domingo, 29 de abril de 2012





A SANGUE FRIO


POR MATHEUS PICHONELLI
Da Carta Capital

 


O ar-condicionado do plenário Nagib Haickel não arrefecia a tensão entre os deputados maranhenses reunidos na sessão de quarta-feira 25. Dedos em riste, levavam para a sala climatizada a temperatura de uma manhã quente e abafada, típica do outono em São Luis. O motivo era a votação de um projeto para batizar uma avenida da cidade com o nome de Jackson Lago, o ex-governador morto no ano passado e que durante anos combateu a família Sarney – um projeto que em qualquer outra parte do mundo seria tema para vereadores, e não deputados.

A aprovação da homenagem seria uma afronta ao padroeiro, representado ali pela base aliada da filha, a governadora Roseana (PMDB), e pelas palavras de sua lavra cravadas na parede frontal do plenário: “Não há democracia sem Parlamento livre – José Sarney”.

Não parecia o mesmo plenário que, um dia antes, levou praticamente toda a Assembleia Legislativa do Maranhão a vociferar contra o ato de barbárie cometido contra Décio Sá, o blogueiro mais conhecido do Maranhão – e, até a noite de segunda-feira 23, um jornalista praticamente intocável.


O crime acontece exatos 15 anos após a morte de um delegado, Stênio Mendonça, que chocou a população maranhense e deu início à CPI do Crime Organizado – e anos depois resultou em prisões e na cassação de deputados maranhenses. Pura ironia: foi durante a cobertura da CPI que Décio e outros jornalistas da mesma geração, formados na metade dos anos 1990 na Universidade Federal do Maranhão, consolidaram o nome da mídia local.



A indignação dos deputados deu espaço, no dia seguinte, à acalorada discussão sobre o nome da avenida. Aquela bolha de ar climatizado a tapear a alta temperatura afora era só o primeiro sinal do descompasso entre a realidade e a política da região.




Uma volta de dez minutos por São Luis é suficiente para perceber que havia assuntos mais urgentes a serem discutidas no plenário: da saída do aeroporto até a avenida Litorânea, onde o jornalista foi alvejado, o índice de desenvolvimento humano oscila como se o veículo circulasse entre o Sudão e a Suécia em poucos minutos.





Fora do belo prédio espelhado da Assembleia, a preocupação não era com os nomes a serem colocados na avenida: era a ação de grupos de extermínio a um estado já assolado pela miséria e insegurança.



O estado emprega um policial para cada grupo de 800 habitantes (a média brasileira é de um para 300). No campo, onde a atuação policial é ainda mais limitada, a situação chega a ser assustadora: nas contas da Comissão Pastoral da Terra, nada menos do que 85 pessoas estão hoje ameaçadas de morte em razão de conflitos agrários em 29 municípios. No estado, 121 pessoas foram assassinadas desde 1985. Até hoje, apenas dois casos foram julgados, e nenhum dos mandantes está preso.


Crimes por encomenda




O caso de Décio se somou a uma série de assassinatos ocorridos desde outubro do ano passado. Naquele mês, um empresário foi morto por reagir a uma tentativa de grilagem de um terreno de sua propriedade numa das áreas mais valorizadas de São Luis. Com um tiro na nuca, foi encontrado enterrado numa cova rasa aberta em seu próprio terreno.


Pouco depois, dois irmãos, empresários de um grupo petroquímico, foram mortos por um motoqueiro que fugiu. Cerca de 15 dias atrás, um suposto traficante conhecido como Rato 8 (em referência aos oito assassinados dos quais era suspeito) morreu numa emboscada montada por homens armados dentro de um carro a cortar a mesma avenida onde Décio seria alvejado.

Outro crime da série foi registrado no município de Buriticupu, onde o líder rural Raimundo Borges foi morto com cinco tiros disparados por um motoqueiro. Em nenhum caso os mandantes ou executores foram presos, embora a polícia garanta que as investigações estejam avançando.
''Isso virou uma prática comum. Agora todos se deram conta da situação porque aconteceu com o Décio, uma pessoa conhecida da cidade'', afirma Diogo Cabral, advogado da CPT e secretário da Comissão de Direitos Humanos da seccional maranhense da Ordem dos Advogados do Brasil.





Capa da revista Carta Capital:enfoque da reportagem sobre o jornalista passa pela realidade social do Maranhão


Dessa vez os tiros acertaram um aliado do grupo que se reveza no poder do estado há pelo menos 40 anos. Décio Sá era notadamente um jornalista alinhado com a família Sarney – à boca pequena, colegas contam que ele era o único jornalista do estado a ter acesso à área VIP de Roseana Sarney na Sapucaí durante o desfile em homenagem a São Luis feito pela escola samba Beija-Flor.



Ex-correspondente da Folha de S.Paulo e depois colunista de O Estado do Maranhão, o diário da família Sarney, Décio colecionava inimigos devido à exposição de uma certa incontinência verbal em seu blog, um dos primeiros do estado. Por causa dele, transformou-se em persona non grata em muitos círculos – que, no Maranhão, se agrupam de forma bem delineada entre os amigos e inimigos dos Sarney.
No ano passado, não ousava aparecer na Assembleia Legislativa, onde policiais em greve acampavam como protesto. De sua trincheira, Décio emendava petardos em direção aos grevistas, que podiam ver o diabo na frente, mas não o blogueiro. Da mesma forma, evitou acompanhar o resultado da eleição para governador em 2006, quando Jackson Lago foi eleito. Do lado de fora do Tribunal Regional Eleitoral, cabos eleitorais prometiam uma surra no blogueiro caso aparecesse.


