domingo, 25 de agosto de 2013



Crônica de uma noite musical

Por Fernando Atallaia


Na última quarta-feira tive o prazer de rever alguns amigos de longa data(que conheço desde os anos 90) numa grande confraternização em torno da arte e da música autoral em nosso estado. Algo que não me é estranho. Em 1999 fiz um show no Departamento de Assuntos Culturais-DAC da UFMA, intitulado Fernando Atallaia-Autoral, onde cantávamos, eu e minha banda à época, 13 canções de minha autoria.


Essa proposta(a de defender uma música autoral, de próprio punho no Maranhão das redundâncias) permeia meu posicionamento artístico há quase 20 anos e quem me conhece sabe que geralmente canto e interpreto minhas próprias músicas por onde passo. 

O cantor e compositor Carlos Berg é um dos artistas que se apresenta  e  fortalece o Projeto em suas edições  

Pois bem. O projeto 'Canta Catirina' segue a rota já traçada por mim e por uma dezena de artistas de São Luis e de nossas cidades vizinhas que buscam expor aos olhos do público e da crítica uma produção musical peculiar e original. Mais que isso: autoral, como é bom lembrar.  


Pelo Projeto a passear em apresentações viscerais, irmãos de arte-poesia-pensamento e musicalidade como Carlos Berg, um dos baluartes da iniciativa. Luis Lima, com seu Pop-Rap desbravando a passividade cultural que sofremos num Maranhão dono de apagar grandes vozes , e o nosso comedido Júnior Aziz que canta seu balaio de canções com maestria e leveza. Mas não com menos consistência. Mas a noite era também de intercâmbio. O som da rapaziada da banda Jamrock do estado de Roraima cantando suas odes Blues-Jazz numa atmosfera Poético-Black(com direito a citações e falas dispersas em total alinhamento de proposta musical) deu sua valiosa contribuição. Prometi escrever sobre o grupo, que muito gentilmente, me presenteou com seu 1° albúm-um EP de seis canções sui generis.

 (REPRODUÇÃO/OIMPARCIAL)
O poeta e cantor Luis Lima com Didã em uma das apresentações do 'Canta Catirina' em São Luis

Alguns nomes sobre a mesa. Jornalistas amigos e o papo sobre a Cultura de nosso estado em quase-debate. Dando as coordenadas, os queridíssimos Erivaldo Gomes e Didã, dupla que forma na vida e na arte o casal mais musical da cidade. Didã, inclusive, do alto de sua generosidade me falou a mim e a todos os presentes amar Fernando Atallaia. A admiração de nossa cantora a este cronista se explica. Já participamos de festivais juntos e de projetos musicais fonográficos importantes como é o caso da antologia ''Festiveiros'', de 2002. Já Erivaldo toca percussão na gravação original de ''Bandeira 2'', uma canção minha gravada em 2004 e regravada recentemente pelo talentoso músico Kadu Ribeiro. É um amigo de todos e com orgulho também meu.

Didã e Erivaldo Gomes: projeto voltado para música autoral e  formação de plateia
Uma verdade inquestionável. Muitos dos artistas que estavam presentes são dissidentes de outro movimento que fundamos no início dos anos 2000, o ' Vida é uma Festa', mas agora seria a '' Vida Continua''? Essa é uma lembrança ao amigo jornalista Henrique Bóis( que trabalhou comigo na revista Caminhos do Maranhão) que citou o 'Canta Catirina' numa relação  de breve semelhança. Bóis tem seus achados e conhece muito bem a história de nossa cultura musical  e de  seus movimentos. 


Nada mais a declarar, além é claro, dos sorrisos que colhi de Márcia, amiga e produtora cultural( da extinta Rádio Conquista) e de Romana Maria, a nossa artista plástica de simplicidade inconfundível. Me fazia companhia o amigo e irmão, grande músico de minha geração, Júnior Moreira, filho musicalmente progenitado de outro baluarte musical, o produtor e agitador cultural Gigi Moreira, um de nossos mais exponencias artistas das linhas teatrais já escritas por essas plagas na atualidade. O Projeto segue!



Fernando Atallaia é cantor, compositor, poeta, músico e jornalista. Pertence à Geração 90 da Música e da Poesia maranhenses.

0 comentários:

Postar um comentário

Postagens mais visitadas

Pesquisar em ANB

Nº de visitas

Central de Atendimento

FAÇA PARTE DA EQUIPE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BALUARTE

Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações: agencia.baluarte@hotmail.com

atallaia.baluarte@hotmail.com

Sua participação é imprescindível!

Nossos Seguidores

Parceiros ANB