sexta-feira, 30 de março de 2012

Em São Luís, Igor Bacelar é o grande nome do PTC à câmara de vereadores

 O pré-candidato a vereador pelo Partido Trabalhista Cristão-PTC, Igor Bacelar, é um dos postulantes ao Legislativo da capital com grandes chances de ocupar uma cadeira na câmara de vereadores de São Luís. Bacelar, que é turismólogo e bacharel em Direito, vem sendo chamado a participar do processo eleitoral por diferentes setores da juventude ludovicense. Do alto de seus 30 anos, o turismólogo tem projetos planejados e elaborados para as áreas da Cultura, Educação e Turismo, onde é especialista e vem se colocando a disposição do desenvolvimento da cidade.


Igor Bacelar: pré-candidato a vereador em São Luís, turismólogo é um dos grandes quadros do PTC rumo ao Legislativo da capital maranhense
Diante do desgaste, pelo qual passa hoje aquela câmara de vereadores, com parlamentares
vivenciando a inércia e os conhecidos partidarismos comprometedores, Igor Bacelar seria um dos nomes a abrir frestas no fechado ambiente de inoperância que aquela instituição pública detém. A regra: A juventude da região da Grande Ilha tem se manifestado a favor da renovação das câmaras de vereadores de Raposa, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e da capital maranhense. Na câmara de São Luís, Igor Bacelar seria uma das importantes alternativas. Agora é só esperar!

Thiago Dourado é aclamado em Ribamar por diversas comunidades do município

O jovem líder comunitário e ativista social Thiago Dourado, da região do Cohatrac, tem sido ovacionado nas últimas semanas por moradores de diversas localidades ribamarenses, que pedem que ele seja candidato a vereador em São José de Ribamar. Um bom nome à câmara municipal do município, Thiago Dourado tem a aprovação dos clubes de jovens de bairros como Maioba, Trizidela, Moropóia e Vila Kiola, além de diferentes agremiações culturais existentes na cidade. Querendo candidatar-se, seria a grande aposta do Partido Comunista Brasileiro-PCB em São José de Ribamar e certamente uma opção de mudança rumo aos fatídicos corredores da Câmara Municipal da cidade balneária. Vamos aguardar os desdobramentos!

Enquete que elegerá o pior vereador de São José de Ribamar tem participação maciça dos ribamarenses

A enquete que elegerá o pior vereador de São José de Ribamar, proposta pelos leitores há um mês, já tem mais de 700 votos devidamente computados. Ao que parece o leitor(eleitor)ribamarense anda de fato insatisfeito com os atuais onze vereadores da Câmara Municipal da cidade.
Atualmente, os resultados se distribuem da seguinte forma: em primeiro, liderando o card da disputa, vem Zé Lima e em segundo o presidente da câmara, vereador Beto das Vilas, que anteriormente estava no topo das predileções do eleitorado, como o pior dentre os demais.
A oscilação caminha também para outra configuração que acirra a disputa entre Marlene Monroe e Nonato Lima. Já os vereadores Negão e Elisabeth Malheiros estão andando empatados. Os restantes não abrem mão do primeiro lugar, ao que tudo indica. E estão, inclusive, sendo bem votados pela população ribamarense!

Clóvis da J. Câmara na disputa por uma vaga de vereador

O pré-candidato a vereador, Clóvis da J. Câmara, vem com tudo nessas eleições. Principal líder social daquele bairro e articulador comunitário, Clóvis é um dos postulantes a vereador de mais envergadura política no cenário das eleições deste ano. Figura conhecida dos moradores de São José de Ribamar, o pré-candidato se diferencia pelo seu posicionamento combativo e peculiar, o que o tornou popular em várias comunidades ribamarenses, hoje entusiastas de sua pré-candidatura. O trabalho social de Clóvis é sua marca pessoal, tanto em seu bairro de origem quanto em povoados circunvizinhos. É a renovação chegando à câmara de Ribamar!

ANB Online recebe denúncias de nepotismo na Câmara Municipal da cidade balneária

O site da Agência de Notícias Baluarte recebeu, na última semana, inúmeras ligações telefônicas denunciando prática de nepotismo na câmara municipal de São José de Ribamar. Os denunciantes, em sua maioria, pediram para não serem identificados (por medo de represálias) e solicitaram ao editor do blog que averiguasse a denúncia e as supostas irregularidades que estariam norteando aquela Casa.

Beto das Vilas: o último à direita, com Rodrigo Valente, Bringel e Luís Fernando Silva: população do município quer saber se há favorecimento e nepotismo na câmara de vereadores de São José de Ribamar

Já num outro momento, a equipe de produção de ANB Online foi contata no sentido de obter informações acerca da ausência de edital para concurso público na câmara municipal da cidade onde, de acordo com os denunciantes, os cargos da instituição estariam sendo distribuídos pelos vereadores a grupos particulares em detrimento da população do município. Por hoje é só. Tenham um ótimo fim de semana e que Deus nos abençoe a todos!
quinta-feira, 29 de março de 2012



Futebol brasileiro imerso na insanidade



Por Nielsen Furtado



As insanidades sempre foram uma constante na vida social da humanidade. As atrocidades cometidas pelo homem o levaram a viver por muitos anos em um estado de pura barbárie. Guerras já produziram sanguinários que foram capazes de torturas execráveis e genocídios que até hoje chocam a sensibilidade daqueles que ainda não se furtaram ao direito de ter compaixão com o próximo.

Muitas mentes em conflitos constantes com a realidade já produziram cenas inimagináveis, que o diga Vlad III, ou Vlad Drácula, Rei da Valáquia, atual Romênia. Vlad Drácula, era conhecido como “O Empalador”, por introduzir pela via anal estacas de madeiras até que seus inimigos sucumbissem à morte. Sua fama de brutal e sanguinário se espalhou pela Europa Antiga e foi fonte de inspiração para o romance “Drácula”, do inglês Brom Stoker.

Vlad Drácula era objeto do meio em que vivia e da barbárie que eles mesmo produzia com os seus semelhantes. Infelizmente ele não foi o único. Adolf Hitler, provou ao mundo que a insanidade e o poder podem ser molas catalisadoras de grandes destruições. Hitler foi o causador direto do extermínio de milhões de judeus durante a Segunda Guerra Mundial. Ele, que sonhava ser um grande artista plástico, mostrou ao mundo a arte do horror e da perturbação de uma pessoa frustrada com as suas próprias convicções.

Na década de 1990 o mundo assistiu atônito ao massacre produzido por Slobodan Milosevic, contra muçulmanos bósnios. Milosevic tinha a convicção da impunidade e por muitas vezes debochou freneticamente da Corte Internacional de Haia, que o julgou por genocídio. Milosevic morreu sem ter uma condenação condizente com os crimes que cometeu e a humanidade mais uma vez assistiu a atos insanos produzidos pela junção “insanidade e poder”.

Futebol dilacerado:a violência urbana das torcidas organizadas na visão histórica do colunista

Fazendo uma leitura contextual desses pontos supracitados, leva-se em conta a celebre frase de Thomas Hobbes, “O homem é o lobo do homem”. Assim, iremos visualizar a humanidade como sendo produto do meio em que vive. Essa teoria encaixa-se diretamente nas “Torcidas Marginais Organizadas” do Brasil. Essas facções vêm manchando de sangue a paixão nacional: o Futebol. Irresponsáveis travestidos de torcedores conseguiram colocar o Brasil na liderança do ranking de países que mais ceifa a vida de pessoas que vão aos estádios de futebol.