O jornalista Wilson Lima, repórter do portal iG e ex-correspondente de diversos veículos no Maranhão, conta que Décio era personagem até de charges publicadas nos jornais locais. Tudo por conta de seu perfil perfil “folclórico”. Numa delas, era retratado como um “homem-bomba” – um de seus bordões, ao fechar uma apuração, era que iria “detonar” determinado alvo.


Recentemente, Décio comprou briga até com os ex-colegas da Folha, atuando, segundo relato do próprio jornal, para derrubar a pauta dos repórteres que desembarcavam na capital maranhense em busca de noticias contra a família Sarney.

Em seis anos, se aproximou como pode do clã, mas colecionou inimizades pontuais a cada novo post. Nesse tempo, ele comprou briga até com cego que não era cego – quando revelou que um funcionário do Tribunal de Justiça havia passado em concurso na cota de deficientes alegando ser cego, o que Décio jurava de pé junto não ser verdade.

Décio era, segundo os colegas, uma pessoa bem relacionada mas de poucos amigos. Costumava ir para os bares sozinho para tomar suas long necks e estender o expediente por meio de telefonemas que só cessavam na madrugada. Um de seus favoritos era o Bar Estrela do Mar, onde foi morto. Ali, entre um telefonema e outro, ele costumava digladiar com as patas de caranguejos servidos com vinagrete e arroz de toicinho.


Medo




A reportagem de CartaCapital visitou o bar 36 horas após o crime. Apesar do clima de tranquilidade, ninguém ali parecia disposto a falar sobre o caso: a atendente baixava a cabeça, sem olhar para o repórter, quando questionada em qual mesa Décio estava sentado quando morreu. Em plena hora do almoço, o restaurante, um simpático quiosque aos pés da praia, estava vazio. O único movimento era de curiosos a diminuírem a velocidade ao passar pela avenida – e o alvoroço dos funcionários ao se reunir em frente ao aparelho de tevê para ver a fachada do estabelecimento estampada no noticiário.

Casqueiro (a versão maranhense para “marrento”), como descrevem os colegas, Décio não relatou, nos últimos dias, qualquer menção às ameaças. Estava acostumado a desdenhar os comentários mais acirrados que recebia em sua página eletrônica.

Décio tinha as costas quentes. Prova do prestígio do jornalista, capa dos principais jornais do Maranhão no dia seguinte, é que minutos após os disparos, o Bar Estrela do Mar já estava cercado de jornalistas e autoridades, entre elas o próprio secretário de Segurança Pública, Aluisio Mendes. A promessa de revide veio poucas horas depois, quando, dizendo-se chocada, Roseana prometeu capturar os autores do “ato de barbaridade”. Recuperando-se de cirurgia em São Paulo, Sarney pai também se manifestou. Mesmo convalescente, condenou a atrocidade (ele não citou as demais vítimas do desmando no estado) e declarou: o crime “atentava contra a democracia”.

Desmoralizada, a polícia prometeu um prêmio de cem mil reais para quem encontrasse o autor dos disparos. Não explicitou o assassino deveria ser encontrado vivo ou morto.


Conflitos de terra. Queima de arquivo, vingança, “bode expiatório”. O que não faltam, em São Luis, são palpites sobre as razões do assassinato. Em seus últimos posts, o blogueiro havia noticiado irregularidades na prefeitura de Turilândia, a prisão de assessores do Tribunal de Justiça, irregularidades em prefeituras do interior e a suposta participação de parlamentares em exploração sexual.



Mas a hipótese mais provável, levantada pelos próprios colegas de trabalho, é que a morte esteja relacionada indiretamente ao universo dos conflitos agrários. Dias antes de ser morto, Décio havia publicado reportagens contra um empresário de Barra do Corda, cidade do interior maranhense, suspeito de assassinar um líder rural. O empresário é filho do prefeito da cidade e iria a júri se não fosse uma estranha notícia publicada na véspera pelo blogueiro: quase todos os integrantes do júri eram ligados à família do acusado.

A publicação, com nome e “parentesco” dos jurados, melou o julgamento, afinal transferido para a capital – onde imagina-se que o empresário terá menos chances de sair ileso.

Quando foi atingido, Décio falava ao telefone com o vice-prefeito de Barra do Corda, Aristides Milhomem. Não parecia preocupado com possíveis ameaças: sentado numa cadeira do corredor próximo ao banheiro, estava desprevenido, de costas para a avenida, à espera de dois amigos: o também blogueiro Luis Cardoso (anti-Sarney) e o suplente de vereador Fábio Câmara, assessor da secretaria de Saúde do Maranhão. Entretido ao telefone, Décio não deu importância ao sujeito que desceu de uma moto à sua procura. Sem capuz ou óculos escuros, o que leva a polícia a suspeitar de que fosse um forasteiro, o assassino percorreu o corredor estreito do bar e conferiu onde estava o alvo. Passou por ele na ida ao banheiro. Na volta, deixou a encomenda: seis tiros disparados com uma pistola calibre 40, de uso da polícia. Em seguida, fugiu a pé, protegido pela ausência de câmeras de monitoramento ou policiamento.


Para despistar, cortou os barrancos de areia que serpenteiam a avenida e escondem os luxuosos prédios de uma área nobre encravada num bolsão de pobreza. Por ali, as únicas testemunhas eram um grupo de evangélicos a rezar no morro àquela hora da noite.


