quinta-feira, 24 de maio de 2012

 

 

2ª Marcha das Vadias vai às ruas no domingo



Da Ascom do Evento


Mulheres ligadas a grupos feministas e ativistas independentes promovem no próximo sábado (27), a partir das 9h, a segunda edição da Marcha das Vadias de Belém. Com o tema “Lugar de mulher é onde ela quiser”, a passeata tem o objetivo de provocar a discussão sobre o combate ao machismo.


Manifestante mostrando a ''cara'' na Marcha das Vadias: elas sabem ficar bem à vontade quando o assunto é cobrar os seus direitos


Este ano, o foco da manifestação foi ampliado para abordar não só a questão da violência sexual, que foi o tema inicial das Marchas das Vadias de todo o mundo, mas também os direitos e o protagonismo femininos. O evento na capital paraense segue a movimentação nacional em torno do assunto, pois as marchas de várias outras cidades brasileiras acontecem entre os dias 26 e 27.


De acordo com Heliane Abreu, militante feminista e membro da organização das duas edições da marcha em Belém, o tema deste ano se relaciona com os papéis desempenhados pelas mulheres na sociedade. “Nossa preocupação este ano é explorar os vários espaços que a mulher pode ocupar, seja inserida na política ou sendo mecânica. Ela pode e deve escolher o que quer ser ou fazer. Precisamos quebrar esses paradigmas de que mulheres são frágeis e incapazes de ter autonomia sobre o seu corpo e os rumos da sua vida”, explica a ativista.


Marcha das Vadias:a sinceridade nunca fez mal a ninguem

A 1ª Marcha das Vadias de Belém aconteceu em agosto do ano passado e abordou as violências sexual e doméstica sofridas pelas mulheres paraenses, tendo sido considerada um sucesso pelas organizadoras. “Acho que o saldo foi muito positivo. Repercutiu muito bem na mídia, e a Marcha das Vadias Belém foi a maior em número de pessoas na rua em todo o país”, comemora Heliane. Este ano, a marcha segue o mesmo trajeto do ano passado, saindo da Escadinha da Estação das Docas e seguindo pela Avenida Presidente Vargas até a frente do Theatro da Paz, onde acontecerá um ato lúdico que encerra a manifestação.


Entenda o movimento


A primeira Marcha das Vadias mundial ocorreu no Canadá, em abril de 2011, motivada pela fala de um policial que, após uma série de estupros acontecidos na Universidade de Toronto, afirmou que as mulheres deveriam evitar se vestir como vadias para não ser violentadas. O episódio deu origem a um movimento global que busca chamar atenção para a cultura machista que sempre ensinou as mulheres a não serem estupradas, ao invés de ensinar os homens a não estuprar. O uso do provocativo termo “vadia” é intencional e denuncia o machismo que classifica as mulheres como “santas” ou “putas”. Desde a primeira manifestação canadense, a marcha vem sendo realizada em vários países, tendo chegado ao Brasil em junho do ano passado.



SERVIÇO:
2ª Marcha das Vadias de Belém
Dia: 27/05/2012 (Domingo)
Horário: Concentração às 9h
Local: Saída da Escadinha da Estação das Docas até o Theatro da Paz






Com informações de ANB Online.




LEIA NA ÍNTEGRA O POEMA ‘BREVE TRATADO DE CONFISSÃO’ DA OBRA INÉDITA ODE TRISTE PARA AMORES INACABADOS DO POETA E JORNALISTA RIBAMARENSE FERNANDO ATALLAIA.


Breve Tratado de Confissão

Para Emily Dickinson, Hilda Hilst e Ella Fitzgerald (in memorian)

 

 

O amor nos decidiu em nãos

Mortos para a prova do contínuo

 

 

Desesperado caminho em duas taças

Brindemos 

 

 

Brindemos.


Ella Fitzgerald:a musa do Jazz norte-americano conhecia nas entranhas a intensidade dos amores

 

 

Ergue-se uma procissão de fósseis

Minha torre é de papel

E eu não falo a vossa língua

 

 

O amor tórrido em seus detalhes nos puniu do todo

E no móbile de nossas forças cessou nossa mais sublime Antiguidade

Até o último instante de nossa sorte.






1999

 

 

 




MPF pede abertura de ação contra o ex-ministro da Agricultura Wagner Rossi



Do Estado de São Paulo




BRASÍLIA - O Ministério Público Federal (MPF) pediu à Justiça a abertura de uma ação de improbidade contra o ex-ministro da Agricultura Wagner Rossi e contra outros 11 suspeitos de terem desviado R$ 3 milhões dos cofres públicos. De acordo com as investigações do MPF, Rossi teria se associado ao lobista Júlio Fróes para desviar recursos do programa de capacitação de servidores - Programa Anual de Educação Continuada (PAEC) - por meio de dispensa de licitação.



