sexta-feira, 21 de novembro de 2014
São José de Ribamar no Maranhão encabeça as estatísticas de mortes violentas na região metropolitana da Grande São Luís. Assaltos, roubos e assassinatos são frequentes na cidade.

Por Fernando Atallaia

Editor-Chefe da Agência de Notícias Baluarte

atallaia.baluarte@hotmail.com

São José de Ribamar, a terceira maior cidade do Maranhão em extensão territorial, se tornou um faroeste a céu aberto. Não somente pela disputa de espaço entre facções locais, mas pela falta de aparelhamento policial, medidas de combate ao crime e prevenção das ações criminosas.

Sendo uma das principais cidades maranhenses a engrossar as estatísticas da violência no estado, ao lado de São Luís, a capital, e Imperatriz na região tocantina, Ribamar vivencia uma crise na Segurança Pública sem precedentes em toda sua história.

Agência do Bradesco assaltada no Centro de Ribamar; episódio rotineiro


Nos últimos seis meses, para se ter ideia, de 100 assassinatos cometidos na chamada Grande São Luís( região composta pelas cidades de Paço do Lumiar, Raposa, São Luís e a própria São José de Ribamar) mais da metade ocorreram na cidade.

Antigamente chamada de ‘Cidade Balneária’ em alusão às praias que tem, a paisagem da importante cidade, assim bem, como do município mudou. Os mais de 200 mil ribamarenses que habitam São José de Ribamar vivem hoje sobressaltados e em estado de permanente pavor. Medo e insegurança pontuam também o cotidiano dos munícipes.

Vítima de assassinato em Ribamar no Maranhão; nos últimos seis meses, centenas de pessoas já foram tragadas pela violência da cidade


Dados recentes mostram que a criminalidade se consolidou no solo ribamarense. Uma das vítimas, o presidente da Câmara de Vereadores de Ribamar, Manoel Albertin, O Beto das Vilas (PMDB) foi um dos alvejados. Atualmente, o Legislativo municipal da cidade tenta levar ao Poder a discussão por medidas emergenciais que inibam a violência em Ribamar. ‘’ Ribamar está em estado de desespero com tanta violência; estamos todos apavorados’’, diz Lindoso, um dos vereadores preocupados com a questão.

O presidente da Câmara de Vereadores de Ribamar, Beto das Vilas: tiro na cabeça 
Nas ruas, dezenas de ocorrências diárias, entre roubos, furtos e recorrentes assassinatos vem dando as regras pelos bairros e comunidades ribamarenses numa demonstração inequívoca da ousadia dos bandidos. Escolas, hospitais e até a principal maternidade da cidade, além do mercado municipal, já foram alvos de invasões criminosas e tiroteios em plena luz do dia. O Executivo que tem como titular o prefeito do PMDB Gil Cutrim e os demais poderes constituídos fecharam os olhos para o problema. Na esfera estadual, a Secretaria de Segurança Pública comandada por um delegado de polícia não mostra interesse em reagir à deplorável realidade.
ELE NÃO DÁ A MÍNIMA PARA SEGURANÇA DA CIDADE O prefeito de Ribamar, Gil Cutrim do PMDB: assim como no filme de Stanley Kubrick, de olhos bem fechados


Milhares de pais e mães de famílias pedem socorro ante o total abandono na área da Segurança em Ribamar. Bairros como Centro, Jardim Tropical, Parque Vitória, Alto do Turú, Araçagi e conglomerados como Nova Terra viraram sinônimo de genocídio. Até crianças estão sendo assassinadas.

Em São José de Ribamar a ‘guerra civil’ implantada é uma consequência da falta de politicas publicas em setores como Educação, Geração de Emprego e Renda e Cultura, apontam observadores da violência que assola a Grande São Luís. A gestão municipal da cidade, por sua, vez segue indiferente ao caos visível. Ainda que sob centenas de denúncias, reclamações e cobranças da população local e de formadores de opinião, Gil Cutrim e auxiliares, assim como no filme de Stanley Kubrick, permanecem de olhos bem fechados. O Ministério Público, engessado,  mostra inoperância, ausência e inércia.

O secretário de Segurança Pública do Maranhão, Marcos Afonso: ele delegou a cidade ao esquecimento 

A despreocupação com a situação-limite e com a aguda e critica crise da Segurança numa das cidades mais importantes do Maranhão vem destroçando a tradição de Ribamar de cidade ordeira, religiosa e turística. Visitantes e turistas são assaltados durante tour pelos locais históricos. A rotatividade de público se apequenou e as agências de turismo evitam hoje vender pacotes aos interessados em conhecer a extinta cidade de São José ou o antigamente tão ovacionado Balneário. Não se sabe ao certo o que virá. 

6 comentários:

  1. Tomou conta e esse bobo da corte so viajando pros states fora gil cutrim teu lugar nao e aqui nao sio
    guilherme do cruzeiro

    ResponderExcluir
  2. Infelizmente a violência tomou conta do Maranhão. São José de Ribamar também entrou no rol das cidades mais violentas. Precisamos de políticas públicas que combatam o crime, precisamos de segurança e precisamos urgente!

    ResponderExcluir
  3. É MEU CARO AMIGO, SÃO JOSÉ DE RIBAMAR ESTÁ JOGADO AS TRAÇAS, NA VILA KIOLA TAMBÉM ESTÁ UM CAOS, ASSALTO DE DIA. TARDE E NOITE PRINCIPALMENTE NA RUA PRINCESA CAROLINA NA RUA FM MUITO MAIS, É ASSALTO TODOS OS DIAS, MORTE NEM SE FALA P NOTICIÁRIO ESTÁ AÍ COMO PROVAS M PARA TER COMO PROVA ATÉ O BETO DAS VILA TAMBÉM JÁ SOFREI AS CONSEQUÊNCIAS AQUI, MEU FILHO FOI ASSALTADO NA PORTA DE NOSSA CASAM PARA NOSSA SORTE I LADRÃO NÃO LEVOU A MOTO POIS NA HORA DE ROUBAR A MOTO ELA DEU PREGO, SOMOS PRISIONEIRO EM NOSSA PRÓPRIA CASA, UM DIA MUDA NÃO SEI QUANDO E AS AUTORIDADES NÃO ESTÃO NEM AÍ.

    ResponderExcluir
  4. Falta empenho e dedicação das autoridades, realmente como você falou eles não dão a mínima. Neide Santos moro parque vitoria

    ResponderExcluir
  5. Ta horrivel, o povo pede SOCORROOOOO/ francinalva da familia queiros comercial queiros

    ResponderExcluir
  6. Tá crítica à situação da Maiobinha é ninguém faz nada

    ResponderExcluir

Postagens mais visitadas

Pesquisar em ANB

Nº de visitas

Central de Atendimento

FAÇA PARTE DA EQUIPE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BALUARTE

Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações: agencia.baluarte@hotmail.com

atallaia.baluarte@hotmail.com

Sua participação é imprescindível!

Nossos Seguidores

Parceiros ANB