Ao saberem do burburinho sobre a morte do blogueiro, a reação de vários colegas foi a mesma: pegaram o telefone para tentar checar a notícia com a própria fonte.
Foram longos minutos em que o aparelho, de uso pessoal, vibrou e berrou em vão numa mesa do restaurante: aos 42 anos, Décio estava ao chão, com o rosto e o peito cravejado de tiros.


Morreu em combate: em uma das mãos, um outro celular, usado para trabalho, estava colado ao ouvido.


Instinto. A morte a tiros do jornalista, dentro de um bar de uma das mais movimentadas vias de São Luis, deixou desnorteado o grupo de repórteres políticos da região. A sensação, resumida por um deles, era: “se ele, que era querido pelos Sarney, morreu, imagine nós”.

O medo uniu, talvez pela primeira vez, sarneyzistas e oposição.

Marco Aurélio D’Eça, blogueiro e colunista político de O Estado, conviveu com Décio nos tempos de juventude, no bairro João Paulo, e, anos mais tarde, na faculdade, nas redações e bares para ouvir rock às sextas-feiras. As esposas são amigas e tiveram filhos na mesma época – a mulher de Décio está grávida novamente.

Segundo D’Eça, a morte do colega deixou em alerta o grupo de blogueiros do estado, formado por cerca de dez profissionais que, sozinhos e com estilo próprio (embora ligados a seus grupos), somam mais audiência que qualquer publicação local.
“Vou te dizer: estou com muito medo”, diz o jornalista. “No jornal, nunca recebi processos. No blog, em poucos anos já recebi cinco. Sem contar as ameaças: gente dizendo que sabe quem você é, o que faz, onde anda.”


Apesar do medo, Gilberto Léda, também blogueiro e repórter de política, é quem resume o espírito da imprensa maranhense após o golpe: “Todos estamos assustados, nossos amigos e familiares pedem para a gente ter cautela. Mas a tendência é não desanimar. Quando a gente escolhe essa profissão, sabe dos riscos. Corremos riscos por puro instinto”.



No Maranhão, em que pese a influência das oligarquias no jornalismo, este instinto é quase um ato de coragem: os assassinos, estejam onde estiverem, estão soltos, protegidos e prontos para a próxima.

Com informações de ANB Online.






Prefeito de Bacabeira sofre acidente na BR-135


Do Imirante


O prefeito do município de Bacabeira, José Venâncio Correa Filho, sofreu um acidente na BR-135 no trecho do povoado Periz de Cima na madrugada deste sábado (28).

Prefeito José Venâncio: um quase lhe salvou da morte pública e física

José Venâncio foi trazido para São Luís e está internado em um hospital particular. O prefeito teve escoriações no corpo e um profundo corte na cabeça. Segundo os médicos, o quadro de saúde dele é considerado estável e sem risco de morte.

De acordo com testemunhas, o prefeito estava em uma caminhonete e capotou o veículo quando voltava para casa. Ele teria recebido uma ligação de que sua residência estaria sendo assaltada.




Com informações de ANB Online.
sábado, 28 de abril de 2012


TJ confirma perda de direitos políticos de vereador de Estreito

 

A decisão mantém a sentença de 1º Grau, proferida pelo juiz Gilmar de Jesus.


Do blog Neto Ferreira


A 3ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Maranhão manteve, por unanimidade, a suspensão dos direitos políticos do vereador de Estreito, Eriberto Carneiro Santos, pelo prazo de oito anos, período em que ficará proibido de estabelecer contrato com o Poder Público ou dele receber incentivos fiscais ou creditícios.


Eriberto Carneiro Santos: tribunal mantem vereador afastado do cargo

A decisão mantém a sentença de 1º Grau, proferida pelo juiz da 1ª Vara da Comarca de Estreito, Gilmar de Jesus Everton Vale, que condenou o parlamentar por improbidade administrativa. De acordo com denúncia recebida pelo Ministério Público estadual (MPE), Santos é um dos nove parlamentares acusados de dividir o valor de R$ 198 mil referente a sobra de repasse mensal da Prefeitura de Estreito para a Câmara Municipal, em 2009. Com a quebra de sigilo bancário, feito por determinação judicial, o órgão ministerial comprovou a acusação de que cada um dos envolvidos recebeu um cheque de R$ 22 mil a título de “verba de gabinete”, sem previsão legal para tanto e utilizando esse montante em proveito próprio.

Defesa – Em recurso, Santos arguiu em sua defesa a presunção de inocência, ausência de provas e necessária aplicação do princípio da insignificância, entre outros questionamentos. Sustentou, ainda, que o recebimento dos valores ocorreu de boa-fé, inexistindo enriquecimento ilícito já que o valor foi devolvido antes mesmo do ajuizamento da presente demanda. Em antecipação de tutela, ele pediu o retorno às funções de vereador, com o acolhimento das preliminares suscitadas para declarar a nulidade da sentença ou, caso não sendo esse o entendimento, seja reformada decisão para julgamento improcedente dos pedidos.




Com informações de O Progresso.
sexta-feira, 27 de abril de 2012






Coluna do Fernando Atallaia



Por Fernando Atallaia

Da Agência Baluarte

atallaia.baluarte@hotmail.com



Daniela Maciel lança pré-candidatura ao Legislativo de São José de Ribamar


A ex-secretária adjunta de Assistência Social de São José de Ribamar, Daniela Maciel, é a grande aposta do Partido Republicano nas eleições majoritárias de outubro. A republicana, que é uma das ativistas sociais de maior competência na cidade balneária, foi administradora regional da área Sede na gestão de Luís Fernando Silva, onde participou daquele governo imprimindo inovações e ideais sociais.