É bem verdade que poucas vítimas eram realmente inocentes. Em muitos casos foi ratificado o envolvimento desses delinquentes com as “Torcidas Marginais Organizadas”. É insano e deplorável qualquer ato de violência onde deveria caber apenas alegria. O esporte foi criado para trazer prazer e não dor. É necessário que essas facções de marginais possam ter essa compreensão. As autoridades têm a obrigação de punir de forma exemplar todos esses marginais que de uma forma ou de outra cometem crimes em nome de uma “paixão” inexplicável.

As “Torcidas Marginais Organizadas” devem ser extirpadas por completo. Não basta impedir o acesso aos estádios em dias de jogos, é necessário demolir por completo as estruturas físicas e administrativas de toda e qualquer associação organizada ligada a times de futebol. O Brasil está sendo a trincheira de uma guerra que vem ceifando vidas há décadas. Assassinatos em massa estão acontecendo e os culpados vivem na mais doce impunidade.

Policial no ataque: confronto entre policiais e torcidas organizadas são constantes na grande maioria dos estádios brasileiros

Falar de uma grande matança em massa pode soar como exagero. Entretanto, não podemos esquecer que o Brasil é o país onde mais torcedores são mortos. Ou as autoridades fazem alguma coisa para o bem geral da sociedade, ou a barbárie vai continuar e consequentemente iremos ter o desprazer de ver (re)surgir novos Vlad’s, Hitler’s ou Milosevic’s.

Pelo bem do futebol brasileiro fazemos aqui um apelo às autoridades: implodam todas as “Torcidas Marginais Organizadas” e punam os marginais travestidos de torcedores. A sociedade agradece o bem estar que será oferecido com essa medida.




Nielsen Furtado é jornalista e comentarista oficial de Futebol de ANB Online.






              
Quero posar nu

O humorista Millôr Fernandes fala de sexo, preconceito e política e, aos 80 anos, se diz otimista

Por Luís Antônio Giron

Da ÉPOCA

O humorista, jornalista e artista plástico carioca Millôr Fernandes nega-se a completar 80 anos no próximo dia 16 de agosto. Como diz em um dos muitos currículos que escreveu, ele sempre se recusou a dançar conforme a música - ou conforme o tempo. Por insistência dos amigos e interessados em se consagrar com seus elogios, Millôr resolveu encerrar o assunto publicando, no início de julho, o livro Apresentações (Record, 256 páginas, R$ 34,90). Na coletânea, há elogios a poetas, diretores de teatro, atores, cantores, ilustradores e humoristas, inclusive ele próprio. 'É o fim da minha carreira de apresentador', jura a ÉPOCA, em seu apartamento de cobertura em Ipanema, bairro que ajudou a consagrar, nos anos 60, como meca da inteligência tropical. Um dos mestres da verve brasileira, Millôr ataca amigos, inimigos, revela seus planos e critica todos os governos, mas acredita que o humor tem função no Universo. O sarcástico antipensador enxerga o mundo com otimismo.


ÉPOCA - Em seu novo livro, você está mais bonzinho do que nunca. Por quê?
Millôr Fernandes -
Quero me livrar da obrigação de apresentar os amigos. Se eu levar esse tipo de coisa a sério, não faço outra coisa na vida. O pessoal acha que sou gênio, que é só começar que saem frases fantásticas. Ganho minha vida com isso. O novo livro interessa porque atravessa 500 anos de História e não há ali pessoas que eu não conheça bastante. Sou tão antigo que nunca conheci ninguém famoso.

ÉPOCA - É possível citar alguns anônimos célebres?
Millôr -
Há muitas celebridades obscuras. Manso de Paiva, por exemplo, o único regicida do Brasil. Manso matou com a faca o Pinheiro Machado, candidato à Presidência da República. Ele tinha uns 30 anos quando o conheci: ficava ali, esperando ser atendido, descascando tangerina. A maioria dos famosos desaparece com ou sem razão. O meu amigo fraterno Sérgio Porto é exceção. Ele ficou famoso com o 'Samba do Crioulo Doido', com as crônicas depois republicadas. Ele tinha talento, era bonito, agradável e mulherengo. Mas há muita gente de talento que desapareceu.

ÉPOCA - Como você virou celebridade?
Millôr -
De repente, todo o mundo que trabalhava no Cruzeiro ficou famoso. Depois da fama, continuei: fiz teatro, cinema, televisão e show no palco. Trabalhei até no show do Zimbo Trio com a Elizeth Cardoso no auge. Intitulava-se Do Fundo do Azul do Mundo. Eu entrava diante de mil pessoas no teatro Sacre Coeur, sem experiência, começava a falar. Eu imitava o Magalhães Pinto cantando.

ÉPOCA - A carreira na TV foi mais promissora?
MilIôr -
Apresentei Treze Lições de um Ignorante, primeiro em Belo Horizonte, depois no Rio. Aí o grande liberal Juscelino Kubitschek mandou censurar o programa. Desagradei porque li a notícia do dia: 'A primeira- dama do país voltou de Paris depois de seis meses e foi condecorada com a Ordem do Mérito do Trabalho'. Fui conversar com o censor, o que nunca tinha feito antes, porque acho que a censura se exerce pela violência. De qualquer forma prometi ler a notícia sem entonação. Mas ele disse que não adiantava. JK nunca voltou atrás.

''Os governos me assustam pela falta de raciocínio. O que o Fernando Henrique Cardoso já escreveu de besteira é incrível. Os livros dele são os de um bobo. Ele é tão tolo quanto o José Sarney, só que mais barroco''

ÉPOCA - Você se projetou nos tempos de censura. Como você compara o humor da ditadura com o de hoje?
Millôr -
Não tenho preocupação com mudanças. A vida é rica e o humor continua. Você me dá o governo mais democrático e eu percebo que estou vivendo dentro de uma ditadura. Nunca houve governo democrático em lugar nenhum. No Brasil, não existe mesmo. O que é diferente em uma democracia é você combinar que aquele que foi eleito vai ficar quatro anos no posto. No Brasil, o medíocre do José Sarney aumentou seu mandato para cinco anos. O nobre Fernando Henrique Cardoso aumentou para oito. Jango foi cortado pela ditadura. O Itamar disse que queria o Fusca, ele o teve no dia seguinte, coisa que nem o Hitler havia conseguido na Alemanha.


Millôr Fernandes: genial e incomparável, o escritor reiventou o País nas artes e na sátira política  


ÉPOCA - E Lula?
Millôr -
Lula é um autocrata. Esse negócio da bebedeira dele foi ridículo. Ele disse que decidiu expulsar o jornalista para servir de exemplo. Para quê? Para que todo o mundo fique com medo de escrever coisas negativas sobre ele? Amanhã eu não vou poder nem dizer que ele tomou umas e outras. O lugar-tenente Aldo Rebelo está me processando porque eu fui contra o projeto dele de proibir termos estrangeiros na língua portuguesa. É a mesma coisa o papa proibir que as mulheres dêem. Sua Santidade exigiu isso a vida inteira e as mulheres continuaram dando. A língua se transforma. Senão, estaríamos falando latim ou guarani. Escrevi que o Rebelo cometia uma idioletice. Ora, idioleto é um termo técnico para língua individual. Mas ele achou que eu o estava chamando de idiota. Veja bem: eu estava, mas ninguém pode me condenar. Ele me processou e está cobrando R$ 50 mil. Isso é intimidação para os jornalistas. Lula não tem um plano de coibir a liberdade de expressão. O problema é que ele acha que está sendo liberal. Os governos me assustam pela falta de raciocínio. O que FHC já escreveu de besteira é incrível. Os livros dele são os de um bobo. É tão tolo quanto o Sarney, só que mais barroco.

