dos piores governos municipais do Estado do Maranhão. Sob o comando do prefeito José Ribamar Rodrigues do Partido Progressista (PP), a cidade padece na precariedade de prestação de serviços e falta de implementação de projetos para áreas como Saúde, Agricultura, Educação e Infraestrutura, além do visível problema de trafegabilidade que atinge o direito de ir e vir daquela população, diariamente.
População de Vitorino Freire na comunidade São João do Grajaú: luta por construção de ponte e revolta generalizada; vitorinenses são atingidos nas próprias pernas  
As duas pontes responsáveis pela interligação do município às cidades vizinhas de Altamira do Maranhão e Brejo de Areia estão em total desalinhamento e em abandono. Rompidas ao meio, oferecem perigo de morte aos transeuntes locais desde 2008. O ato de protesto e reivindicação em prol das pontes, organizado pelo Sindicato dos Agricultores de Vitorino Freire e demais lideranças comunitárias mostrou a caótica realidade de um município vitimado pelos desmandos de uma gestão que usurpa da população os direitos mais básicos e essenciais. Em declaração à nossa reportagem, o pecuarista e comerciante Paulo Veríssimo da Costa, 56, afirmou ser a última iniciativa dentre tantas já formuladas em favor da construção das pontes e foi incisivo ao comentar o assunto. ’’ É um problema que já vem prejudicando o povo de Vitorino Freire há anos e também as comunidades de outros municípios vizinhos, pessoas já morreram fazendo a travessia arriscada  e o comércio sofre grandes perdas pelo isolamento proporcionado pela queda dessas pontes que são importantíssimas para o desenvolvimento social  da cidade, é uma vergonha o que estar acontecendo em Vitorino ’’, disse.
Ponte soterrada: desde 2008, os habitantes dos municípios de Vitorino Freire e de cidades como Brejo de Areia e Altamira do Maranhão fazem travessias arriscadas; ponte já ocasionou mortes e acidentes
O município, anteriormente um polo agrícola em ascenção, hoje sofre com a falta de incentivo e programas de fomento para a agricultura e o produtor local, sobrevivendo em péssimas e insustentáveis condições de abastecimento e manutenção dos produtos fornecidos aos habitantes da cidade. A triste realidade de Vitorino Freire nessa área pode ser sentida na estrutura física do matadouro municipal administrado pela prefeitura, onde a ausência de higiene, fiscalização e vigilância sanitária são uma constante. 
Vista interna do Matadouro Municipal de Vitorino Freire: animais são sacrificados no chão entre ratos e urubus; logo após carne é distribuída à população
Outro segmento da gestão pública que vem agonizando na cidade  abandonada é a Saúde. A dona de casa Raimunda Santana, 28, conhece de perto os dissabores e o sofrimento provenientes do descaso administrativo nessa área. Segurando ampolas e medicamentos no fatídico trajeto São Luís/Vitorino Freire, Raimunda viaja a capital rotineiramente em busca de atendimento médico e cura para doenças e enfermidades.’’ Aqui no Vitorino Freire não tem médico e nem remédio, a gente tem que ir pra capital quase toda semana e quando adoece tudo fica mais difícil, porque se não procurar recurso fora pode até morrer ’’, desabafou. Postos de saúde improvisados proliferam pela cidade sem, contudo oferecer tratamento ou mesmo ações paliativas às comunidades pertencentes ao município. Os moradores reclamam, mas não são atendidos e nem sequer ouvidos em suas reivindicações. Uma prova de que em Vitorino Freire a regra é o desdém ao social e a exceção seriam as melhorias e o progresso dos povoados e localidades que existem à míngua sob a jurisdição do Governo daquela cidade.
Posto de Saúde em Vitorino Freire: a imagem já diz tudo
Nossa reportagem também realizou uma incursão pelos bairros de Vitorino Freire e o que vimos foi uma paisagem uniforme em todas as localidades : miséria, ruas esfaceladas, falta de perspectiva, fome, pessoas ordeiras e amigas que vivem à mercê do esquecimento sendo ultrajadas e desrespeitadas pelo Executivo daquele município em todos os âmbitos. Chama a atenção a manifestação em favor das pontes, mas provoca ainda mais estupefação a forma com a qual  aquela população é atingida nos mais diversos aspectos e setores da administração pública. Desde a falta de emprego e programas de geração de renda aos passos titubeantes daqueles que nem andar livremente podem. Assim é Vitorino Freire no Maranhão.

