quarta-feira, 26 de junho de 2013

 

Uma cidade às escuras

 
Mesmo sob o honorável título de Patrimônio da Humanidade, São Luís ainda vive na clandestinidade acentuada de bairros e logradouros. Capital do Maranhão é vítima da ausência de planejamento territorial por parte do Executivo. 
 

Por Fernando Atallaia
Editor da Agência Baluarte
atallaia.baluarte@hotmail.com


Ruas, logradouros, avenidas, povoados e bairros em total clandestinidade e sem o controle institucional do Poder Executivo local. Assim sobrevive a chamada ''Ilha do Amor'' ou a ''capital brasileira do Reggae'' em pleno século 21. Para a Unesco, uma das poucas cidades Patrimônio da Humanidade no mundo.

Afora as muitas outorgas e designações, São Luis está longe de ser reconhecida como uma capital modelo ou mesmo padrão de desenvolvimento no quesito Urbanidade por seus habitantes, e como se não bastasse a deteriorada infraestrutura da capital, as denúncias acerca de seu território desordenado batem à porta da prefeitura do governo Edivaldo Holanda Júnior, o Holandinha, constantemente.

Vítima de uma ação truculenta por parte do governo do atual prefeito de São Luís ocorrida há algumas semanas, o político Roberto Câmara, do mesmo partido de Edivaldo Júnior(PTC), descerrou ontem(25), em entrevista à Agência de Notícias Baluarte os limites da polêmica que vem incomodando os ludovicenses desde quando o prefeito ''cristão'' assumiu o cargo maior do Executivo de São Luís.
 
documentoblitz

Roberto Câmara, político da cidade vizinha São José de Ribamar, está processando a prefeitura de São Luis por arbitrariedade cometida à sua residência
Os ludovicenses reclamam do crescimento desordenado da cidade e da ausência de controle e políticas públicas voltadas para organização espacial e geográfica da capital maranhense. '' São Luís vive em total informalidade territorial e na clandestinidade de terrenos e povoamentos, é uma cidade sem gestão, sem responsabilidade com seu território, uma cidade que aí está jogada ao léu por conta de um prefeito que a quer assim'', deflagrou Câmara.

Roberto Câmara, que teve a residência invadida por funcionários da secretaria de Infraestrutura da prefeitura municipal e o muro derrubado por equipes da Blitz Urbana do governo Holandinha, é um dos moradores do bairro  Lagoa da Jansen. Área onde as impetrações de irregularidade no povoamento de São Luis se fazem ouvir em alto e bom som.
 

Prefeito Edivaldo Holanda Júnior, o Holandinha, não conhece a cidade que governa  
'' Quando eles derrubaram meu muro alegaram que estávamos invadindo uma área pública, mas a área é privada e não pública, e se eles(prefeitura de São Luís) estivessem corretos na ação teriam que derrubar todos os outros muros, até porque muitos muros estão na mesma localização que o nosso e não foram derrubados, eles teriam que agir, portanto dentro de uma política de habitação que visasse ordenar toda região e não de forma isolada como aconteceu à minha residência'', constatou o político.

Procurado por nossa equipe, o vereador de São Luis, Fábio Câmara(PMDB), um dos poucos parlamentares a pensar a cidade sob o olhar dos habitantes, comentou as declarações de Roberto, e pontuou as razões pelas quais a prefeitura de São Luís não detém as condições necessárias para empreender um programa de controle e ordenamento territorial na capital do estado.
 

Vereador Fábio Câmara atribui irresponsabilidade com o território à incompetência do gestor
'' Além da incompetência e do despreparo do governo(Holandinha) há também um esforço em manter as práticas viciosas de cobranças irregulares de multas, exigências exacerbadas aos ludovicenses e tantos outros desmandos, não há uma política habitacional, não há nenhuma ação ou procedimento que se volte para a organização espacial de São Luís, com excessão é claro das ações truculentas e isoladas como esta ocorrida na residência do senhor Roberto Câmara que repercutiu em todo Maranhão'', disse o  vereador.



 

6 comentários:

  1. o melhor vereador do maranhao esse fabio camara parabens doutor fabio
    luciano vitorino freire maranhao

    ResponderExcluir
  2. esse prefeito ta mauss volta seu casteloo
    kkkkkkk rosalvo junior da vila passos

    ResponderExcluir

  3. atalaia entrevista o covarde do holandinha prefeito banana embanado que mau começou ja vacilou eitaaaa danado de ruim esse moçoo
    jose antonio a vila passos e so buraco meu irmao

    ResponderExcluir
  4. A cidade de São Luis está crescendo de forma desordenada, sem um planejamento que acompanhe seu crescimento demográfico, são muitas comunidades já existentes, que sofrem com a ausência de políticas públicas voltadas para o seu desenvolvimento. Os serviços que antes, já não atendiam eficazmente, pioram ainda mais com essa atual omissão por parte do executivo em vigor.
    Eles (executivo e toda sua equipe) e o legislativo em sua fiscalização devem começar a trabalhar, pois é para isso que foram eleitos e nem se deveria chamá-los atenção a esse respeito, pois é o seu dever. Não estão nos prestando nenhum favor, senão executando suas obrigações. Nós já cumprimos nossos deveres quando pagamos altos impostos e somos obrigados por essa democracia fajuta a votar muitas vezes em candidatos que não atendem nossas expectativas; temos que acordar cedo todos os dias para nos deslocarmos com muita dificuldade, em ônibus público precários, isso quando a empresa não fornece transporte a seus funcionários; vivemos momentos em que a segurança pública é privilégio de poucos e a educação, Ah!...a educação nem se fala, basta visitar as escolas e perceber a frustração de estudantes e professores.
    Mudando um pouco de assunto, não gostei quando usaram o termo ´prefeito ´cristão´´, meio que de forma hostil ao povo cristão, como se a condição de ser cristão imputasse a Holanda Júnior a prerrogativa, no sentido de regalia, de cometer seus atos, como esse realizado contra Roberto Câmara, que acompanhei pelas matérias do blog Anb Online, ou por sua ineficiência administrativa. Ser cristão, com certeza, é agir com justiça e retidão, e se Holanda Júnior não age dessa forma não poderia ser considerado cristão em sua essência e sim um prefeito que compõe um partido denominado ´cristão´. Portanto deveria-se ter muita cautela ao usar tais termos.
    Ezequias Berredo

    ResponderExcluir

  5. QUEM PENSOU EM TIRAR CASTELO AGORA TA ARREPENDIDO TOMAAAAAAA POVO BESTAO RATO TA MANDANDO NA PREFEITURA ISSO E CULPA DE MARCIO JERRY FABIANO PARQUE VITORIA DE MERDA

    ResponderExcluir
  6. Berredo o cristao ta com as aspa sio e é pq o mesmo é do partido trabalhista cristaoo acho que atalaia quis dizer isso ta correto e esse caboco la e cristaoo mandando derrubar casa dos outrooo boa materia
    joselio castro jardim america esse blog e show de bola

    ResponderExcluir

Postagens mais visitadas

Pesquisar em ANB

Nº de visitas

Central de Atendimento

FAÇA PARTE DA EQUIPE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BALUARTE

Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações: agencia.baluarte@hotmail.com

atallaia.baluarte@hotmail.com

Sua participação é imprescindível!

Nossos Seguidores

Parceiros ANB