quinta-feira, 24 de maio de 2012

 

 

2ª Marcha das Vadias vai às ruas no domingo



Da Ascom do Evento


Mulheres ligadas a grupos feministas e ativistas independentes promovem no próximo sábado (27), a partir das 9h, a segunda edição da Marcha das Vadias de Belém. Com o tema “Lugar de mulher é onde ela quiser”, a passeata tem o objetivo de provocar a discussão sobre o combate ao machismo.


Manifestante mostrando a ''cara'' na Marcha das Vadias: elas sabem ficar bem à vontade quando o assunto é cobrar os seus direitos


Este ano, o foco da manifestação foi ampliado para abordar não só a questão da violência sexual, que foi o tema inicial das Marchas das Vadias de todo o mundo, mas também os direitos e o protagonismo femininos. O evento na capital paraense segue a movimentação nacional em torno do assunto, pois as marchas de várias outras cidades brasileiras acontecem entre os dias 26 e 27.


De acordo com Heliane Abreu, militante feminista e membro da organização das duas edições da marcha em Belém, o tema deste ano se relaciona com os papéis desempenhados pelas mulheres na sociedade. “Nossa preocupação este ano é explorar os vários espaços que a mulher pode ocupar, seja inserida na política ou sendo mecânica. Ela pode e deve escolher o que quer ser ou fazer. Precisamos quebrar esses paradigmas de que mulheres são frágeis e incapazes de ter autonomia sobre o seu corpo e os rumos da sua vida”, explica a ativista.


Marcha das Vadias:a sinceridade nunca fez mal a ninguem

A 1ª Marcha das Vadias de Belém aconteceu em agosto do ano passado e abordou as violências sexual e doméstica sofridas pelas mulheres paraenses, tendo sido considerada um sucesso pelas organizadoras. “Acho que o saldo foi muito positivo. Repercutiu muito bem na mídia, e a Marcha das Vadias Belém foi a maior em número de pessoas na rua em todo o país”, comemora Heliane. Este ano, a marcha segue o mesmo trajeto do ano passado, saindo da Escadinha da Estação das Docas e seguindo pela Avenida Presidente Vargas até a frente do Theatro da Paz, onde acontecerá um ato lúdico que encerra a manifestação.


Entenda o movimento


A primeira Marcha das Vadias mundial ocorreu no Canadá, em abril de 2011, motivada pela fala de um policial que, após uma série de estupros acontecidos na Universidade de Toronto, afirmou que as mulheres deveriam evitar se vestir como vadias para não ser violentadas. O episódio deu origem a um movimento global que busca chamar atenção para a cultura machista que sempre ensinou as mulheres a não serem estupradas, ao invés de ensinar os homens a não estuprar. O uso do provocativo termo “vadia” é intencional e denuncia o machismo que classifica as mulheres como “santas” ou “putas”. Desde a primeira manifestação canadense, a marcha vem sendo realizada em vários países, tendo chegado ao Brasil em junho do ano passado.



SERVIÇO:
2ª Marcha das Vadias de Belém
Dia: 27/05/2012 (Domingo)
Horário: Concentração às 9h
Local: Saída da Escadinha da Estação das Docas até o Theatro da Paz






Com informações de ANB Online.

8 comentários:

  1. Os tempos mudaram brother ... antes a mulher era puramente mecânica, cheia de amor a dar aos filhos, a grande dona de casa, a ama de leite ... o tempo foi passando e a mulher começou a exigir o que lhe convém por natureza. Ela rasgou os preceitos bíblicos de que deve ser dominada pelo homem e tal qual foi-se rebelando contra toda essa estrutura arcaica.

    Hoje ela quer espaço, o ferro, o amor, o erotismo ... quer ser a grande chefe da Nação ... Hoje ela é "homem" e "macho".


    Angelo GOmes

    ResponderExcluir
  2. Dinaelson Alencar kkkkkk pow Fernando atalaia não basta uma mala como a célia que não tirou nem 10 voto na ultima eleição agora aparece mais essa é molepovo de Ribamar??? Um fulano de dinaelson não tem nem os voto da família dele é um apagado na vila são luis e quer entrar pra mamar
    vamo votar em quem tem trabalho meus irmãos vereador é NONATO LIMA esse sim é peso
    Clóves linhares da Sede fã de atalaia

    ResponderExcluir
  3. essa éboa mostrando a cara ou os peito kkkkkkkkkkkkkkkkkk gostei do teublog meu jovem laurinha vila do povo e da poeira

    ResponderExcluir
  4. Eu acho fernando atallaia que voce deveria entrevistar nossa geurreira JÚLIA ZAIDAN, ela merece uma chance e ta vindo com novas ideias pro povo da vila sarney filho, que elegeu a nossa vereadora guerreira, essa entrevista eu quero ver atalaia voce é 10, obrigado meu querido.
    patrícia linhares e amigas de JÚLIA ZAIDAN

    ResponderExcluir
  5. O professor Cristiano é bom candidato porque tem projetos é inteligente educado e preparado vamos renovar dia 7 professor Cristiano para vereador conto com seu voto renovação já

    Pedrinho da padaria centro de Ribamar

    ResponderExcluir
  6. Pedrinho a namorada de Cristiano a Andrea chefa do hospital esta ajudando a torto e a direito o Cristiano com consulta e empregando as pessoas no hostital isso é inconstitucional estamos menos de dois meses das eleições e cabe o ministerio publico apurar essas irregulalidade isto acontece dentro do hospital sou funcionaria deste hospital e temo pela minha vida por isso nâo me identifico

    ResponderExcluir
  7. Ribamar Dourado era um grande homem mas esta a cada dia decaindo politicamente ja esta ate pegando dinheiro do Beto como se ele não é milionario poi ja foi presidente da camara.
    Jose de Ribamar maiobinha

    ResponderExcluir
  8. gente o candidatoa vereador que quiser pegar o numero do seu titulo pode dar tive no cartorio eleitoral e la disseram que isso e crime quando aparecer esses espertos pegue seu celulare grave a convera depois denuncie esses vagabundos outra coisa eles nao tem como saber em quem voce votou por isso que o nome e voto secreto ninguem sabe so voce e deus grave a conversa depois denuncie isso e bandidagem inclusive no meu bairro nos fiozemols um grupo so pra fazer isso gravar depois lascar com os donos da razao se segura porque quero convidar todos os bairros da cidade pra fazer esse projeto gravar e denunciar chega de sermos humilhados por esse povo nao podemos mais ser humilhados chega gente vou repetir o candidato que quiser pegar seu titulo grave no seu celular a conversa vamois ter um advogadosopra essa açao contra os mal politicos quem quiser seu titulo pode dar e gravar e depois com eles vamos lascar bando de mal carater.depois volto e dou meu numero pra nos nos unirmos contra esses mal carater.

    ResponderExcluir

Postagens mais visitadas

Pesquisar em ANB

Nº de visitas

Central de Atendimento

FAÇA PARTE DA EQUIPE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BALUARTE

Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações: agencia.baluarte@hotmail.com

atallaia.baluarte@hotmail.com

Sua participação é imprescindível!

Nossos Seguidores

Parceiros ANB