quarta-feira, 22 de agosto de 2012



O convencimento forçado

 


A grande maioria dos candidatos a vereador em São José de Ribamar tenta mostrar ao eleitor que é ribamarense e seus representantes nascidos no município. Ao contrário do que pregam, os candidatos vem de outras cidades e buscam tão somente eleger-se tomando para si a cara nativa do local



 
Por FernandoAtallaia
Da Agência Baluarte


 

''Sou ribamarense''. A frase proferida em alto e bom som é um apelo e tanto para quem quer a todo custo convencer o eleitor a votar num candidato genuinamente ribamarense, nascido na cidade e com residência fixa no município há anos. Afirmar que é candidato em São José de Ribamar porque é ribamarense tem se tornado uma regra entre a grande maioria dos candidatos a vereador na cidade ao longo dos anos. E a prefeito também. Na prática, a realidade é outra.




Grande parte dos candidatos a vereador nestas eleições não nasceu em São José de Ribamar nem tampouco tem uma história no município. Vem de outras cidades e aqui se instalou visando ocupar os cargos públicos disponibilizados pela generosa cidade balneária. A constatação cabe também aos candidatos a prefeito. Arnaldo Colaço do PSB, por exemplo, é da longínqua Matões. Já Júlio Filho é ludovicense e o candidato do PMDB Gil Cutrim mesmo admitindo-se ribamarense é também de São Luís. 





           
 
 Elisabeth Malheiros: ela é de São Luís
                                                     

Os atuais vereadores que concorrem à reeleição não são exceções. Beto das Vilas é de Humberto de Campos; Negão da cidade de Axixá; Nonato Lima é da capital São Luís; Artuzinho de Icatu; Elisabeth Malheiros é de São Luís; Lázaro de Coroatá; Djalma de São Luís; Marlene Monroe de Icatu; Zé Lima de São Luís; Henrique Queen também de São Luís e entre os novos candidatos a situação é semelhante. Os candidatos Lindoso e Daniela Maciel são também  naturalizados ludovicences, sendo ambos de São Luís.





Os dados fornecidos pelo Tribunal Superior Eleitoral-TSE exemplificam a paisagem apócrifa sustentada pelos candidatos na cidade e levada adiante por seus correligionários e assessores. ''Eu preferia que eles falassem a verdade em vez de ficar mentindo dizendo que são de São José de Ribamar'', contestou a secretária executiva Lúcia Santana, moradora do bairro Araçagi. 




 
Os candidatos, por sua vez, rebatem as críticas dos ribamarenses apoiando-se num certo patriotismo de adoção. ''Adotei essa cidade como minha e aqui estou para lutar pelo povo, sou ribamarense de coração'', afirmou certa vez um vereador de mandato. O discurso recheado de floreios parece não atingir o alvo: o eleitor ribamarense anda ultimamente buscando a verdade dos fatos e vivenciando as eleições municipais como em nenhum outro momento na história do município. E busca além de autenticidade nos candidatos a certeza de que não será enganado (como mentecapto) com falácias tão óbvias e risíveis.


21 comentários:

  1. O PIOR DE TODOS ESSES CANDIDATOS QUE SE DIZEM RIBAMARENSES É A CHAPA FORMADA PELO ATUAL PREFEITO GIL E O SEU VICE UM TAL DE EUDES,ESSES DOIS NÃO TEM NEM UMA HISTÓRIAS DE LUTA EM RIBAMAR E DE TRABALHOS PRESTADOS,SÃO DOIS PARAQUEDISTAS,MAIS O POVO DE MINHA QUERIDA CIDADE SÃO JOSÉ DE RIBAMAR VAI SABER DIZER NÃO PARA ESSES QUE NÃO REPRESNTAM NADA PARA O NOSSO POVO.