ÉPOCA - Como você vê a condição do negro hoje?
Millôr -
É um processo irreversível. A gente adquiriu uma consciência e o negro se valoriza. No Brasil, onde tudo é mais lento, o pessoal do pagode ficou mais bem alimentado e hoje as meninas querem dar para o crioulinho que elas acham bacana. Eu, como sou o rei de perceber as coisas e mudar, já fiz alterações nas frases clássicas: 'Atrás de todo grande homem tem sempre um negão'. A outra: 'À noite, todos os pardos são gatos'. É a verdade atual. É preciso abrir a escola e a sociedade para os negros. Negritude é chique.

ÉPOCA - Você e sua turma eram libertários sexuais ou aquele discurso servia para seduzir as garotas?
Millôr -
Minha turma era ligada ao elemento feminino. Nós éramos libertos mesmo. Não tem tu, vai tu mesmo. Éramos livres com todos os entraves. Mulher era para o prazer mesmo. Meus amigos Sérgio Porto e Antônio Maria morreram de amor. Hoje isso está cada vez mais difícil. Homem e mulher têm medo de se entregar por temor de processo.

ÉPOCA - Há diferença entre a liberação sexual de seu tempo e a atual?
Millôr -
Comigo não tem diferença, porque não saio para conquistar menininhas nas boates. Minha vida é reclusa e você tem relações que algumas vezes se tornam mais íntimas. O fato é que a relação atual entre homens e mulheres é tão complexa que ninguém pode dizer mais nada. Há liberação, mas também setores conservadores de gente jovem. Não é assim nem assado. Houve uma liberação absoluta. Se a gente diz para uma menina de 15 anos que a virgindade era uma coisa sagrada para a mulher, ela não vai acreditar. Hoje a menina pode dormir com quem quiser.
ÉPOCA - Você ainda acha que o humor gay é impossível?
Millôr -
Atualmente há muita mulher comediante, mas poucas escrevendo algo que valha a pena. Quero que você me mostre um Ivan Lessa ou mesmo um Sérgio Porto gay. O programa Saia Justa não é humor, é uma excrescência, esculhambação. As apresentadoras interrompem o programa dizendo que estão com regras. Casseta e Planeta envolve superprodução para sustentar trocadilhos agressivos.

ÉPOCA - O humor está mais escatológico?
Millôr -
Tem de tudo. As coisas explodiram de tal maneira que não é mais possível chegar a uma conclusão.

ÉPOCA - Ao longo destes 70 anos, seus textos não foram ficando menos prolixos e mais concisos?
Millôr -
Não sei. A língua serve para você ser claro ou obscuro quando quiser. A profissão me fez eclético. Aprendi inglês quando traduzi histórias em quadrinhos. Eu fazia dez seções na revista, mas nunca deixei de ir à praia namorar as moças. Tenho preconceito com o cara que é fanático por trabalho e com o sujeito que é monógamo. A vida desse jeito fica muito limitada.

ÉPOCA - Por que você resiste a ser entrevistado?
Millôr -
Não gosto de dar entrevista, porque é natural que o entrevistador faça uma interpretação. Uma das formas de interpretar é extrair da entrevista o que você disse de mais agressivo e botar em destaque. Aí você parece um cão danado. Chegou um tempo em que eu perguntava quanto pagavam pela entrevista, porque sou um profissional. Por que vou dar a minha cara à televisão de graça? Quero ganhar é a minha gaita. Tudo o que fiz na vida foi a pedido, exceto duas coisas: a exposição que fiz no Museu de Arte Moderna, em 1957, e depois uma peça excepcional, Flávia, Cabeça, Tronco e Membros.

ÉPOCA - Por que você implica com Machado de Assis?
Millôr -
Machado de Assis é um bobo, mas todo o mundo o coloca no céu. É difícil a pessoa recuar naquilo que absorve na juventude. Minha cabeça funciona o tempo todo. A questão da Capitu em Dom Casmurro, por exemplo. Fica todo o mundo preocupado se a Capitu deu ou não para o Escobar. Ora, é evidente que sim. O livro diz que o filho da Capitu tem a cara do Escobar. Demonstro com evidências que Capitu traiu. Bentinho descreve de tal maneira Escobar que ele parece mesmo apaixonado pelo amigo. Peguei trechos sintomáticos do Bentinho no livro. Escobar se afasta no ônibus e Bentinho fica triste porque ele não lhe dá adeus. Eles ficavam de mãos dadas no colégio de padres e os padres achavam aquilo estranho. Não era normal. Dom Casmurro é um livro fraco.

ÉPOCA - Qual é o seu ideal de vida?
Millôr -
O meu é ficar pensando, sem fazer nada. Sempre vi essas beldades das revistas falando aquele clichê: 'Não quero ser reconhecida apenas pela beleza física'. Eu também não quero ser reconhecido apenas pelo meu talento. Eu quero posar nu!

ÉPOCA - Há alguma vantagem em chegar aos 80 anos?
Millôr -
O problema é que querem comemorar a data. Tinha o meu plano de não passar dos 80. Nunca tive problema com 20, 40, 50 anos. Agora estão me jogando contra a parede. Estou fazendo força para não ser mais engraçadinho. Porque sou muito engraçadinho. Com 80, você não pode mais fazer graça.

ÉPOCA - Você é otimista?
Millôr -
Vivo no melhor dos tempos. Mesmo a violência é resultado da melhoria da vida humana. A automação está provocando a demissão de todo o mundo. As pessoas são obrigadas a sair às ruas. Nesse momento, em 20 ou 50 anos, ou você socializa os benefícios básicos, ou o mundo vai explodir. Quando a gente liga a TV, percebe que o mundo está explodindo. Mesmo hoje, com essa possibilidade de ver tudo, Bush e Blair contaram mentiras para provocar a guerra e torturaram presos. Há 20 mil anos, Nabucodonosor torturava prisioneiros e ninguém sabia. Nosso tempo é admirável. Não adianta querer recuar. No século XIX, você não tinha nada. As pessoas eram sujas e nojentas. Pode-se dizer que elas não sentiam isso. Mas hoje a vida é muito melhor. Sou um otimista: com 6 bilhões de pessoas no planeta, devem existir por aí pelo menos 10 mil gênios.




Millôr Fernandes nasceu no Rio de Janeiro em 16 de agosto de 1923. Foi um cartunista, humorista, dramaturgo, escritor e tradutor brasileiro.

Com passagem marcante pelos veículos impressos mais importantes do Brasil, como O Cruzeiro, O Pasquim, Veja e Jornal do Brasil, entre vários outros, Millôr é considerado uma das principais figuras da imprensa brasileira no século XX.Multifacetado, obteve sucesso de crítica e de público em todas os gêneros em que se aventurou, como em seus trabalhos de ilustração, tradução e dramaturgia, sendo várias vezes premiado.Além das realizações nas áreas literária e artística, ficou conhecido também por ter sido um dos idealizadores do frescobol.

