sábado, 31 de agosto de 2013

 

Agenda apresenta lutas e revoluções populares na América Latina

 
Produzida pelo NPC, publicação resgata as dores e alegrias do povo que constrói a história da nação latino-americana
 
 
Do Brasil de Fato
 
 
Núcleo Piratininga de Comunicação (NPC) lançará, neste domingo (1º), a Agenda NPC 2014, que trará, em suas páginas, o relato das lutas dos povos da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Cuba, Equador, El Salvador, Guatemala, Haiti, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Porto Rico, República Dominicana, Uruguai e outros. O lançamento será às 9 horas no Cinema Odeon BR, na Cinelândia, Rio de Janeiro.

Fruto de uma intensa pesquisa feita a muitas mãos e coordenada pelo NPC, a publicação mostra para o leitor o quanto o povo da América Latina foi expropriado, mas também como mulheres e homens da imensa nação latino-americana reagiram. Como afirma a coordenadora do NPC, Claudia Santiago, “estas lutas estão expressas em levantes populares, greves, rebeliões, e também através da literatura, da música e da pintura”.
Capa da publicação produzida pelo NPC
“Essa história é feita de muitas guerras e massacres, mas também é uma verdadeira aula de resistência e de organização”, aponta o coordenador do Núcleo e da Agenda NPC 2014, Vito Giannotti. “Decidimos reunir e publicar parte desta história para contribuir com o conhecimento sobre o que aconteceu nos últimos séculos e fortalecer o sentimento de integração latino-americana”, explica.
 
Além das notícias diárias, na abertura de cada mês a Agenda NPC 2014 apresenta textos sobre acontecimentos que marcaram a nosso continente, como a Revolução Cubana, a Insurreição do Haiti, e sobre os Zapatistas, as Mães da Praça de Maio, os Tupamaros e a resistência à ditadura uruguaia, as Jornadas de Junho do Brasil e outros movimentos. A publicação traz ainda personagens que se dedicaram à valorização das tradições e à denúncia das enormes injustiças sociais, como Frida Kahlo, Violeta Parra, Victor Jara, Mercedes Sosa e Gabriel García Márquez.
 
A agenda será disponibilizada para venda a partir da segunda-feira (2) na Livraria Antonio Gramsci, no centro do Rio de Janeiro, e também pela internet (www.livrariagramsci.com.br). (com informações do NPC)
 
 
<Serviço>
 
Núcleo Piratininga de Comunicação | Livraria Antonio Gramsci
Agenda 2014 – Lutas e revoluções populares na América Latina nos séculos XIX, XX e XXI
Preço: R$ 25 (unidade)
Contatos: (21) 22205618 | 22204895
npiratininga@piratininga.org.br
www.piratininga.org.br
www.livrariagramsci.com.br

0 comentários:

Postar um comentário

Postagens mais visitadas

Pesquisar em ANB

Nº de visitas

Central de Atendimento

FAÇA PARTE DA EQUIPE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BALUARTE

Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações: agencia.baluarte@hotmail.com

atallaia.baluarte@hotmail.com

Sua participação é imprescindível!

Nossos Seguidores

Parceiros ANB