quinta-feira, 25 de abril de 2013
 
Provas do seletivo de Paço do Lumiar acontecerão em junho


A Prefeitura de Paço do Lumiar por meio da Comissão Organizadora do Seletivo Simplificado, informa que as provas objetivas para os cargos temporários de Agente Administrativo e Motorista, que aconteceria neste domingo, 28 de abril, serão aplicadas em nova data, no dia 09 e junho de 2013. O processo seletivo obteve um total 2.667 inscrições deferidas.

A alteração no calendário aconteceu devido ao grande número de candidatos inscritos e considerando a necessidade de empreender a adequada lisura, transparência e legalidade do certame.
Os locais de provas serão divulgados no dia 06 de junho, no Diário Oficial do Estado do Maranhão – DOE/MA, Meios de Comunicação e Sede da Prefeitura Municipal de Paço do Lumiar.

Mais informações sobre o processo seletivo podem ser obtidas no Centro Social Urbano do Maiobão (CSU), localizado na Avenida 13, no Maiobão.




Matéria enviada por Coordenação de Comunicação da prefeitura de Paço do Lumiar.



  Novo reajuste salarial para professores será implantado em maio
 
Em menos de três anos, este é o terceiro reajuste concedido pela Administração Municipal aos profissionais do magistério de São José de Ribamar.


 A Prefeitura de São José de Ribamar implanta, neste próximo mês, novo reajuste salarial de 8% para os professores da rede municipal de ensino. Em menos de três anos, este é o terceiro reajuste concedido pelo governo municipal aos profissionais do magistério – o primeiro foi de 15% e o segundo de 22%.


A concessão do novo reajuste salarial, cujo projeto de lei já seguiu para apreciação da Câmara Municipal de São José de Ribamar, será implantada na folha de pagamento de maio e faz parte das ações de valorização da categoria, além de estar inserido no Plano de Cargos, Carreiras e Salários dos profissionais do magistério do município, implantado pela Administração Municipal em 2011.


Este ano, a prefeitura ribamarense, cumprindo o que foi acertado com os professores e Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Maranhão (Sinproesemma), já implantou os seguintes benefícios: pagamento das progressões, feito em janeiro; e implementação das promoções, ocorrida mês passado – é importante ressaltar que os docentes que, por algum motivo (falta de documentação, por exemplo), não receberam este benefício podem ingressar com pedido de reconsideração junto a Secretaria Municipal de Educação (SEMED).
 

Mesmo diante das dificuldades financeiras pelas quais passam todos os municípios do Brasil, principalmente devido as constantes perdas de repasses da complementação do Fundeb, a prefeitura ribamarense ratificou, mais uma vez, o seu compromisso de atender outros pleitos da categoria e do Sindicato, tais como: pagamento, dentro da disponibilidade financeira e orçamentária do município, de retroativo do novo reajuste salarial; chamamento, nos próximos meses, do restante dos aprovados e parte dos excedentes para o cargo de professor; e implantação de gratificações para os educadores que trabalham em locais de difícil acesso (neste caso específico, é importante salientar, o município está aguardando relatório de avaliação do Sinproesemma apontando em quais unidades de ensino estão lotados os professores que tem direito ao benefício).


Transparência

Com o objetivo de continuar dando transparência aos seus atos administrativos, a prefeitura ribamarense, em cumprimento ao que determina a Lei de Acesso a Informação, publicará no seu Portal da Transparência, hospedado no www.saojosederibamar.ma.gov.br, a relação com todos os servidores efetivos, comissionados e eletivos que integram seu quadro de pessoal, indicando matrícula, nome, cargo, vencimento e deduções. A publicação será feita sempre na primeira quinzena de cada mês, a partir de maio.

Cumprindo acordo firmado com a categoria, a prefeitura, através de decreto, regulamentou a jornada de trabalho da Guarda Civil Municipal, nela incluindo os cargos de Guarda Civil Municipal, Guarda Municipal Salva-Vidas e Agente de Trânsito, fixando-a inicialmente em 33 horas semanais ou 132 horas mensais, podendo ser cumprida em regime de plantão de 12 horas cada, com o limite de 11 plantões por mês.

A Gratificação de Natureza Especial com Risco de Vida fixada inicialmente em 77%, sobre o padrão de vencimento do servidor, implica necessariamente em cumprimento de regime de plantão noturno, em finais de semana ou feriado.
 
 
 
 
 
 
Matéria enviada por Assessoria de Imprensa da PSJR.
 