Com a saúde fragilizada após um acidente vascular cerebral no começo de 2011, veio a morrer em 27 de março deste ano, aos 88 anos.



Com informações de Fernando Atallaia.
O governo Dilma e a Nova Classe Rica

Por Luciano Suassuna

O fenômeno foi mensurado pela pesquisa “De Volta ao País do Futuro”, do Centro de Políticas Sociais da Fundação Getúlio Vargas: proporcionalmente, até 2014 as classes A e B somadas irão crescer quase três vezes mais que o ritmo de expansão da classe C. Nos próximos dois anos, nada menos do que 6,5 milhões de brasileiros, uma população equivalente a do Paraguai, alcançarão as faixas mais altas da pirâmide social.

Isso significa que eles terão renda familiar acima de R$ 6.220, carro para passear e vários eletrônicos e eletrodomésticos (tevê, geladeira, máquina de lavar, computador) equipando a casa. A maioria será formada em universidades, terá um plano de saúde para usar médicos e hospitais particulares e deverá viajar de férias uma vez por ano. Quase todos terão televisão por assinatura e banda larga doméstica. A Nova Classe Rica, portanto, deverá entrar para a história do governo Dilma Rousseff assim como a Nova Classe Média, a incorporação de 35 milhões de pessoas ao mercado consumidor, esteve para o governo Lula.

Do ponto de vista econômico, trata-se de uma equação já desenhada: mantido o atual ritmo de crescimento do PIB e de aumento da renda média, o Brasil assistirá, em algum momento dos próximos 18 meses, a um evento inédito. Pela primeira vez na sua história, haverá mais gente no cume da pirâmide social do que na base – até a eleição presidencial de outubro de 2014, deveremos contar cerca de 30 milhões de brasileiros ricos contra 20 milhões de brasileiros miseráveis.

Getty Image

Eike Batista: sorrindo com o vento, ele tem meros US$ 30 bilhões guardados no colchão

Do ponto de vista político, a antiga mentalidade verá na expansão da Nova Classe Rica quase a
contradição de um governo que fez do “Brasil sem Miséria” sua bandeira social. Muitos brasileiros ainda se indignam mais com a riqueza do que com a pobreza, mas nesse caso a leitura social é exatamente a oposta. O estudo da FGV mostra que o Brasil sepultou definitivamente o ciclo de concentração de renda das décadas de 1970 e 1980. E o objetivo final do programa de Dilma Rousseff nunca foi o de manter uma massa de excluídos, mas de justamente extingui-la. Aos poucos, um pedaço crescente do Brasil perde a vergonha de celebrar a a adição de seis novos bilionários na lista da revista Forbes (agora são 36) ou a assunção de quase duas dezenas de novos milionários por dia (agora são quase 150 mil brasileiros com mais de um milhão de dólares em investimentos de liquidez imediata).

A grande questão que a Nova Classe Rica suscita, para ela e para o futuro do país, está ligada ao retrato que fará de si mesma. Se herdar o comportamento individualista, patrimonialista e autoritário da velha elite, o Brasil será uma caricatura de país desenvolvido. Mas se essa nova força estiver baseada em igualdade de direitos e oportunidades, em progresso pelo esforço de cada um, no cuidado com os espaços coletivos, no aprimoramento intelectual e no refinamento do gosto, essa Nova Classe Rica mudará o patamar do Brasil uma segunda vez.




Luciano Suassuna, 46 anos, é diretor de Jornalismo do Portal iG. Tem dois prêmios Esso de Reportagem, um prêmio Jabuti de livro-reportagem e três livros publicados. Na Editora Três, foi chefe da sucursal de Brasília e redator-chefe da revista IstoÉ, lançou a revista IstoÉ Gente e, como diretor editorial adjunto, participou da modernizaBraziliense.ção de oito revistas da editora. Foi correspondente em Paris do jornal Zero Hora, editor-executivo do Estado de S. Paulo e editor-assistente da revista Veja e repórter dos jornais Folha de S. Paulo, O Globo e Correio Brasiliense.
quarta-feira, 28 de março de 2012
CNJ investiga Tribunal de Justiça do Maranhão


Do blog do Luís Cardoso


O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) decidiu, nesta terça-feira (27/3) avocar processo administrativo disciplinar instaurado na Corregedoria-Geral do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), para apurar supostas irregularidades cometidas por servidores na distribuição de processos do Fórum de São Luís (MA). A decisão foi tomada devido às dificuldades que o Tribunal vinha enfrentando para dar continuidade às investigações.


Por unanimidade, o plenário acompanhou o voto da corregedora nacional de Justiça, ministra Eliana Calmon, na avocação 0003361-69.2011.2.00.0000. Com a determinação, ficará a cargo da Corregedoria Nacional de Justiça apurar os indícios de fraude funcional supostamente cometida por quatro servidores do Fórum de São Luís.


Os problemas foram detectados em correição promovida pela Corregedoria-Geral do TJMA na unidade, que identificou a existência de fortes indícios de fraude na manipulação do sistema eletrônico que distribui os processos do fórum. Como resultado, foi instaurado processo administrativo disciplinar na Corregedoria Estadual em agosto de 2009, o qual permanece sem desfecho, diante das dificuldades em se nomear um juiz para presidir a comissão de investigação.


Ministra Eliana Calmon, do Conselho Nacional de Justiça: ela estar de olho no TJ do Maranhão


De acordo com informações prestadas pela Corregedoria do TJMA ao CNJ, desde que o processo foi instaurado, vários magistrados foram declarados suspeitos ou impedidos para atuar na investigação. Após diversas tentativas, em março do ano passado, foi designado novo juiz para apurar o caso, no entanto, o prazo para a conclusão do processo disciplinar foi constante prorrogado.


Para a ministra Eliana Calmon, as dificuldades enfrentadas pelo Tribunal – decorrentes das sucessivas declarações de suspeição – e a gravidade dos fatos – que permanecem sem apuração há mais de 30 meses – ensejam a tomada de providência pelo CNJ, por meio da avocação.


Trata-se de hipótese excepcionalíssima, constituindo-se exceção justificada pela circunstância da não efetividade do procedimento instaurado na origem e pela gravidade dos fatos”, ressaltou a ministra.


Desembargador Guerreiro Júnior, presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão:servidores do TJ na mira das investigações 

Segundo ela, a demora na apuração dos fatos pode levar à prescrição do caso e, consequentemente, à não punição dos responsáveis pelas supostas irregularidades. Com a avocação, a Corregedoria Nacional vai analisar se há necessidade de aprofundar a investigação por meio de sindicância ou se há indícios suficientes para propor abertura de Processo Administrativo Disciplinar (PAD) no CNJ contra os servidores.
terça-feira, 27 de março de 2012
Governo do Estado comprou 7,5 toneladas de pescado

Do blog do Luis Cardoso

A governadora Roseana Sarney adquiriu mais de 7,5 toneladas de frutos do mar, entre: peixe, camarão, lagosta , sururu e caranguejo. Não se trata de nenhum programa de distribuição de alimentos para a Semana Santa. A quantidade que daria para alimentar milhares de pessoas, será utilizada para abastecer as geladeiras e freezers dela e do vice-governador, Washington Oliveira.

