terça-feira, 15 de janeiro de 2013

 
 
Série Debates: Paulo Alencar
 
 
Paulo Alencar, presidente do Partido da República – PR da cidade balneária, nasceu em São José de Ribamar, e é empresário e político, tendo iniciado sua carreira em 1997 no governo do então prefeito J. Câmara, onde exerceu a atividade de Chefe de Limpeza Pública.  À época  começou despertar grande interesse para as necessidades da população ribamarense, tendo ajudado a implantar a coleta de lixo em bairros como  Vila Sarney Filho, Tijupá Queimado, Vila Kiola, Sarnambi, entre outros.

Em 2004, a pedido do prefeito Câmara se lançou candidato a vereador pela 1ª vez,  se dedicando à vida política diuturnamente e sempre integrando o mesmo grupo partidário no afã de bem representar a população de São José de Ribamar, buscando assim soluções palpáveis para as dificuldades encontradas no dia a dia de bairros e comunidades junto ao Governo do saudoso prefeito.

Atualmente, o empresário é suplente de vereador, tendo sido escolhido por 1.163 ribamarenses que depositaram nele sua confiança, fato que o motivou a buscar, independentemente de mandato, a continuação da representação das classes populares do município e população como um todo, inclusive exercendo a função de mediador entre esta e o poderes constituídos na cidade.

Mesmo diante dos inúmeros problemas sociais que ainda atingem a cidade balneária, Paulo Alencar enxerga  na vontade dos  ribamarenses o desejo de somar esforços junto ao Governo para o fortalecimento de uma administração mais participativa, onde a sociedade organizada possa  contribuir para a melhoria da qualidade de vida em todas as esferas do Social rumo ao desenvolvimento.

Para este ano, o político pretende dá andamento ao projeto da organização classista em torno de empresários, lojistas e comerciantes locais, objetivando melhores condições de trabalho e segurança aos profissionais do setor, aprimoramento dos serviços oferecidos à população, cursos de capacitação tanto para empresários quanto para trabalhadores ribamarenses através de convênios com instituições e incentivo ao empreendedorismo no município.  
Em recente reunião com seu grupo político, Alencar que faz parte da base aliada do prefeito Gil Cutrim(PMDB), e demais lideranças comunitárias e correligionários decidiram pela reorganização e fortalecimento das ações sociopolíticas de seu Grupo para os próximos quatro anos. O presidente do PR acredita e aposta na capacidade do atual prefeito em imprimir uma administração eficiente e democrática, voltada para o desenvolvimento sustentável, onde a qualidade de vida da população seja o foco central.
O projeto político preparado por ocasião da candidatura do empresário ao Legislativo, segundo Alencar, terá prosseguimento, uma vez que o Partido Republicano  crer no engajamento popular como resposta às dificuldades e  adversidades que norteiam a realidade da terceira maior cidade do Maranhão.
Nessa entrevista exclusiva à Série Debates de ANB Online, Paulo Alencar nos fala de sua trajetória vitoriosa no município, da realidade empresarial a qual integra; de projetos para o futuro; Terceiro Setor; metas do partido que dirige e ainda de seu amor por São José de Ribamar. Aproveitem ao máximo!   
 
Por Fernando Atallaia
Editor de ANB Online

ANB Online- Após as eleições, muitos eleitores não aceitaram sua derrota, atribuindo a mesma à formação partidária da coligação que você integrou. Esse sentimento coletivo de solidariedade lhe trouxe mais confiança para continuar o trabalho social no município?

 

Paulo Alencar- O trabalho de todo político é e deve ser voltado para o povo, o melhor termômetro para saber se seu trabalho está ou não no rumo certo é a opinião pública, sem duvidas, as inúmeras manifestações de solidariedade que recebo  diuturnamente me dão a certeza da vontade e do apoio do povo de São José de Ribamar, o que me motiva a colocar toda minha força no trabalho em prol do meu povo, devo honrar e respeitar todos aqueles que depositaram sua confiança em meus projetos, buscando sempre encontrar, em colaboração com as autoridades constituídas,  as soluções  para os problemas existentes, muitas foram as reivindicações feitas ao nosso prefeito Gil no curso dos últimos dois anos, o qual sempre se mostrou receptivo e preocupado buscando  atender  da melhor forma possível.


