quarta-feira, 8 de agosto de 2012






Pioneirismo na cena Rock Maranhense



Por Natan Castro
Crítico musical de ANB Online





No ano de 1989, Alexander Carvalho (Guitarra e voz), Nuna Gomes (Bateria), Otávio Parga (Baixo) e Paulo Pellegrini (Teclados) deram início a uma banda chamada Daphne. Segundo a mitologia grega Daphne que era filha de Perseu era amada por Apolo que nunca teve seu amor reconhecido por ela, certa vez Apolo a perseguiu tenazmente até que Daphne caísse nos prados exausta, clamando por ajuda, Júpiter a transformou em uma árvore, Apolo apanhou algumas folhas da nova árvore formando uma coroa e jurou usar em sua cabeça para o resto dos seus dias. A Daphne entrou nos anos noventa como a principal banda da cena rock de São Luís, com diversas apresentações em faculdades e bares da Ilha onde apresentava um repertório mesclado entre canções próprias e covers de grandes nomes do rock nacional.


Capa do álbum Semblantes: banda Daphne deu o pontapé inicial à cena Rock de São Luís ainda na década de 90 



A banda se sobressai no cenário local através dos seus integrantes que pensaram uma banda de forma profissional. Postura e coragem eles possuíam, porém foi só em 1996 com a bagagem de sete anos de existência que a Daphne lançou 'Semblantes' o primeiro álbum de rock de uma banda Maranhense.




Com produção gráfica fraca o que mais chamava atenção naquele álbum era o apuro nas letras. Das 12 músicas somente o baterista Nuna Gomes não tinha letras em sua autoria, com os demais integrantes dividindo a autoria das canções. Algumas dessas canções tocaram bastante nas FM`S de São Luís. Posso citar a música que dá nome ao álbum 'Os sonhos não podem sonhar' e a linda balada 'Versos Antigos'.





A Daphne é de uma importância seminal para uma cena que ainda hoje é carente de boas produções porque deu a largada, fez com que os músicos que sonhavam pudessem enveredar por uma carreira através de uma banda de rock e acreditassem de fato nisso. Com a Daphne eles tiveram a certeza de que o caminho estava aberto. Hoje a banda não existe mais , mais seus integrantes estão em outras bandas e alguns percorrendo trabalhos solos. Do álbum 'Semblantes' posso citar a música 'Contrastes' com uma letra poética com apelo politico e patriótico que se destaca como uma verdadeira obra prima na minha opinião.









Contrastes.


(Alexander Carvalho, Cacique de New York)







Ostentas rebeldes, sonhadores


Raiva, luta, sangue e suor


Liberdade das mais puras flores

Igualdade de todos,


Não de um só.








Reflete a sujeira que me encanta


Inspira a limpeza que me suja


O céu formoso que me encanta

Noite escura, clara, turva.







São contrastes


São histórias


São pedaços da memória





A lua reclama do seu ar


A água rejeita sua areia


O verde dos campos desmotiva


Obscena, crua e fria







São contrastes


São histórias


São pedaços da memória.



 



4 comentários:

  1. Eu vi essa época cara, esses caras moravam perto da minha casa, boa pedida.

    Danilo Araújo Cohatrac 3

    ResponderExcluir
  2. Poxa galera se o melhor prefeito do MARANHAO ta apoiando GIL porque não continuar esse trabalho? Ahhhhhh pra la candidato sem propostas.
    Carlinha do cruzeiro

    ResponderExcluir
  3. TB VOTO EM GIL CARLINHA PORQUE É O MELHOR PRA RIBAMAR. GIL CUTRIM PREFEITO ESSE SIM É O CARAA.
    PAULO DE TARSO CAMPINA

    ResponderExcluir
  4. O TCE que é o pai de Cutrim,fez porra nenhuma, volta Luis Fernando que esse cara é uma vergonha, vc Luiz fez a gente votar dessa desgraça.

    ResponderExcluir

Postagens mais visitadas

Pesquisar em ANB

Nº de visitas

Central de Atendimento

FAÇA PARTE DA EQUIPE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BALUARTE

Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações: agencia.baluarte@hotmail.com

atallaia.baluarte@hotmail.com

Sua participação é imprescindível!

Nossos Seguidores

Parceiros ANB