Luís Fernando Silva, da Casa Civil: a ordem para a aquisição das benesses do mar teria saído de seu gabinete

Só de filé de pescada amarela fresca, foram comprados mais de 1,3 toneladas e gastos R$ 85.674,00. O camarão fresco também lidera a preferância do cardápio de nossos representantes, com mais de 1,2 toneladas.

Confira abaixo a lista de compras do governo. A conta: R$ 354.527,40 foi paga exclusivamente com dinheiro público. Isso é que é comer bem!






Com informações de ANB Online.
Retalhos Poéticos na obra existencial de um músico brasileiro

Por Fernando Atallaia

O cantor e compositor maranhense Eliseu Cardoso dispensa maiores apresentações. Veja na íntegra como Cardoso, que é amigo pessoal deste repórter, se define em sua arte e história: Fique com este grande artista da maranhencidade contemporânea:


''Sou pinheirense, mas poderia ser israelense ou palestino, talvez muçulmano, quem sabe budista. O mundo é nossa casa, assim como o rio da minha cidade às vezes é mar. Entre a borboleta e o casulo existe um instante difícil de ser pensado. Gostaria de ser tudo isso, apesar de ser apenas isto, mas há dias em que sou aquilo que nem mesmo eu sei o que é''.


Poema Em que Tempo, de autoria de Eliseu Cardoso

quando acordaremos de verdade do sono que nos mantém acordados?
em que dia da semana gritaremos nossos erros?
em que hora beijaremos a terra, pedindo desculpas ao céu?
em que instante choraremos abraçados às árvores e animais?
nossos olhos aguentarão a verdade da luz?
nossa boca sentirá o gosto do que jamais foi comido?
nossos ouvidos escutarão a palavra recriada?
em que momento nos reencontraremos, todos os humanos para respondermos juntos:
por onde estivemos por tanto tempo?


Fernando Atallaia é editor de ANB Online e além de repórter também é músico, cantor, compositor e poeta. Integra com Eliseu Cardoso, a Geração 90 da poesia e da música produzidas no Maranhão a partir desta década.
O descaso de Onacy Paraíba e o sofrimento da população


Do blog do Domingos Costa


Dariamente o blog Domingos Costa  mostra o abandono em que o Prefeito Onacy Vieira Carneiro deixou o Município de Raposa. Afundado em dividas, sem infraestrutura nos bairros, com o viva caindo aos pedaços, obras inacabadas, sem geração de emprego e a pesca cada vez mais em decadência.

Onacy Paraíba: péssimo prefeito, ele tem a rejeição maciça da população de Raposa
17 anos de pedidos e abaixo-assinados e, até agora, tudo em vão. Ao que parece, a situação piorou. As ruas da Vila Bom Viver, um dos maiores bairros da Raposa, município localizado na Região Metropolitana de São Luís, só não estão totalmente intransitáveis, devido à ação da população.


Os buracos se transformaram em crateras. A Rua 15 de novembro, por exemplo, é tomada pelo lixo e foi “pavimentada” com palha e cascas de coco, pelos populares. O mau cheiro incomoda e a falta de iluminação oferece riscos à segurança de quem precisa usar a via pública no período da noite.

Moradores de Raposa: reunidos, eles contemplam uma das obras-primas do prefeito Onacy Paraíba

Os moradores reclamam que a comunidade está abandonada há mais de 17 anos, mesmo após a emancipação do município. A ausência de infraestrutura na área vai além dos serviços básicos que deixam de ser oferecidos à população. O sentimento de quem mora na Vila Bom Viver é de total abandono e insatisfação.

A situação é tão caótica que existem relatos de moradores que resolveram abandonar suas casas no bairro e só pretendem voltar para o local após as melhorias. A Prefeitura, no entanto, ainda não fez nada para minimizar o drama vivido pelos moradores.

“Nós estamos cansados de procurar o Poder Público. Na Prefeitura, fazem um verdadeiro jogo de empurra”. “Não temos resposta de quando acabará esse caos”, reclama o comerciante Vanderlei Santos da Silva, 37 anos.


“É perigoso passar por aqui à noite. Além da escuridão, que pode levar alguém a se machucar, em meio a tantos buracos e lixo, há outros problemas com falta de coleta, saneamento e insegurança”, diz a aposentada Maria Delma Pereira, 66 anos, moradora do lugar.

Isabel Santos Conceição, 36 anos, é uma das comerciantes que passam sufoco com os problemas causados pela buraqueira das ruas. ”A Rua 15 de novembro é uma das ruas mais esquecidas da Raposa.

Rua 15 de Novembro da Vila Bom Viver em Raposa: secretaria de obras da prefeitura não faz esse percurso há anos
Os caminhões não trazem mais mercadorias na porta do comercio e nós, comerciantes, somos obrigados a pagar um frete extra (carroça ou carro de mão) para os produtos chegarem até comercio “, desabafa.

A situação é tão caótica que existem relatos de moradores que resolveram abandonar suas casas no bairro e só pretendem voltar para o local após as melhorias. A Prefeitura, no entanto, ainda não fez nada para minimizar o drama vivido pelos moradores.

“Nós estamos cansados de procurar o Poder Público. Na Prefeitura, fazem um verdadeiro jogo de empurra”. “Não temos resposta de quando acabará esse caos”, reclama o comerciante Vanderlei Santos da Silva, 37 anos.



Com informações de Fernando Atallaia


segunda-feira, 26 de março de 2012
Tibetano ateia fogo no corpo contra visita de presidente chinês à Índia


Um exilado tibetano ateou fogo ao corpo nesta segunda-feira (26) em Nova Délhi durante uma manifestação de protesto contra a visita que o presidente chinês, Hu Jintao, fará em breve à Índia. O protesto ocorre dias antes da Quarta Cúpula dos Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), que ocorrerá entre 28 e 29 de março, em Nova Délhi, e terá a presença da presidente Dilma Rousseff.

Janphel Yeshi colocou fogo no próprio corpo em protesto (Foto: AFP)

Janphel Yeshi colocou fogo no próprio corpo em protesto (Foto: AFP)

O homem, de 27 anos, identificado como Janphel Yeshi, colocou fogo no corpo em pleno centro da capital indiana, segundo fontes policiais. Ele foi levado para um hospital e, segundo a agência de notícias Associated Press, teve 85% do corpo queimado e seu estado é crítico. Ao menos 30 tibetanos já atearam fogo contra o corpo no último ano contra o controle chinês na região do Tibete e pela volta do Dalai Lama à região – 20 deles morreram.
Soliney Silva bota o terror em Coelho Neto

Do blog do João de Sousa

A ação protagonizada pelo atual prefeito de Coelho Neto, Soliney Silva, no início da noite sábado (24) na sede do Sindicato dos Servidores Municipais chocou a população do município.

Prefeito de Coelho Neto, Soliney Silva.

Prefeito Soliney Silva: ele bota o terror no município que 'governa'

Tudo começou quando algumas pessoas que fazem parte da atual administração, entre elas a secretária de saúde, senhora Rosângela Curado, resolveram organizar e liderar uma “manifestação” de pessoas contratadas sem concurso público que se deslocou pela Avenida Santana com o propósito de ir à frente do sindicato onde haveria uma Assembleia Geral daquele sindicato em comemoração aos seus 23 anos de luta em defesa dos servidores municipais coelho-netenses.

