terça-feira, 3 de setembro de 2013

 
 

A unidade necessária


Bloco independente 'Câmara Livre' continua em permamente atuação no Legislativo de Paço e população do município já reconhece importância do Grupo para cidade.

 
 
Por Fernando Atallaia
Direto da Redação
 
O bloco independente 'Câmara Livre' formado por oito vereadores do município de Paço do Lumiar, ao contrário do que pensavam alguns poucos, continua em efervescente atuação na cidade. Segundo informou Marcelo Portela, um dos parlamentares autores da iniciativa, o grupo não sucumbiu às pressões dos setores políticos de Paço por ocasião da instabilidade sofrida pela gestão Josemar nos últimos meses.


''Estamos cada vez mais unidos por sabermos que só há uma forma de manter a coerência em torno da representatividade da população de nosso município, e está claro que o caminho é este, uma vez que nós fomos eleitos para dá vazão às reivindicações e lutas de Paço, portanto, nosso compromisso é com nossos representados, o bloco 'Câmara Livre' segue firme no Legislativo e na cidade'', afirmou Marcelo.
 
Foto: Regulamentação do Pagamento das Taxas de Foro é tema de projeto de Lei do Vereador Marcelo Portela de Paço do Lumiar


O vereador de Paço do Lumiar, Marcelo Portela, encaminhou à Câmara de Vereadores deste município, o Projeto de Lei Nº 053/2013, que                                                             Dispõe sobre a Regulamentação do Pagamento das Taxas de Foros por Enfiteutas, Resgate, Transferência e Incorporação ao Patrimônio Público de Terrenos Foreiros ao Patrimônio Municipal, assim como a sua Destinação Pública.

Na última sessão o vereador fez a defesa do projeto e falou da importância da aprovação mesmo para a regularização fundiária no município, que historicamente tem sofrido com as questões de desapropriação em várias comunidades já estabelecidas. 

De acordo com o vereador autor do projeto de lei, a principal motivação da proposta é que a partir da publicação da lei, a Câmara Municipal de Paço do Lumiar passe a ter competência legislativa de autorizar o Resgate, a Transferência e a Incorporação ao Patrimônio Público de Terrenos Foreiros ao Patrimônio Municipal.

“É do conhecimento de todos, que durante o tempo que os desmandos aconteceram em Paço do Lumiar, terrenos foram dados a indivíduos que não deram destinação social a estas áreas e sim deixaram lá paradas para que valorizassem e assim pudessem ser vendidas de acordo com a especulação imobiliária”, frisou Marcelo. 

Segundo Marcelo estes foreiros inclusive não cumprem com suas obrigações cartorárias, pagando as taxas devidas e ficam anos sem pagar pelo uso da terra. “Estes recursos poderiam estar sendo perfeitamente aplicados para a melhoria de vida dos nossos munícipes, mas não é essa a realidade, pois estes indivíduos passam anos sem pagar nada e vendem a preços absurdos essas terras e o município e a sua população paga a conta desse prejuízo”, afirma. 

De acordo com o texto do projeto de Lei, o prefeito de Paço do Lumiar, a partir da publicação da lei, terá um prazo de 60 dias para apresentar a Câmara Municipal a relação de todos os Terrenos Foreiros pertencentes ao Patrimônio Municipal, com a respectiva situação de cada um, o Padrão da Taxa de Foros, que está sendo cobrado, anualmente, se A, B, C ou D; a localização e área total, em metros quadrados, de cada Terreno Foreiro, bem como a existência ou não de loteamentos, ocupações ou outros usos, e quais são esses Terrenos Foreiros, caso existam.

“Nossa intenção é também de alguma forma salvaguardar aquelas pessoas que estão sofrendo ameaça do despejo forçado, como é o caso do Tendal, onde na última semana estava sobre a ameaça de serem colocados para fora de uma terra que está lá a anos sem destinação social alguma dada pelos responsáveis pela terra e agora simplesmente aquelas pessoas que estava cuidando da terra iam ser despejadas, porque a terra valorizou e ia ser vendida ao bel prazer dos foreiros, sem fiscalização”, disse Marcelo.

