sexta-feira, 10 de agosto de 2012



Famílias Sarney e Murad descartam Luis Fernando, segundo a revista Veja






Do blog do Garrone






Depois que leu o site da Revista Veja o secretário Luis Fernando Silva (Casa Civil) foi obrigado a mudar de planos em relação ao seu futuro político.


A revista publicou informações sobre uma reunião ocorrida em fevereiro deste ano em São Luís, onde estavam presentes José Sarney, seus filhos e o genro Jorge Murad, o nome de Lobão foi oficialmente definido para a sucessão.



Com isso, Silva já comunicou a Gil Cutrim que pretende candidatar-se em 2016 a prefeito de São José de Ribamar, onde fez boa administração e sonhava exibi-la como vitrine na campanha de governador em 2014 com apoio da madrinha Roseana Sarney.





Na matéria, a revista afirma que o Planalto articula a saída de Lobão do Ministério de Minas e Energia para assumir a Presidência do Senado. Leia a íntegra da matéria abaixo:



Planalto articula saída de Lobão das Minas e Energia




Presidente Dilma Rousseff busca convencer líderes do PMDB de que o ministro é o melhor nome para a presidência do Senado

 



Por Ana Clara Costa e Naiara Infante Bertão

Revista Veja






Se for bem-sucedida na tentativa de convencer Lobão a deixar o MME, a presidente tentará emplacar o nome de Marcio Zimmermann para o posto.




O destino do ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, começa a ser desenhado nos corredores do Palácio do Planalto à revelia de algumas lideranças do PMDB. Fontes ouvidas pelo site de VEJA afirmam que, no que depender da presidente da República, Dilma Rousseff, as funções do político maranhense na pasta se encerrarão até fevereiro do próximo ano. Não por desavença ou indisposição com o peemedebista, mas sim porque Dilma prefere vê-lo na presidência do Senado na Legislatura 2013-14.


o ministro de minas e energia, Edison Lobão


Lobão: saída do MME tem de ser vantajosa para ele




Para o Ministério, a presidente quer designar um nome técnico, como, aliás, é de seu feitio. Em diversas oportunidades, ela deixou clara a sua preferência por líderes ágeis e com conhecimento profundo do setor que comandam em cada ministério, demonstrando certo desconforto com escolhas meramente políticas. Um dos principais nomes para o posto de Lobão é o do catarinense Marcio Zimmermann, que já é secretário-executivo do MME e filiou-se ao PMDB em março.





A estratégia da presidente seria perfeita, não fosse a discordância de membros do próprio PMDB – que historicamente controla os principais órgãos do setor elétrico brasileiro. No Congresso, Renan Calheiros (PMDB-AL) articula há meses seu retorno à cadeira de presidente do Senado, da qual foi alijado no final de 2007 após ser atropelado por uma série de denúncias. Além disso, um eventual rompimento com Renan provocaria reflexos imediatos na já desafinada relação do Planalto com o Legislativo.






Tampouco Lobão está plenamente convencido de que assumir o cargo no Senado é a melhor decisão. “A presidente possui uma ótima relação com o Lobão, mas não com o Renan. Ter um nome de confiança na articulação política do Senado, às vésperas das eleições de 2014, é primordial para o partido. Ela precisa dele”, afirma uma fonte ligada ao Planalto. Além disso, caciques do PMDB temem que, ao permitir que um nome técnico comande o MME, o partido perca mais espaço dentro do governo Dilma – após sucessivos desfalques ocorridos na esteira de escândalos de corrupção que apearam ministros pemedebistas do poder.






Tabuleiro - Em seu segundo mandato como chefe da pasta (o primeiro foi entre 2008 e 2010), Lobão é peça importante no xadrez político dentro e fora do Ministério. Aliado de José Sarney (PMDB-AP) no Maranhão desde os tempos da Arena, ele não só é um dos ministros mais respeitados no Planalto, como também o principal nome para suceder a família Sarney no governo do Maranhão, em 2014. Com os olhos para esse projeto, comandar o Senado seria uma vitrine ideal.



