quarta-feira, 5 de março de 2014
Profecia de Guido Mantega sobre crescimento da economia é tão confiável quanto cédula de R$ 3

Faltando peças – Visivelmente sorridente, o ministro Guido Mantega, da Fazenda, não escondeu seu entusiasmo, na última quinta-feira (27), ao anunciar o crescimento da economia brasileira em 2013. De acordo com dados oficiais, o PIB registrou avanço de 2,3% no ano passado, o que pode ser classificado como medíocre, apesar de todas as profecias petistas.

Na entrevista coletiva concedida em Brasília, no prédio do Ministério da Fazenda, o absurdo ficou por conta da declaração de Mantega, que afirmou que a economia nacional está em ritmo de crescimento, mesmo que moderado. Na verdade, o que o ministro chama de moderado é uma vergonha, se comparado com a promessa de Dilma Rousseff, que prometeu que a economia do País, ao final do seu primeiro mandato, teria avanço médio anual de 4%.


Como se sabe, o máximo que o atual governo do PT deve conseguir é um crescimento anual de 2%, número muito abaixo do registrado pelas economias dos países emergentes. Nesse quesito o Brasil está na lanterna da fila dos BRICS. 
Guido Mantega Queimando
Guido Mantega: oráculo desajustado, crescimento econômico do país empacado e nota de ''3 conto''
Como sempre acontece, a declaração de Guido Mantega foi tomada por ufanismo, pois é inimaginável que a economia brasileira avance na esteira de um governo paralisado e que no momento está preocupado com a reeleição da presidente, o que já exige gastos oficiais vultosos para intimidar os adversários, sem que essa estratégia produza algum efeito prático.

Mantega pode falar o que bem quiser, mas os números da economia mostram que os atuais inquilinos do Palácio do Planalto mentem cada vez mais. Para que a economia cresça é preciso que o consumo acelere. Se isso acontecer, a inflação certamente avançará. Prova disso foi a decisão tomada na última quarta-feira (26) pelo Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central, que elevou a taxa básica de juro, a Selic, para 10,75% ao ano. Isso significa que o consumo precisa recuar ainda mais para que o mais temido fantasma da economia não ganhe força.

Em outro vértice do problema está a questão do consumo por meio do crédito fácil e irresponsável. Essa fórmula foi utilizada pelo governo do então presidente Lula para empurrar is brasileiros incautos na vala do consumismo. A estratégia resultou no endividamento recorde das famílias e na alta da inadimplência. Tal situação se repetiu em janeiro deste ano, quando os bancos registraram preocupante aumento do cheque especial, linha de crédito perigosa e com taxas de juro aviltantes.

A profecia de Mantega tem prazo de validade curto, pois o ano em curso está repleto de eventos que comprometerão o desempenho da economia, como um todo: Carnaval, Copa do Mundo e eleições. Sendo assim, feliz 2015, se é que isso será possível.

Um comentário:

  1. Tira o bichinho daí ah foi mal galera ele nao quer sair tem muita nota no fogo
    ou melhor no jogo
    hehehehehehehe fabricio da campina pesadoo

    ResponderExcluir

Postagens mais visitadas

Pesquisar em ANB

Nº de visitas

Central de Atendimento

FAÇA PARTE DA EQUIPE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BALUARTE

Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações: agencia.baluarte@hotmail.com

atallaia.baluarte@hotmail.com

Sua participação é imprescindível!

Nossos Seguidores

Parceiros ANB