quinta-feira, 27 de junho de 2013

 

Texas executa 500ª condenada desde a volta da pena de morte

 

Kimberly McCarthy, de 52 anos, recebeu injeção letal.

Ela foi condenada pelo assassinato de uma idosa em 1997.



Da Associated Press


O estado do Texas, nos Estados Unidos, executou nesta quarta-feira (26) seu condenado de número 500 desde a retomada da pena de morte, em 1982, marcando um novo recorde para o país onde a aplicação desta punição tende a diminuir.

Kimberly McCarthy, de 52 anos, foi  executada com uma injeção letal em "Walls Unit", uma prisão na pequena cidade do Huntsville, no leste do Texas.

Kimberly McCarthy em foto sem data fornecida pelo Departamento de Justiça Criminal do Texas (Foto: AP)
Kimberly McCarthy em foto sem data fornecida pelo
Departamento de Justiça Criminal do Texas
(Foto: AP)

A execução da mulher, condenada pelo brutal assassinato de uma idosa em 1997, durante um assalto em Dallas, também foi a primeira dos Estados Unidos nos últimos três anos.

Mais de um terço das 1.336 execuções já realizadas nos Estados Unidos desde o restabelecimento da pena de morte foram no Texas, que retomou a punição em 1982.

"Apesar disto, esperamos que o número total de execuções nos Estados Unidos caia novamente este ano, e que as sentenças de morte continuem diminuindo", disse Richard Dieter, diretor do Centro de Informação sobre a Pena de Morte (DPIC, na sigla em inglês).


Há atualmente 3.125 pessoas nos corredores da morte de todo o país. Com 78 penas de morte sentenciadas no ano passado, os juízes americanos optam cada vez menos por esta punição (são 75% menos sentenças de morte do que nos anos 90).

Proporcionalmente, os negros são mais condenados à morte do que os brancos, afirma Dieter, que explicou que esta minoria, que compõe 12% da população total, representa 35% dos executados e 42% dos condenados a morte.


Entre 60% e 65% da população do país é favorável à pena de morte.

0 comentários:

Postar um comentário

Postagens mais visitadas

Pesquisar em ANB

Nº de visitas

Central de Atendimento

FAÇA PARTE DA EQUIPE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BALUARTE

Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações: agencia.baluarte@hotmail.com

atallaia.baluarte@hotmail.com

Sua participação é imprescindível!

Nossos Seguidores

Parceiros ANB