segunda-feira, 30 de julho de 2012




Aposentadoria do Brasil pode sofrer mudanças






Parlamentares e sindicalistas devem iniciar nesta quarta-feira pressões para que o presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia, coloque em votação projeto que muda a aposentadoria.




A proposta extingue o fator previdenciário –índice que reduz o benefício por tempo de contribuição de quem se aposenta cedo.




A fórmula foi criada para estimular o adiamento do benefício, mas, na prática, isso não ocorreu. Os trabalhadores continuaram a se aposentar cedo, com valor menor, e optaram por continuar na ativa após receber o benefício.




Além disso, há um agravante: em razão do fator, é impossível para o trabalhador programar sua aposentadoria. O índice muda –para pior– todos os anos, com a evolução da expectativa de sobrevida da população.




Hoje, um homem com 60 anos de idade e 35 anos de contribuição tem fator 0,8668 (veja quadro). Porém um trabalhador com 55 anos de idade e 30 de contribuição não terá esse mesmo índice em cinco anos. O fator será menor –porque a expectativa de sobrevida da população tende a aumentar–, e seu impacto na aposentadoria, maior.





FÓRMULA 85/95





A pressão pelo fim do fator aumentou há cinco anos. O Congresso chegou a aprovar sua extinção, mas o então presidente Lula vetou a proposta em 2010 por não haver um substituto para o índice.




Agora as discussões voltam-se para o chamado fator 85/95, que já foi discutido anteriormente, mas acabou descartado. Como o governo não aceita o fim puro e simples do fator atual, a fórmula voltou a ser cogitada.




A proposta é simples: aposentadoria integral quando a soma da idade do segurado com seu tempo de contribuição for 85, para mulheres, e 95, para homens. O tempo mínimo de contribuição (30 anos, para mulheres, e 35, para homens) seria mantido.





A mudança valeria só para os trabalhadores da ativa (veja exemplos no quadro).





O problema é que o governo, que já deveria ter apresentado uma contraproposta mais próxima do que considera viável do ponto de vista orçamentário, não conseguiu finalizar o texto até agora.





Além disso, o Ministério da Previdência já fala que medidas provisórias podem emperrar as votações e levar a discussão para setembro.





O relator do fator 85/95, deputado Ademir Camilo (PSD-MG), entretanto, afirma que Marco Maia será cobrado para manter o acordo de votação até o dia 10 de agosto.





“Temos acordo com as lideranças. Se o governo não apresentar um novo texto, pode fazer ajustes no nosso.”





A CUT e a Força Sindical também prometem pressionar pela votação.








5 comentários:

  1. Luís FERNANDO Já começou a soltar as asa agora ele tá perseguindo o colçao atalaia com os babão de encomenda cade a campanha limpa? eles tão com medo do colaço agora mermo que eu vou votar em colaço o homem é sério
    paulo rodrigues vila alonso costa vereador é beto das vila

    ResponderExcluir
  2. Essa cidade sempre foi um atraso professor Fernando atalaia quando Luís Fernando chegou ele trouxe o desenvolvimento e agora com Gil a tendência é continuar, o povo de Ribamar merece o melhor.
    Sargento Silva ribamarense da gema São José de Ribamar é Gil

    ResponderExcluir
  3. Renovação da câmara e pra agora e já gente chega de atraso vote em professor Cristiano pinheiro pra renovar com seriedade!!!!
    Aline e amigas do bom jardim

    ResponderExcluir
  4. Com a força desse homem de fé nosso querido amigo doutor Luís Fernando e o apoio do
    Governo com certeza Gil vai trabalhar muito mais pra Gil eu digo sim nosso melhor prefeito parabéns doutor luís Fernando pelo amor que o senhor tem pela nossa cidade.
    Celso Marlene Monroe a vereador do povo

    ResponderExcluir
  5. GIL CUTRIM SIM SIM PRA GIL EU DIGO SIM FERNANDO ATALAIA ESSE SIM MERECE CONTINUAR TRABALHANDO!!!

    PAULO CÉSAR VILA ROSEANA

    ResponderExcluir

Postagens mais visitadas

Pesquisar em ANB

Nº de visitas

Central de Atendimento

FAÇA PARTE DA EQUIPE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BALUARTE

Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações: agencia.baluarte@hotmail.com

atallaia.baluarte@hotmail.com

Sua participação é imprescindível!

Nossos Seguidores

Parceiros ANB