Luis Fernando Silva: como alternativa, ele poderá tentar a prefeitura da cidade balneária em 2016




“Só há uma coisa que o Lobão queira mais do que o Ministério. É o governo do estado. E a família Sarney já definiu que ele será o sucessor”, afirma uma fonte ligada ao governo maranhense. Segundo a fonte, em reunião ocorrida em fevereiro deste ano em São Luís, onde estavam presentes José Sarney, seus filhos e o genro Jorge Murad, o nome de Lobão foi oficialmente definido para a sucessão. A escolha sobrepõe-se à alternativa de lançar à reeleição Roseana Sarney – atual governadora do estado e filha mais velha do presidente do Senado –, tendo em vista que seu governo encontra-se cada vez mais enfraquecido.






Caberá à presidente Dilma Rousseff a tarefa de tentar convencer Sarney e Lobão de que a presidência do Senado é a melhor saída política para PT e PMDB. Uma aliança bem estruturada entre eles também é fundamental para se contrapor à movimentação de parlamentares pemedebistas que querem a volta de Renan Calheiros ao posto. “O Lobão não é de brigar. Ele não vai forçar nenhuma situação”, diz um ex-assessor do ministro.






Contudo, fontes garantem que ele tampouco está disposto a ceder a interesses que não sejam os dele. Aos 75 anos, Lobão está bem no Ministério, fortalecido politicamente graças ao seu talento de negociador e, segundo pessoas próximas, terá de enxergar algum benefício em deixar a pasta para assumir a extenuante rotina no Senado. “Ele não quer! Imagina o estresse do velhinho, que ainda por cima sonha em ser governador do Maranhão”, diz um assessor.

16 comentários:

  1. Gente o comício de Júlio filho deu de dez no de gil, tinha muita gente, fiquei impressionada agora to convencida meu voto é Júlio filho adoroooooo

    Sílvia centro

    ResponderExcluir
  2. VOLTAR????/?? O POVO DE RIBAMAR NÃO É BESTA AQUI NÃOOOOOOOOOOO
    SANDRO DO CRUZEIRO

    ResponderExcluir
  3. RAPAZ PENSEI QUE O TIULAR DO BLOG,TIVESSE FEITO A COBERTURA DO MAIOR COMÍCIO QUE SÃO JOSÉ DE RIBAMAR JÁ TEVE,REALMENTE O POVO NÃO ACEITA MAIS O CONTINUÍSMO DO ATRAZO,O POVO QUE MUDANÇA,NÃO ACEITA MAIS A PRIVATIZAÇÃO DA SAÚDE, DESDE QUE A SAÚDE FOI PRIVATIZADA O HOSPITAL SÓ SERVE DIPIRONA,O POVO QUE EMPREGO PORQUE HOJE EMPREGO É SÓ PARA OS AMIGOS DO ATUAL PREFEITO,JÚLIO FILHO DEU UM SHOW DE PROPOSTAS SEM DÚVIDA TEM AS MELHORES PROPOSTA, PODE ESPALHAR AGORA É 65 EM TODO LUGAR.É 65 É 65. BRUNO ALMEIDA -CENTRO

    ResponderExcluir
  4. O Sarney velho nao gosta dele nem confia. Eudes Jardim Tropical

    ResponderExcluir
  5. SE ELE VOLTARÉ MAIS 4 ANO DE ENROLAÇAO E PLACA SÓ MIDIA O POVO DE RIABAMAR É POBRE COMO A CIDADE CRESCEU HEIN? O POVO TA MISERIA FERNANDO ATALAIA. VALEW

    DENIS VEREADOR MARLENE MONROE

    ResponderExcluir
  6. Júlio Filho representa as famílias sofridas ribamarenses por isso eu voto nele e vereador o nome que eu simpatizei foi o de Irmão Carlos, esse homem é sério pelo visto.
    Franscisco e família Vila Rosena Sarney

    ResponderExcluir
  7. Luís Fernando foi o melhor prefeito que São José de Ribamar já teve, virgula,,,,,,,, ele foi só mas um prefeito e só. Paulo da Campina

    ResponderExcluir
  8. SE ELE VOLTAR GANHA A CIDADE, VOLTA LUÍS!!!! VOCE É O CARA.

