quinta-feira, 25 de abril de 2013


Série Três perguntas para...


A série de entrevistas concisa da Agência Baluarte enfoca hoje, de forma específica, a realidade da Agricultura produzida e praticada em São José de Ribamar. Suas características, avanços e ainda projetos voltados para o setor na cidade.

Nosso entrevistado é um profissional de larga experiência no seguimento e uma das autoridades promitentes da administração do atual prefeito do município, Gil Cutrim(PMDB). Pedro Oscar Pereira, 45 anos, é formado em Economia pela Universidade Federal do Maranhão com especialização em Gestão Pública, técnico da prefeitura municipal desde 2005 com passagens pelo Governo do Estado do Maranhão e por empresas como Companhia Vale do Rio Doce.
 
Nessa rápida entrevista à ANB Online, Pedro Oscar traça um breve perfil da agricultura ribamarense e lança luz sobre o o mosaico de parcerias estabelecidas pela gestão peemedebista na terceira maior cidade do Maranhão. Ainda fala sobre experiências exitosas e do esforço da administração pública local em, além de inovar, agregar novos conceitos à rica conjuntura da produção agrícola local. Vamos à entrevista!

Por Fernando Atallaia
Da Agência Baluarte
atallaia.baluarte@hotmail.com


Agência Baluarte- São José de Ribamar é uma cidade de cultura agrícola notável, com áreas e comunidades conhecidas por sua tradição consolidada tanto na Lavoura quanto na Pesca, assim como em outros seguimentos da Agricultura. Quais projetos voltados para o fortalecimento do setor estão sendo implementados pela prefeitura municipal, atualmente?

Pedro Oscar- A  administração do prefeito Gil Cutrim, reconhecendo o importante papel da agricultura familiar no Município, tem procurado fortalecer este setor com três seguimentos de ação:
Apoio a produção, com assistência técnica gratuita com agrônomo,técnico agrícola,veterinário e engenheiro de pesca, distribuição de sementes selecionadas e insumos agrícolas, capacitação através da realização de cursos, instalação de kits de irrigação, além de realização de parcerias com órgãos específicos como: SEBRAE, SENAR, EMBRAPA, Ministério da Pesca e Aqüicultura, Ministério de Desenvolvimento Social e Combate a Fome;
Acesso ao crédito através das instituições financeiras oficiais como Banco do Nordeste e Banco do Brasil;
Apoio a comercialização principalmente através dos programas de compras governamentais como Programa de Aquisição de alimentos-PAA e PNAE , feira do peixe realizada nos bairros com o caminhão do peixe, participação na feira do agricultor familiar no João Paulo e orientação para fornecimentos aos mercados particulares, como agricultores que fornecem para a empresa Arte e Vida. 
O secretário de Agricultura, Pesca e Abastecimento, Pedro Oscar(ao centro) com agricultores ribamarenses: entrevista à Agência Baluarte


Agência Baluarte- Já se pode afirmar que os trabalhadores rurais e demais profissionais que fazem a Agricultura do município já se sustentam pelo próprio ofício?

Pedro Oscar- Sim, a grande maioria dos agricultores do município já consegue sobreviver com recursos próprios, aproveitando os canais de comercialização orientados pela prefeitura. Temos experiências bastante exitosas de agricultores que tiveram mudanças significativas no seu padrão de vida e estes são fontes de exemplos e estimulo a outros agricultores. É preciso lembrar que todos os dias nós nos alimentamos, e a agricultura familiar e a pesca artesanal tem um percentual significativo na mesa dos brasileiros com frutas, hortaliças, verduras e proteínas.
O agricultor familiar não precisa de assistencialismo, o que ele precisa é de orientação na produção, acesso ao crédito, e apoio na comercialização pra que possa gerar sua renda.


Agência Baluarte - Porque, mesmo diante de tantas riquezas naturais e do território favorável à produção agrícola, São José de Ribamar enquanto centro produtor ainda não conseguiu se estabelecer como um dos principais fornecedores para o estado do Maranhão?

