terça-feira, 1 de abril de 2014
Um solitário em busca da coletividade 

Show ‘’O Trovador Solitário’’ do cantor e compositor maranhense Kit Jubadeleão faz um passeio pelo cancioneiro popular brasileiro e ainda fortalece a música autoral produzida em São Luís 

Por Fernando Atallaia
Editor da Agência Baluarte

Ele é um dos principais expoentes da música pop produzida em São Luís a partir da década de 90, embora sua carreira remeta ao inicio dos anos 80, só agora Kit, que adotou o pseudônimo artístico Jubadeleão em alusão a sua banda de mesmo nome, deu vazão ao seu múltiplo talento. 

Compositor, cantor, letrista e arranjador, o artista já participou de inúmeros festivais de música popular pelo Maranhão e país afora. Autor de dezenas de canções nos mais variados ritmos e gêneros musicais, o intérprete vem apresentando, atualmente, pelas noites da capital maranhense o show ‘’O Trovador Solitário’’, uma espécie de libelo contra a desvalorização da música produzida no estado. 

Entrevistamos Kit Jubadeleão para série ‘’A Grande Música do Maranhão’’ da Agência Baluarte em uma das ocasiões onde o músico estava prestes a começar uma de suas apresentações. ‘’ Nesse show faço um balanço de minhas influências, minhas ideias e interpretações; há também o meu lado compositor que sempre foi muito forte e que agora venho dando mais vazão, canto tudo que venho fazendo em termos de musicalidade nos últimos 20 anos e, claro, com uma proposta engajada que vai de encontro a uma certa passividade que vejo na música maranhense atual’’, explica Kit. 

O artista em uma das apresentações do show ''O Trovador Solitário": canções autorais e releituras
De fato, o cantor tem uma biografia admirável dentro da conjuntura musical do estado. Em 2013, a canção ‘’ "Dararaum contigo’’ de sua autoria ficou entre as três melhores do prêmio da Rádio Universidade Fm de São Luís. Anteriormente, as músicas ‘’Ela me faz pensar em Deus’’ e ‘’Capoeira Sinhazinha’’ foram destaque em estados como Pará, onde algumas bandas locais interpretam a obra do compositor. 

Kit Jubadeleão, segundo aponta o crítico musical Natan Castro do blog especializado em World Music Tempo de Música, consta entre os artistas mais resistentes da cena musical maranhense contemporânea.  Nossa equipe esteve com Castro que teceu considerações acerca do cantor. ‘’Ele (Kit Jubadeleão) é um dos músicos e artistas mais resistentes da cidade; faz uma música artesanal, mas sofisticada e com nuances de alta originalidade; talvez porque tenha passado por vários festivais de música popular e por diversas formações de banda conseguiu como resultado essa consistência’’, definiu o crítico.

O músico maranhense Kit Jubadeleão: reconhecimento do crítico Natan Castro  do portal Tempo de Música
Kit faz jus ao nome de seu novo projeto sonoro. É comum vê o músico pelas ruas da cidade em noites e fins de tarde a buscar na paisagem histórica a inspiração necessária ao seu laboratório musical. ‘’ O Trovador Solitário não é somente um show solo, acústico, é uma bandeira existencial em prol de São Luís; é um acreditar na nossa gente; na nossa juventude e na consciência de que a cultura, a música e a poesia são as respostas para os muitos problemas; estou na cidade e a cidade não sai de mim’’, testemunha.

A declaração do arranjador encontra adesões de fãs e admiradores que o seguem há décadas. No projeto Reviver é voz corrente a importância da obra do artista para o fortalecimento da identidade musical local. Ronaldo Queirós, compositor maranhense constata essa realidade. ‘’Kit Jubadeleão já interpretou dezenas de canções minhas e o que vejo é que há nele a força de um artista que sabe que está remando contra a maré,  contra os sistemas, mas não conseguiria mudar o rumo; mudar o posicionamento e a  galera, os jovens gostam dele; nossa classe de compositores também, além dos jornalistas culturais da cidade, é um baita músico’’, reconhece Ronaldo. 

Banner eletrônico do projeto do artista produzido pela equipe do bar Senzala em São Luís
Kit em declaração completa a afirmação do compositor. ‘’Não sei fazer outra coisa e mesmo que soubesse; esse é um chamado; um chamado do bem; estamos em busca dessa coletividade perdida, desnorteada; estamos na luta musical por melhores dias, é natural que seja assim’’, reforça.



O projeto musical ‘O Trovador Solitário’’ que já ganha ressonância estadual tanto nas redes sociais como nos espaços culturais de São Luís pode ser visto todas às quartas-feiras do mês de  abril  no bar Senzala(Centro Histórico)  a partir das 20h. No repertório, versões de clássicos da Black Music; do Rock in Roll e da música brasileira. Há também participações especiais de compositores, poetas e cantores maranhenses da década de 90, parceiros do cantor.







3 comentários:

  1. Arrebenta Kit, tu merece mano, sucesso ai na carreira
    João Paulo, músico maranhense

    ResponderExcluir
  2. Grande talento, sucesso pra ti Kit Jubaaaaaa/

    #Rosi Roots do Nelson Top hehehe

    ResponderExcluir
  3. Já era hora desse reconhecimento KIT É GENTE FINA E UM GRANDE MÚSICO. DANIEL.

    ResponderExcluir

Postagens mais visitadas

Pesquisar em ANB

Nº de visitas

Central de Atendimento

FAÇA PARTE DA EQUIPE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BALUARTE

Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações: agencia.baluarte@hotmail.com

atallaia.baluarte@hotmail.com

Sua participação é imprescindível!

Nossos Seguidores

Parceiros ANB