PF prende irmãos acusados de integrar 'Máfia do Asfalto'


Dorival, Edson, Mauro e Pedro Scamatti são irmãos do empresário Olívio Scamatti, também preso; todos são suspeitos de participar de esquema de fraude de licitações em 78 cidades do interior
 
Do Estadão


A Polícia Federal de São José do Rio Preto (SP) confirmou a prisão dos irmãos Scamatti, suspeitos de envolvimento em esquema de fraude de licitações em cidades do interior de São Paulo. Dorival, Edson, Mauro e Pedro Scamatti eram considerados foragidos pela Justiça e se entregaram à polícia nesta quinta-feira, 25.

Eles foram removidos para o Centro de Detenção Provisória (CDP) de Rio Preto, onde estão presos preventivamente. Os quatro vão se juntar a outro irmão, Olívio, suspeito de liderar o esquema, denominado pelo Ministério Público como Máfia do Asfalto, que teria fraudado licitações de R$ 1 bilhão em cerca de 78 prefeituras do interior de São Paulo. Olívio e a mulher, Maria Augusta Seller Scamatti, não tiveram seus pedidos de habeas corpus aceitos pela Justiça e continuam presos.

Os irmãos eram procurados pela PF desde 17 de abril, quando a Justiça Federal acatou denúncia do Ministério Público Federal e expediu mandado de busca e prisão para 13 pessoas. No mesmo dia, quatro delas foram presas e outras cinco se entregaram no dia seguinte.

As inicias dos cinco irmãos, com as letras D, E, M, O e P, formam o nome da empresa Demop Participações Ltda, empresa que venceu a maioria das licitações públicas e usada no esquema, de acordo com a denúncia da Procuradoria. A empreiteira se desdobraria ao menos 40 empresas distintas, algumas delas apenas de fachada, também segundo a acusação.
 
 
Josemar solicitou do Estado a recuperação da malha viária do conjunto Maiobão

O Prefeito de Paço do Lumiar, Josemar Sobreiro e o Vice, Marconi Lopes foram recebidos na tarde da última segunda-feira (22) pela governadora Roseana Sarney, no Palácio dos Leões, onde apresentaram o projeto de desenvolvimento de Paço do Lumiar, pautado em serviços de infraestrutura viária. O Executivo municipal requereu do Estado a recuperação de aproximadamente 36.000m de ruas e avenidas do conjunto Maiobão, o que equivale a 85% da malha viária, orçado em R$ 18.334.025,05, conforme o projeto.
 
Justiça Eleitoral aprova as contas de campanha do Prefeito de Paço do Lumiar, Josemar Sobreiro, e do Vice, Marconi Lopes (1)
Prefeito Josemar e o vice Marconi: reunião com a governadora Roseana
 
A Prefeitura pretende investir na recuperação de ruas e avenidas com serviços de drenagem, terraplanagem e pavimentação asfáltica, com finalidade de permitir o tráfego permanente de veículos, principalmente os de transporte coletivo, e os carros de coleta de lixo.

De acordo com o Prefeito, Josemar Sobreiro o projeto de desenvolvimento de Paço do Lumiar compreende também, a implantação, modernização e manutenção das vias urbanas, visando atender ao conforto, bem estar e segurança da população.

“As obras de infraestrutura viária traduzem uma das melhores respostas da administração pública aos anseios do povo e servem de condutores e mantenedores dos serviços elementares de transporte coletivo, drenagem, coleta de lixo, atendimento médico, educação, entre outros”, afirmou o vice- prefeito e secretário de Infraestrutura, Marconi Lopes.
 
 
 
 
Matéria enviada por Coordenação de Comunicação da prefeitura de Paço do Lumiar.


Série Três perguntas para...


A série de entrevistas concisa da Agência Baluarte enfoca hoje, de forma específica, a realidade da Agricultura produzida e praticada em São José de Ribamar. Suas características, avanços e ainda projetos voltados para o setor na cidade.

Nosso entrevistado é um profissional de larga experiência no seguimento e uma das autoridades promitentes da administração do atual prefeito do município, Gil Cutrim(PMDB). Pedro Oscar Pereira, 45 anos, é formado em Economia pela Universidade Federal do Maranhão com especialização em Gestão Pública, técnico da prefeitura municipal desde 2005 com passagens pelo Governo do Estado do Maranhão e por empresas como Companhia Vale do Rio Doce.
 
Nessa rápida entrevista à ANB Online, Pedro Oscar traça um breve perfil da agricultura ribamarense e lança luz sobre o o mosaico de parcerias estabelecidas pela gestão peemedebista na terceira maior cidade do Maranhão. Ainda fala sobre experiências exitosas e do esforço da administração pública local em, além de inovar, agregar novos conceitos à rica conjuntura da produção agrícola local. Vamos à entrevista!

