domingo, 9 de março de 2014

Orla marítima onde fica localizada a Praia de Banho de São José de Ribamar é alvo do descaso das secretarias de Obras, Turismo e Meio Ambiente da prefeitura municipal


Por Fernando Atallaia
Direto da Redação


Quem frequenta a Praia de Banho de São José de Ribamar, principal ponto de lazer e entretenimento  dos ribamarenses, turistas e visitantes da cidade aos fins de semana não tem do que se animar. A praia vem se transformando ao longo dos anos num depósito de lixo a céu aberto. E mais: uma paisagem escombrosa no centro da cidade. 


No dia a dia, detritos e as mais variadas formas de sujeira amontoam-se na orla onde adultos, jovens, idosos e crianças costumam se preparar para desfrutar das águas do mar,  que também apresentam índices consideráveis de dejetos que as fazem inapropriadas para o banho. 


Os barraqueiros e donos de estabelecimentos localizados na Praia reclamam do desprezo do local e culpam a prefeitura do município pelo estado de abandono pelo qual passa a Orla. 

O jovem prefeito Gil Cutrim tem o desafio de comandar pela segunda vez a terceira maior cidade maranhense (KARLOS GEROMY/OIMP/DAPRESS)
Prefeito Gil Cutrim: secretarias ineficientes, ineptas e ausentes na paisagem do maior ponto turístico da cidade
Segundo um microempresário da região, que preferiu não ser identificado, o descaso é tanto que turistas assim que chegam retornam do destino. ‘’ Quando eles veem a paisagem, com lixo e toda espécie de objetos, litros de plástico pairando sobre as águas e na boca da Orla, pegam o carro e seguem viagem, vão embora, o mau cheiro também é forte’’, explica o comerciante.



Nas redes sociais, os ribamarenses acostumados ao hábito de frequentar a Praia fazem campanha por melhorias, mas as secretarias responsáveis pelo bom funcionamento da estrutura do local não direcionam ações. ‘’ Não se vê nenhuma das secretarias responsáveis pela Praia presentes na Orla, é uma ausência total, a paisagem não atrai, é muito descaso, a sujeira grande, não tem  limpeza’’, denuncia Ana Carla, uma banhista decepcionada com a gestão do prefeito Gil Cutrim(PMDB) no município. 

Praia de Banho de São José de Ribamar: maus tratos e sujeira imperam, diariamente (fotografia/facebook Graça Rocha)

Ana tem razão. A sujeira dominante no perímetro, que seria de responsabilidade da secretaria de Obras da prefeitura, só avança. Em outro polo, políticas públicas de preservação, tratamento, acompanhamento e mapeamento da qualidade das águas que, em tese, seriam  de responsabilidade da pasta do Meio Ambiente são inexistentes, assim bem, como a fomentação do turismo é ausente para a configuração, onde a Orla é uma atração turística.
 
 ANB Online tentou essa semana, por diversas vezes, contatar os gestores das respectivas secretarias para obter esclarecimentos sobre as denúncias, mas nenhuma ligação feita por nossa equipe foi atendida. Logo após, tentamos entrar em contato com o prefeito Gil Cutrim, mas como é de praxe, os telefones sinalizavam fora de área ou desligados. A insatisfação e o descontentamento da população da cidade com o tratamento dispensado à Praia de Banho pelo Executivo municipal continuam.

16 comentários:

  1. Sinceramente não sei qual será o discurso do Prefeito Gil Cutrim, qdo for sair nas ruas pedindo voto ao seu Irmão Glaubert Cutrim, candidato a Deputado Estadual. Não só na praia de banho, como em todas as ruas da sede encontram-se em total descaso, muitos buracos, coleta de lixo ineficiente. Nunca imaginei q o Prefeito Gil Cutrim fosse abandonar a Cidade dessa forma, mas acredito q a resposta do povo será nas urnas, a partir das eleições q se aproximam.

    ResponderExcluir
  2. Dinheiro tem, não faz porque não quer.
    Júnior Ribeiro Castro do Sindguarda

    ResponderExcluir
  3. É um Caos nao tem condiçao de banho porque tem muito lixo e vidro quebrado espalhado nessa praia coisa feia essa praia cade o senhor prefeito gil?
    Tercinho

    ResponderExcluir
  4. O principal problema da administração de GIL CUTRIM, foi o despreparo. Assumiu a prefeitura organizada pelo LUIS FERNANDO e montou uma equipe despreparada, Secretário de Obras seu primo, Secretario de Administração Raul q vive liberando pagamento mediante propina, assim diz alguns empresários, secretario de Educação Aurino um despreparado, e por aí vai, esse é p verdadeiro compromisso com o povo, ainda bem q o povo não esqueceu LUIS FERNANDO, mesmo deixando esse Prefeito IRRESPONSÁVEL que está acabando com o município, infelizmente tem muito dinheiro pra gastar na campanha de seu IRMÃO GLAUBERT CUTRIM, candidato a Deputado Estadual.

