terça-feira, 17 de abril de 2012


                                                    A NAU PRODIGIOSA

A exposição Titanic-100 anos, do pesquisador ribamarense Antônio Miranda faz um passeio pela história do navio e revisita aspectos importantes da época; o mosaico construído pelo historiador lança mão de fotos, réplicas de objetos, filmografias e maquetes para ilustrar aquela que foi uma das maiores tragédias dos mares. Só que em tom de romantismo e memória

Por Fernando Atallaia

Da Agência Baluarte


A exposição Titanic-100 anos aberta na última sexta feira (13), no salão de eventos da Secretaria de Turismo de São José de Ribamar mostrou o sacerdócio e a verve de um dos principais nomes da pesquisa maranhense na atualidade. Antônio Miranda, ribamarense, ex-integrante das esquadras da Marinha, é um profundo conhecedor da história da cidade balneária, além de entusiasta das artes e dos grandes acontecimentos.

Na mostra que homenageia os 100 anos do navio Titanic, Miranda foi múltiplo: debruçado sobre os aspectos históricos da nau, pré e pós-naufrágio, o pesquisador conseguiu contextualizar o público dentro de uma memorialística que não retrata somente o efeito Titanic enquanto nau submersa. Sugere encanto e beleza às sensibilidades mais simples e aguçadas.

 A exposição-um tributo ao acontecimento histórico-na visão de Antônio Miranda se reveste de poeticidade e ainda dialoga com artes como cinema e música. Na abertura da mostra, por exemplo, o pesquisador se valeu dos temas musicais mais recentes referentes ao navio e, brindou os presentes na ocasião, com a trilha do último filme sobre o Titanic (do diretor James Cameron) interpretada na película pela canadense Celine Dion. ''Eu achei maravilhosa essa exposição e muito importante, não só pelo registro, mas também pela capacidade dele em mostrar peças da época que representam o que de fato aconteceu'', disse o marinheiro Micael.

Antonio Miranda e seu Titanic: historiador ribamarense lança outro olhar sobre o navio


O Titanic sempre foi pródigo em inspirar artistas e pesquisadores em todo o mundo. São muitas as homenagens feitas ao navio em forma de filmes, documentários e versos. Na exposição do historiador ribamarense se vê essa pluralidade nas peças que compõem o acervo, a exemplo das esculturas, réplicas de fotografias (da época), e sobretudo na filmografia que vem encantando gerações por décadas. Uma percepção do conjunto de detalhes que caracterizaram a nau. ''Antônio Miranda você é simplesmente incrível e fez um grande trabalho, muito obrigado por esta inciativa, que vemos como peculiar e original, hoje São José de Ribamar faz sua homenagem à história de um grande acontecimento e em grande estilo'', comemorou Fredson Fróz, secretário de governo da prefeitura municipal.

A exposição Titanic-100 anos é uma inciativa da secretaria de turismo de São José de Ribamar e, de acordo com os organizadores, integra o cronograma de atividades daquela pasta para projetos que resgatam a memória e incentivam a formação de plateia. ''Não é a primeira vez que trabalhamos conjuntamente com o Miranda, temos o maior orgulho de estarmos fortalecendo a memória histórica e fornecendo à plateia ribamarense e aos turistas que visitam a nossa cidade, informações tão necessárias e comoventes, sem falar que a exposição é um deleite estético sem igual'', afirmou Nelson Weber, titular da secretaria.

 Já para Antônio Miranda, a satisfação em realizar a mostra perpassa a alegria de ver exposta uma pesquisa que se iniciou há exatos dois anos, época em que o historiador traçou o seu itinerário em torno do tema e as metas a serem alcançadas até o resultado final da exposição. ''A sensação é de felicidade, comecei em 2010 e hoje o trabalho ai estar para a apreciação do público, estou muito feliz e só tenho a agradecer a todos quantos participaram da realização desta exposição e cabe ressaltar que a  iniciativa é um mérito de nossa população, ela nasce aqui em São José de Ribamar e vai para o mundo, agradeço portanto ao apoio recebido das secretarias de turismo e governo da prefeitura municipal, sem o qual essa exposição não seria possível, a imprensa, ao vereador Nonato Lima que muito esteve presente no projeto e a todos quantos de alguma forma contribuíram, o meu muito obrigado'', agradeceu.




Serviço:

O que: Mostra Titanic-100 anos, do historiador ribamarense Antônio Miranda.

Onde: No rol do salão de eventos da secretaria de turismo de São José de Ribamar (próximo à concha acústica).

Quando: aberto ao público de segunda a sexta para visitação.

Contatos e agendamento prévio: (98) 3224-6820/8879-7750.








3 comentários:

  1. Parabens antonio voce é muito bom e merece esse respeito parabens tambem atalaia gostei da materia é a sua cara valeu
    Paulinho Boy São José de Ribamar

    ResponderExcluir
  2. Excelente materia de um igualmente excelente jornalista de nosso município.Obrigado meu caro Fernando Atallaia pela força e apoio de sempre, não é por menos queo amigo é muito querido por todos e desperta admiração e respeito de nossa população.Já é a segunda reportagem que o nobre artista faz desse humilhe ribamarense-muito obrigado de verdade meu querido e que você-um dos grandes artistas do Maranhão- seja sempre muito abençoado na sua linda caminhada cultural e jornalística.

    Antônio Miranda - pesquisador ribamarense e um simples amigos de todos!

    ResponderExcluir
  3. MIRANDA ..,. MIRANDA QUANDO TU VAIS SER VALORIZADO DE VERDADE POR ESSE PREFEITO MEU TALENTOSO IRMÃO?? CARLA AUGINA CENTRO

    ResponderExcluir

Postagens mais visitadas

Pesquisar em ANB

Nº de visitas

Central de Atendimento

FAÇA PARTE DA EQUIPE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BALUARTE

Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações: agencia.baluarte@hotmail.com

atallaia.baluarte@hotmail.com

Sua participação é imprescindível!

Nossos Seguidores

Parceiros ANB