terça-feira, 10 de abril de 2012
LEIA NA ÍNTEGRA O POEMA ‘ÁRVORES MUDAS’ DA OBRA INÉDITA ODE TRISTE PARA AMORES INCABADOS DE AUTORIA DO POETA E JORNALISTA RIBAMARENSE FERNANDO ATALLAIA




Árvores Mudas





As árvores mudas morrem de sede sem legumes e frutas


Morrem sentadas opacas envenenadas nos jardins sem mudas


Secam as manhãs.





Os aldeões de areia fadados à poeira das rochas desmanchantes


Choram o passado em presentes desertos encurraladas palavras


O chá das papoulas derrete.
<><><><> <><><><> <><><><>

O Jardim de Monet em Giverny: papoulas que falam entre as árvores mudas
























       


A consciência dos mortos olhando a garrafa de esperma congelando


Apunhala a púbis o quadro de Monet os terraços de Flora


Aquilo que sabem e nada podem


Aquilo que implora.






1998














Coluna do Fernando Atallaia



Ex-vereador Jô Viana de olho na câmara de vereadores

O ex-vereador Jô Viana (PSL) vem dando sustentação ao Governo Gil Cutrim em comunidades longínquas da cidade com o intuito de alcançar a vitória nas eleições de outubro. Viana, que é pré-candidato a vereador, obteve nas últimas eleições exatos 723 votos e não conseguiu à época reeleger-se. ‘’Eu atribuo a derrota à coligação que fizemos, mas ainda assim conseguimos eleger bons quadros de nosso grupo político para o Legislativo’’, afirmou.

Recentemente, o ex-vereador ocupava o cargo de secretário-adjunto de cultura do município, do qual se licenciou por conta da empreitada eleitoral que se aproxima. ‘ Estamos na rua e nas comunidades trabalhando pela população ribamarense e quanto a ser pré-candidato, tentaremos mais uma vez postular a uma vaga na Câmara Municipal, onde temos sido cobrados pela grande maioria das comunidades de São José de Ribamar a colocar nosso nome à apreciação dos ribamarenses’, disse o político.

Enrolado na Justiça, Lindoso não poderá ser candidato

O Vereador Lindoso, ex-presidente da Câmara Municipal está em maus lençóis. Protagonista de denúncias de compra de votos nas eleições passadas, Lindoso responde a processos desde a sua estada como titular do Legislativo do município e como se não bastasse a memorável má administração que realizou naquele Poder, o vereador ainda amarga alto grau de impopularidade na cidade balneária. Lindoso, afirma um funcionário da Câmara, deverá apontar um sucessor, da família é claro.


Vereadores eleitos pelo bloco oposicionista caem no descrédito da população ribamarense

Os vereadores Artuzinho(PDT), Henrique Queen(PDT) e Zé Lima(ex-PSB)caíram no descrédito da população ribamarense. Acusados por líderes comunitários e lideranças políticas locais de terem se ‘vendido’ ao chefe do Executivo Municipal, os adins fazem jus às acusações. A rasgação de seda ao atual governo no plenário da Câmara Municipal é visível nos discursos proferidos pelos mesmos e a tão intocável auto-estima e o amor próprio dos vereadores estão por um fio. O culto exacerbado às ações da prefeitura de Ribamar é uma constante nos pronunciamentos dos três ‘oposicionistas’, que não raro, ‘endeusam’ também todo secretariado do prefeito. A bajulação é tanta que a população ribamarense se mostra decepcionada e vem contraindo sensações de asco, diariamente!

Irmão Domingos é o candidato dos Holanda em Ribamar

Os Holanda(o pai e o filho, assim sem a santíssima trindade)terão o seu candidato oficial em São José de Ribamar. Isso mesmo: Irmão Domingos, representante do PTC na municipal de Ribamar terá o apoio declarado dos trabalhistas cristãos no município. Obedecendo a lógica de ‘uma mão lavando a outra’, o líder comunitário vem apoiando os deputados em toda órbita política da cidade balneária há anos. Agora chegou a vez dos Holanda gravitarem em torno do presidente do PTC ribamarense. Irmão Domingos é um forte candidato ao Legislativo. Tem trabalho desenvolvido na cidade e ainda o apoio da ala evangélica de diferentes bairros de São José de Ribamar.’ Sou pré-candidato a vereador sim e o PTC lutará para se fortalecer muito mais política e socialmente no município’’, apregoa.