ANB Online - O Partido Republicano em São José de Ribamar é uma das siglas mais engajadas às causas sociais e ao processo eleitoral local. Para este ano, quais pautas e projetos a legenda pretende programar na cidade?

 

Paulo Alencar- Nossa preocupação, enquanto grupo político, sempre foi voltada para as questões sociais, entendemos o político como um canal de comunicação entre a população e o Poder Executivo, por isso entendemos que o verdadeiro político não deve estar junto à comunidade apenas em épocas de eleição, sua participação e presença junto ao povo deve ser constante, somente assim pode identificar as demandas e promover as soluções, nosso principal objetivo neste ano é fortalecer nosso grupo e ajudar a promover uma administração participativa e descentralizada, voltada para o desenvolvimento sustentável que fomente a melhoria da qualidade de vida de nossa população.
 



O empresário Paulo Alencar: projetos para São José de Ribamar e amor pela cidade

 

ANB Online- Você acha que a gestão do prefeito Gil Cutrim detém as condições necessárias para empreender um projeto político-administrativo que eleve São José de Ribamar ao status de cidade modelo no Maranhão?

 
Paulo Alencar- Nosso prefeito Gil teve um dos maiores professores em administração pública, nosso sempre Prefeito Luís Fernando, e conta com uma das maiores qualidades do ser humano inteligente, a humildade, isso ficou demonstrado quando assumiu a administração de São José de Ribamar ao substituir o então prefeito Luís Fernando e, ao invés de tentar impor logo sua marca administrativa, o que seria normal a qualquer cidadão, preferiu dar continuidade a um projeto já posto e em andamento, terminando as obras iniciadas,  valorizando o erário publico e o povo ribamarense, por isso  entendo que nosso prefeito Gil Cutrim esta  preparado para manter São José de Ribamar como cidade modelo no Maranhão e porque não no Brasil.

ANB Online- Em sua opinião, quais áreas da administração pública necessitam de maior atenção por parte do Governo Municipal?
Paulo Alencar- Em termos administrativos muito foi feito em nossa cidade, no entanto, temos um território muito extenso e muitas demandas, principalmente na área de Saúde, pois temos muitos bairros distantes da sede administrativa cujos Postos de Saúde estão deixando a população carente de atendimento adequado e remédios, vários programas glaucoma e outros foram interrompidos, é necessário que sejam retomados imediatamente, ressalva feita ao imenso esforço feito pelos Agentes de Saúde que tem atuado como médicos, psicólogos, enfermeiros e conselheiros, tentando suprir  deficiências do sistema.
Outro setor carente é o da Juventude, não vejo projetos destinados aos nossos jovens, muitos estão se perdendo para as drogas em face da falta de oportunidade e do ócio, certamente apresentaremos projetos e cobraremos dos novos administradores da Secretaria da Juventude o total comprometimento com os problemas da nossa juventude, ressalva feita ao nosso Prefeito que tem buscado trazer fontes de capacitação para nossa cidade,  A Cultura é outro setor sensível em nosso município, entendemos que os administradores devem além de administrar os recursos locais buscar outras fontes de custeio da Cultura em nosso município, existem muitas verbas no Governo Federal, no Governo Estadual e no Terceiro Setor, o que falta são projetos e vontade política de buscar recursos para valorizar a cultura local.

 
Também vejo pouca preocupação com o Idoso, temos consciência de que a população mundial esta envelhecendo, nossa realidade não é diferente, por isso é necessário implementar projetos voltados para a melhor idade.
 
ANB Online- Como empresário e integrante do seguimento empresarial do município, quais medidas você poderia pontuar como necessárias para a otimização e fortalecimento do setor?
 
Paulo Alencar- Preocupado com o seguimento empresarial do nosso município estamos dando andamento ao projeto de organizar os empresários, lojistas e comerciantes da nossa cidade, criando uma instituição que tem por objetivo promover melhores condições de trabalho e segurança, aprimoramento dos serviços oferecidos à população, cursos de capacitação tanto para os empresários como para os trabalhadores locais, através de convênios com várias instituições e o incentivo ao empreendedorismo.
 
