quinta-feira, 20 de setembro de 2012

 
 
Na coleira

 
 

Polícia Federal encontra saída para manter sob controle a quadrilha que deixou um rombo de mais de R$ 15 milhões nos cofres públicos do município de Paço do Lumiar.



Por Fernando Atallaia

Editor de ANB Online

 
 
A imagem da ex-prefeita Bia Venâncio portando uma tornozeleira eletrônica não deixa dúvidas quanto à preocupação da Polícia Federal e da Controladoria Geral da União-CGU em conter a sangria desenfreada dos cofres públicos de uma cidade que é hoje a maior referência em corrupção no País.
Foto: Justiça determina que prefeita Bia Vinâncio terá que utilizar tornozeleira eletrônica.
Ela e mais quatro pessoas serão monitoradas pela Polícia Federal e estão proibidos de entrar na prefeitura de Paço do Lumiar

Imagem de Bia Venâncio portando tornozeleira eletrônica: ela agora está sendo monitorada  
 
 

Bia Venâncio, seu filho Thiago Arôso e mais três secretários municipais estão utilizando o dispositivo por determinação judicial e ainda estão proibidos de adentrar aos corredores da prefeitura da cidade. Uma conquista para a população daquele município.



Hoje(20) a equipe de reportagem de ANB Online sob a coordenação do repórter-fotográfico Ivan Morais tentou contatar alguns secretários da ex-prefeita para saber o que achavam sobre a medida cautelar imposta aos investigados.


No entanto, muitos afirmaram não pertencer mais ao grupo da ex-gestora. Sinais de arrependimento, vergonha e medo pontuam toda dimensão da cidade. '' Especialmente medo, medo da tornozeleira eletrônica, por esta razão muitos preferem não prestar declarações à imprensa'', disse o repórter.



PF deflagra Operação Allien em Paço do Lumiar





A Polícia Federal no Maranhão deflagrou, na madrugada de hoje (20/09), a operação Allien nas cidades de Paço do Lumiar, Igarapé Grande, São José de Ribamar e São Luis, para executar 20 Mandados de Busca e Apreensão e 19 Mandados de Cumprimento de Medidas Cautelares Diversas da Prisão. A ação é resultado de um trabalho conjunto com a Controladoria Geral da União – CGU.



 
Portando mandados, policiais e membros da CGU entram na sede da prefeitura



A operação tem como objetivo desarticular uma quadrilha que atuava na prefeitura de Paço do Lumiar, fraudando licitações e desviando recursos públicos federais da educação, por meio de empresas fantasmas e vários tipos de documentos falsificados. Até momento, foi apurado o desvio de cerca de R$ 15.000.000,00, dos recursos provenientes do FUNDEB e do Programa Nacional de
Apoio ao Transporte Escolar-PNATE. Entre os investigados encontram-se a atual prefeita, um vereador e três secretários municipais.

 
Policiais checam documentos em gabinete da administração municipal


Por determinação do Tribunal Regional Federal da 1º Região eles serão monitorados eletronicamente por meio de tornozeleiras, devendo ficar recolhidos às suas residências no período noturno, bem como nos finais de semana e nos dias de folga. Estão, também, proibidos de ter acesso ao prédio da prefeitura de Paço do Lumiar, de ausentar-se da cidade sem prévia autorização judicial e de manter contato com os outros investigados. A desobediência a qualquer dessas determinações poderá implicar na revogação das medidas impostas e terá como conseqüência a decretação de prisão preventiva. A utilização das tornozeleiras foi possível em razão da cooperação do Departamento Penitenciário Nacional – DEPEN/MJ.




Os envolvidos responderão pelos crimes de desvio de recurso públicos (art. 1º do DL 201/67), uso de documento falso e formação de quadrilha (art. 288 e 304 do Código Penal), fraude em licitações (art. 90 da lei 8666/93) e lavagem de dinheiro (art. 1º da lei 9613/98). Somadas, as penas podem chegar a 35 anos de reclusão.



Será concedida entrevista coletiva às 10h desta quita-feira (20) na sede da Superintendência Regional de Polícia Federal no Maranhão, na Avenida Daniel de La Touche, nº 4000, Bairro Cohama, São Luís/MA. Durante a coletiva, serão disponibilizadas as imagens operação. Os jornalistas interessados devem trazer pen drives.









Fonte: Polícia Federal



Gil Cutrim tem 68,5% das intenções de voto em São José de Ribamar




Prefeito de São José de Ribamar e candidato a reeleição, Gil Cutrim tem 68,5% das intenções de voto, seguido por Júlio Filho (20,6%) e Arnaldo Colaço com (3,8%).





De O Imparcial





Faltando 19 dias para as eleições municipais, o prefeito e candidato a reeleição, Gil Cutrim (PMDB), continua liderando com ampla vantagem a corrida pela Prefeitura de São José de Ribamar com 68,5% das intenções de voto, de acordo com pesquisa realizada pela Prever Pesquisas e Consultoria Ltda e contratada pelo jornal Aqui-MA, veículo pertencente ao Grupo O Imparcial. Gil Cutrim comanda a coligação “Força Popular Ribamarense”, formada por 20 partidos e que figura, hoje, como o maior grupo político disputando as eleições deste ano em São José de Ribamar e no Maranhão.



Em segundo lugar aparece o candidato do PC do B, Júlio Filho, com 20,6% das intenções de voto, distante de Cutrim exatos 47,9 pontos percentuais. O candidato Arnaldo Colaço (PSB) é o terceiro colocado, segundo o levantamento, com 3,8% da preferência do eleitorado. 5,4% dos entrevistados não souberam ou não responderam e 1,6% disseram não votar em nenhum dos três candidatos.


Gil Cutrim: probabilidades de vitória à vista



A pesquisa da Prever entrevistou 499 pessoas e foi realizada nos dias 10, 11 e 12 deste mês. Foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número MA-240/12 e tem margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos. Na pergunta “Independentemente do seu voto, quem você acha que será o próximo prefeito de São José de Ribamar ?”, Gil Cutrim amplia, ainda mais, sua vantagem: de resposta espontânea, 77,2% dos entrevistados acreditam na reeleição do prefeito. Júlio Filho aparece com 5,2% e Arnaldo Colaço com 0,8%.





Do total de entrevistados, 79,9% afirmaram não mudar mais o seu voto até o dia das eleições; 19,5% admitiram a possibilidade de trocar de candidato e 0,6% não souberam ou não responderam. A pesquisa também quis saber qual a avaliação dos entrevistados sobre os atuais governos estadual e municipal. O Governo do Estado obteve 57,5% de aprovação e 65,3% dos entrevistados disseram aprovar o governo Gil Cutrim.

Postagens mais visitadas

Pesquisar em ANB

Nº de visitas

Central de Atendimento

FAÇA PARTE DA EQUIPE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BALUARTE

Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações: agencia.baluarte@hotmail.com

atallaia.baluarte@hotmail.com

Sua participação é imprescindível!

Nossos Seguidores

Parceiros ANB