Daniela Maciel:um dos grandes nomes à Câmara Municipal de São José de Ribamar


Daniela Maciel, que há algum tempo enfrentou as intempéries de um câncer, conhece bem a realidade do município e promete fortalecer a presença feminina na Câmara Municipal. O legislativo da cidade, formado hoje por onze vereadores que constituem a Casa, tem a tímida participação de duas vereadoras em mandato. Com Maciel, se eleita, aquele Poder tende a sofrer mudanças significativas no quesito modernidade e participação popular. Marcas indeléveis da líder ribamarense.


Oposição caminha nos rumores dos ‘climas’ políticos


Os pré-candidatos lançados oficialmente ao Executivo Municipal de São José de Ribamar, por seus respectivos partidos políticos, foram até aqui Júlio Filho (PC do B) e Arnaldo Colaço (PSB). Outros supostos postulantes ao cargo abusam das invencionices e de rumores fantasiosos para manter sobrevida política no município, tentando desta forma, agregar apoio dos menos avisados.


Zé Luís Lago:PPL ribamarense alardeia que ele é pré-candidato a prefeito


Há 5 (cinco)meses das eleições nenhuma nova pré-candidatura  a prefeito foi anunciada. O fato, é que nos bastidores muitos falam, no entanto pouco fazem. Pelo Partido Pátria Livre-PPL, por exemplo, o nome cogitado seria o de José Luís Lago. Já pelo Partido Trabalhista Cristão-PTC, Roberto Câmara. Agora é aguardar e vê pra crer!


Infraestrutura em baixa no Araçagi. Cadê a Secretaria de Obras?


A rua Henrique Frazão no bairro Araçagi vem agonizando em grande estilo. De acordo com os moradores, para atravessar a via é necessário ultrapassar ‘lagoas’ e poças d’água espalhadas por toda extensão do perímetro.

Os moradores também reclamam da buraqueira existente no bairro e da ausência de ações concretas por parte da secretaria de obras da prefeitura. A coluna tentou contatar o secretário de obras da prefeitura municipal, Antônio Garrido, mas o telefone anunciava fora de área ou desligado.Outras tentativas serão feitas pela equipe de reportagem de ANB Online nos próximos dias.


Câmara Municipal pretende renovar quadro de vereadores em totalidade

A câmara de vereadores de São José de Ribamar pretende renovar os mandatos dos atuais onze vereadores da casa legislativa, é o que afirma uma fonte segura ligada aquele Poder. A estratégia seria manter a coesão em torno dos parlamentares ribamarenses para o pleito de outubro,  fortalecendo assim o bloco dos 11.

Beto das Vilas:presidente da Câmara Municipal diz que instituição pública é unida


Já bem afinados às questões que envolvem a cidade, os atuais vereadores mostram ser amigos uns dos outros na esfera particular e caminham juntos em prol do projeto da reeleição em totalidade. Já as vagas acrescentadas às onze existentes seriam ocupadas por postulantes ligados de alguma forma aos atuais onze vereadores. Uma maneira de fortalecer o grupo político do Legislativo no município.


Negão afirma ser o mais popular no município e fala de premio


O vereador peemedebista Negão, da base aliada do prefeito, afirma ser o vereador mais popular de São José de Ribamar e garante a reeleição. ‘ ‘Gosto de todos os meus amigos e irmãos vereadores, mas o Negão é realmente o mais querido pela população ribamarense e o mais popular, por esta razão estamos indo para a reeleição com segurança do apoio conquistado”, diz.

Negão tem sido contemplado nos últimos anos com prêmios de reconhecimento por sua atuação. ‘’Agora mesmo recebi um prêmio fora do estado e aqui na cidade também já recebemos vários prêmios e claro eu fico feliz né,  é bom saber que o vereador que trabalha tem esse reconhecimento do povo e das instituições, é gratificante’’, comemora.


Lideranças políticas da Sede e Região das Vilas não comparecem ao 'debate eleitoral'


As conhecidas e pasteurizadas lideranças políticas da chamada Região das Vilas e Sede até agora não se posicionaram em relação às eleições de outubro, próximo. Nomes como Adílio (Vila Operária) e Malheiros (Sede) assim bem, como tantos outros entusiastas das épocas eleitorais, parecem fugir ou esconder-se do debate em torno das eleições de outubro.


Malheiros, que na Câmara Municipal é representando por sua esposa, a vareadora Elisabeth Malheiros, vem sugerindo formar chapa majoritária com atual prefeito Gil Cutrim, numa articulação de pouco reconhecimento por parte do grupo situacionista. Já Adílio, conhecido pela atuação à frente da associação de entidades que congrega boa parte das uniões de moradores da Região das Vilas está isolado no ostracismo político já faz um bom tempo. Ambos ainda não se pronunciaram oficialmente quanto às eleições proporcionais e majoritárias deste ano em São José de Ribamar.




Leitores de ANB Online sugerem candidatos à Câmara Municipal

Os milhares de leitores de ANB Online vem nas ultimas semanas, sugerindo através de comentários e telefonemas, nomes de possíveis candidatos a vereador na cidade. A participação do eleitorado ribamarense no blog da Agência de Notícias Baluarte é assídua e legítima.