Por Fernando Atallaia
Da Agência Baluarte
atallaia.baluarte@hotmail.com


Agência Baluarte- São José de Ribamar é uma cidade de cultura agrícola notável, com áreas e comunidades conhecidas por sua tradição consolidada tanto na Lavoura quanto na Pesca, assim como em outros seguimentos da Agricultura. Quais projetos voltados para o fortalecimento do setor estão sendo implementados pela prefeitura municipal, atualmente?

Pedro Oscar- A  administração do prefeito Gil Cutrim, reconhecendo o importante papel da agricultura familiar no Município, tem procurado fortalecer este setor com três seguimentos de ação:
Apoio a produção, com assistência técnica gratuita com agrônomo,técnico agrícola,veterinário e engenheiro de pesca, distribuição de sementes selecionadas e insumos agrícolas, capacitação através da realização de cursos, instalação de kits de irrigação, além de realização de parcerias com órgãos específicos como: SEBRAE, SENAR, EMBRAPA, Ministério da Pesca e Aqüicultura, Ministério de Desenvolvimento Social e Combate a Fome;
Acesso ao crédito através das instituições financeiras oficiais como Banco do Nordeste e Banco do Brasil;
Apoio a comercialização principalmente através dos programas de compras governamentais como Programa de Aquisição de alimentos-PAA e PNAE , feira do peixe realizada nos bairros com o caminhão do peixe, participação na feira do agricultor familiar no João Paulo e orientação para fornecimentos aos mercados particulares, como agricultores que fornecem para a empresa Arte e Vida. 
O secretário de Agricultura, Pesca e Abastecimento, Pedro Oscar(ao centro) com agricultores ribamarenses: entrevista à Agência Baluarte


Agência Baluarte- Já se pode afirmar que os trabalhadores rurais e demais profissionais que fazem a Agricultura do município já se sustentam pelo próprio ofício?

Pedro Oscar- Sim, a grande maioria dos agricultores do município já consegue sobreviver com recursos próprios, aproveitando os canais de comercialização orientados pela prefeitura. Temos experiências bastante exitosas de agricultores que tiveram mudanças significativas no seu padrão de vida e estes são fontes de exemplos e estimulo a outros agricultores. É preciso lembrar que todos os dias nós nos alimentamos, e a agricultura familiar e a pesca artesanal tem um percentual significativo na mesa dos brasileiros com frutas, hortaliças, verduras e proteínas.
O agricultor familiar não precisa de assistencialismo, o que ele precisa é de orientação na produção, acesso ao crédito, e apoio na comercialização pra que possa gerar sua renda.


Agência Baluarte - Porque, mesmo diante de tantas riquezas naturais e do território favorável à produção agrícola, São José de Ribamar enquanto centro produtor ainda não conseguiu se estabelecer como um dos principais fornecedores para o estado do Maranhão?

Pedro Oscar- A agricultura familiar de São José de Ribamar passou a ter maior apoio a partir de 2005, fazendo com que fosse reconhecida por outros municípios como referência, gerando inclusive visitas técnicas de Prefeitos com assessores em áreas de produção do município. Hoje aumentou bastante a quantidade e a variedade de produtos ofertados por agricultores familiares ribamarenses nas feiras de São Luis especialmente no João Paulo e Cidade Operária, ocorrendo em alguns casos à disponibilização de veiculo da prefeitura para facicitar o transporte dos produtos, apoiando assim a comercialização. Porém nosso propósito é aumentar a quantidade de produtos oferecidos por nossos agricultores, e para tanto já estamos desenvolvendo trabalhos em parceria com EMBRAPA, SEBRAE, AGERP,AGED que juntos com técnicos da Secretaria de Agricultura do município estão desenvolvendo ações para o fortalecimento deste setor.     







 
Citação da Dia

''A decadência da sociedade contemporânea se faz ouvir na vulnerabilidade dos laços de amizade, onde sem que o saibamos, há sempre alguém nos bastidores tramando contra você para tentar assumir o seu lugar. Vivemos numa sociedade de sombras onde as sombras querem a todo o momento ser Corpo a partir de você. Há pessoas de fato. Há sombras que se dizem pessoas''.  

(Fernando Atallaia)

 

Postagens mais visitadas

Pesquisar em ANB

Nº de visitas

Central de Atendimento

FAÇA PARTE DA EQUIPE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BALUARTE

Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações: agencia.baluarte@hotmail.com

atallaia.baluarte@hotmail.com

Sua participação é imprescindível!

Nossos Seguidores

Parceiros ANB