sábado, 13 de dezembro de 2014
O balanço da operação que prendeu 118 participantes de uma festa promovida por integrantes do Bonde dos 40, revelou uma realidade assustadora: 60 dos detidos e encaminhados para a SEIC eram menores. Um deles tinha apenas 11 anos de idade. A foto foi encaminhada ao blog por uma pessoa que participou da operação na noite de quinta(11), em uma casa de eventos, na Av. Santos Dumont.

É cada vez mais crescente a quantidade de menores envolvidos com a criminalidade. São presas fáceis nas mãos de traficantes. Muitos vivem na pobreza e distante da escola. Mão de obra fácil e barata para a distribuição de drogas nas áreas dominadas pelo tráfico. São os conhecidos aviões, que desempenham a função de levar e trazer drogas, sem levantar muitas suspeitas. Quando apreendidos, são liberados aos pais ou responsáveis. Em pouco tempo, voltam às ruas.
Muitos desses menores até abandonaram a escola. Os que continuam, em muitos casos, representam ameaças a alguns professores. São muitos os relatos de educadores sobre as ameaças que sofrem de alunos. Muitos até solicitam mudança de escola temendo que as ameaças sejam concretizadas.
Muitos pais já não conseguem ter controle sobre esses menores recrutados pelo tráfico. Quando agem para reverter a situação, ainda sofrem ameaças de morte. Com medo, muitos pais fazem vistas grossas e desistem de resgatar esses filhos.
DECLÍNIO DA SEGURANÇA PÚBLICA Flávio Dino: sem sombra de dúvidas, o seu maior desafio é a decadência do Estado e suas terríveis consequências 
O que fazer, diante dessa triste realidade? Não tem outra saída: investimento em educação em tempo integral, o que possibilitará a retirada de menores das ruas, dificultando o recrutamento pelo tráfico de drogas. É imperioso um trabalho junto às famílias, principalmente as de baixa renda, que residem em áreas de maior incidência de marginalidade, onde a ausência do poder público pode facilitar o avanço do tráfico de drogas. 

Quando o Estado se ausenta, a bandidagem domina. Isso é fato!

0 comentários:

Postar um comentário

Postagens mais visitadas

Pesquisar em ANB

Nº de visitas

Central de Atendimento

FAÇA PARTE DA EQUIPE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BALUARTE

Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações: agencia.baluarte@hotmail.com

atallaia.baluarte@hotmail.com

Sua participação é imprescindível!

Nossos Seguidores

Parceiros ANB