ANB Online- São José de Ribamar é uma cidade cheia de contrastes. De um lado há a presença de belezas naturais e da cultura popular como bandeiras de um povo ordeiro e receptivo ao passo que ainda se notam muitas carências e desigualdades sociais. Qual seria a saída ou mesmo a forma adequada de se minimizar esse paradoxo?
 
Paulo Alencar-  A maioria dos nossos problemas não estão na Sede, mas sim nos bairros, existem locais onde não tem água tratada,  redes de esgoto, ruas  intrafegáveis no verão, que dirá no inverno, postos de saúde funcionando insatisfatoriamente, isto acontece face a ausência do poder público nestes locais, seja em função da distância do centro administrativo ou da ausência dos políticos que deveriam funcionar como canais de comunicação entre estas comunidades e a administração central. Acredito que a única forma de resolver estas questões seja através de uma administração descentralizada e participativa, com a instituição de administrações regionais, audiências públicas realizadas in loco, e acima de tudo vontade política de realizar estas mudanças necessárias, felizmente, vejo em nosso prefeito esta vontade, por isto faço parte da base de apoio deste governo, aposto na seriedade de nosso comandante e acredito seriamente que este implantará um governo participativo voltado para o desenvolvimento sustentável que busque a melhoria da qualidade de vida de todos os cidadãos ribamarenses, não apenas de uns poucos. A administração pública moderna deve fazer mais com menos, isto é possível quando se implanta mecanismos eficientes de avaliação da relação custo benefício dos gastos públicos.
 
 
ANB Online- Percebe-se que você ama esta cidade e que está inteiramente arrolado a ela em toda sua história e vivencia. De onde vem esse apego incondicional à São José de Ribamar?
Paulo Alencar- Eu nasci e fui criado nesta nossa cidade, sou realmente um apaixonado pela nossa terra, não poderia ser diferente, tudo que sei e tudo que tenho devo a ela, minha realização se dá quando eu posso retribuir um pouco daquilo que recebi, minha maior vontade é poder ajudar a melhorar a qualidade de vida do nosso povo, por isso me dedico incansavelmente à politica, pois entendo sua importância em nossas vidas, ela decide se nossos filhos vão ter uma boa educação, moradia, saúde, lazer, etc.







Com a colaboração da assessoria política do Partido Republicano-PR de São José de Ribamar.
 
 

 

Diretor-geral do TSE é exonerado do cargo

 
O pagamento milionário de horas extras no Tribunal Superior Eleitoral foi um dos motivos que provocaram a exoneração...


Do Estadão



O pagamento milionário de horas extras no Tribunal Superior Eleitoral foi um dos motivos que provocaram a exoneração do diretor-geral do TSE, Alcidez Diniz. Homem de confiança da presidente do tribunal, ministra Cármen Lúcia, Diniz estava no comando da administração do TSE desde o início da atual gestão.
Alcides Diniz: no olho da rua


A secretária de Controle Interno e Auditoria do TSE, Mary Ellen Gleason Gomide Madruga, também foi exonerada. Na lista de beneficiários de horas extras, ela aparece como tendo recebido em novembro do ano passado mais de R$ 26 mil. De acordo com integrantes do tribunal, as duas exonerações estão diretamente ligadas ao pagamento de horas extras durante o processo eleitoral.


Dados do próprio TSE, obtidos pelo jornal O Estado de S. Paulo, mostram um descontrole no pagamento de horas extras no período eleitoral de 2012. Só em novembro, o gasto com esses adicionais foi de cerca de R$ 3,8 milhões para pagamento dos 567 funcionários que alegam ter dado expediente fora de hora. Entre setembro e novembro, essas horas extras totalizaram R$ 9,5 milhões.


Somados aos salários, os valores adicionais permitiram a esse grupo de funcionários receber, no fim de novembro, mais do que os próprios ministros.

Postagens mais visitadas

Pesquisar em ANB

Nº de visitas

Central de Atendimento

FAÇA PARTE DA EQUIPE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BALUARTE

Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações: agencia.baluarte@hotmail.com

atallaia.baluarte@hotmail.com

Sua participação é imprescindível!

Nossos Seguidores

Parceiros ANB