sábado, 2 de junho de 2012


Primeiras-Damas fundam associação

A Ademma será articulada por primeiras-damas maranhenses, com a missão de proporcionar assistência aos municípios.



Por Lidiane Correa
Especial para ANB Online


Primeiras-damas de vários municípios maranhenses assinaram, na última sexta-feira, o documento de fundação da Associação de Desenvolvimento dos Municípios Maranhenses (Ademma). A solenidade aconteceu na Secretaria de Estado da Mulher (Semu), em São Luís.

A associação nasce quebrando alguns paradigmas, pois a sua proposta é de uma organização que vem pra somar com a administração municipal, atendendo às necessidades da população, e buscando recursos nas diversas instâncias governamentais, para aplicação de políticas publicas nas áreas assistência sociial, saúde, educação, cultura e meio ambiente.  

A Ademma inicia suas atividades com uma diretoria provisória. Na presidência está a primeira-dama de Trizidela do Vale, Francisca Rosa Freitas; As demais primeiras-damas já associadas compõem as vice-presidências regionais, que a priori estão na competência das representantes de Alcântara, Bom Jardim, Governador Eugênio Barros, Olho D’Água das Cunhãs, Palmeirândia, Tasso Fragoso, Turiaçú e Vila Nova dos Martírios.

A presidente da Ademma, Francisca Rosa disse que a entidade é um marco para a política do Maranhão, pois as primeiras-damas irão ser vistas pela sociedade como gestoras de políticas públicas, e não mais, na figura de esposa de prefeitos. “Nós há muito tempo estamos ocupando cargos públicos na administração municipal, mas sempre ficávamos à sobra de nossos maridos, a partir de agora vamos mostrar através da associação o nosso trabalho”, completou Francisca Rosa.

A Secretária de Estado da Mulher, Catharina Bacelar e toda a sua equipe de assessores, se fizeram presentes na solenidade, onde se disponibilizaram a apoiar o movimento, através de capacitações. “Para nós esta mobilização é de suma importância para a ampliação dos organismos de políticas para mulheres e a institucionalização da política de gênero no estado”, ressaltou Catharina. Destacou ainda, que dos municípios presentes, cem por cento deles não têm organismo de políticas para as mulheres, e que a Ademma se torna um campo fértil para o plantio de novas sementes.

Os prefeitos das cidades de Bom Jardim, Antônio Roque Portela de Araújo e Wellington Pinto, de Vila Nova dos Martírios participaram do evento prestigiando as suas respectivas esposas. A prefeita de Bacurituba, Filomena Barros, também compareceu ao ato.

Para Rosângela Araújo, primeira-dama de Bom Jardim, já era esperado um momento onde as esposas de prefeitos pudessem desempenhar seu papel na política, e não apenas, como companheiras. “A mulher tem um olhar mais detalhado sobre o social, por isso nós devemos estar inseridas no contexto político de nossos municípios”, completou a primeira-dama.

Com base nos estudos feitos pela assessoria técnica da Ademma, no Maranhão, a maioria dos gestores municipais é do sexto masculino, o que explica a entidade estar sendo formada, por primeiras-damas. Mas essa realidade não é impedimento para que os cavalheiros municipais associem-se ao movimento. 

Postagens mais visitadas

Pesquisar em ANB

Nº de visitas

Central de Atendimento

FAÇA PARTE DA EQUIPE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BALUARTE

Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações: agencia.baluarte@hotmail.com

atallaia.baluarte@hotmail.com

Sua participação é imprescindível!

Nossos Seguidores

Parceiros ANB