O motivo dessa “manifestação” seria pelo fato de o sindicato pressionar o governo municipal a dá posse aos aprovados no último Concurso Público Municipal que já foi prorrogado uma vez e que perde a validade no mês de maio.

O grupo de “manifestantes” a principio foi contido pela polícia militar evitando assim a invasão do sindicato, mas logo depois quando os sócios do sindicato se preparavam para iniciar a Assembleia foram surpreendidos pelo próprio prefeito da cidade que furou o cerco da polícia que estava cerca de 200 metros levando consigo todos os manifestantes e com chutes ele mesmo derrubou o portão do sindicato invadindo e agredindo algumas pessoas.

Uma senhora contratada pelo sindicato para filmar o evento foi a primeira vítima do prefeito enfurecido que a agarrou pelo pescoço, a derrubou no chão, e com extrema violência tomou-lhe a filmadora. Uma brutalidade inenarrável.

O evento do sindicato foi comunicado com antecedência às autoridades policiais do município e o documento enviado tanto à polícia Civil quanto à polícia Militar já alertava a respeito dessa manifestação liderada por pessoas da atual administração e que isso poderia representar risco de violência e tentativa de invasão, mas infelizmente isso não foi o suficiente para evitar esse triste ocorrido.

O fato foi imediatamente comunicado ao vice-governador do Maranhão e cerca de 50 minutos depois chegou à cidade uma viatura do GOE e mais viaturas da Polícia Militar da Cidade de Caxias e Duque Bacelar. Os advogados do Sindicato Dr. Walkmar Neto e Dr. Tiago foram acionados de imediato pela Direção da instituição. Dr. Walkmar Neto mora na cidade de Caxias-MA, mas chegou junto com as viaturas policiais.

Sob a orientação jurídica e com a garantia de sua integridade física as pessoas agredidas foram à Delegacia de Polícia registrar B.O e ao “Hospital Municipal” fazer exame de corpo de delito. A ida ao hospital foi acompanhada por uma viatura do GOE de Caxias-MA, visto que havia rumores de que o prefeito lá estaria aguardando a chegada dos sindicalistas.

O dirigente sindical Lima Júnior foi uma das vítimas do grupo liderado pelo prefeito.

Sindicalista Lima Júnior, de Coelho Neto:porradas do grupo liderado pelo prefeito

Havia crianças no local e no desespero mães se trancaram com seus filhos nos banheiros da instituição. Câmeras fotográficas e alguns aparelhos celulares foram tomados com violência a mando do próprio prefeito que transtornado se preocupava em eliminar todos os registros de sua ação grotesca contra pais e mães de família. Pessoas simples e ordeiras. O dirigente sindical Lima Júnior foi uma das vítimas do grupo liderado pelo prefeito e ficou bastante machucado. A imagem fala por si.

O que se viu na noite de sábado (24) na cidade de Coelho Neto foi uma verdadeira afronta ao estado de direito. Prefeito invadir sindicato é algo jamais visto na história do Maranhão. Mas em Coelho Neto atualmente parece que tudo pode. Estranhamente, parece que tudo pode. Até quando seremos obrigados a suportar essa ditadura?

Manoel Ribeiro reafirma pré-candidatura em Paço do Lumiar
 O deputado estadual Manoel Ribeiro (PTB), voltou a confirmar que é pré-candidato a prefeitura de Paço do Lumiar.
Meus adversários se sentindo já derrotados começaram a plantar que eu não sou candidato em Paço do Lumiar, mas isso não passa de uma estratégia política, pois sou sim candidato e entrarei na disputa com o intuito de vencer as eleições e dar um jeito no município que sofre com uma péssima administração”, declarou Ribeiro.

O parlamentar assegurou que sua candidatura deve estar incomodando, pois essa já é a segunda tentativa de adversários de confundirem a cabeça do eleitor.
Deputado Manoel Ribeiro: forte nome ao Executivo Municipal  de Paço do Lumiar

“Primeiro disseram que eu não tinha domicílio eleitoral, agora esse novo boato, isso é sinal que minha candidatura está incomodando e vai incomodar mais”, afirmou.

A eleição em Paço do Lumiar deve ser interessante e bastante disputada, pois além de Manoel Ribeiro, o deputado federal Pinto da Itamaraty (PSDB), já confirmou que disputará a eleição.

Além dos dois parlamentares que surgem para a disputa, a eleição ainda terá a presença de professor Josemar (PR), que segundo informações, é atualmente o candidato melhor avaliado pela população “sofrida” de Paço do Lumiar.

Figuram ainda na lista de pré-candidatos a prefeito de Paço, Núbia Dutra(PDT), Moraes(PP), Inácio(sem partido), e o vice de Bia Venâncio, Raimundo Filho, do PHS.


Diante da realidade caótica e depressiva pela qual passa aquele município, com a administração Bia Venâncio protagonizando inúmeros processos na justiça, sabe-se que a grande maioria da população da cidade já não aceitaria a reeleição da atual prefeita.
Fernando Atallaia com informações de blog do Jorge Aragão e blog da Umesp.


Caso Cachoeira gera troca de provocações entre deputados no Twitter

Do Estadão

O envolvimento irregular entre o contraventor Carlos Augusto Ramos, conhecido como Carlinhos Cachoeira, e parlamentares, e que desencadeou em investigações da Polícia Federal resultou também numa troca de provocações entre deputados de Goiás, via Twitter.

A discussão envolveu o deputado Armando Vergílio (PSD) e o deputado Ronaldo Caiado (DEM), após Vergílio cobrar provas do Ministério Público e da Polícia Federal sobre a denúncia feita pela revista Veja de que Cachoeirinha financiava campanhas políticas com fundos vindos da exploração ilegal de jogos em Goiás, entre as quais a do senador Demóstenes Torres (DEM-GO).

'Não se deixe levar pelas provocações dos desafetos q vc constrói com seu estilo 'BOI SELVAGEM' no comando do DEM', disparou Vergílio.

Caiado deu como resposta: 'Prefiro fazer política ao estilo boi selvagem que ao seu estilo boi de canga', replicou ao se manifestar também contrário à instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), proposta pelo deputado Protógenes (PCdoB) exclusiva para o caso.

Segundo Caiado, já existem provas e investigações suficientes do MP e da PF. 'CPI é para algo novo, sem investigação, como a corrupção que toma conta dos ministérios. Por que não assinaram a CPI da Corrupção?', tuitou.

Carlinhos Cachoeira: pivô da troca de farpas entre parlamentares brasileiros; contraventor e bicheiro é bem conhecido dos corredores de Brasília

Vergílio reagiu à discordância do colega e ironizou Caiado. 'Porém sendo a CPI instalada me disponho a participar ativamente dela ativamente, e vc???', escreveu.

'Mostre q ñ tem canga. Faça parte da CPI. Quero te encontrar lá. Quem ñ deve, ñ teme, quem ñ teme ñ treme', postou Vergílio.

O deputado do PSD ainda cobrou de Caiado 'a verdadeira opinião' que ele tinha sobre os deputados de sua sigla envolvidos no caso.

O deputado do DEM disse que esperará para ver todos os documentos da operação antes de formular qualquer juízo de valor dos partidos.

Vergílio rebateu, afirmando que fará também o juízo de todos, 'especialmente daqueles que são (ou se consideram os paladinos da moralidade', referindo-se aos correligionários de Caiado.
Mais tarde, o deputado do DEM voltou a tuitar sobre o caso, escrevendo que não poupará culpados do caso, independente de partido, cargo ou governo.

