segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Série 3 ‘’Perguntas para’’: Fabrizio Correa 


A Câmara de Comércio Nordeste Brasil-Moçambique, ousado projeto social criado em 2013 com sede em São Luís, capital do Maranhão, lançou as bases de sua atuação sob as premissas do desenvolvimento de duas importantes nações que se conhecem secularmente pelos laços da história, etnia e espiritualidade.  

Do bairro Renascença onde está localizada às muitas articulações que imprimiram um estilo dinâmico às negociações entre os dois países, a Câmara deflagrou um conjunto de ações que já se fazem ouvir na comunidade maranhense com bons olhos. 

Foto: ESSE E O NOVO BRASÃO DA CÂMARA DE COMÉRCIO NORDESTE DO BRASIL-MOÇAMBIQUE.
Brasão oficial da Câmara de Comércio Nordeste Brasil-Moçambique
ANB Online entrevistou o presidente da instituição, o jovem advogado e empresário Fabrizio Correa que falou um pouco sobre a intenção da Câmara em fortalecer as relações diplomáticas e comerciais entre Brasil e Moçambique a partir do Nordeste. Ou melhor, mais precisamente do Maranhão. Vamos à entrevista:

Por Fernando Atallaia
Editor-Chefe Agência Baluarte 

Agência Baluarte-Nesse primeiro ano de fundação da Câmara de Comércio Nordeste Brasil-Moçambique, quais ações você destacaria como importantes para a relação entre os dois países e mais precisamente para o estado do Maranhão, onde a entidade está situada?


Fabrizio Corrêa- O Maranhão ganhou muito nesse primeiro ano de atuação da Câmara de Comércio Nordeste-Brasil Moçambique. Trouxemos um conceito que não havia no estado e intensificamos nossas ações no sentido de estreitar e fortalecer os laços diplomáticos, comerciais e territoriais entre as duas nações. Para você ter uma ideia, somente em 2013 várias visitas oficiais foram feitas, onde recebemos comitivas oficiais de Moçambique em nossa capital com a clara intenção deixada pela ala diplomática daquele país em não medir esforços para estabelecer parcerias e convênios com o governo maranhense e com a classe empresarial do estado. O passo inicial foi dado. Agora é continuarmos firmes no projeto de consolidação da unidade Brasil- Moçambique a partir de nossa capital. 
Da esquerda para direita: Frabrizio Correa, washinton Luís(governo do Estado), embaixador Manoel Tomás Lubissi(Moçambique) e André Viana(vice-presidente da Câmara de Comércio Nordeste Brasil-Moçmbique) durante visita da embaixada moçambicana a São Luís. 
Agência Baluarte-Como você avalia hoje as relações diplomáticas entre Brasil e Moçambique a partir da atuação da Câmara da qual você é presidente?


Fabrizio Corrêa- Muito positiva, não resta dúvidas. A Câmara conseguiu a contento extrair da relação entre os dois países o que de mais rico e importante há entre ambos. Tanto Brasil quanto Moçambique são países que mantém uma tradição de  humanismo e laços de amizade, hoje ainda mais expressivos. Eu atribuo esse ganho à Câmara e acredito que o Maranhão está de parabéns por nossa iniciativa que eleva o estado a uma dimensão de atuação nacional e internacional nesse sentido. 

Agência Baluarte- Para 2014, quais ações a CCNBM pretende implementar e quais linhas de trabalho serão alavancadas pela instituição visando o desenvolvimento e fortalecimento do comércio entre Brasil e Moçambique?

Fabrizio Corrêa- Temos uma agenda para todo o ano. Reuniões e encontros que acontecerão dentro da perspectiva de atuação da Câmara, que é cada vez mais unificar as muitas vozes de nosso estado para alavancar este projeto voltado para a consolidação das relações entre o nosso país e a nação moçambicana. O governo do Estado tem sido atencioso nesse sentido e já este mês estaremos congregando o empresariado local e articulando ações junto à região Nordeste para o início de uma ampla relação dialógica com Moçambique. Mais há uma informação necessária: a Câmara de Comércio Nordeste Brasil- Moçambique é um projeto de todos, portanto gostaríamos de convidar a todos os empresários, políticos empenhados no desenvolvimento de nosso estado e demais organismos sociais a se juntarem a nós nessa empreitada. É imprescindível a participação de todos. 

Postagens mais visitadas

Pesquisar em ANB

Nº de visitas

Central de Atendimento

FAÇA PARTE DA EQUIPE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BALUARTE

Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações: agencia.baluarte@hotmail.com

atallaia.baluarte@hotmail.com

Sua participação é imprescindível!

Nossos Seguidores

Parceiros ANB