quinta-feira, 2 de agosto de 2012





Imperatriz segue como segundo maior colégio eleitoral do MA





O Estado





IMPERATRIZ - O município de Imperatriz mantém a condição de segundo maior colégio eleitoral do Estado e teve aumento no eleitorado superior a 6% para o pleito de outubro se comparado com as últimas eleições municipais, no ano de 2008. Em geral a média de aumento de um pleito para o outro é de 5%.




Segundo estatísticas disponíveis no site do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), do total de mais de 159 mil eleitores (159.326 eleitores) aptos a votar em outubro, a faixa etária que mais registrou aumento foi de 18 a 20 anos. Também cresceu o número de eleitores que votarão pela primeira vez.



Imperatriz: votos pra dá e vender





A maior parte do eleitorado de imperatrizense possui entre 25 e 34 anos de idade. Já os novos eleitores, aqueles com apenas 16 anos, somam 1.437.





Outra novidade divulgada esta semana pela Justiça Eleitoral é que houve aumento ainda no número de eleitores acima de 79 anos, que passou de 2.769 nas eleições de 2010 para 4.025 eleitores nas eleições de 2012.




A legislação eleitoral garante que o voto é obrigatório apenas para os maiores de 18 anos e facultativo para os analfabetos e às pessoas com mais de 70 anos ou tenham entre 16 e 18 anos.





O levantamento recente mostra que mesmo sem a obrigatoriedade muita gente acima de 70 anos demonstra que pretende exercer a cidadania nas urnas.





Em meio aos números crescentes uma boa surpresa:caiu o número de eleitores analfabetos. Agora eles correspondem a pouco mais de 7% do eleitorado enquanto que os eleitores com curso superior completo passaram de 2.440 para 3.665 eleitores.





A previsão de aumento no eleitorado e a necessidade de oferecer maior conforto aos eleitores levaram o Tribunal Regional Eleitoral a determinar a realização de obras de melhorias na estrutura física do Fórum Eleitoral Petrônio Gomes de Sá localizado no Loteamento JK, Campus da Faculdade de Imperatriz (Facimp).
O prédio ainda vai ganhar um muro em toda a sua extensão, calçamento da área e pintura além de ajustes necessários no local que funcionará como depósito e será usado para recarregar as mídias das urnas eletrônicas.






O chefe do Cartório da 33ª Zona Eleitoral, José Souza lembrou que em 2008 as urnas e mídias foram guardadas num depósito da Justiça Federal e nas eleições de 2010 voltaram para um ambiente no Fórum Eleitoral Petrônio Gomes de Sá. Com isso, será mesmo no Fórum Eleitoral a solenidade de carga e lacre das urnas.






“Com esse pouquinho de ampliação de espaço a gente vai ter como trabalhar ainda mais contando com a participação da sociedade, da imprensa e dos órgãos fiscalizadores,observadores e convidados da Justiça Eleitoral”, lembrou Souza, que reconhece que a estrutura ainda é pequena levando em conta o tamanho da Comarca, mas tem atendido a sociedade e melhorou muito nos últimos anos.




Mais




Desde o último dia 5 de julho os três cartórios eleitorais da Comarca de Imperatriz estão funcionando em regime de plantão para atender, candidatos, eleitores, partidos e coligações. De segunda à sexta-feira o atendimento é feito das 8h às 16h e aos sábados, domingos e feriados o expediente é das 8h às 18h. Esse plantão vai encerrar apenas após a apuração das eleições de outubro próximo.

5 comentários:

  1. Vejo a ironia do cara jornalista quando diz que em imperatriz há votos para ‘dar e vender’. Amigo a população da nossa amada Imperoza não vendera seus votos porque já decidiu por madeira em continuar prefeito. O voto será consciente e de apoio. O povo de imperatriz quer continuar no progresso que não e o caso da população da sua cidade que estar preferindo a oligarquia e o atraso. Por favor, antes de ironizar procure nos fazer uma visita e veja com seus próprios olhos Madeira liderando as pesquisas. O povo de imperatriz não e alienado caríssimo. Não aponte coisas onde não existe. Obrigado.

    Leonardo Sousa Imperatriz-Ma

    ResponderExcluir
  2. Pra dá e e vender ihhhhhhhhhhhh isso aí é rolo .... e dos grandes ( Madeira comprando voto?) Dessa eu não sabia .
    Júnior Ribamarense - voto Gil.

    ResponderExcluir
  3. Senhor Júnior olhe para o seu candidato ele tá bem melhor não é? Vai comprar o que? VOTO, POVO, CASA, CARRO IMPORTADO, GIL É O BONZINJO NÉ BABÃO? AHHHHHHH ASSIM FICA FÁCIL RIBAMARENSE DUMA FIGA!
    OSVALDO JÚLIO FILHO - NOSSO PREFEITO

    ResponderExcluir
  4. leonardo,
    filho abra o olho esse picareta do madeira perseguidor de pai de familia não nada ao longo desses quatro ,esse desenvolvimento economico é reflexo do trabalho do governo federal outra amigo Convém distinguir crescimento económico de desenvolvimento económico: enquanto o primeiro se refere ao PIB, o desenvolvimento económico é um conceito que envolve outros aspectos relacionados com o bem-estar duma nação, como os níveis de Educação, Saúde, entre outros indicadores de bem-estar agora te pergunto kd as escolas tecnicas que madeira inaugurou ou qualquer outro tipo de escola,kd hospitais,kd saneamento basico,porem no meu bairro esse prefeito fofoqueiro ainda tem uma esposa bruxa de bonus, não fez nada ,mudança já vote em outro candidato menos no madeira

    ResponderExcluir
  5. Fora Madeira !!! Fora com esse mandato que não
    fez nada pelo povo, foraaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa
    cara de pauuuuuuuuuuuuuuuuuuu

    ResponderExcluir

Postagens mais visitadas

Pesquisar em ANB

Nº de visitas

Central de Atendimento

FAÇA PARTE DA EQUIPE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BALUARTE

Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações: agencia.baluarte@hotmail.com

atallaia.baluarte@hotmail.com

Sua participação é imprescindível!

Nossos Seguidores

Parceiros ANB