 O projeto de Lei seguiu para apreciação pelas comissões responsáveis na Câmara de Paço do Lumiar e deve ser colocada para votação pelos vereadores até a próxima sexta-feira, 21.
O vereador Marcelo Portela: um dos autores da ideia do Bloco para o município, ele preza pela independência do Legislativo de Paço
A equipe da Agência Baluarte foi às ruas de Paço do Lumiar conversar com alguns munícipes sobre a realidade do município, e obter opiniões sobre a importância do bloco independente para Paço. A vendedora externa Cláudia Alice, moradora do conjunto Manaira, declarou está satisfeita com o projeto. '' O governo de Josemar parece muito com o da Bia, só o que muda é pouca coisa, e quando começou a confusão deles(administração Josemar) com a Câmara, eu pensei que tudo tava indo mal, mas o grupo dos oito ( 'Câmara Livre') deu uma resposta para nossa população e ai tudo voltou ao normal, eu acredito e boto muita fé nesses vereadores, confesso que estou satisfeita'', exultou Alice.

O bloco 'Câmara Livre' é uma designação dada pelos vereadores que o compõe para a união de oito membros do Legislativo municipal de Paço do Lumiar, que não atrelados às suas convicções políticas, correntes partidárias ou ransos ideológicos, se situam de forma independente e isenta no cenário político da cidade. Com inteira e inquestionável legitimidade na esfera do poder Legislativo, o bloco mantém uma agenda de reuniões extra-oficiais que visa abordar temas e pautas referentes às cobranças, demandas e reivindicações da população do município.

 
 

 
A pauta jovem da cidade
 

Secretário de Juventude, Esporte e Lazer da prefeitura municipal, Fredson Froz reuniu lideranças jovens de São José de Ribamar no auditório da SEMUS. Enfoque do encontro, além de voltado para o Seguimento, versou sobre ações nas áreas do Esporte, Lazer e envolvimento social.
 

Por Fernando Atallaia
Editor de ANB Online
atallaia.baluarte@hotmail.com


O secretário de Juventude, Esporte e Lazer da prefeitura municipal, Fredson Froz não para. Na tarde de hoje(3) o titular da pasta reuniu diversas lideranças jovens de São José de Ribamar no auditório da SEMUS para discutir a cidade; ações para área do Lazer e projetos sociais voltados para a juventude a partir de uma visão concebida pelo próprio seguimento jovem do município.

À frente da Pasta há menos de dois meses, o posicionamento de Froz tem atraído centenas de jovens, que identificados com seu perfil, veem no secretário a oportunidade de uma gestão ainda mais participativa no município. A equipe de reportagem da Agência Baluarte conversou com alguns líderes representativos da juventude local e colheu alguns depoimentos.
 
O secretário de Juventude, Esporte e Lazer da prefeitura de São José de Ribamar, Fredson Froz: a cada dia os jovens da cidade se identificam ainda mais com ele
Fabiano Rodrigues, um dos jovens da região da Sede, não se fez de rogado e falou à nossa equipe. '' O encontro foi perfeito, a energia, a aura de união foi muito forte, a gente sente que está participando, dando as cartas, é realmente muito diferente essa nova gestão da secretaria de Juventude e o secretário Fredson tem a nossa cara, não tem como negar, é o secretário certo para representar a juventude aqui de Ribamar'', reconheceu Fabiano.

Na ocasião, Fredson Froz pediu opiniões e sugestões da juventude ribamarense no sentido de formar uma grande agenda de discussão que futuramente dará suporte às ações da Secretaria na cidade, mas numa perspectiva conjuntural de atuação. O secretário ainda apresentou ideias e projetos já concebidos por sua equipe, e fez questão de ressaltar que o envolvimento social é uma das premissas a serem difundidas por sua gestão no comando da Juventude.