A equipe de produção do portal decidiu, portanto seguir algumas recomendações dos leitores e checar as sugestões em torno dos pré-candidatos. Em sua maioria, oriundos das comunidades e bairros ribamarenses os postulantes e/ou coordenadores dos mesmos tem utilizado o Blog para divulgar seus pretendentes ao Legislativo da cidade. Boa estratégia de visibilidade!
Bit Carneiro, Júlia Zaidan e Mazinho sumiram do mapa

Os ex-vereadores Bit Carneiro, Júlia Zaidan e Mazinho sumiram do mapa político de São José de Ribamar. Os ‘oposicionistas’ gozam hoje da rejeição de grande parte da população ribamarense, que olha com desconfiança suas pré-candidaturas já anunciadas.

Bit Carneiro, que teve um mandato marcado pela ausência de expressividade caiu no esquecimento popular. Zaidan, por sua vez, decepcionou além de lideranças e sua comunidade de origem, a Vila Sarney Filho, seus assessores e assistentes políticos quando vereadora. Já Mazinho, o único a ‘debater’ com o governo Luís Fernando Silva na Câmara Municipal, não alcançou a vitória numa época onde o eleitorado ribamarense, desacreditado, já clamava por renovação.

Deferências Atallaianas
As deferências atallaianas vão para os moradores dos bairros Rio de São João e Quinta na pessoa do amigo Chicó e família.
Abraços e saudações afetuosas para Dico e família na Cidade Alta.
Deferências ao trabalho social e comunitário de D. Maria de Jesus e família no bairro Bom Jardim.
Quero aqui registrar a importância do trabalho do fotógrafo Ceará, um dos grandes nomes do fotojornalismo na cidade balneária. Admirador confesso deste colunista, Ceará acompanha com frequência as notícias do Blog de jornalismo ribamarense. Abraços e vida longa ao mestre da imagem!
Deferências mais que necessárias aos seguintes desportistas ribamarenses: Paulo Campineiro, Ricardo Senna, Luís Silva, Léo do Cohatrac Novo, Sandro Santos, Dijé, Lelelo da Tropical, Luciana e Patrícia(Skate) e Renato, o parente. Abraços afetuosos de ANB Online!
Um beijo enorme em Débora Kapus, funcionária da prefeitura municipal. Simpatia e carisma a toda prova!
Minhas deferências pessoais para as comunidades Vila São Luís na figura da querida Lauricéia e Vilas Kiola I e II( Kiolinha) na pessoa do conhecido e inestimável pastor Élcio Morais.
Abraços nos leitores de ANB Online nos seguintes bairros: Mata, Matinha, Parque Vitória, Sede de Ribamar, Vila Roseana, Panaquatira, Sarnambi, Cruzeiro, Tijupá Queimado, Turú, J. Câmara, Outeiro, Jardim Tropical, bairro São Raimundo, Vilas Sarney Filho, Operária e Cafeteira, Campina, Alto do Itapiracó, Cohatrac Novo, Araçagi, Moropóia, Boa Viagem, e demais localidades ribamarenses. O nosso muito obrigado pela participação e audiência. Saibam que o Blog foi pensando para vocês amigos queridos. Saudações!
Deferências culturais aos artistas ribamarenses Fran Moreira, Lívia Amaral, Valbercy, Kadu Ribeiro, Zeca Santos, Riba Salgueiro, Ivagner Tony,Trindade, Lukas Daniel, Júnior Fá, Ronald, Paula Soeiro, Rose de Luz, Sandra Leila, João de Deus, Sandro, Matozão, Leandro Jr., Diego, Fernando Silva, Sara Luíza, Ronaldo Mouta, Ricardo e Genésio, Paulo Luís, Tércia Nojosa, Wendell Rocha, Ágata, Naldo Barbosa, Ivanir Sousa, Cléber Silva e Elisangela Morais. Por hoje só. Tenham um ótimo fim de semana e que Deus nos abençoe a todos!


quinta-feira, 26 de abril de 2012


Delegacia do consumidor deflagra Operação Gás Legal


Por Jorge Aragão


Durante a manhã desta quinta-feira (26), a Delegacia do Consumidor deflagrou a Operação Gás Legal e de imediato já efetuou a prisão de duas pessoas.

A delegada Uthania Lima, titular da Delegacia do Consumidor, assegurou que o objetivo da Operação Gás Legal é coibir a venda clandestina e perigosa do gás de cozinha.


Delegada Uthania Lima:no rastro da venda clandestina de gás de cozinha

“A nossa intenção é realizar a fiscalização em diversos pontos, pois a nossa preocupação são com as pessoas que comercializam esse produto e também com as pessoas que ficam próximas desses estabelecimentos e consequentemente na área de risco”, afirmou a delegada que vai fazendo um excelente trabalho em prol do consumidor maranhense.

A Delegacia do Consumidor alerta ainda que qualquer pessoa que for flagrada comercializando o gás de cozinha em desacordo com as normas estabelecidas na forma da Lei, será autuada em flagrante pelo crime previsto na Lei 8.176 de 1991, que define crimes contra a ordem econômica.



Com informações de ANB Online.








Irregularidades em licitação em Paço do Lumiar leva MP/MA mover ação civil pública


Por Rodrigo Freitas (CCOM-MPMA)

A 1ª Promotoria de Justiça da Comarca de Paço do Lumiar ingressou com uma Ação Civil Pública por improbidade administrativa contra Balbina Maria Rodrigues de Deus, ex-secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Helder Teixeira Oliveira, presidente da Comissão Permanente de Licitação do Município, José Luis Pereira Lopes, empresário, e a empresa J L Pereira Lopes, conhecida por Funerária Maranhense. A ação é resultado de uma investigação que verificou irregularidades na compra de urnas funerárias pelo Município.


