quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

   

MPF consegue liminar que impede a exploração irregular de minério em assentamentos do Incra

O Ministério Público Federal no Maranhão (MPF/MA) teve decisão favorável da Justiça Federal, sobre a ação civil movida contra o estado do Maranhão e a MCT Mineração Ltda, em outubro de 2013, por conta de licenciamento irregular do Projeto Gurupi - empreendimento minerário que pretendia ser instalado em Centro Novo do Maranhão. 


A decisão, que é provisória, impede que a empresa  construa a usina de beneficiamento de ouro no município, sob pena de multa diária de R$ 25 mil, em caso de descumprimento. O projeto possuía área parcialmente incidente nos assentamentos Água Azul e Sabiá, do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), e o MPF constatou a existência de conflitos entre a empresa e os moradores da região.
O presidente do Incra, Zé Inácio: explorações irregularidades não serão aceitas
Em 2011, o MPF/MA instaurou inquérito civil público para investigar a instalação do projeto Gurupi em Centro Novo do Maranhão, depois de ouvir declarações prestadas por residentes do assentamento Água Azul, que relataram que a mineradora MCT teria solicitado a desafetação da área dos projetos de assentamento.
 
Na apuração, o MPF constatou três problemas quanto à instalação do empreendimento: irregularidades no licenciamento ambiental concedido pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema); impedimento da MCT em efetuar pesquisa e lavra de recursos naturais em território brasileiro, por ser empresa equiparada à estrangeira e falta de consentimento do Incra quanto ao ingresso da MCT na área dos assentamentos Água Azul e Sabiá.

A sentença proferida pela 8ª Vara da Justiça Federal acolheu os pedidos do MPF/MA, determinando: que a MCT Mineração não construa a usina e se abstenha de realizar qualquer intervenção nos assentamentos Água Azul e Sabiá ou negociação com as famílias assentadas, sem prévia participação do Incra. Determinou ainda que o estado do Maranhão suspenda as licenças e atos concedidos ao empreendimento. 
 
 

Com informações do Ministério Público Federal.
Cassados o prefeito e o vice de Pindaré Mirim por compra de votos em 2012

Os membros do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão, durante sessão jurisdicional do órgão desta terça-feira, 3 de dezembro, julgaram procedente, por 5 votos a 1, Recurso Contra Expedição de Diploma de Walber Pereira Furtado e Aldemir Lopes Fonseca, prefeito e vice-prefeito de Pindaré-Mirim, por prática de captação ilícita de sufrágio e abuso de poder econômico.

Como os candidatos obtiveram mais de 50% dos votos nas eleições de 2012, significa que o TRE-MA terá que realizar nova eleição no município, desde que o Tribunal Superior Eleitoral julgue também procedente o RCED. Enquanto o julgamento no TSE não acontecer, ambos podem exercer seus mandatos, segundo o artigo 216 do Código Eleitoral Brasileiro.

Os cassados comemorando a cassação em grande estilo: só alegria!
Em banca, o Ministério Público opinou pela cassação do diploma dos eleitos. Foi vencido o relator do RCED: juiz federal Nelson Loureiro dos Santos.

Entenda

O Recurso Contra Expedição de Diploma de Walber Pereira Furtado e Aldemir Lopes Fonseca foi ajuizado pela coligação “O Progresso Continua”. Na peça, eles narram que os cassados se utilizaram de toda a estrutura do governo municipal de Santa Inês e Santa Luzia (onde Furtado exerce a medicina), com o fim de cooptar ilicitamente o voto do eleitor.

A coligação sustenta que, após o registro de candidatura, utilizando-se de receituários do hospital público e centro de saúde das cidades onde trabalha, Furtado prestou atendimento no município de Pindaré-Mirim, realizando consultas, emitindo receitas e doando medicamentos aos eleitores em troca de voto.

Os diplomados alegam que, em se tratando de paciente, o médico tem o dever de prescrever a medicação, pois a omissão caracteriza crime, não havendo que se confundir o seu exercício profissional com a atividade de campanha. A legislação vigente prevê que a prática de medicina não é incompatível com a candidatura a prefeito.

