terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Morre o cantador do bumba meu boi de Axixá, Donato Alves, aos 82 anos

O músico morreu por causa de um AVC sofrido em maio do ano passado.


Imirante.com
SÃO LUÍS - Morreu, na tarde desta segunda-feira (10), o cantador e compositor do bumba meu boi de Axixá Donato Alves. Em maio do ano passado, ele sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC). Estava internado havia nove meses no Hospital Carlos Macieira.

Em 2000, Donato Alves havia sofrido um AVC, mas, na época, conseguiu continuar as suas atividades na capital maranhense.
A toada "Bela Mocidade", canção composta na década de 1980, é um dos grandes sucessos do cancioneiro maranhense. Natural de Axixá, o cantor sempre demonstrou a sua forte relação com sua cidade natal.
O cantador Donato foi um dos mais importantes compositores populares do Brasil: morando em São José de Ribamar, sua importância nunca foi reconhecida pelo Poder Público da cidade balneária  
Donato Alves teve a canção imortalizada na voz da cantora Maria Bethânia e, ao lado do amo do boi, Francisco Naiva, compôs dezenas de outras belas toadas que embalam o São João do Maranhão há décadas.
Em nota, a governadora Roseana Sarney lamentou a morte do compositor. “A cultura do Maranhão está triste hoje. Donato Alves era um mestre na arte de compor. Com simplicidade, sabia traduzir em poesia as belezas de Axixá, do Munim e do Maranhão. Donato e sua história de paixão pelo boi estão eternizados através de sua música, cheia de emoção e alegria”, afirmou a governadora Roseana Sarney.
Entre os artistas maranhenses, a morte do compositor também foi muito lamentada. O líder da Tribo de Jah, Fauzy Beydoun, disse que tinha uma grande dívida com Donato desde quando seu grupo foi citado numa de suas composições. Ele lembrou o trabalho do cantador e classificou como "genial" a Bela Mocidade. "Essa é uma das toadas mais brilhantes e, certamente, ele terá um lugar especial no rol dos compositores brasileiros", lamentou Beydoun.
José Pereira Godão, integrante da Companhia Barrica, também demonstrou pesar e disse ser grandiosa a herança cultural deixada pelo artista. "Donato foi e sempre será o compositor de uma das músicas imortais da cultura popular maranhense. Com características singulares, românticas que nos mostra possibilidades muito claras de que a música maranhense pode estar em qualquer lugar do mundo".
O velório do compositor ocorrerá na Igreja de Nossa Senhora da Saúde, na cidade de Axixá. Após o velório, o corpo do músico será enterrado no cemitério Jardim da Paz, na Estrada de Ribamar, às 17h.

Um comentário:

  1. INVESTIMENTOS APRIMORADOS COMO BRINQUEDO

    Gil Cupim e Edmau Cutrim só investe mesmo em:
    Mansão com aeroporto de Helicóptero (heliponto), Ferrari, BMW, Audi, Land Rover, playboy's, metrosexualismo, GILLETES e BANDAS DE NEGÃO BAIANO


    CABRA RUIM diz, mim não curtiu isso aê não...........mim gostar é de uma magrela, caldo de sururu, farinha d'àgua e cani-rause!

    ResponderExcluir

Postagens mais visitadas

Pesquisar em ANB

Nº de visitas

Central de Atendimento

FAÇA PARTE DA EQUIPE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BALUARTE

Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações: agencia.baluarte@hotmail.com

atallaia.baluarte@hotmail.com

Sua participação é imprescindível!

Nossos Seguidores

Parceiros ANB