segunda-feira, 7 de maio de 2012




A ‘ascensão social’ da Oposição e as lacunares ‘alianças políticas’ do Governo

Caminhando dentro do individualismo de uma representatividade que se quer oposicionista, os pré-candidatos a prefeito Júlio Filho (PC do B) e Arnaldo Colaço (PSB) patrocinam dissenção e separatismo. Do outro lado, Governo e lideranças da Situação não conseguem esconder suas vulnerabilidades nas pretensas alianças e ações.



Por Fernando Atallaia



Os pré-candidatos a prefeito Júlio Filho (PC do B) e Arnaldo Colaço (PSB) tem algo em comum: creem que podem chegar à prefeitura de São José de Ribamar. ‘Cada um por si e todos por um’, os políticos emergentes e imediatistas de uma ‘Oposição’ sem estrutura e capilaridade política no município, repetem cotidianamente as obtusas práticas do discurso fácil e politiqueiro. Aquele que bate as portas do eleitor às vésperas das eleições. E não abrem mão dos inflados ‘egos’ quando o assunto é tornar-se prefeito da terceira maior cidade do Estado do Maranhão.

Do outro lado, o grupo situacionista representado pelo atual governo, investe em ‘fatos’ e tenta imprimir uma imagem de estabilidade política a todo custo. Essa imagem, patrocinada pela suposta união partidária de legendas e ‘lideranças comunitárias’, guarda em sua origem alguns receios e temores internos: a gestão Gil Cutrim não conseguiu até aqui a independência e o fortalecimento que precisava para enfrentar o pleito de outubro. E humilhantemente ainda se agarra as premissas da gestão passada de Luís Fernando Silva.

Morando na Filosofia: Arnaldo Colaço acredita mesmo que será o próximo prefeito de São José de Ribamar


Factual. Mesmo navegando na ambiência midiática e publicista da ‘boa gestão’, a administração Gil Cutrim vem sofrendo baixas em vários setores e áreas importantes da administração pública. Nos últimos meses, as secretarias de Assistência Social e de Saúde protagonizaram escândalos de improbidade administrativa. Um prato cheio







para o discurso sensacionalista e afetado que alimenta os debates eleitorais, ou melhor, eleitoreiros em São José de Ribamar.

Ora, se a escorregadia e ilegítima Oposição, representada por Júlio Filho e Arnaldo Colaço não tem o que apresentar, o Governo tem feito um grande favor quando lhe pauta com atos administrativos duvidosos, questionáveis e comprovadamente reprováveis.

Por sua vez, os candidatos da patuscada oposicionista não tem em quem se apoiar. Não discutem o Social; não apresentam propostas à população; não evidenciam problemas e soluções; não identificam problemáticas e não estão presentes no dia a dia e reivindicações das comunidades do município. E nem tampouco em seu imaginário. Visam tão somente a ascensão social e a cadeira do Executivo como troféu. Dai o surgimento dos citados postulantes a prefeito nas sempre promissoras épocas eleitorais. E Só. O contraponto: a população ribamarense já vem enxergando com sobriedade tal fenômeno e promete dá o troco nas urnas.

Gil Cutrim:projeto de reeleição sendo afunilado por atos de improbidade administrativa do secretariado

Já a gestão Gil Cutrim caminha pasteurizada e mantem a rotina administrativa sob falhas gritantes, estas geridas por grande parte do secretariado do prefeito. Um secretariado engessado, burocrático e mantenedor de desserviços ao projeto de reeleição do titular do Executivo. Nas elucubrações políticas para outubro próximo tais características administrativas (desastradas e desastrosas!) podem vir a fazer a diferença nas urnas e/ou pelo menos visibilizar a vulnerabilidade pela qual passa a gestão Cutrim na cidade balneária. O eleitor do município foi posto contra a parede: tem de conviver com os passos de uma ‘Oposição’ conceitualmente pífia, titubeante e anedótica (risível) ao passo que não espera nada de um Governo embaraçado, continuísta e nada inovador.
A celeridade nos ‘propósitos sociais’ de ambos os lados aponta para uma única realidade: a tomada do poder ou a continuidade n(d) ele: A Oposição mostra a cara ‘irritadiça’ contra a prefeitura e o Governo da prefeitura busca manter-se de todas as formas onde já estar. Se veem em suas fragilidades mutuamente e o eleitor do município, nesse ínterim, paira sob as dúvidas de quem irá eleger no pleito deste ano. Um imbróglio e meio. Tanto a Oposição quanto o Governo Gil Cutrim não deixam alternativas. O eleitor/morador ribamarense está confuso e decepcionado. E o pior: não há uma terceira via.





Fernando Atallaia foi repórter-correspondente dos jornais Tribuna do Nordeste, Extra, A Tribuna e A Tarde de 2005 a 2010 em São José de Ribamar. Editor de Cultura da extinta revista Caminhos do Maranhão, foi colunista dos Jornais Portal do Maranhão, Tribuna Popular Luminense, A Tarde e Jornal Pequeno (Suplemento JP Turismo). Atualmente é o atual editor-chefe e publisher do blog oficial da Agência de Notícias Baluarte-ANB Online. Além de jornalista, também é cantor, compositor, músico e poeta. Prêmio Estadual de Poesia do ano de 2002, promovido pela Universidade Federal do Maranhão-UFMA, Fernando Atallaia tem três livros inéditos, dentre os quais se destaca o aqui postado Ode Triste para Amores Inacabados, de poemas.




