segunda-feira, 2 de junho de 2014
Batman é detido após rapel na Câmara

Homem desceu com cordas do sétimo andar do edifício

O Estado de São Paulo 

Um manifestante fantasiado de Batman foi detido no final da manhã desta segunda-feira, 2, após invadir a Câmara dos Vereadores de São Paulo, na região central, e descer de rapel do sétimo andar do edifício.

Homem desceu com cordas do sétimo andar do edificio - 1 (© Robson Fernandjes Estadão)
O herói em ação: até aí tudo bem...

O homem, que não se identifica pelo nome verdadeiro, protestava contra o atendimento que recebeu na Assistência Médica Ambulatorial (AMA) Capão Redondo, na zona sul, na semana passada.
Homem desceu com cordas do sétimo andar do edificio - 1 (© Robson Fernandjes Estadão)
Em busca do Robin
De acordo com o Batman, ele ficou oito horas dentro da unidade após pegar uma pneumonia. 'Esse problema não acontece só comigo, é algo que atinge toda a população', afirmou o manifestante que faz parte de um grupo chamado Loucos Pela Paz (LPP) e tem a parceria de outros fantasiados.
Homem desceu com cordas do sétimo andar do edificio - 1 (© Robson Fernandjes Estadão)
Aqui os 'poderes' já parecem não funcionar mais
 Além da demora no atendimento, ele afirmou também que o médico da unidade receitou cinco remédios para ele pegar, gratuitamente na farmácia da AMA. No entanto, de acordo com o Batman, havia apenas um dos medicamentos.
ELE MENTIU
Josemar Sobreiro, gestor de Paço do Lumiar, mete os pés pelas mãos à frente da prefeitura; trai população e nega compromisso com as propostas que defendeu em campanha. Não há uma tomada de decisões do prefeito que não remetam a um governo de corrupção, farsas e mentiras implantado por ele no município.

Por Fernando Atallaia
Editor da Agência Baluarte

No folder que trazia estampadas as propostas de governo de Josemar Sobreiro à época da campanha a prefeito de Paço do Lumiar a palavra Compromisso era a tônica do discurso. Pregando veementemente a negação da conduta de sua antecessora, a ex-prefeita Bia Venâncio, a Bia Tornozelo, Josemar era até então o candidato a salvar Paço do caos degenerativo onde a cidade mergulhava ululante. Hoje passados quase dois anos da gestão do prefeito, a população pede sua saída imediata.  

Não podendo atribuir à oposição as inúmeras reações populares (legítimas) contra o fracasso de sua administração, Josemar não sofre ataques por parte dos grupos políticos locais. Até mesmo a oposição deu tempo a ele para tentar governar o município. Um tempo esgotado nos últimos três meses quando o MP decidiu por fim aos desmandos do prefeito na cidade.  As comunidades desamparadas de Paço do Lumiar, a quem ele declarou compromisso em todas as áreas de gestão, entraram em regozijo. A oposição por mais uma vez manteve o silêncio diante do óbvio: Josemar Sobreiro é um prefeito corrupto, como bem aprova o Ministério Público.

A dupla Josemar e Marconi: corrupção e Ministério Público na cola 
Ainda à época da campanha, Josemar e o vice Marconi tentaram preencher todas as lacunas deixadas por Bia no decorrer da gestão Tornozelo. Nos impressos de ambos ao Executivo chamava atenção a associação de palavras como transparência e competência logo no primeiro quesito a ser seguido como um oráculo pelo gestor e por seu vice que, inclusive, apareciam fotografados radiantes acima. Foi justamente aí que reapareceu a figura mítica da ex-prefeita. Josemar é acusado de falta de transparência com a coisa pública numa representação oficial da Promotoria. É acusado também de repetir Bia nas ações de malversação do dinheiro público, nepotismo e favorecimento, dentro de uma rede que leva ao ambiente ‘confortável’ do tráfico de influência e de possíveis desvios de repasses federais de dinheiro público.

A situação se tornou insuportável e o MP entrou com tudo. Josemar, por sua vez, tentou desqualificar os promotores levando às ruas professores em protesto. Uma tentativa absurda de querer legitimar a conduta ímproba. O prefeito é conhecido em Paço por atitudes descabidas que vão de encontro ao Estado de Direito e à Constituição. Mas provar que corrupção é aceitável e deglutível foi demais. ‘’ A Câmara já devia ter entrando com o processo de cassação faz tempo, já foi provado que Josemar é corrupto, a população pede a saída dele e de seu vice, não dá mais pra segurar, daqui pra frente com eles ainda na prefeitura o rombo vai ser maior’’, prevê um comunicador de Paço que vem retratando diariamente os casos de corrupção no município.  As conclusões vieram quase que in loco. A imprensa de Paço, constituída por combativos blogueiros, vem registrando na atualidade e para a posteridade os muitos rasgos de incongruência no prefeito. Retomando o panfleto, "Compromisso com a Juventude, o Esporte e o Lazer", anuncia o folder da campanha ‘revolucionária’ de Josemar. Recentemente Paço do Lumiar foi obrigado por determinação de um desembargador a retirar das ruas em estado de urgência os milhares de jovens viciados em drogas que povoam a paisagem do município ao longo dos dias e das noites. Reticente, por mais uma vez, Josemar caiu na vala comum: como se vê não há compromisso com o seguimento jovem na gestão do prefeito.

‘Compromisso com o desenvolvimento do Turismo e da Cultura’’. Este, mais um tópico exposto nas páginas de campanha de Marconi e Josemar. Marconi, um ilustre desconhecido que em menos de dois meses a contar os dias da reta final daquela eleição se tornou milagrosamente o vice-prefeito do município. Como num passe de mágica. Ou mesmo num passe de acordos escusos, milionários e duvidosos, como lembram fontes ligadas a Josemar. Para Cultura talvez, o ‘desenvolvimento’ das únicas duas programações da Pasta, as conhecidas festas de Carnaval e São João. Um compromisso e tanto para uma secretaria que só existe de fato nesses períodos e com acentuada rejeição por parte dos agentes culturais da cidade. Quanto ao Turismo, nem há o que comentar. A não ser é claro, a total inexistência da presença do setor em Paço. Mas aí fica mais fácil: o que não existe não pode ser desenvolvido.


O leitor mais exigente se sentirá suscitado a conhecer outros itens do panfleto de Josemar e Marconi ao se aproximar os exatos dois anos da administração da dupla. Mas, obviamente, que a indignação poderá atrapalhar o veio da leitura. À guisa de advertência, ANB Online avisa que quanto à Infraestrutura, Saúde, Educação e as demais áreas, o compromisso passou longe da efetivação. O único consolo é que o Ministério Público anda na cola. Pelo menos por enquanto. 

Postagens mais visitadas

Pesquisar em ANB

Nº de visitas

Central de Atendimento

FAÇA PARTE DA EQUIPE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BALUARTE

Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações: agencia.baluarte@hotmail.com

atallaia.baluarte@hotmail.com

Sua participação é imprescindível!

Nossos Seguidores

Parceiros ANB