quinta-feira, 29 de janeiro de 2015
Um intelectual necessário

Jornalista, poeta, crítico literário e pesquisador da área Cultural, o escritor Paulo Melo Sousa é um dos intelectuais maranhenses mais importantes de sua geração. O artista é também um árduo defensor da pluralidade artística do Maranhão nos dias atuais.

Por Fernando Atallaia

O poeta Paulo Melo Sousa é daqueles artistas intrigados e intrigantes que se deixa  tocar pela busca de respostas das gerações que vem surgindo no contexto cultural do Maranhão nos dias atuais.

Preocupado com a abertura ou transição pela qual passa hoje a conjuntura que encerra as principais manifestações do pensamento artístico no estado e, principalmente, na capital maranhense, o também crítico e pesquisador vem dando uma relevante colaboração ao fazer cultural ao longo dos últimos trinta anos por essas plagas.

O escritor Paulo Melo Sousa é um dos intelectuais mais importantes do Maranhão contemporâneo; postura do artista na Cultura do estado é pontuada por uma sensível e aguda preocupação com a realidade do Setor estratégico 
Paulo foi um dos fundadores do grupo Poeme-se que revelou grandes nomes da poesia maranhense ainda na década de 80. Incentivador cultural, nos anos 90 contribuiu para o fortalecimento de movimentos literários que originaram expressões de relevância no âmbito da Literatura. Grupos de poesia como Curare e Carranca passaram pela orientação direta do artista assim que foram formados.

Não bastasse a veia lírica que carrega, Paulo Melo Sousa alimenta por São Luis um amor incondicional que se faz perceptível no profundo conhecimento que ele detém do patrimônio cultural material e imaterial do Centro Histórico. Já pelo Maranhão cultural, vem advogando pela contemplação das expressões artísticas em sua diversidade. Do rock ao tambor de Crioula. Da crítica literária ao cordel. Atualmente, o jornalista é o diretor da galeria Trapiche de Arte, centro de fomentação e realização cultural da Fundação Municipal de Cultura em São Luís, onde realiza um trabalho que vem sendo considerado pela classe artística local como inovador,  arrojado e democrático. Desde quando assumiu a direção da autarquia, já foi homenageado por produtores e agentes culturais que por lá passaram expondo suas obras. A Galeria reverencia as mais diferentes linguagens artísticas em tempo real, dando-lhes espaço e garantindo total visibilidade às produções.

Obra monumental da poética de Paulo, Oráculo de Lúcifer recebeu crítica e elogios de nomes como Oswaldino Marques 
Melo Sousa, que também é conferencista e palestrante do seguimento cultural, participou como jurado dos últimos festivais de música popular promovidos na cidade de Pinheiro. Em Caxias, a convite da Academia Caxiense de Letras, ministrou aulas de teoria literária e oficinas de poesia aos jovens escritores da cidade. Uma trajetória que vem sendo pontuada por uma aguda preocupação com o fortalecimento e continuidade do Fenômeno Cultural no estado, suas nuances, vertentes e desdobramentos.

A percepção de Paulo Melo Sousa da realidade cultural do Maranhão vem de sua formação humanística e se revela de alta sensibilidade. Indiscutivelmente um dos intelectuais mais atentos aos itinerários da cidade, suas gentes simples  e artistas, Paulo se tornou uma das principais referências do Setor que hoje vem sendo pensado sob a óptica do dinamismo, da pluralidade e enfrentamento das condutas viciosas e viciadas que ainda permeiam a Cultura do Maranhão. É nesse quadrante que o irrequieto pesquisador se insurge.

DEMOCRATIZAÇÃO A Galeria Trapiche sob a direção de Paulo Melo Sousa se transformou  no espaço da diversidade cultural em são Luís; artistas e público reconhecem a boa gestão do poeta  
Capaz dos gestos mais simples e solidários, um dos últimos projetos culturais concebidos pelo artista, o Papoético(festival alternativo e experimental de Poesia) ainda que sem recursos, solidificou a presença da recente poesia maranhense, sobretudo a feita pelos jovens, no cenário literário do estado. O festival à guisa de lamento, foi também uma espécie de libelo contra a ausência de politicas públicas voltadas para a Literatura da terra de Gonçalves Dias.

A presença de Paulo Melo Sousa na Cultura do Maranhão e a sua importância para a deflagração de um novo tempo onde o Setor seja visto de maneira estrutural e na dimensão da real aplicação de investimentos para o seguimento estratégico é  um dos atenuantes para a sufocante mediocridade que ainda se arrasta pelos corredores das instituições públicas que, diga-se de passagem, não compreendem a importância  de seus artistas e criadores culturais. Esta, uma das razões pelas quais, o poeta além de necessário, se configura um dos grandes nomes da intelectualidade do Maranhão contemporâneo.  

Inegavelmente.



Fernando Atallaia é poeta, músico, jornalista, compositor e produtor cultural. Um dos fundadores dos movimentos A Vida é uma Festa, O Canto da Ema, Grupo Carranca de Poesia e Movimento da Mobilização Social e Cultural Baluarte.

Nasceu em São Luís em 1979. 

3 comentários:

  1. Parabens ao poeta e sucesso!!! Ana Patricia Linhares-UFMA

    ResponderExcluir
  2. Muito sucesso ao poeta e que venha fortalecer ainda mais a arte e a cultura no Maranhão!!!

    ResponderExcluir
  3. Paulo é uma figura que leva a cultura do estado muito a serio diferente de cupinchas da oligarquia que se passam por lobos no governo de Flavio. Parabens grande Paulão , você tem o meu respeito.
    Gilberto , professor do CINTRA

    ResponderExcluir

Postagens mais visitadas

Pesquisar em ANB

Nº de visitas

Central de Atendimento

FAÇA PARTE DA EQUIPE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BALUARTE

Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações: agencia.baluarte@hotmail.com

atallaia.baluarte@hotmail.com

Sua participação é imprescindível!

Nossos Seguidores

Parceiros ANB