Registros revelam gravações feitas pela PF de diálogos entre o senador e Cachoeira, em que Demóstenes pediria o pagamento de uma despesa de táxi-aéreo de R$ 3 mil.


Em outra gravação, o senador teria revelado ao empresário detalhes de reuniões reservadas da qual participou no Congresso.

O relatório, segundo a reportagem, foi enviado à Procuradoria Geral da República em 2009, mas não teve encaminhamento. O documento aponta o envolvimento de outros deputados.

Carlinhos Cachoeira foi preso no final de fevereiro na Operação Monte Carlo, deflagrada pela Polícia Federal e que levou cerca de 30 pessoas à prisão. Na semana passada, o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, disse que vai analisar os diálogos.

Nessa terça-feira, 20, o deputado Protógenes Queiroz (PC do B-SP) entregou pedido de instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a relação de parlamentares com o empresário.

domingo, 25 de março de 2012
Zé Vieira é condenado por desvio de R$ 3 milhões

O Ministério Público Federal no Maranhão (MPF/MA) teve o pedido de condenação do ex-prefeito de Bacabal (MA), José Lins Vieira, deferido pela Justiça Federal. Ele desviou quase R$ 3 milhões de reais em recursos públicos repassados pelo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef) que deveriam ser aplicados em investimentos voltados para a educação do município.

Constatadas as irregularidades em auditoria da Controladoria Geral da União (CGU) realizada no município de Bacabal, o MPF propôs contra o ex-prefeito ação de improbidade, por danos ao erário e aos princípios da administração pública e enriquecimento injustificado.

Deputado ficha-suja Zé Vieira: eleito para representar o povo, ele preferiu as 'políticas' individuais do próprio bolso


Segundo o MPF, entre outros atos de improbidade, o ex-prefeito realizou licitações para compra de material de limpeza, material didático e de expediente, por intermédio de sucessivas licitações ao invés de realizar licitação única, maximizando gastos. Além disso, montou processos licitatórios com indicação genérica do objeto, impossiblitando a apresentação de propostas, e, em alguns casos com a contratação direta do fornecedor, sem formalização de dispensa de licitação.

Ainda, para justificar os gastos, o réu apresentou uma série de notas fiscais fraudulentas. No somatório das despesas não comprovadas com as que foram justificadas pelas notas fiscais irregulares chegou-se ao valor exorbitante de R$ 2.820.448,54.

Pela sentença, o ex-prefeito terá que devolver os quase R$ 3 milhões de reais desviados corrigidos desde 2004, perderá a função pública que ocupar, terá os direitos políticos suspensos por seis anos, pagará multa equivalente a uma vez ao valor do dano causado (de R$ 2.820.448,54) e ficará proibido de contratar com o poder público ou receber benefícios ou incentivos fiscais por 5 anos.

Assessoria de Comunicação do MPF-MA


Cantor João Mineiro morre no interior de São Paulo

Por Famosidades

SÃO PAULO - João Mineiro, de 76 anos, famoso por formar a dupla sertaneja João Mineiro e Marciano, morreu na noite do último sábado (24), no hospital Paulo Sacramento, em Jundiaí,no interior de São Paulo.

A assessoria de imprensa do hospital informou que o cantor deu entrada com quadro de insuficiência cardíaca e depois de passar por um a cirurgia, ele permaneceu respirando com a ajuda de aparelhos, durante todo o sábado (24).

FAMOSIDADES

João Mineiro: cantor embalou por décadas o povo brasileiro com o melhor da música sertaneja de qualidade



Segundo a assessoria de imprensa da dupla João Mineiro e Mariano (seu atual parceiro de cantigas), o cantor se sentiu mal na última segunda-feira (19), em sua casa, localizada em Campo Limpo Paulista, cidade vizinha de Jundiaí, e teve que ser internado.

Ainda de acordo com a fonte, os familiares, amigos e fãs do cantor poderão se despedir até às 16 horas deste domingo (25), no Velório Municipal Adamastor Fernandes, em Jundiaí. O corpo de João Mineiro será interrado em sua cidade natal, Andradas, em Minas Gerais.


LEIA NA ÍNTEGRA O POEMA ‘AOS RATOS DE MADAME’, DA OBRA INÉDITA ODE TRISTE PARA AMORES INACABADOS DO POETA E ESCRITOR RIBAMARENSE FERNANDO ATALLAIA



Aos Ratos de Madame



Há quem te chame hoje e no ontem sem saber teu nome?

Há quem te implore uma sílaba um calmante nas laudas de um poema?

Queima antes do escândalo tua doença e corre sem gritar

Em silêncio

Desperta desse sono Rato de Madame  desperta e beija outro monte de miséria

Enxerga teu andar corta tua artéria e deixa jorrar o maná que tens e não vês


Rato de Madame: no rastro do perfume das gazelas, ele sempre gozou da rejeição das fêmeas mais desejáveis


Há quem te convide para a festa dos banquetes infelizes?

Há quem te envolva com leite e água quente no introito de um verso?

Molha antes do parto tua gênese e vive somente teu calcanhar


Em silêncio



Kim Kardashian: madame de nosso tempo, ela adora pisotear puxa-sacos e ratos bajuladores




Desperta desse tempo morto Rato de Madame desperta e toca outro desperdício

Em mistério

Venera tua fome contempla teu olhar e deixa o olho falar por si

A boca que engasga



2006
sábado, 24 de março de 2012
Secretaria de Assistência Social da prefeitura de São José de Ribamar desvia recursos do FMDCA, aponta relatório.

Por Fernando Atallaia

Da Agência Baluarte


O Fundo Municipal da Criança e do Adolescente de São José de Ribamar- gerido pelo CMDCA, vem sofrendo um grande desfalque em seus investimentos, é o que afirma o relatório do FORUMDCA (UMOVIK), datado do dia 11 de dezembro de 2011 e endereçado ao presidente do Tribunal de Contas do Estado, requerendo processo investigatório, apuração da aplicabilidade de recursos entre os anos de 2007 a 2011 e ainda devolução dos investimentos desviados.

De acordo com o levantamento realizado pelo Fórum, o Fundo não estar sendo utilizado adequadamente como manda a lei municipal 423 de 2001 e o decreto número 37 de 2003, que em conformidade com a resolução 139 do ano de 2011, do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente-CONANDA, regem e determinam a forma com a qual os recursos devem ser aplicados.

O relatório chama atenção para despesas realizadas aleatoriamente pela Secretaria de Assistência Social do município-SEMAS e não autorizadas pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente-CMDCA e também responsabiliza a prefeitura pela não fiscalização das irregularidades em órgão de sua competência. As despesas totalizam o valor de R$ 32. 014,36. Segundo a denúncia, somente em 2010 R$ 65 mil dos R$ 250.930,30 autorizados pelo gestor municipal, foram gastos com despesas não autorizadas pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente-CMDCA. O relatório confirma os dados.
Ribamar Dourado: secretário de Assistência Social, Trabalho e Renda da prefeitura de São José de Ribamar
A denúncia formulada pelo Fórum é assinada pelas principais associações ligadas a entidade, a exemplo da Associação dos Moradores do Andirobas dos Gouveias; Associação de Pais e Amigos Reviver; União dos Moradores da Vila Kiola Costa-UMOVIK e Comunidade Nossa Senhora Aparecida. Todas prejudicadas pelos desvios.