A promotoria recebeu denúncia de fraudes em diversos processos licitatórios promovidos pelo Município. Durante as investigações, foi verificado que na dispensa n° 22/2009, para contratação de empresa para fornecimento de urnas funerárias, a partir de pedido da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social de Paço do Lumiar, as três empresas participantes (Funerária Maranhense, Funerária Santa Silva e Funerária Santa Maria) apresentaram documentos emitidos em anos anteriores a 2009, quando foi realizada a dispensa de licitação.



Balbina Maria Rodrigues de Deus:ex-secretária de desenvolvimento social da prefeitura de Paço do Lumiar na mira do MP do Maranhão

Ao ouvir os sócios-proprietários das empresas, a promotora de Justiça Gabriela Brandão da Costa Tavernard, titular da 1ª Promotoria de Paço do Lumiar, descobriu que o processo de dispensa de licitação foi montado visando dar aparência de legalidade à contratação. Além da promotora, a ação é assinada pelos promotores de Justiça Marcos Valentim Pinheiro Paixão (1ª Promotoria de Defesa do Patrimônio Público e da Probidade Administrativa de São Luís),Reinaldo Campos Castro Júnior (Promotoria de Justiça da Raposa) e Samaroni de Sousa Maia (1ª Promotoria de Justiça Cível de São José de Ribamar).

No card principal:prefeita Bia Venâncio fez de Paço do Lumiar a terra da corrupção no Brasil

Foi verificado que a Funerária Maranhense já vinha fornecendo caixões à Prefeitura de Paço do Lumiar sem a realização de processo licitatório. Visando receber o pagamento pelo serviço, o próprio proprietário da funerária providenciou a documentação das outras empresas para que fosse simulada a dispensa de licitação. De acordo com José Luis Pereira Lopes, a orientação para isso partiu da própria Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social. Ele afirma ter entregue a documentação ao presidente da Comissão Permanente de Licitação, Helder Teixeira Oliveira.
Na ação, o Ministério Público pede, como medida Liminar, a indisponibilidade dos bens dos envolvidos, em valor compatível ao valor do contrato entre a Prefeitura de Paço do Lumiar e a empresa J L Pereira Lopes(Funerária Maranhense).A indisponibilidade visa garantir a devolução aos cofres públicos de valores que tenham sido acrescidos ilicitamente ao patrimônio dos envolvidos e o pagamento de possível multa determinada pela Justiça.



Além disso, foi requerida a condenação de Balbina Maria Rodrigues de Deus, Helder Teixeira Oliveira, José Luis Pereira Lopes e da empresa J L Pereira Lopes por improbidade administrativa, estando sujeitos ao ressarcimento integral dos danos causados, perda de valores e bens acrescidos ilegalmente ao patrimônio, perda da função pública, suspensão dos direitos políticos por cinco a oito anos, pagamento de multa de até duas vezes o dano causado e proibição de contratar ou receber qualquer incentivo do Poder Público por até cinco anos.





Com informações de ANB Online.

 

Corpo do sambista Dicró será enterrado nesta quinta-feira no RJ

 

Sepultamento está marcado para as 16h no cemitério Parque Jardim Mesquita.
Dicró morreu na noite de quarta (25), após sofrer um infarto.

 

Do  G1 RJ



O corpo do sambista Dicró será enterrado nesta quinta-feira (26) no cemitério Parque Jardim Mesquita, em Édson Passos, na Baixada Fluminense. De acordo com o cemitério, o sepultamento está marcado para as 16h.

Dicró morreu na noite de quarta-feira (25) em um hospital de Magé, na Baixada Fluminense. O compositor, que tinha 66 anos de idade, sofria de diabetes e de insuficiência renal.



Dicró: irreverência e espontaneidade eram as marcas do sambista


Depois de uma sessão de hemodiálise, ele passou mal em sua residência e foi levado para o hospital, onde sofreu um infarto e não resistiu. Em novembro do ano passado, o artista chegou a ser submetido a uma cirurgia, Hospital estadual Adão Pereira Nunes, para tratar uma inflamação na vesícula.


Compositor era famoso pelo bom-humor
Dicró era conhecido por compor sambas bem-humorados, recheados de sátira e brincadeiras com as sogras. Na década de 1990, formou parceria com os sambistas Moreira da Silva e Bezerra da Silva, encontro que resultou no álbum 'Os 3 malandros in concert'.

O sambista nasceu em Mesquita, na Baixada Fluminense, mas sempre teve um carinho muito especial pelo bairro de Ramos, no subúrbio. Segundo ele, quando era pequeno, ia a pé de Mesquita até a praia de Ramos, pois não tinha dinheiro para pagar a passagem. Para o sambista, esse era o motivo do carinho especial que sentia pela região e a razão pela qual incluiu Ramos em algumas de suas músicas. Quando a praia começou a ficar suja, Dicró teria sido um dos maiores defensores do local e chegou a organizar um abraço simbólico da população no entorno da praia.

Um dos últimos CDs lançados por Dicró era vendido na rua, de mão em mão. O projeto, que é chamado 'CD Rua' e é de autoria do cantor Aguinaldo Timóteo, dá a possibilidade do artista vender o CD a preço popular, o que, segundo Dicró, era mais justo com os seus fãs.




Com informações de ANB Online.