11 comentários:

  1. Atalaia, boa noite, eu lamento, entretanto dizer que o povo tem o governo que merece. Imagine se não estivessemos no ano de eleição municipal como não seria? Quando a verdinha chegar na casa deles fica tudo esquecido. Eu acertei? Abraços. Reinaldo Cantanhêde Lima

    ResponderExcluir
  2. Excepcional meu caro, parabens e continue realizando esse grandioso trabalho para o bem de nossa população, queria saber de você quando será a série de Ribamar e Raposa, porque essas duas cidades poeta Atallaia estão um caos e só mídia.
    Elias Filho Raposa mas tenho casa no bairro São Raimundo de Ribamar

    ResponderExcluir
  3. Eita que o negocio ai é brabo coisa de louco cria vergonha prefeito vagabundo
    Josué Maiobao Paço

    ResponderExcluir
  4. REALMENTE A SITUAÇÃO DO MUNICIPIO DE VITORINO FREIRE É DEPLORAVÉL....QUE ABSURDO UM DESCASO DESSE,FIQUEI CHOCADA COM AQUELE POSTO MÉDICO QUE VERGONHA
    SENHOR PREFEITO TOME AS DEVIDAS PROVIDÊNCIAS POIS ISSO É A PURA REALIDADE DE UMA FORMA DE GOVERNAR SEM CAPACIDADE OU VONTADE MESMO DE NAO MELHORAR O MUNICIPIO E DEIXAR CDA VEZ PIOR...VENDO O CAOS NO PATRIMONIO IMAGINA ENTAO COMO ESTÁ A EDUCAÇÃO,SAÚDE,INFRA-INSTRUTURA LÓGICO ACHO QUE NEM FUNCIONA.LAMENTAVELMENTE É MUITO TRISTE.

    ResponderExcluir
  5. Attalaia é sempre bom ter matérias como essa que retrata a verdade e descaso com o dinheiro público, mas você há de convir que o povo tem memória curta e logo mais, daqui a alguns meses, teremos novas eleições e aí? Lamento profundamente e fica aqui meu repúdio contra essa corja de ladrões.

    Selma Rodrigues

    ResponderExcluir
  6. É bem verdade que a administração de Vitorino Freire poderia ser bem melhor, mas não vamos cometer injustiças, a tal ponte falado no post é em uma (MA) rodovia estadual por isso de responsabilidade da "governadora" Sarney.

    ResponderExcluir
  7. O que raios importam a ponte e a "governadora" Sarney se a MISÉRIA e o DESCASO observados na reportagem estão espalhados por TODO o município? Sabia que os prefeitos CORRUPTOS adoram jogar a culpa de sua própria incompetência em QUALQUER governador que esteja no poder?

    ResponderExcluir
  8. FAZ CIDADE ABANDONADA RIBAMAR PQ CIDADE MIDIA ELA É QUERO VER O ABANDONO QUE TA PRA TODO LADO FAZ AI TEM CORAGEM?

    LUKAS SOUSA PANAQUATIRA

    ResponderExcluir
  9. isso é que dar eleger prefeito corrupto ladrao eita atalaia o lukas te botou numa sinuca de bico tu vai fazer essa reportagem assunto nao vai faltar hehehehe cidade abandonada de ribamar
    juliandro praia da boa viagem

    ResponderExcluir
  10. Pergunta-se, quem e' o culpado? Resposta: O POVO e de quebra o Ministerio Publico de Vitorino Freire. E' o que acontece aqui em Sao Jose' de Ribamar, enquanto o povo votar nos mesmos, vai continuar assim!
    Entao pelo menos agora, querido jornalista Atallaia, nao adianta chorar e depois dizer que esta na merd...
    Ou se aprende com os erros, votando em gente que tem compromisso e acima de tudo, historia de vida LIMPA ou nao adianta reclamar depois!

    Aproveito a oportunidade para pedir os votos dos queridos leitores, ribamarenses, do blog ANB On-Line, para nossa querida Celia da Mata, mulher digna e que tem votande de trabalhar para cidade e nosso povo melhor com o minimo de dignidade!

    Professora Vanessa - Rua do Campo do Duguay - Mata Grande e eleitora de Celia da Mata com muito orgulho!

    ResponderExcluir
  11. NOSSAAA COISA DE LOUCO ESSACIDADE TÁ PRECISANDO DE MUITA AJUDA, O NEGÓCIO TÁ FEIO
    LAERCIO ALENCAR RIOZINHO

    ResponderExcluir

Postagens mais visitadas

Pesquisar em ANB

Nº de visitas

Central de Atendimento

FAÇA PARTE DA EQUIPE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BALUARTE

Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações: agencia.baluarte@hotmail.com

atallaia.baluarte@hotmail.com

Sua participação é imprescindível!

Nossos Seguidores

Parceiros ANB