terça-feira, 2 de setembro de 2014
Weverton Rocha (PDT) é o deputado candidato mais processado do Maranhão
Pedetista, que tenta se reeleger deputado federal, responde a processos por peculato, formação de quadrilha, improbidade administrativa, dano ao erário e falsidade ideológica


O Imparcial Online


No último final de semana, o candidato a deputado federal Weverton Rocha (PDT) voltou a ser notícia. Tudo porque o portal Transparência Brasil divulgou uma lista com todos os candidatos a presidente, governador, senador, deputado federal e estadual das eleições de 2014 que respondem a algum processo judicial.

Entre os candidatos maranhenses, Weverton é o campeão de ações. São quatro ações penais movidas pelo Ministério Público e cinco ações de improbidade administrativa. Em dois deles Weverton é acusado de causar dano ao erário; em cinco é apontado por praticar improbidade administrativa e, numa delas, responde pelos crimes de formação de quadrilha, falsidade ideológica e peculato.


Weverton sempre foi metido em bandalheira: agora com o seu voto ele poderá continuar deputado
Embora a Lei da Ficha Limpa (Lei Complementar 135/2010) esteja em vigor desde as eleições de 2012, Weverton Rocha não teve o registro de sua candidatura negado pela justiça eleitoral por ainda não ter sido condenado em nenhum dos processos aos quais responde. A lei torna inelegível o candidato que tiver o mandato cassado, renunciar para evitar a cassação ou for condenado a qualquer crime por decisão de órgão colegiado.

Caso seja eleito, Weverton Rocha gozará da prerrogativa da imunidade parlamentar, que assegura que o candidato só pode ser preso em flagrante por crimes inafiançáveis. Em um cenário hipotético onde Weverton consiga uma cadeira na Câmara dos Deputados e seja condenado a um dos processos que responde, para cumprir com a sentença, ele precisará, antes, ter seu mandato cassado.

O PDT passou o 'pão que o diabo amassou' nas mãos de Weverton. Família de Jackson Lago teve que migrar para outro partido
A reportagem de O Imparcial tentou falar com o candidato durante toda a tarde desta segunda-feira. Não conseguiu. Mas, por meio da asssessoria, ele encaminhou uma nota na qual resgata sua trajetória política, reitera que não tem nenhuma condenação judicial e que sua candidatura foi deferida pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Portanto, é ficha limpa.
No texto, ele responde a cada uma das acusações. Confira abaixo:

Costa Rodrigues: Quando ocupei o cargo de secretário de Esporte e Juventude, no governo do saudoso Jackson Lago, iniciei a reconstrução do Ginásio Costa Rodrigues, atendendo ao Decreto de Emergência baixado pelo Governo, que deixava eminente os riscos que o local representava para atletas e usuários, conforme laudo do CREA-MA. A empresa foi contratada com dispensa de licitação, obedecendo a todos os parâmetros legais, devido à urgência da situação, que estava sob estado de emergência. A empresa contratada, para a execução das obras, promoveu a demolição e iniciou a reconstrução do Ginásio após constatar o precário estado de sua estrutura. Com os recursos repassados, foram adquiridos os equipamentos para modernizar o novo Costa Rodrigues, tudo entregue ao Governo do Estado e atestado por meio de notas fiscais que constam no processo administrativo e judicial. Com a interrupção do governo ao qual fazíamos parte, após decisão do Tribunal Superior Eleitoral, tudo foi entregue à “nova” administração. A obra se encontrava em plena execução, quando foi estranhamente embargada por membros do atual Governo, fato que se deu sem qualquer motivação jurídica;


Ministério Público acusa Weverton Rocha de ter saqueado os cofres públicos sem pena. Os muitos processos cobram que ele devolva o que é alheio
Programa ProJovem Urbano: O processo trata da suposta dispensa de licitação na contratação de institutos para o desenvolvimento do Programa ProJovem Urbano, do Governo Federal. A acusação posta em questão não prospera, pois na época não havia instituto do mesmo porte para desenvolver o trabalho. Por essa razão, foi contratada a Fundação Darcy Ribeiro, que presta serviços para vários estados da Federação e é referência na área de capacitação.Os recursos foram devidamente aplicados e o programa beneficiou milhares de jovens na capital e interior do Maranhão. A acusação se limita a exigir licitação, em episódio que não havia concorrentes;

Colchões: Não tive nenhuma participação no processo de desvio de colchões, pois enquanto secretário de Esportes e Juventude, não tinha qualquer poder de mando junto a Defesa Civil, responsável pelo recebimento e guarda do material. Todas as testemunhas ouvidas no processo afirmaram que jamais houve minha interferência no sentido de emprestar colchões para eventos partidários;


Weverton em foto oficial da campanha deste ano. MP aponta que este dedo já desviou milhões do dinheiro público. Você ainda votará nele?
Campo de Futebol:A reforma do campo de futebol da Associação dos Delegados do Maranhão (Adepol) foi motivada por um convênio entre as secretarias de Esportes estadual e municipal, considerando que o espaço ficava ocioso na maior parte do tempo. Portanto, ao invés de adquirir uma área e construir um novo campo, apenas foi reformado o que já existia para usufruto de toda a comunidade. Em direito, se conceitua o ato como de atendimento ao princípio da economicidade;
 