    PEDRO PANAQUATIRA VIZINHO DO BICHÃO

    ResponderExcluir
  9. Julio filho????? Pelo amor de Deus... O pai dele nao fez nada, foi condenado por improbidade administrativa e o filho NUNCA trabalhou... Gil neles!!!
    Paulo Henrique - miritiua

    ResponderExcluir
  10. EITA LOUCÃO E O GIL FEZ O QUE ????/TRABALHA AONDE ??/FAZ O QUE DA VIDA ELE É ADVOGADO DO CEUMA COMPRADOR DE DIPLOMA , CHEIO DE PROCESSO NAS COSTA // ESSE GIL É SÓ O FILHO DO EDMAR CUTRIM AQUELE SUJEITO QUE TA SENDO PROCESSANDO PELO JUIZ, JÚLIO FILHO NELES , FORA DE RIBAMAR BURGUESIA PREGUIÇOSA
    PATRICK MEU VOTO É 65 O MELHOR MORO O BAIRRO SÃO RAIMUNDO MEU VEREADOR É RICARDO CABEÇA BRANCA O HOMEM DO GELO

    ResponderExcluir
  11. Pra mim esse homem foi o maior prefeito que a nossa cidade já teve. Ele é carismático e trabalhador. Amigo de todos e se voltar em 2016 vai voltar a revolucionar. Luís Fernando além de competente é muito serio e transparente. Governa para o povo e essa é uma das razões caro jornalista que faz com que alguns invejosos do Grupo Roseana Sarney temam o nosso prefeito.

    Júnior Ribamarense Gil pra continuar o trabalho

    ResponderExcluir
  12. Concordo com Júnior, Luís é muito invejado e perseguido porque é gestor que é bom pra não dizer excelente em tudo que faz e Gil não é diferente. A população reconhece!
    Paulo Afonso - bairro São Raimundo

    ResponderExcluir
  13. ESSE AÍ FERNANDO ATALAIA NINGUEM QUER E PORQUE? O CABRA É MAU, IGNORANTE E ODEIA POBRE, É IGNORANTEEEEEE DE DA DÓ E SE ACHA O TAL POR ISSO DESCARTARAM DE LÁ PRA LÁ LONGE DA GENTE XIIIIIIIIIIIIIII
    ANTONIO CARLOS MORO PERTO DA IGREJA

    ResponderExcluir
  14. VOTANDO EM JÚLIO FILHO, OS RIBAMARENSES VAI TER UMA PESPECTIVA DE TRABALHO E VALORIZAÇÃO EM NOSSO MUNICIPIO O MESMO É RIBAMARENSE E
    CONHECE OS PROBLEMAS SOCIAIS DO NOSSO POVO,QUE NÃO TEM VALORIZAÇÃO NA ADMINISTRAÇÃO DO ANTESESSOR E DO PREFEITO ATUAL,CHEGOU A HORA DA MUDANÇA JÁ ESTÁ NA BÔCA DO PÔVO A GORA É 65 VAMOS MOSTRAR QUE SOMOS SOBERANOS.

    ResponderExcluir
  15. Omedo do Gil Cutrim e do Luís Fernando é do COLAÇO - COLAÇO SO CRESCE NA CIDADE INTEIRA POR TODO LADO. MEU VOTO É DE MUDANÇA - ESSE SIM É FORTE E COMPETENTE.

    ADRIANO MOROPOIA

    ResponderExcluir

Postagens mais visitadas

Pesquisar em ANB

Nº de visitas

Central de Atendimento

FAÇA PARTE DA EQUIPE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BALUARTE

Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações: agencia.baluarte@hotmail.com

atallaia.baluarte@hotmail.com

Sua participação é imprescindível!

Nossos Seguidores

Parceiros ANB