LEIA NA ÍNTEGRA O POEMA ‘JAULA’ DA OBRA INÉDITA ODE TRISTE PARA AMORES INACABADOS DE AUTORIA DO POETA E JORNALISTA RIBAMARENSE FERNANDO ATALLAIA



Jaula




Preso ao cárcere dos instintos

Caminha nuvens de ideias

Ouvidor de universos e epidermes.




Sonha com o cio das donzelas

E acalanta os himens revoltosos

Incendiário das belas que passeiam.



Sem saída:depois de enjaulados, poeta e poesia são submetidos às carícias das tigresas



Ama no amor como se ama

Dos pés às delícias do umbigo

Encantador de almas e sutilezas.




Clausura, eis-me aqui em mil palavras

Gritando seios inexplorados




Clausura, eis-me aqui rogando na fogueira

Jaula de memória onde preso não me solto.








Jomar Fernandes é condenado por improbidade administrativa


Do TJ/MA


O ex-prefeito de Imperatriz, Jomar Fernandes, foi condenado nesta terça-feira (24) por improbidade administrativa em ação movida pelo município. A 4ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) suspendeu os direitos políticos de Fernandes por três anos e também o condenou a pagamento de multa equivalente a duas vezes a remuneração do cargo de prefeito e proibição de contratar com o poder público e receber incentivos pelo prazo de três anos. A decisão unânime reformou sentença anterior, julgada improcedente pela Justiça de 1º grau.

O relatório do recurso ajuizado pelo município informa que, em 2003, época em que Fernandes era prefeito, o município firmou convênio e recebeu verbas do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome para promover ações sociais e comunitárias para populações carentes. Acrescenta que não teria sido encontrada nenhuma documentação do desenvolvimento das atividades, nem cópia da prestação de contas.

A ação ajuizada em 2006 diz que a administração posterior à de Fernandes teria adotado providências para prestar contas, porém sem êxito, por alegada falta de documentos. Sustenta que, em razão disso, o município foi registrado em cadastro de inadimplentes.


To nem aí: ex-prefeito Jomar Fernandes sorrir da condenação e avisa que quer voltar à prefeitura de Imperatriz

O Ministério do Desenvolvimento Social registrou a inadimplência no Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (SIAFI), por não apresentação da prestação de contas. Foi instaurada tomada de contas especial, posteriormente encaminhada ao Tribunal de Contas da União (TCU).

A defesa do ex-prefeito sustentou que a verba do convênio teria sido utilizada para capacitar 950 líderes comunitários, em 2004, e que o Instituto Muito Especial teria prestado contas de seus gastos e atividades. Alega que os documentos sempre estiveram na prefeitura.
Prestação de contas – Na sessão desta terça, o desembargador Paulo Velten, que havia pedido mais tempo para analisar os autos (pedido de vista), apresentou seu voto e disse ter verificado no relatório de tomada de contas que, a rigor, não houve prestação de contas, por parte do ex-prefeito, do valor de R$ 462 mil.

Velten disse que o ex-prefeito demonstrou clara intenção em descumprir a obrigação de prestar contas do dinheiro recebido, razão pela qual considerou caracterizado o ato de improbidade. Os desembargadores Jaime Araújo (relator) e Anildes Cruz (revisora) adequaram seus votos ao entendimento do desembargador Paulo Velten. O parecer da Procuradoria Geral de Justiça foi pelo improvimento do recurso.


Com informações de ANB Online.
quarta-feira, 25 de abril de 2012


CUT dá continuidade aos cursos de Formação de Formadores do SINFUSP/SL






Por Mônica Alves

Especial para ANB Online






“Organização e Representação Sindical de Base”, esse foi o tema do 3° Módulo do Curso de Formação de Formadores Sindicais, direcionado aos diretores do Sindicato dos Funcionários e Servidores Públicos Municipais de São Luís, nos dias 19, 20 e 21 de Abril, no Hotel Hollyday Inn, São Luís.

As atividades consistiram em levar aos dirigentes sindicais o trabalho de base, de organização e formação no local de trabalho, além de formar, conduzir pessoas a ter uma formação e conhecimentos de política sindical, com estudos das correntes de grandes pensadores.

Luís Mariano, presidente do SINFUSP avalia o Curso de Formação “como um trabalho de fortalecimento do sindicalismo e instrumento de conhecimento para que a base possa ser alcançada e ter participação ativa no seu local de trabalho”.
Parceria:CUT e SINFUSP na luta pela valorização do servidor público de São Luís

 É de suma importância que os dirigentes sindicais desenvolvam no ambiente de trabalho e na área de atuação sindical um espaço de produção social, onde os trabalhadores possam todos os dias ser autores de uma luta por melhores condições de trabalho e de vida.

“Precisamos combater a hegemonia e luta por melhores qualidades de vida para todos nós, trabalhadores. É melhor sermos dois do que um”, concluiu Almerinda Alves – Professora CUT.

Para a CUT – Central Única de Trabalhadores, que nasceu classista e de massa, “os sindicatos precisam superar os limites impostos à ação sindical no local de trabalho”.

“A legitimidade e representatividade da ação sindical se afirmam com a participação efetiva dos trabalhadores e trabalhadoras, desde as suas organizações de base”. (Resolução do 5° CONCUT, 1994)

Após o 4° Módulo, que acontece nos dias 14, 15 e 16 de junho, no Hotel Praia Mar, os participantes deverão atuar como formadores/multiplicadores da Política dos Sindicatos de Base, em todo o Estado do Maranhão.
terça-feira, 24 de abril de 2012

 

Governo destina R$ 818 milhões para Mobilidade em São Luís



Da Agência Brasil


Brasília - A presidenta Dilma Rousseff anunciou hoje (24) os projetos selecionados pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) para a área de mobilidade urbana nas grandes cidades. Ela defendeu a necessidade de ampliar os investimentos na construção de metrôs para dar mais agilidade e conforto aos usuários do transporte urbano.