Locação de veículos: O transporte voltado para atletas - das mais diversas modalidades esportivas – que participavam de competições interestaduais tinha como objetivo claro evitar a não participação de atletas maranhenses nas competições. O processo de contratação de empresa de locação de veículos foi feito com dispensa de licitação, seguindo a todos os procedimentos legais. Na ocasião, poucas empresas possuíam os requisitos necessários, uma vez que era preciso determinado número de carros para suprir o contrato, e a empresa contratada já prestava serviços à Secretaria, continuando a prestá-los após minha saída do órgão, porém, curiosamente, somente eu fui denunciado:

Ministério do Trabalho:
Jamais fui intimado a prestar qualquer esclarecimento e não respondo a qualquer processo sobre tais fatos. No período apurado eu não fazia parte dos quadros do Ministério do Trabalho.
Prefeito de Estreito trai João Alberto e declara apoio a Cláudio Trinchão
 
Senador maranhense esperava a retribuição de 2012, quando Cicin foi eleito ao comando do município sob a sua ajuda

Por Yuri Almeida

Eleito em 2012 após ganhar de João Alberto (PMDB/MA) o comando do partido, uma forte formação de coligação e a presença em comícios do ministro de Minas e Energia, Edison Lobão – além de outras contribuições relacionadas ao período eleitoral, o prefeito do município de Estreito, Cícero Neco Morais, o Cicin (PMDB), trocou o filho do senador, João Marcelo (PMDB), pelo ex-secretário de Estado da Fazenda do Governo Roseana Sarney, Cláudio Trinchão (PSD).

Apoiador da candidatura de Trinchão, Cicin sequer colocou o bottom de João Marcelo durante caminhada em Estreito. Cara de João Alberto, durante todo o percurso, não era das melhores. Foto: Divulgação / Léo Cunha
NÃO PEGA MAIS, NEM MATA, E NEM COME Apoiador da candidatura de Trinchão, Cicin sequer colocou o bottom de João Marcelo durante caminhada em Estreito. Cara de João Alberto, durante todo o percurso, não era das melhores. Foto: Divulgação / Léo Cunha
João Alberto soube da traição ao chegar no município, na última sexta-feira (29), para participar da inauguração do Comitê Regional do candidato do Clã Sarney ao governo estadual, Edison Lobão Filho, o Edinho (PMDB).


Senador João mais conhecido como Carca: alijado e sem prestígio
Desnorteado, o senador maranhense cobrou a fatura em público, e disse que se soubesse do que estava acontecendo, não teria ‘destinado’ doações para o comitê de Edinho, mas montado um exclusivo e com carros de som para o seu filho.

Em Estreito, Trinchão faz dobradinha com o deputado estadual e candidato a reeleição, Léo Cunha (PSC).

Agosto termina com 102 homicídios
Do JP
Os números são quase o dobro do registrado em julho quando 68 pessoas foram mortas. De janeiro até hoje 586 pessoas foram assassinadas na região metropolitana de São Luís. Apenas aos finais de semana deste ano foram registrados 303 homicídios (de sexta a domingo) – mais da metade do número total de pessoas assassinadas neste ano.


O secretário de Segurança Pública do Governo do Estado, Marcos Afonso: 102 homicídeos em Agosto. Ele de mãos cruzadas
Confira a listagem feita a partir de dados da Secretaria Segurança Pública do Maranhão (SSP-MA):

JANEIRO – 87 assassinatos no mês / 39 deles nos fins de semana
FEVEREIRO – 68 assassinatos no mês / 39 deles nos fins de semana
MARÇO – 79 assassinatos no mês / 44 deles nos fins de semana
ABRIL -69 assassinatos no mês / 36 deles nos fins de semana
MAIO – 71 assassinatos no mês / 41 deles nos fins de semana
JUNHO – 58 assassinatos no mês / 33 deles nos fins de semana
JULHO – 68 assassinatos no mês / 27 deles nos fins de semana
AGOSTO – 102 assassinatos registrados até agora / 44 deles nos fins de semana
Deputado Waldir Maranhão pode ter o registro de candidatura cassado
O deputado federal tem apenas cinco dias para explicar o inexplicável do crime cometido.

Blog do Neto Ferreira
 
Não é das mais confortáveis a situação do deputado federal, Waldir Maranhão PP). Ele pode ter o registro de candidatura cassado, depois de quatro anos escudado em um processo na Justiça Eleitoral do Maranhão.

Waldir Maranhão: cinco dias contadinhos

Ocorre, porém, alguém sentou com uma bunda gorda em cima da ação em que o parlamentar não consegue explicar em sua prestação de contas da eleição de 2010 algo em torno de R$ 600 mil do qual o Ministério Público acredita na utilização do caixa dois pelo parlamentar.

Agora, o candidato tem apenas cinco dias para explicar o inexplicável do crime cometido. E como a sua situação é irreversível, Waldir Maranhão deve ser afastado da disputa.
Menos um ficha suja.

Postagens mais visitadas

Pesquisar em ANB

Nº de visitas

Central de Atendimento

FAÇA PARTE DA EQUIPE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BALUARTE

Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações: agencia.baluarte@hotmail.com

atallaia.baluarte@hotmail.com

Sua participação é imprescindível!

Nossos Seguidores

Parceiros ANB