Pedro Oscar- A agricultura familiar de São José de Ribamar passou a ter maior apoio a partir de 2005, fazendo com que fosse reconhecida por outros municípios como referência, gerando inclusive visitas técnicas de Prefeitos com assessores em áreas de produção do município. Hoje aumentou bastante a quantidade e a variedade de produtos ofertados por agricultores familiares ribamarenses nas feiras de São Luis especialmente no João Paulo e Cidade Operária, ocorrendo em alguns casos à disponibilização de veiculo da prefeitura para facicitar o transporte dos produtos, apoiando assim a comercialização. Porém nosso propósito é aumentar a quantidade de produtos oferecidos por nossos agricultores, e para tanto já estamos desenvolvendo trabalhos em parceria com EMBRAPA, SEBRAE, AGERP,AGED que juntos com técnicos da Secretaria de Agricultura do município estão desenvolvendo ações para o fortalecimento deste setor.     






9 comentários:

  1. Parabéns uma ótima entrevista mas COM CERTEZA faltou ele falar porque o PESCADOR NAO TEM APOIO DA PREFEITURA PARA VENDER SEU PRODUTO E A COLONIA NAO FAZ É NADA PRA CONSEGUIR UM APOIO PRO PESCADOR, MEU PAI É UM PESCADOR E NAO TEM APOIO PRA É NADA , VALEU AI
    FÁBIO DO MOROPOIA

    ResponderExcluir
  2. Pedro Oscar está de parabéns pelos esclarecimentos feitos. O governo de Gil pensa na população 24 horas por dia e em relação a esta área tão importante não seria diferente. Ribamar só cresce a cada dia. Parabéns ao ABN pela bela e grande entrevista!

    Júnior Parque Vitória

    ResponderExcluir
  3. Parabéns de verdade seu secretário, o governo Gil realmente só tem pessoas preparada para assumir os cargos e adorei sua entrevista
    MUITOOOOOO SUCESSOOOOO PRA VOCEEEE BEIJOSSSSS RAYSSAA MORO CENTRO

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pela entrevista,Esse secretário realmente tem trabalhado.Espero que não se acomode e continue trabalhando.

    Maria Neponuceno-Panaquatira

    ResponderExcluir
  5. Boa e oportuna entrevista esclarecendo um pouco do que a Prefeitura através da Secretaria de Agricultura está oportunizando para a população ribamarense e vale ressaltar que há espaço para todos,agricultores,produtores,pescadores...o objetivo é este,criar oportunidade de crescimento e satisfação para o povo.

    Marcio Ferreira

    ResponderExcluir
  6. Muito boa mesmo, gostei bastante.
    Henrique Linhares e a galera do Parque Vitória

    ResponderExcluir
  7. Senhor Atalaia nós da pesca aqui de ribamar estamos precisando de mais apoio meu nobre, sou filho de pescador nascido e criado aqui na cidade e curso administração no ceuma justamente para fazer projetos para a pesca do nosso município e o que a gente ver sao os pescadores precisando de mais apoio da administração de gil, votrei em gil mas acho que o prefeito precisar olhar mas pra gente amigo. vou deixar meu e-mail para qualquew coisa pois admiro muito o seu trabalho francisco neto frannetos10@hotmail.com

    ResponderExcluir
  8. Parabéns pelo tema escolhido e pelo entrevistado que foi claro em suas resposta. Este secretario tem trabalhado soube que outros municípios tem vindo conhecer a agricultura da nossa cidade e isto nos deixa orgulhosos de ser Ribamarense. Vocês da agencia baluarte sao show.
    Santos do j. Camara

    ResponderExcluir
  9. Quem vai ser o próximo entrevistado atalaia? fala com o vereador TETÉ, ESSE É PESO E TEM FEITO UM ÓTIMO TRRABALHO NA CÂMARA. SUCESSO PRA VOCÊS DA AGÊNCIA.
    GABRIELLY AMIGA E ADMIRADORA DE TETÉ

    ResponderExcluir

Postagens mais visitadas

Pesquisar em ANB

Nº de visitas

Central de Atendimento

FAÇA PARTE DA EQUIPE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BALUARTE

Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações: agencia.baluarte@hotmail.com

atallaia.baluarte@hotmail.com

Sua participação é imprescindível!

Nossos Seguidores

Parceiros ANB