    ResponderExcluir
  5. NÃO CULPO GIL ACHO QUE ELE TEM BOA VONTADE E QUER FAZER AS COISAS, MAS COM ESSA CORJA DE INCOMEPENTE SECRETÁRIOS QUE SABE DIZER PRA ELE QUE TA TUDO BEM ELE VAIA CHANDO QUE TA MESMO E NÃO TA MEU IRMAO, ESSES SECRETARIO SO SABE FECHAR OS OLHOS DE GIL PRA REALIDADE E ELE CAI ACORDA PREFEITO PÉ NO CHAO SEUSN PROPRIO SECRETARIO E QUE TE QUEIMAM GIL

    ResponderExcluir
  6. Eu ia muito mas hoje em dia vou nao.. a coisa ta feia muito lixo a praia ficou feia demais
    allyson Silva do moropoia , vi essa denuncia no face, valeu galera

    ResponderExcluir
  7. Se eles não ligam pra praian que tá na cara vão ligar pra que? me compre um bode meu irmão.
    secretário-adjunto da PSJR é muita tristeza meu irmao fala ae calixto

    ResponderExcluir
  8. ESSAS PAIAS E RUAS DE RIBAMAR ERAM SÓ LAMA QUEM CONSTRUIU TODOS O CAIS DO PORTO, DOS EMBARCADOUROS, COMO TODAS AS RUAS, ESCADARIAS E PRAÇAS E BOTOU AREIA NAS PRAIAS, BOTOU ÁGUA E ENERGIA NO MUNICÍPIO TODO, FEZ TAMBÉM AS BIBLIOTECAS, A CASA DA JUSTIÇA, O CENTRO MÉDICO DR. HONÓRIO GOMES, O CENTRO CULTURAL ALCIONE FERREIRA, MUITAS ESCOLAS, POSTOS DE SAÚDE, O HOSPITAL DAQUI DA SEDE, OS MERCADOS, E TIROU OS LIXÕES DA BEIRA DAS ESTRADAS E RUAS FOI O SAUDOSO EX-PREFEITO J.CÂMARA. ESSE ERA TRABALHO DE VERDADE, SEM A COVARDIA DAS PROPAGANDAS.
    ESSA HISTÓRIA FOI A BEM POUCO TEMPO OS FUNDOS DE SÃO JOSÉ DE RIBAMAR ERAM PEQUENOS, FOI ÉPOCA DE MUITO TRABALHO E GRANDES OBRAS, PORQUE AS PRAIAS ERAM DE LAMA E AS RUAS DA CIDADE ERAM SÓ RUA DA BOSTA, VALAS E CUVÕES, JÁ TINHAM PASSADO MAIS DE DEZ PREFEITO E NINGUÉM NUNCA TINHA FEITO NADA!!!!
    ESTES PREFEITOS QUE PASSARAM DEPOIS DELE SÓ TINHAM É QUE CONSERVAR PORQUE PASSARAM A RECEBER O FUNDO ESPECIAL, MAIS DE R$20 MILHÕES TODO MÊS E NUNCA FIZERAM NADA ALÉM DE MAQUIAGEM E MALADRAGEM!!!!!!!!!
    AGORA TÁ TUDO DESABANDO: DO PORTO DO T, DO PRÓPRIO CAIS DA BEIRA-MARE, DO PORTO DO VIEIRA AO PORTO DO BARBOSA E A MORAL DOS POLÍTICOS FRACOS.

    O CABEÇA RIBAMARENSE: volta J.Câmara, volta J.Câmara, só J.Câmara foi trabalho sem placas super-faturadas!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  9. Volta j Camara? Essa é boa. Gil, melhor prefeito de Ribamar e ponto final.
    Cléber da Sede

    ResponderExcluir
  10. Jornalista Fernando Atallaia por favor, doutor, faça uma enquete pra tirar a teima, QUEM CONSTRUIU E TRABALHOU COM MENOS RECURSOS E COM MAIS SERIEDADE RESPEITOU A NOSSA COMUNIDADE RIBAMARENSE: J.Câmara, Julinho, Luiz Fernando ou Gil Cutrim ?
    Aí sim!!!!