    RICARDO- CENTRO

    ResponderExcluir
  2. Ricardo concordo com tigo a gente se sente revoltada com a situação que se encontra Ribamar hoje os ludovicenses humilhando a nossa populaçâo e por isso fica entâo tem que as pessoas tomarem uma decisâo para expulsar esses invasores de nossa cidade que nos discriminam em plena praças em nossas vistas é hora de acordamos para o momento de mudanças essas duas eleições votei com o grupo do Luis Fernando e Gil maS AGORA ESTOU VENDO O QUE ACONTECE e rola na prefeitura.
    funcionario da prefeitura

    ResponderExcluir
  3. Não existe nenhum candidato a vereador ou a prefeito natural de São José de Ribamar, pelo fato que a primeira maternidade foi inaugurada a poucos meses por isso muitos Ribamarenses tem naturalidade de São Luis, dã..! Somente em 2030 teremos candidatos como voce diz "legitimos" que será o ano em que as crinças que apartir de hoje estao nascendo, seram registrados com o nome de nossa cidade.

    Não existe alguem com mais de 02(dois) anos de idade que seja Registrado como natural de São José de Ribamar.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pela excelente coluna e o nosso querido amigo pailo Alencar Fernando atalaia mereceu essa nota sua, o cara e gente boa e competente , sera sem duvida o melhor vereador que Ribamar já teve. Abraços pra você
    Felipe moropóia

    ResponderExcluir
  5. essa mulher nem câmara ela vai beth malheiros podia ser cassada so por falta ela uma péssima vereadora me compre um bode vereador serio e preparado é osmar


    Henrique da campina
    o pesadoooo

    ResponderExcluir
  6. Daniel de Jesus, vc esta' completamente equivocado, temos candidatos sim, legitimamente ribarenses, como o caso de celia Veloso N. 36000 PTC. Bom, antigamente nao era necessario sequer o registro de nascimento, muitas pessoas so' tinham a certidao de batismo, outras eram registradas em sao luis, porem, de naturalidade ribamarense. Dizer que a maioria dos ribamarenses sao registrados como ludovicenses. e' mentira!
    Outra coisa, e' fato que esses candidatos de sao luis vem pegar as vagas politicas no nosso municipio, o proprio Luis Fernando nasceu em Sao Luis, Gil Cutrim, etc..... Infelizmente falta ao povo ribamarense, valorisar a sua propria gente. E' complicado ver uma camara de vereadores e prefeitura compostas, na sua grande maioria por candidatos oriundos de outros municipios, como Sao Luis, Icatu', Matoes..etc Embora a lei eleitoral permita. isso nao e' bom para a coesao e o orgulho do povo ribamarense. Gostaria de pedir o voto dos ribamarenses para Celia Veloso, Moradora da Mata, Diretora do Boi da Mata, N.36000 PTC. Essa e' Ribamarense na Certidao de Nascimento e no Coracao!
    Charles - Mata Grande-Sao Jose de Ribamar

    ResponderExcluir
  7. A maioria dos candidatos só querem mamar nas tetas da prefeitura e, enchem as secretarias dos "seus", que são pessoas que não conhechem a realidade deste lugar ou são incompativéis com os cargos que exercem.

    ResponderExcluir
  8. Essa Célia da Mata é uma tremenda de uma enrolona!! Desvia merenda da escola ond ela é diretora, acabou com o time DUGUAY......só pensa em dinheiro, é uma uma interesseira de carterinha!!!

    Vizinha da dita cuja!

    ResponderExcluir
  9. Fato!!!! Tem alguns secretarios tao ignorantes, agem como se fossem donos da prefeitura! E os funcionáros "pé duros" , akeles que nao tem cargo nenhum, são poires ainda, pq são despreparados, mal sabem escrever, não sabem atender o público, não resolvem nada! Se confiam em seus padrinhos vereadores, que os mantem , mesmo sabendo que sao incompetentes!!

    ResponderExcluir
  10. O VIZINHA DA DITA CUJA, VC ESTÁ EQUIVOCADA, ONDE QUE CELIA DESVIA MERENDA SE A MERENDA NEM DÁ PARA OS ALUNOS? CELIA ALEM DE RIBAMARENSE É UMA MULHER PREPARADA PARA NOS REPRESENTAR, EU VOTO NELA. TAMBÉM GOSTARIA QUE VC VOTASSE NELA PODE SER?