Eles também afirmam que não há provas de que os pacientes sejam eleitores de Pindaré-Mirim e que não há impedimento para que o médico continue a exercer seu ofício em município diverso daquele que ocorre o pleito eleitoral.


As informações são do TRE-MA



Por Daniel Matos 


A ascensão do coronel Aldimar Zanoni ao posto de comandante-geral da Polícia Militar abriu uma crise entre a corporação e a Secretaria de Segurança Pública (SSP). Hierarquicamente, a PM é subordinada à SSP, mas, sob novo comando, a tropa não tem mais se reportado ao secretário Aluísio Mendes.

Com carta branca dada pela governadora Roseana Sarney e com as bênçãos do senador João Alberto de Souza, Zanoni tem prestado contas de suas ações apenas ao Palácio dos Leões.

Um indício da crise foi a ausência do secretário Aluísio Mendes na reunião realizada semana passada entre a governadora e o alto comando da PM, na residência de João Alberto. 

Aluísio e Zanoni mantêm distância
Coronel Zanoni(à direita) olha firmemente para a face da incompetência Aluisio( à esquerda): ele não teria nenhum problema em ''comer o fígado'' ineficiente do secretário
 O certo é que com ou sem crise, o novo modelo adotado pela PM tem surtido o efeito esperado. A prova é a queda do número de homicídios entre outubro e novembro, contrariando a tendência de alta que vinha sendo registrada ao longo de todo o ano.

Por isso, menos mau que a desavença seja interna, pois nas ruas a população já começa a perceber a melhora dos índices de segurança.
A visita necessária 

Presidente do PPS ribamarense visitou semana passada o bairro e reafirmou compromisso social com a comunidade local 

Por Fernando Atallaia 
Editor da Agência Baluarte 
atallaia.baluarte@hotmail.com

O presidente do Partido Socialista Brasileiro-PPS de São José de Ribamar, Marco Aurélio visitou semana passada o bairro Parque Jair e reafirmou seu compromisso social com aquela comunidade, onde a legenda dirigida por ele vem realizando um amplo, sistemático e consistente trabalho ao longo dos últimos dois anos. O Parque Jair é um dos bairros mais populosos do município e vinha sofrendo com a falta de água por toda sua dimensão geográfica, problema que foi solucionado após uma ação efetivada pela Sigla.

''Passamos todo um dia no bairro ouvindo as reivindicações e demandas da comunidade; o resultado foi a construção de uma agenda de prioridades que está sendo discutida pelo Partido já para ser posta em prática no início de 2014; hoje passado um ano da solução para o problema da falta de água e da distribuição de correspondências no bairro é gratificante saber que as pessoas reconhecem nosso esforço em melhorar a situação e a realidade da cidade; o PPS sempre levantou a bandeira de uma iniciativa constante voltada para o Social e é isto que estamos fazendo em São José de Ribamar’’, enfatizou Marco Aurélio.

Marco Aurélio(ao centro) com moradores do Parque Jair: preocupação constante com a realidade do bairro
A falta de políticas públicas constantes no Parque Jair e o crescimento do índice de violência no bairro também foram motivo para avaliações do presidente da legenda, que ainda criticou o Governo municipal pela ausência de atuação na localidade.

''Sentimos que a violência cresceu no Parque Jair de forma descontrolada e paralelo a isto a ausência do Governo municipal é visível em diversos setores da gestão pública como Educação, Saúde, Geração de Emprego e Renda e Segurança Pública; o bairro caminha para um isolamento proporcionado por uma geopolítica da exclusão e das desigualdades sociais; definitivamente não há presença de governo na comunidade que elegeu a atual administração e que hoje sofre com vários descasos patrocinados pela mesma'', finalizou de forma categórica.

Postagens mais visitadas

Pesquisar em ANB

Nº de visitas

Central de Atendimento

FAÇA PARTE DA EQUIPE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BALUARTE

Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações: agencia.baluarte@hotmail.com

atallaia.baluarte@hotmail.com

Sua participação é imprescindível!

Nossos Seguidores

Parceiros ANB