    João Batista sou Bairro J.Câmara na CABEÇA!!!!

    ResponderExcluir
  11. ESSA É A BOA, ESTA SEMPRE FOI A BOA
    Tu tá coberto de razão Cleber da Sede tu disse tudo, seu Jota Câmara ele foi o melhor e esta afirmação criticando perguntando, é que é A DA BOA, agora, tu ficar aí por R$700,00 real servindo de bajulador, babão, x-9, bobo da corte desse Gil Cutrim que não manda em nada, que não decide nada, que não administra nada, porque o papaizinho Edmar Cupim e o bruto do Luis Fernando é quem dão as ordens são eles é que mandam de verdade rapá. O prefeitinho intocável é só pra servir de faixada porque o pai é do Tribunal de Contas e ninguém bole-bole não!
    Mas, Edmar Cutrim e Luís Fernando não são bestas, eles ficam tirando onda de escanteio pra não dar na cara por causa da campanha do governo. Ficam jogando as broncas dum pro outro pra confundir os bobos e o povo.
    E, o mais encabuloso ainda é que os figurões Jorge Murad, Edinho Lobão, Max Barros, Fernando Sarney, estes sim, são os que podem dizer não ou dizer sim, são os caras que batem o martelão do carimbão, mas, por um acaso se não pagar a benção, o arrego, o embucho, os recursos vão embora pra outro município pra sair pelo ladrão, aê é que a coisa fica zerada, não adiantaria lero-lero ou mais-mais, até o fundo especial vai pro brejo, não sobraria nada pra galera do Playboy levar pra MAIAMI, a bagaceira nos Estados Unidos ficaria só na bandeira 1. Essa turma não brinca não meu irmão, é a Blitz da Pesada!
    QUANDO CHEGA A HORA DO PIFE DA PESADA, na mesa que eles embaralham os 217 municípios do estado do Maranhão, nossa pequenina São José de Ribamar não aguenta nem o primeiro descarte, Gilzinho Cupim não aguenta nem a primeira mão!
    Sô, eu sou é Bairro J.Câmara na cabeça, este sim vai ser lembrado daqui a dez mil anos, ele ainda vive, nosso desbravador da cidade de S J do Ribamar!
    João Batista

    ResponderExcluir
  12. ESSA TAMBÉM É UMA BOA
    RAPÁ, cadê o promotor Samaroni Maia????? Que é o carrasco do J.Câmara e do Julinho, porque que ele não faz nada com esses caras rapá, CADE ELE, CADE A PROMOTORIA E O MINISTÉRIO PÚBLICO QUE NÃO DIZ MAIS NADA, TA PARECENDO QUE ENFIARAM UMA ROLHA E MAIS UMA MORDAÇA NA FUÇA DELES,

    O povo não é mais besta não, o povo já sabe de tudo, é só somar uma coisa com a outra, e vai resultar naquela velha coisa duma mão lavando a outra!

    Bairro J. Câmara na cabeça!!!

    ResponderExcluir
  13. O problema de gil é essa cambada de secretário incomepentente e nao adianta o cara ser bom prefeito se el ta mau acompanhado com esses ai a coisa nao anda
    cloves liderança de peso de ribamar muda esse povo gil

    ResponderExcluir
  14. ERA PRA TER UM CUIDADO MELHOR SER O PONTO TURISTICO BONITO DE COR COM UM BRILHO ESPECIAL NAO ESSA LARGAÇAO TUDO QUEBRADO LARGADO TINHA DE TER AS BARRACA PADRONIZADA COISA DE PRIMEIRA ESSE PREFEITO É UM BESTA
    JOSIAS PRIMO DE DIEGO SOLDADO

    ResponderExcluir
  15. Meu irmão não adianta falar todos esses prefeitos nunca ligaram pra essa praia, são um bando de irresponsáveis.
    Secretário x da PSJR. Leitor deste blog.

    ResponderExcluir
  16. Meu irmão não adianta falar todos esses prefeitos nunca ligaram pra essa praia, são um bando de irresponsáveis.
    Secretário x da PSJR. Leitor deste blog.

    ResponderExcluir

Postagens mais visitadas

Pesquisar em ANB

Nº de visitas

Central de Atendimento

FAÇA PARTE DA EQUIPE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BALUARTE

Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações: agencia.baluarte@hotmail.com

atallaia.baluarte@hotmail.com

Sua participação é imprescindível!

Nossos Seguidores

Parceiros ANB