POESIA SEMPRE!
LEIA NA ÍNTEGRA O POEMA ‘ECLIPSE’ DA OBRA  ODE TRISTE PARA AMORES INACABADOS DE AUTORIA DO POETA E JORNALISTA RIBAMARENSE FERNANDO ATALLAIA

Eclipse    


Muitas luas da varanda já surtaram
Sois de outono em perpassados arco-íris se aproximam
Em riste

Sombras  noivaram  assombros na ritualística canção
Lambidas as jugulares das meninas  ,  Nimrod em visita à lua cheia
Acácias enlevadas debruçadas sobre os seixos
Acácias 
Acácias despojadas para o coito animalesco  

Volte princesa
Volte à nossa  casa
Não há chão neste  lamento
Nem luz própria de internatos  


No porto do Barbosa ,   um afunilado percorre flancos, naus , infantarias inermes
Há  o tempo do retorno para bianas afundadas
Perdeu-se por lá a vivacidade que apenas ela  
Ela acudira  ao bailar entre os feirantes
Na choupana incandescente  ,   a cama já deitada 

Plasmado,  o louco senta quieto, prosternado
As sereias são as últimas da espécie do encanto – frutas silvestres restantes do Caúra

Lassidão por toda parte
Marinheiros de tabacos entre os peixes-pedras se    avizinham


E ela baila
Baila na  imaginação dos corrompidos
E ela, brasa
Brasa sobre o degelo assustador

Volte donzela
Volte à nossa casa
Não há chão neste lamento
Nem luz própria de internatos  


Índia Gamela na atualidade:retorno cantado em versos pelo poeta ribamarense enquanto ela bronzeia as peles na Praia de Banho da Balneária.
Algofilia?
Contumazes os quírons a cortejam nos pés sentados  
Redivivos pelos cânticos indecifráveis, mas sentidos
Oferendas, buques, vinhos, frutas atípicas
Floristas atiçados  ,  chamem todos para vê-la

Volte princesa
Volte à nossa casa
Não há chão neste lamento
Nem luz própria de internatos  

Aguas torvas  rente ao santuário, a álula guardiã a quer de volta
Não vá filha gamela mergulhada em meu destino
São tantos josés arribamados nas crostas da miséria
Baila nas pupilas o desalento fino do menino
E te queres repartir entre o real e a ilusão?

E te queres repartir?

São José de Ribamar, 2 de setembro de 2009


Cutrim vai responder a Hemetério Weba



Do blog do Luís Cardoso


O deputado Raimundo Cutrim não ficou nada satisfeito com a resposta do seu colega Hemetério Weba na tribuna da Assembleia Legislativa, quando o blog publicou que Weba havia sido algemado e preso durante a CPI do crime organizado do Maranhão.



Deputado Cutrim: ele falará ao colega de plenário sem 'lambe-estas'

O deputado Hemetério Weba ocupou a tribuna para confirmar que foi preso e algemado, mas que a Polícia Federal constatou que todas as acusações contra ele eram infundadas.

Na época o parlamentar foi denunciado por tráfico internacional de drogas, pois seus acusadores informaram à polícia que o avião de Weba transportava cocaína de Mato Grosso para o Maranhão, em um fundo falso da aeronave.

Weba: inocência para responder à Raimundo Cutrim

Quando a CPI do narcotráfico fez sessão conjunta com a CPI do crime organizado do Maranhão, Hemetério Weba justificou as acusações como sendo de seus adversários políticos em Nova Olinda, e pelo fato de que teria denunciado o tráfico de drogas no estado. Dando a entender que o sargento do Corpo de Bombeiros, Louro Bill, irmão de Raimundo Cutrim, seria o maior responsável.

Depois que deixou a cadeia, ainda seria espalhado que o então secretário de segurança, Raimundo Cutrim, havia contribuído para uma armação contra ele. Hoje(07)o deputado Cutrim vai ocupar a tribuna da Casa de Tavares Bastos para fazer alguns esclarecimentos a respeito. A aguardem que a coisa vai esquentar.



Com informações de ANB Online.


Polícia apreende dois ônibus com eleitores do Pará que tentavam transferir títulos


Do blog do Luís Cardoso


Dois ônibus lotados foram apreendidos em Bacuri na tarde deste domingo (06). De acordo com a polícia, os veículos vinham de Belém e da cidade de Ananindeua, ambas no Pará, para a cidade de Serrano, no interior do estado. Segundo as investigações os passageiros vinham com a intenção de transferir seus títulos eleitorais para a cidade.
Mina de Ouro: títulos promovem, através do voto, a permanência dos políticos de plantão em cargos ''públicos'' 

A polícia apurou o envolvimento de um pré-candidato a vereador e um candidato a prefeito às eleições municipais deste ano. A prática é considerada crime eleitoral e, se confirmada a participação dos políticos, estes serão considerados inelegíveis.


No município de Santa Helena e Governador Nunes Freire houve prisões por suspeitas de crimes eleitorais. Um falsário foi encontrado com vários títulos de eleitores e documentos que seriam usados nas eleições.

Postagens mais visitadas

Pesquisar em ANB

Nº de visitas

Central de Atendimento

FAÇA PARTE DA EQUIPE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BALUARTE

Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações: agencia.baluarte@hotmail.com

atallaia.baluarte@hotmail.com

Sua participação é imprescindível!

Nossos Seguidores

Parceiros ANB