domingo, 23 de março de 2014
Brasil tem 16 cidades no grupo das 50 mais violentas do mundo. São Luís entre estas

Sérgio Roxo 

SÃO PAULO - O médico José Alfredo Vasco Tenório, de 67 anos, iniciava a sua pedalada diária pela orla de Maceió, quando foi abordado por dois rapazes numa praça a 400 metros de sua casa. Um dos criminosos estava armado. Quando ele se abaixou para saltar da bicicleta, recebeu um disparo nas costas. A bala atravessou o corpo e acertou o coração. João Alfredo morreu no local e se tornou mais uma das vítimas da violência na capital alagoana, a quinta cidade com mais homicídios no mundo, segundo levantamento elaborado pela ONG mexicana Conselho Cidadão para Segurança Pública e Justiça Penal AC.

O Brasil é o país com mais municípios no ranking: 16. O México aparece em segundo, com nove. Apenas sete cidades da lista não estão na América Latina: quatro dos Estados Unidos (Detroit, Nova Orleans, Baltimore e Saint Louis) e três da África do Sul.
O levantamento leva em conta a taxa de homicídios por grupo de 100 mil habitantes no ano passado. De acordo com a ONG, foram levantados dados disponibilizados pelos governos em suas páginas na internet e consideradas só cidades com mais de 300 mil. Essa foi a quarta edição do ranking.

Vejam como ficaram os olhos do secretário de Segurança do Estado, Aluísio Mendes, diante da constatação: esbugalhados de incompetência
Em relação ao levantamento de 2012, Brasília e Curitiba deixaram a lista. Por outro lado, três cidades brasileiras ingressaram no grupo: Campina Grande (PB), Natal (RN) e Aracaju (SE). As duas maiores metrópoles do país, São Paulo e Rio de Janeiro, não estão no ranking. Segundo especialistas, há 10 anos o país vê os homicídios migrarem para os municípios de médio porte.

- A violência deixa de ocorrer nos polos tradicionais a partir da virada do século - afirma Julio Jacobo Waiselfisz, coordenador do Mapa do Violência do Brasil.
Julio cita como fatores que provocaram o fenômeno a mudança do modelo econômico, com o fim da migração para as principais capitais do Sudeste, além dos investimentos federais nas cidades que tinham grandes taxas de assassinato.

- O crime organizado se nacionaliza e encontra nessas capitais de estados menores um sistema de segurança precário - diz o pesquisador.
No caso de Maceió, a cidade brasileira mais violenta, o problema ainda foi agravado por que o estado de Alagoas enfrentou seguidas greves de policiais nos anos 2000.
Dos 16 municípios do Brasil no ranking das cidades mais violentas do mundo, seis vão receber jogos da Copa do Mundo: Fortaleza, Natal, Salvador, Manaus, Recife e Belo Horizonte.


Estados dizem que investem para reduzir assassinatos

Os estados que possuem cidades no ranking das 50 mais violentas do mundo dizem estar fazendo investimentos para reduzir as taxas de homicídios.
O secretário de Segurança Pública do Ceará, Servilho Paixa, afirma que não há risco para os turistas que visitarem Fortaleza, a segunda cidade brasileira na lista, durante a Copa do Mundo.

- O turista pode ficar tranquilo, se conduzir no circuito apropriado, e de forma apropriada - disse.

Segundo o secretário, o estado tem investido na formação policial, na punição de irregularidades dos agentes e em gestão para reduzir os índices. Pernambuco afirma que a taxa de homicídios em Recife tem caído e que tem implantado medidas para combater a violência. Minas Gerais e Mato Grosso também dizem ter implantado medidas.

A Secretaria de Defesa Social de Alagoas, responsável pela segurança pública em Maceió, a primeira cidade brasileira no ranking, foi procurada, mas não se manifestou.

IXI, É AGORA, ALUÍSIO!