O Maranhão está entre os 18 Estados beneficiados. Os dois projetos aprovados são para São Luís. Um deles, que será tocado pela Prefeitura da capital, é relacionado ao trecho 1 do novo anel viário,  no valor de R$ 430 milhões. O outro, de responsabilidade do Governo do Estado, é referente a avenida Metropolitana de São Luís, no valor de R$ 388 milhões. Os dois projetos totalizam R$ 818 milhões.

Veja os projetos aprovados nos 18 Estados

“O Brasil tem que investir em metrô. Antes, as cidades não tinha condições de fazer isso porque era muito caro. Hoje, os governadores têm enorme dificuldade para construir metrôs com a cidade funcionando. É um duplo desafio”, disse a presidenta. "Além disso, temos que olhar pelo lado sustentável, garantir menos tempo de vida a ser perdido pelas pessoas em um transporte de menor custo e de melhor adequação ao meio ambiente''.


Dilma Rousseff: presidenta quer vê o Estado do Maranhão e a capital São Luís, caminhando rumo às alcovas do desenvolvimento

Ao apresentar o que chamou de “matemática humana do projeto”, o ministro das Cidades, Agnaldo Ribeiro, reiterou que os canteiros de obras ligados a essa vertente do PAC vão gerar milhares de empregos. “Mas, além do novo traçado urbano, vamos deixar um legado muito importante se considerarmos  que hoje os brasileiros ficam quatro horas por dia no trajeto casa-trabalho”.

“Em muitas situações será possível fazer esse mesmo trajeto em apenas uma hora”, acrescentou o ministro. “Isso significa que, na vida, serão três anos que deixarão de ser desperdiçados. Tempo livre que poderá ser dedicado a descanso, estudo e para ficar com os seus”, completou.

Prefeito João Castelo: mais conhecido como 'João Buraco', ele aposta no advento da cidade subterrânea, mas não através dos metrôs

O PAC Mobilidade Urbana vai destinar R$ 32 bilhões –  dos quais R$ 22 bilhões têm como origem recursos do governo federal – para projetos de metrô, veículo leve sobre trilho (VLT) e corredores de ônibus que beneficiam moradores de cidades com mais de 700 mil habitantes.

Entre as obras previstas estão a construção de mais de 600 quilômetros (km) de corredores exclusivos para ônibus, pelo menos 380 estações e terminais para esse tipo de transporte, além de 200 km de linhas de metrô e da aquisição de mais de 1.000 veículos sobre trilhos.

No total, serão beneficiados 51 municípios em 18 estados. Com isso, o alcance previsto pelo governo federal é 53 milhões de brasileiros. O prazo para a entrega dos projetos finalizados por estados e municípios é 18 meses a partir da publicação da seleção das propostas no Diário Oficial da União.



Com informações de ANB Online.
segunda-feira, 23 de abril de 2012


Insatisfação ronda os quarteis da PM no Maranhão


Do blog do Luís Cardoso


É visível o estado de insatisfação dos policiais militares do Maranhão. Ora como o resultado da greve de dezembro passado, que resultou em acordo nada animador do ponto de vista das conquistas salariais e principalmente agora depois que o Governo do Estado anunciou reajuste salarial para todas as categorias, deixando a Polícia Civil em melhor vantagem que a Militar.

A revolta, por enquanto, é silenciosa, mas o barril pode estourar a qualquer momento. Por enquanto, os militares respondem ao tratamento a eles dispensado pelo governo com certa indiferença, mas já existem setores que defendem uma operação tartaruga. Como se empenhar no combate ao crime, no enfretamento aos bandidos com um salário de fazer vegonha? , questiona boa parte dos militares.


Governadora Roseana Sarney:'mão de vaca', ela acena para os policiais e ainda sorrir da triste realidade deles

A tabela do reajuste salarial dos militares é uma piada. Mas, lamentavelmente, foi acordada entre eles e o governo. Pela tabela publicada no blogo do Gilberto Léda, o reajuste, durante três anos, é digno de fazer chorar. Nem se aproxima dos índices que são dados ao mínimo nacional no mesmo período.

Tome como exemplo o soldo do soldado. Em 2011 ele percebia R$ 2.028,00, pulou agora em 2012 para R$ 2.240,00, vai subir em 2013 para R$ 2.396,80 e chegará em 2014 em 2.564,58. Ou seja: não será aumentado nem em 25% durante quatro anos, o que daria em cada ano pouco mais de R$ 100 a cada 12 meses.

O coronel fechado, maior posto, até 2014 estará recebendo R$ 13.153,67, época em que um delegado da polícia civil estará ganhando quase R$ 20 mil, que ainda é pouco diante das responsabilidade que tem com o sistema de segurança do Maranhão. Abaixo a tabela dos militares e vejam como o reajuste é cruel:


Postagens mais visitadas

Pesquisar em ANB

Nº de visitas

Central de Atendimento

FAÇA PARTE DA EQUIPE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BALUARTE

Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações: agencia.baluarte@hotmail.com

atallaia.baluarte@hotmail.com

Sua participação é imprescindível!

Nossos Seguidores

Parceiros ANB