 Mário Câmara não está de brincadeira e quer uma vaga das 17

O acréscimo de vagas ocorrido nas câmaras de vereadores do país, chegou em boa hora para quem tem vocação político-partidária. Alguns, emergentes, tentam de forma incessante a ocupação da cadeira legislativa por puro diletantismo benéssico, já outros incorrem na perspectiva de melhorar o Social de suas cidades.


Pré-candidato a vereador Mário Câmara: a caminho da Câmara Municipal
Nesta última realidade, encontra-se o líder e ativista social ribamarense Mário Câmara, figura bem conhecida do cenário político ribamarense e popular nas fileiras das articulações municipais para as eleições deste ano. Câmara é pré-candidato a vereador e não se faz de rogado. ’’ Não estou de brincadeira, vamos pra cima da vaga pelo povo de nossa cidade, sou pré-candidato’, afirma esfuziante.

Oposição sumiu; Colaço ainda resiste

As críticas e constatações do editor de ANB Online expressadas nas matérias e artigos da série Panorama Político vem ganhando forma a cada dia. E se fundamentam. A oposição sumiu e se ausentou ao debate das políticas públicas na cidade. Daqui aproximadamente 6(seis )meses reaparecerá através de seu filão prioritário: as eleições. O socialista Colaço, no entanto, resiste e vem trabalhando em visão conjuntural, dentro de um processo de médio a longo prazo. O pré-candidato a prefeito opera atualmente a política do ‘casa em casa’ e visita bairros e localidades ribamarenses. Já seus Seus correligionários e camaradas de oposição preferem a realidade intimista de suas próprias casas, salas e banheiros. Mas em breve ressurgirão, certamente. E o porquê, se sabe: as eleições também propiciam oportunidades de grandes negócios.

Negão vai para a reeleição, mas continua supostamente insatisfeito

O vereador Negão (PMDB) continua cultivando a dubiedade em seus pronunciamentos. Da base aliada do prefeito, o peemedebista não perde tempo quando o assunto é criticar o atual governo. E não esconde o interesse em fazê-lo. Negão joga pedra e ainda mostra a baladeira. As críticas do vereador à Administração Municipal ganham tom de defesa do Legislativo na relação com o Executivo, mas na prática, Negão vem caindo no folclore e o ‘tá tudo em casa’ entra em cena. Os eleitores que acompanham as sessões corroboram.’’ Toda vez é isso, ele faz isso, fala mal da prefeitura e grita e fica esperneando

Que nem um louco e nada muda, ele faz isso pra ganhar o voto da gente que tá na galeria, o meu ele não ganha’, diz Maria de Fátima, da Vila Alonso, ribamarense assídua às sessões.

 Vereadora Elisabeth Malheiros não tem medo de Sarney Filho nem tampouco de Fernando Gabeira

O Partido Verde-PV na Câmara de Ribamar anda mal representado, dizem alguns ribamarenses. A afirmação diz respeito à atuação da vereadora Elisabeth Malheiros, recordista em faltas às sessões daquela Casa. ‘Nessa mulher eu não voto nunca mais, se a gente elege é pra trabalhar, agora ficar só em casa recebendo o salário de vereador que a gente que paga, que sai do nosso bolso isso não’, reclamou uma eleitora de Malheiros. Pelo visto, a vereadora não tem medo de ser chamada atenção por Sarney Filho nem tampouco por Fernando Gabeira!

Lázaro é o anti-herói de Nonato Lima

O líder do governo na câmara, vereador Lázaro do PV, é o anti-herói do vereador Nonato Lima, do PP. A constatação se origina na postura e atuação controversa do legislador, que à frente da representação oficial do Executivo, em nada defende o Governo Cutrim naquela casa.


Vereador Nonato Lima, o terceiro da direita em sentido horário entre Gil Cutrim, Beto das Vilas e Frédson Froz: ele deu sustentação aos anos de gestão de Luís Fernando Silva tanto na Câmara quanto no município

Seu antecessor na função ciceronial , ao contrário,  professava fé inabalável no antigo prefeito Luís Fernando Silva e em seu favor trabalhou, à época, nos recônditos subliminares da instituição a imagem de LFS como grande intelectual da administração pública em São José de Ribamar. Lázaro ainda não conseguiu se encontrar no turbilhão. Precisa estabelecer outra imagem: a de que Gil Cutrim seria um prefeito mais moderno e dinâmico. Mas, de acordo com alguns pares do vereador, Lázaro não estaria nem um pouco interessado na questão.