O relatório em vários momentos também questiona a constitucionalidade das práticas executadas pela Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Renda- SEMAS e move representação contra o titular da pasta, Ribamar Dourado e o prefeito do município, Gil Cutrim, além de exigir que seja apurada a responsabilidade administrativa dos gestores municipais denunciados.
Gil Cutrim: prefeito de São José de Ribamar
O descumprimento da Lei Municipal 423 de 2001 por parte da Prefeitura e da SEMAS ganha legitimidade e respaldo factual nos extratos emitidos pelo Banco do Brasil, que mostram a conta bancária do Fundo sendo movimentada sem a devida autorização dos conselheiros, conforme aponta o relatório encaminhado ao TCE.

A reportagem tentou contatar o titular da Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Renda do município, Ribamar Dourado, para obter esclarecimentos sobre as denúncias, mas até o fechamento dessa matéria nenhuma ligação havia sido atendida. Em seguida, a equipe de reportagem de ANB Online tentou contatar o chefe do Executivo Municipal, mas as mensagens anunciavam telefone fora de área ou desligado.



Conlagos e UNDIME reúnem educadores na capacitação do “Mais Educação”

no interior do estado





Por Lidiane Corrêia

Especial para ANB Online




Representantes do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) e Ministério da Educação (MEC) estiveram no Maranhão, nas cidades pólos de Itapecurú e Santa Inês, nos dias 20 e 21 de março, respectivamente, para apresentar o Seminário de Capacitação do programa “Mais Educação”, proposto em parceria com a UNDIME, Conlagos, prefeituras municipais e Secretaria Estadual de Educação.


Autoridades marcaram presença na abertura do seminário, nas duas cidades, como o presidente do Conlagos e prefeito de Bom Jardim, Dr. Roque Portela; o Diretor- Executivo do Conlagos, Ronald Damasceno; Raimundo Bringel, prefeito de Santa Inês; Núbia Cutrim, Coordenadora Estadual do Bolsa Família;

Inês, o encontro aconteceu no Auditório da Prefeitura Municipal, que contou com aproximadamente trezentos representantes do “Mais Educação” das cidades vizinhas a cada pólo. As técnicas do MDS e do MEC, Juliana Macedo e Thaís Schuarzberg esclareceram as matrizes do programa e tiraram dúvidas do público Verene Braga, Coordenadora do Programa “Mais Educação”, na SEDUC-MA; a Undime esteve representada pela Secretária de Educação de Santa Inês, Maria da Graça Santana Silva e Elisângela Marinho, da SEMED de Itapecurú   e,  demais representações das esferas municipais e estadual.


Gestores de escolas municipais e coordenadores do projeto assistiram ao seminário no salão do templo da Primeira Igreja Batista de Itapecurú. Em Santa presente. Essa foi a primeira vez, onde um evento reuniu as esferas federais, estaduais e municipais, para falar em educação, no interior.


A capacitação foi um momento de interação entre os ministérios e educadores. Segundo o professor Sampaio, do município de Bom Jardim as explicações sobre o “Mais Educação” foram enriquecedoras, pois a implantação do programa gera muitas dificuldades, quanto às informações legais. Em seu município, no ano passado,  onze escolas foram beneficiadas, sendo três na sede e uma num povoado, sendo que, mais trinta e sete, ainda estão em processo e cadastramento.


“Essa capacitação veio em boa hora, pois nos dar mais condições para operar o programa, com as explanações das técnicas do MDS e MEC, pois nos proporcionou um diálogo mais aprofundado”, disse a pedagoga Silvia Pinheiro, de São João Batista.


O Conlagos, consórcio público que age nas diretrizes de políticas públicas voltadas para a região dos lagos maranhenses, teve um papel importante na realização do Capacitação “Mais Educação”, pois assim das comunicações da UNDIME sobre a necessidade da realização do evento, mobilizou todos os municípios consociados para que enviassem seus representantes para participarem da capacitação. “A nossa missão é fortalecer o Consórcio como agente multiplicador, no contexto regional, e este evento pedagógico, proporciona que professores sejam militantes da educação em seus municípios”, enfatizou Ronald Damasceno, diretor do Conlagos.


Prefeito Roque Portela, presidente do Conlagos: políticas educacionais e incentivo às ações sociais na Região dos Lagos

O presidente do Conlagos, Dr. Roque Portela, destacou ainda mais a importância dos consórcios como instrumento de gestão pública, no fortalecimento de políticas municipais de educação, no contexto regional. De acordo com Roque, recentemente, os consócios conquistaram o reconhecimento do Conselho Nacional de Educação para atuarem na pasta.


Sobre o “Mais Educação” - O Programa Mais Educação, criado pela Portaria Interministerial nº 17/2007, aumenta a oferta educativa nas escolas públicas por meio de atividades optativas que foram agrupadas em macrocampos como acompanhamento pedagógico, meio ambiente, esporte e lazer, direitos humanos, cultura e artes, cultura digital, prevenção e promoção da saúde, educomunicação, educação científica e educação econômica.


A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (SECAD/MEC), em parceria com a Secretaria de Educação Básica (SEB/MEC) e com as Secretarias Estaduais e Municipais de Educação. Sua operacionalização é feita por meio do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).


O programa visa fomentar atividades para melhorar o ambiente escolar, tendo como base estudos desenvolvidos pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), utilizando os resultados da Prova Brasil de 2005. Nesses estudos destacou-se o uso do “Índice de Efeito Escola – IEE”, indicador do impacto que a escola pode ter na vida e no aprendizado do estudante, cruzando-se informações socioeconômicas do município no qual a escola está localizada.

Por esse motivo a área de atuação do programa foi demarcada inicialmente para atender, em caráter prioritário, as escolas que apresentam baixo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), situadas em capitais e regiões metropolitanas.

As atividades tiveram início em 2008, com a participação de 1.380 escolas, em 55 municípios, nos 27 estados para beneficiar 386 mil estudantes. Em 2009, houve a ampliação para 5 mil escolas, 126 municípios, de todos os estados e no Distrito Federal com o atendimento previsto a 1,5 milhão de estudantes, inscritos pelas redes de ensino, por meio de formulário eletrônico de captação de dados gerados pelo Sistema Integrado de Planejamento, Orçamento e Finanças do Ministério da Educação (SIMEC).  Em 2010, a meta é atender a 10 mil escolas nas capitais, regiões metropolitanas - definidas pelo IBGE - e cidades com mais de 163 mil  habitantes, para beneficiar três milhões de estudantes.



Para o desenvolvimento de cada atividade, o governo federal repassa recursos para ressarcimento de monitores, materiais de consumo e de apoio segundo as atividades. As escolas beneficiárias também recebem conjuntos de instrumentos musicais e rádio escolar, dentre outros; e referência de valores para equipamentos e materiais que podem ser adquiridos pela própria escola com os recursos repassados.

Postagens mais visitadas

Pesquisar em ANB

Nº de visitas

Central de Atendimento

FAÇA PARTE DA EQUIPE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BALUARTE

Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações: agencia.baluarte@hotmail.com

atallaia.baluarte@hotmail.com

Sua participação é imprescindível!

Nossos Seguidores

Parceiros ANB