 As brasileiras da lista

Maceió (5ª colocada) - 79,76 homicídios por 100 mil habitantes
Fortaleza (7ª) - 72,81 homicídios por 100 mil
João Pessoa (9ª) - 66,92 homicídios por 100 mil
Natal (12ª) - 57,62 homicídios por 100 mil
Salvador (13ª) - 57,51 homicídios por 100 mil
Vitória (14ª) - 57,39 homicídios por 100 mil
São Luís (15ª) - 57,04 homicídios por 100 mil
Belém (16ª) - 48,23 homicídios por 100 mil
Campina Grande (25ª) - 46 homicídios por 100 mil
Goiânia (28ª) - 44,56 homicídios por 100 mil
Cuiabá (29ª) - 43,95 homicídios por 100 mil
Manaus (31ª) - 42,53 homicídios por 100 mil
Recife (39ª) - 36,82 homicídios por 100 mil
Macapá (40ª) - 36,59 homicídios por 100 mil
Belo Horizonte (44ª) - 34,73 homicídios por 100 mil
Aracaju (46ª) - 33,36 homicídios por 100 mil

2 comentários:


  1. Já foi 800 milhões pro bolso desse sujeito e que foi desviado pra fazer política de LUIS FERNANDO e ele de candidato quem quizer ver é so entrar no portal da transferencia, isso é uma vergonha são Luis nessa lista uma cidade patrimônio da humanidade como se diz com tanto dinheiro ele desviando não tem como deixar da gente fazer greve e nas ruas é gente morrendo que nem água. Esse Aluisio é de esquema.
    Agostinho neto Junior

    ResponderExcluir
  2. FIASCOS DE POLÍTICOS ( Flavio Dino e Luiz Fernando )
    “Os dois polítiquinhos mais escrotos e medíocres dos últimos temos para as próximas semanas eleitorais.”
    “O povo do maranhão é vítima destes fiascos porque só aposta e elege político fraco.”
    “Um povo inconsequente que só gosta de embromação e vende o próprio voto nunca vai ser forte.”
    “O negócio destes contra-projetos de políticos é não fazer absolutamente nada, bancados com o dinheiro suado do povo.”
    “São políticos fracos por não terem visão nem projeto algum, porque o ponto fraco deles é só o filé do dinheiro vivo do povo no osso morrendo pra se vender.”
    “Estes políticos infelizes não possuem amor próprio quando emporcam os seus próprios nomes com tanta sujeira e atos escandalosos, como terão amor pelo voto de confiança do povo que os elege.”
    “São políticos medrosos que vivem escondidos e apartados das ruas, das praças, das escolas, das igrejas, do comércio, das feiras, dos bares, das padarias, das lanchonetes, dos restaurantes, das mulheres, da noite, do sol quente no cotidiano comum dos cidadãos, do convívio legítimo e natural com a base boa da sociedade que presta e paga suas contas fraudulentas, de estender a mãos pra apertar as mãos dos eleitores manipulados que de conformados só votam neles próprios, apenas neles, só neles. Devem procurar por os pés no chão da realidade que os aguenta, que os mantém efetivamente, pra sentir a alma e o espírito da nossa terra original pulsando, pedindo, esperando, para eles abrirem os portões dos seus corações e das suas casas para o povo entrar pra abraçar.”
    “Quem viu algum dia estes carinhas aê por aí conduzindo suas vidas de forma simples, espontânea, desafetados como as pessoas normais às levam. Eles curtem mesmo é passar os dias e as noites conferindo a grana do povo com os seus caixas podres blindados, enquanto isso, suas mulheres de faixada se arrastam pelas salas, pelas camas, pelos corredores inconsoláveis, consumidas e capadas pela morbidez assexuada dos falsos maridos capeiados nessa “rica” indiferença.”
    “Eles têm medo até da própria sombra, como enfrentarão um dia as suas mulheres, as suas verdades e as suas vaidades, pra poderem emitir aquela luz própria que tira os povos e as nações da escuridão.”
    CABRA BOM falou tá falado!!!!
    “Podemos facilmente perdoar uma criança que tem medo do escuro; a real tragédia da vida é quando os homens têm medo da luz.”—Platão—
    “Pai afasta de mim este cálice.” –Jesus Cristo--

    ResponderExcluir

Postagens mais visitadas

Pesquisar em ANB

Nº de visitas

Central de Atendimento

FAÇA PARTE DA EQUIPE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BALUARTE

Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações: agencia.baluarte@hotmail.com

atallaia.baluarte@hotmail.com

Sua participação é imprescindível!

Nossos Seguidores

Parceiros ANB