Jornalismo ANB é imitado em todo o Estado do Maranhão

O jornalismo praticado pela equipe de ANB Online vem causando frisson e faniquitos na chamada blogosfera e no jornalismo impresso do estado do Maranhão. O blog oficial da Agência de Notícias Baluarte-ANB Online, que tem parceria de links com os principais saites e blogues de política e variedades de São Luís e de inúmeros municípios maranhenses vem tendo suas publicações e postagens reproduzidas em diversos meios de comunicação Online e Impresso. A linguagem utilizada por ANB Online na produção dos textos jornalísticos tem sido alvo de elogios e também de afetações. Os profissionais competentes e sérios admiram, republicam, repercutem  e fazem deferências noticiosas ao blogue dentro de um grande frisson entusiasta. Já os pseudosprofissionais incompetentes, rasos de análise, superficiais  e invejosos, têm ataques e surtos de faniquitos. Em todo caso ANB Online continua respeitando a ambos.

Flávio das Vilas quer bater Beto das Vilas nas urnas

O pré-candidato a vereador Flávio das Vilas quer mostrar a tudo custo quem realmente é da Região das Vilas. Flávio anunciou recentemente que irá organizar um movimento social em torno das comunidades equidistantes da sede do município para eleger um candidato legítimo que represente as populações da tão ovacionada região. ‘Anota ai Atallaia, a imprensa também precisa saber e o povo é o maior interessado, precisamos eleger um candidato realmente da Região das Vilas, nascido aqui, tem gente que fala que é das Vilas, mas nem em Ribamar mora, tá lá pras bandas do São Francisco, não é por ai, o povo não é besta e nunca será’, diz Flávio das Vilas.

 Na Maiobinha, Filho lidera predileção e preferencia; vereador Djalma poderá não se reeleger

Filho da Maiobinha deverá desbancar com folga o vereador Djalma, se entrar como candidato a vereador pelo bairro Maiobinha. Um dos maiores colégios eleitorais da cidade balneária, aquela localidade, sofre com a ausência de políticas públicas e representatividade na Câmara Municipal. Filho vem desenvolvendo um trabalho há décadas no bairro ao passo que a atuação do vereador Djalma é alvo de reclamações constantes na Câmara e também por parte de seus próprios eleitores. É esperar para ver!

Secretariado de Gil Cutrim é remanejado para coordenação de campanha

Os secretários Calixto (Cultura), Dourado (Assistência Social) e Eudes Sampaio (Finanças) se licenciaram dos respectivos cargos para integrar a equipe de coordenação política do peemedebista Gil Cutrim a partir de então. Calixto que trafega com elasticidade por bairros como Matinha, Ubatuba, Rio de São João e Vila Sarney Filho, deverá cumprir a função de abre alas do prefeito nestas e outras comunidades circunvizinhas. Dourado, que nos últimos meses protagonizou denúncias e escândalos à frente da pasta solidária da prefeitura (SEMAS) terá a obrigação de manter a postura dinossáurica do líder ribamarense de reconhecida historicidade política na cidade e neste merchand conseguir a improvável façanha de fortalecer a campanha do postulante à reeleição tanto na esfera política (junto aos líderes comunitários) quanto nos guetos periféricos da cidade (junto aos bairros e localidades recém-criados). Já Eudes Sampaio será o elemento pensante e catalisador em toda campanha: cabe a ele a tarefa de aglutinar forças, catapultar apoios, perceber ‘climas’ e ainda tecer e gerir estratégias que alavanquem e potencializem a imagem do prefeito na geopolítica do município.

Postagens mais visitadas

Pesquisar em ANB

Nº de visitas

Central de Atendimento

FAÇA PARTE DA EQUIPE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BALUARTE

Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações: agencia.baluarte@hotmail.com

atallaia.baluarte@hotmail.com

Sua participação é imprescindível!

Nossos Seguidores

Parceiros ANB