Além de Rossi, responderão ao processo seu ex-chefe de gabinete, Milton Elias Ortolan, o então subsecretário de Planejamento, Orçamento e Administração do ministério, Julio Cesar de Araújo Nogueira, o lobista Júlio Fróes, três professores da Pontifícia Universidade de São Paulo (PUC/SP) e assessores do ministério. No total, 12 pessoas responderão à ação de improbidade aberta na 8ª Vara Federal do DF. O Ministério Público requer, liminarmente, a indisponibilidade dos bens dos acusados, para assegurar a devolução do dano causado ao erário. Pede ainda a condenação dos envolvidos a sanções civis e políticas.


Wagner Rossi:estupefacto com a ação do Ministério Público Federal ou sofrendo crises de enxaqueca?


As investigações do Ministério Público encontraram indícios de que R$ 3 milhões dos cofres públicos foram desviados por meio de contrato firmado em setembro de 2010 com a Fundação São Paulo (Fundasp), mantenedora da PUC. A Fundasp foi contratada sem licitação para capacitar servidores do Ministério da Agricultura.


De acordo com o MP, o ex-ministro Wagner Rossi, seu chefe de gabinete, Milton Orlan, e Júlio Fróes arregimentaram um instituição de ensino sem licitação, cobrando 28% do valor bruto do contrato a ser firmado com a Fundasp. O processo para contratação da fundação foi iniciado em julho de 2010. Serviu, conforme o Ministério Público, para dar aparência de legalidade para a contratação. Na ação, o MPF afirmou ter havido uma 'montagem processual' na tentativa de legitimar a contratação.



Conforme as investigações do Ministério Público, o lobista Júlio Fróes mantinha três contratos com a Fundasp e se passava por representante da fundação. Apesar de não ter vínculo com o Ministério da Agricultura, Fróes teria duas salas à sua disposição no prédio - uma delas dentro da comissão de licitação.



Na ação, o MPF afirma ainda que a dispensa de licitação para a contratação do Fundasp foi indevida, pois o serviço contratado não exigia especificações técnicas especiais ou diferenciadas que justificassem a contratação direta.



De acordo com o MP, o juiz responsável pelo caso determinou, no dia 16, a notificação dos acusados para que apresentem defesa prévia. Após o recebimento e análise das manifestações, o juiz decidirá pelo recebimento ou rejeição da ação de improbidade administrativa.







Com informações de ANB Online.





Atenção pedófilos!Lei Joanna Maranhão já está valendo


Do PT Senado


Na última sexta-feira (18/05) entrou em vigor a lei que altera a prescrição de crimes sexuais contra crianças e adolescentes. O prazo de prescrição para abertura de processo passará a ser contado quando a vítima completar 18 anos, a não ser que já tenha sido proposta uma ação penal antes disso, pelo representante legal da vítima. Antes, o prazo era calculado a partir da data do crime.



Abuso sexual contra crianças e adolescentes:Denuncie e combata


A Lei 12.650, publicada no Diário Oficial da União (DOU) de sexta-feira, foi denominada Lei Joanna Maranhão, em homenagem à nadadora que denunciou seu treinador por abuso sexual sofrido quando criança. A ministra da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH-PR), Maria do Rosário Nunecs, as políticas públicas que visam erradicar a pobreza, contribuíram também para a luta pela erradicação da exploração sexual de menores no País. “Nos dias atuais, nós consolidamos no Brasil ondições de inclusão das crianças brasileiras que nos permitem afastá-las completamente da pobreza e violência sexual. A violência sexual não é mais fruto do perverso mercado motivado pela pobreza da criança”, enfatizou a ministra.


Disque 100


As denúncias de violência sexual contra crianças e adolescentes representam 22% das chamadas recebidas pelo Disque Direitos Humanos, o Disque 100, de janeiro a abril de 2012. O balanço do Dique 100 foi divulgado na semana passada pela SDH-PR.





Com informações de ANB Online.


Postagens mais visitadas

Pesquisar em ANB

Nº de visitas

Central de Atendimento

FAÇA PARTE DA EQUIPE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BALUARTE

Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações: agencia.baluarte@hotmail.com

atallaia.baluarte@hotmail.com

Sua participação é imprescindível!

Nossos Seguidores

Parceiros ANB