    ResponderExcluir
  11. ao autor da matéria:
    procure informar-se melhor da vida dos candidatos antes de colocar quaisquer informações.
    Você pelo menos nasceu em Ribamar pra conhecer a história de sua gente ?
    existem sim candidatos nascidos aqui em ribamar, de famílias tradicionais ribamarenses

    ResponderExcluir
  12. Como ja diz o velho ditado, "Santo de casa não faz milagre".
    Por essa razão quase não temos representantes na politica.
    Os que tentam não conseguem porque o povo não da valor aos ribamarenses.
    O povo tem a oportunidade de mudar, mas sempre elegem os mesmos.
    Os mesmos que tem dinheiro pra jogar fora em suas campanhas, depois de onde é que eles vão tirar o que gastaram e muito mais?

    ResponderExcluir
  13. Todo mundo sabe que o autor da matéria é ribamarense nasceu aqui e é do bairro Tijupá Queimado.

    Você é que precisa se informar direito meu colega.

    Isa Costa fã de Atallaia meu lindo

    ResponderExcluir
  14. E depoiss dessa eleição meu caroo o povo de São Luís vai ser é despejadoo aqui na ribamar cityyy reage ribamarrr
    léo de santinha

    ResponderExcluir
  15. Que pena!!! que as pessoas que moram em São josé de Ribamar sendo ou não ribamarense ainda vendem seus votos. Por isso São josé de ribamar ta cada vez pior, não tem trabalho pra ninguém os jovens vivem nas drogas e o povo continua votando nessa corja de mafiosos, então sofram mais 4 anos. parabéns...

    ResponderExcluir
  16. Parabéns pelo excelente blog e muito sucesso na sua caminhada. Espero um dia sinceramente ter um espaço para expor meus projetos como vereador. Obrigado meu irmão.
    Celso da Kiola, vereador do Povo.

    ResponderExcluir
  17. A nossa Ribamar táparecendo vaca leiteira de ESTRANGEIROO TODO SECRETÁRIO DE GIL É DE SÃO LUÍS POR ISSOO QUE ELES NÃO GOSTAM DORIBAMARENSE
    JOSIAS CACHACEIRO DA PRAÇA DO CEMITÉRIO EU SOU É DE MARACASSUMÉ

    ResponderExcluir
  18. Os de São Luís amam mais esta terra do que os próprios santos de casa, essa é a pura verdade.
    Parabéns pelo Blog, Atallaia.
    Marcos Residencial Primavera

    ResponderExcluir
  19. É GERAL DOUTOR JULINHO SEMPRE MOROU EM SÃO LUÍS E SO USA RIBAMAR PARA MAMAR TODOS ESSE POLÍTICO FAZ ISSOOO
    SÉRGIO DO PARQUE DAS PALMEIRAS

    ResponderExcluir
  20. meus amigos de ribamar todos os vereadores eleitos e releeleitos tem bala na agulha todos compraram votos como e que pode um vereador tirar 2600 mais de 1000 votos de diferença um do outro em ribamar e o ministerio publico a justiça eleitoral achar que ta tudo normal todos esses que ai estao gastaram o que o salario comum de um vereador nunca iam recuperar mais podem ter certeza de uma coisa o pagamento desses maus politicos esta vindo e mais rapido que eles imaginam.

    ResponderExcluir
  21. eSSES CANDIDATOS SO QUEREM O FAZ ME RIR BUFUNFAAAAAAAAAAAAAAAA E O SAALÁRIO Ó

    GUILHERME DO CRUZEIRO FÃ DE ATALAIA

    ResponderExcluir

Postagens mais visitadas

Pesquisar em ANB

Nº de visitas

Central de Atendimento

FAÇA PARTE DA EQUIPE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BALUARTE

Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações: agencia.baluarte@hotmail.com

atallaia.baluarte@hotmail.com

Sua participação é imprescindível!

Nossos Seguidores

Parceiros ANB