quinta-feira, 29 de março de 2012



Futebol brasileiro imerso na insanidade



Por Nielsen Furtado



As insanidades sempre foram uma constante na vida social da humanidade. As atrocidades cometidas pelo homem o levaram a viver por muitos anos em um estado de pura barbárie. Guerras já produziram sanguinários que foram capazes de torturas execráveis e genocídios que até hoje chocam a sensibilidade daqueles que ainda não se furtaram ao direito de ter compaixão com o próximo.

Muitas mentes em conflitos constantes com a realidade já produziram cenas inimagináveis, que o diga Vlad III, ou Vlad Drácula, Rei da Valáquia, atual Romênia. Vlad Drácula, era conhecido como “O Empalador”, por introduzir pela via anal estacas de madeiras até que seus inimigos sucumbissem à morte. Sua fama de brutal e sanguinário se espalhou pela Europa Antiga e foi fonte de inspiração para o romance “Drácula”, do inglês Brom Stoker.

Vlad Drácula era objeto do meio em que vivia e da barbárie que eles mesmo produzia com os seus semelhantes. Infelizmente ele não foi o único. Adolf Hitler, provou ao mundo que a insanidade e o poder podem ser molas catalisadoras de grandes destruições. Hitler foi o causador direto do extermínio de milhões de judeus durante a Segunda Guerra Mundial. Ele, que sonhava ser um grande artista plástico, mostrou ao mundo a arte do horror e da perturbação de uma pessoa frustrada com as suas próprias convicções.

Na década de 1990 o mundo assistiu atônito ao massacre produzido por Slobodan Milosevic, contra muçulmanos bósnios. Milosevic tinha a convicção da impunidade e por muitas vezes debochou freneticamente da Corte Internacional de Haia, que o julgou por genocídio. Milosevic morreu sem ter uma condenação condizente com os crimes que cometeu e a humanidade mais uma vez assistiu a atos insanos produzidos pela junção “insanidade e poder”.

Futebol dilacerado:a violência urbana das torcidas organizadas na visão histórica do colunista

Fazendo uma leitura contextual desses pontos supracitados, leva-se em conta a celebre frase de Thomas Hobbes, “O homem é o lobo do homem”. Assim, iremos visualizar a humanidade como sendo produto do meio em que vive. Essa teoria encaixa-se diretamente nas “Torcidas Marginais Organizadas” do Brasil. Essas facções vêm manchando de sangue a paixão nacional: o Futebol. Irresponsáveis travestidos de torcedores conseguiram colocar o Brasil na liderança do ranking de países que mais ceifa a vida de pessoas que vão aos estádios de futebol.

É bem verdade que poucas vítimas eram realmente inocentes. Em muitos casos foi ratificado o envolvimento desses delinquentes com as “Torcidas Marginais Organizadas”. É insano e deplorável qualquer ato de violência onde deveria caber apenas alegria. O esporte foi criado para trazer prazer e não dor. É necessário que essas facções de marginais possam ter essa compreensão. As autoridades têm a obrigação de punir de forma exemplar todos esses marginais que de uma forma ou de outra cometem crimes em nome de uma “paixão” inexplicável.

As “Torcidas Marginais Organizadas” devem ser extirpadas por completo. Não basta impedir o acesso aos estádios em dias de jogos, é necessário demolir por completo as estruturas físicas e administrativas de toda e qualquer associação organizada ligada a times de futebol. O Brasil está sendo a trincheira de uma guerra que vem ceifando vidas há décadas. Assassinatos em massa estão acontecendo e os culpados vivem na mais doce impunidade.

Policial no ataque: confronto entre policiais e torcidas organizadas são constantes na grande maioria dos estádios brasileiros

Falar de uma grande matança em massa pode soar como exagero. Entretanto, não podemos esquecer que o Brasil é o país onde mais torcedores são mortos. Ou as autoridades fazem alguma coisa para o bem geral da sociedade, ou a barbárie vai continuar e consequentemente iremos ter o desprazer de ver (re)surgir novos Vlad’s, Hitler’s ou Milosevic’s.

Pelo bem do futebol brasileiro fazemos aqui um apelo às autoridades: implodam todas as “Torcidas Marginais Organizadas” e punam os marginais travestidos de torcedores. A sociedade agradece o bem estar que será oferecido com essa medida.




Nielsen Furtado é jornalista e comentarista oficial de Futebol de ANB Online.






              

4 comentários:

  1. Grande Nielsen pra mim o maior comentarista de esporte do maranhao e isso ai cara concordo com voce nisso tudooo um grande abraço pra voce grande jornalista
    paulo campinheiro sao jose de ribamar valeu

    ResponderExcluir
  2. Paulo, pode até ser que eu seja mesmo o "Maior Jornalista do Maranhão", mas é só pela altura. rsrsrsrs. Meu grande amigo, muito obrigado pelos elogios, mas fazer o que gostamos é maravilhoso. Espero que você continue acompanhando os nossos textos. Um grande abraço para você e toda a sua família.

    ResponderExcluir
  3. aqui nao maranhao nao precisa isso o futebol daqui ele nao existe

    concorda seu nielsen?

    diego vila janaína

    ResponderExcluir
  4. Diego, o próximo texto fala exatamente sobre o futebol no Maranhão. Você vai gostar de ler. Um grande abraço meu caro....

    ResponderExcluir

Postagens mais visitadas

Pesquisar em ANB

Nº de visitas

Central de Atendimento

FAÇA PARTE DA EQUIPE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BALUARTE

Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações: agencia.baluarte@hotmail.com

atallaia.baluarte@hotmail.com

Sua participação é imprescindível!

Nossos Seguidores

Parceiros ANB