ANB Online em contato com Froz obteve a seguinte declaração. '' Estamos conclamando a todos os jovens e a a juventude de nossa cidade como um todo para participar deste grande e amplo debate em torno das ações a serem pensadas pela secretaria da Juventude, queremos todos os jovens participando de forma efetiva e pensando a cidade juntamente conosco, envolvimento social é o que propomos, este é somente o primeiro encontro de uma série que estaremos realizando em São José de Ribamar já a partir de hoje'', afirmou Fredson.

Presidente da Câmara leva tiro na cabeça em assalto na Vila Kiola


Por Domingos Costa


O vereador Manoel Albertin Dias dos Santos, mais conhecido como Beto Das Vilas, levou um tiro na cabeça na Vila Kiola. Segundo Informações, se tratou de um assalto. Levaram apenas o celular da vítima.


Vereador Beto das Vilas: assaltado na Vila Kiola
Beto Das Vilas é presidente da Câmara de vereadores de São José de Ribamar e foi o vereador mais votado na eleição de 2012 na Cidade, obtendo 2.607 votos.
 
O vereador com a cabeça untada por ataduras após o assalto
 
A foto acima mostra a cabeça do vereador com ataduras. Ainda segundo as informações, o tiro atingiu de raspão a cabeça do presidente da Câmara Ribamarense.
 
 

O som que faltava


Grupo 'Quarteto Retrô' é formado por músicos históricos de São José de Ribamar. As apresentações estão acontecendo no Bar do Sérgio na orla marítima sempre aos domingos.


Por Fernando Atallaia
Editor da Agência Baluarte
atallaia.baluarte@hotmail.com 


A orla marítima de São José de Ribamar não tem mais do que reclamar aos fins de semana. A opção que muitos ribamarenses reivindicavam como necessária ao entretenimento dos jovens e famílias da cidade chegou em forma de música. E música de alta qualidade interpretada por quatro músicos do Balneário que, juntos há 5 meses, formam o 'Quarteto Retrô', uma das gratas revelações da musicalidade ribamarense nos dias atuais.

Integram a banda os experimentados Zeca Wolff(violões e guitarras); Walder Tavares(bateria acústica, percuteria, efeitos); Niel(vocais e voz) e Oséas( contrabaixo). No repertório a presença de grandes nomes da Música Popular Brasileira como Alceu Valença, Zé Ramalho, Chico Buarque, e ainda sucessos de Alcione, Maria Bethânia e Tim Maia, revisitados. '' Fazemos um passeio pela MPB, Xote, Pop e outros gêneros dentro de uma linha bem eclética de interpretação, o público pode também participar do show indicando canções e interagindo'', explica Wolff.
 
Zeca Wolff, do Quarteto Retrô: releituras de clássicos para o público da Orla Marítima de São José de Ribamar
A união dos músicos em torno projeto se deu em função da ausência de um espaço para o formato musical acústico na Orla, que carente da alternativa, agora já dispõe de um local específico para apresentações do gênero. ''Estamos levando música à Orla no sentido de acessibilzar ao público de nossa cidade um bom repertório, e claro, formar uma plateia para nossos trabalhos e para os trabalhos de  nossos amigos artistas e músicos aqui da cidade, inclusive todos os músicos estão convidados a participar e dá sua canjinha mostrando suas versões e canções autorais, o Bar do Sérgio é o nosso espaço  para este projeto, venham todos'', convida Zeca, que fez questão de ressaltar que o grupo estará também se apresentando (em breve) em outros espaços da cidade. ''Estamos vendo apresentações aos sábados no hotel São José'', avisa.

 
Serviço

O que: Show do grupo musical 'Quarteto Retrô.

Onde: Bar do Sérgio na orla marítima de São José de Ribamar.

Quando: Sempre aos domingos, a partir das 13h.

Quanto: Entrada franca.

 

Postagens mais visitadas

Pesquisar em ANB

Nº de visitas

Central de Atendimento

FAÇA PARTE DA EQUIPE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BALUARTE

Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações: agencia.baluarte@hotmail.com

atallaia.baluarte@hotmail.com

Sua participação é imprescindível!

Nossos Seguidores

Parceiros ANB