domingo, 1 de março de 2015
COLUNA DO FERNANDO ATALLAIA

POLÍTICA, CULTURA E REALIDADE NO MARANHÃO

POR FERNANDO ATALLAIA
EDITOR DA AGÊNCIA BALUARTE

EM SÃO JOSÉ DE RIBAMAR, PROMOTORIA VAI PRA CIMA DO PREFEITO, EX-PREFEITO E DO PRESIDENTE DA CÂMARA QUASE QUE SIMULTANEAMENTE

A 1ª Promotoria de Justiça Cível da Comarca de São José de Ribamar, cuja titular é a promotora Elisabeth Albuquerque Mendonça caiu na graça e aceitação dos ribamarenses.

Agindo de forma enérgica, o órgão vem imprimindo um ritmo dinâmico às apurações de denúncias contra os gestores públicos da cidade.

Resultado de imagem para elisabeth promotora
A promotora Elisabeth Mendonça: Prefeito, ex-prefeito e presidente da Câmara quase que simultaneamente 

Nas últimas semanas, por exemplo, sob laudos e pareceres técnicos, a titular da Comarca ajuizou, quase simultaneamente, ações contra o presidente da Câmara de Vereadores, Manoel Albertin, Gil Cutrim, o atual gestor e Fernando Silva, ex-prefeito do município ribamarense, quebrando, assim, um paradigma que indicava até bem pouco tempo certa conivência do Ministério Público com as administrações locais.
Elisabeth Mendonça vem fazendo história em São José de  Ribamar. Por outro lado, Luis Fernando Silva e Gil Cutrim, assim bem como os vereadores e secretários da Prefeitura não andam nada satisfeitos com a presença da promotora na cidade balneária. E já se sabe muito bem porque.

EM RAPOSA, TALITA JÁ COMEÇA A DEFINIR METAS PARA GESTÃO

A prefeita de Raposa, Talita Laci já começou a definir metas para os próximos meses à frente do Executivo de Raposa. Tentando liquidar de uma vez por todas a má reputação imposta ao município praieiro pelo ex-prefeito Clodomir, Talita quer revolucionar na cidade. Recentemente, levou o governador Flávio Dino para conhecer o município de perto.

Resultado de imagem para talita laci com flavio dino
Talita com Flávio Dino: corrida para provar que é exemplar 
Talita Laci também almeja a reeleição e sabe que tem pouco tempo para consolidar-se como boa e exemplar prefeita. Conhecida pelo abandono, Raposa é uma das cidades que carecem com urgência de projetos sociais de grande amplitude que possam contemplar os munícipes tirando-lhes do estado de pobreza e miséria que por lá sempre se perpetuou. Há, certamente, muito trabalho a fazer.

VIOLÊNCIA NA GRANDE SÃO LUÍS TAMBÉM SE ARRASTA PELO ESTADO

A falsa sensação de tranquilidade construída pelo Governo do Estado e propagada por alguns meios de comunicação esbarra no factual. Na última semana, foram registradas várias ocorrências envolvendo assassinatos tanto na região metropolitana de São Luís quanto no interior do estado. 

Resultado de imagem para jeferson portela
VIOLÊNCIA AINDA É UMA REALIDADE O secretário de Segurança Pública, Jeferson Portela: sozinho na batalha?
Ainda que tente provar o contrário, a falta de integração das Secretarias do Governo no combate aos índices lamentáveis do IDH ameaçam inutilizar as ações das polícias. As pastas da Juventude, Trabalho e Assistência Social que, em tese, deveriam trabalhar de maneira integrada e arrojada na prevenção e combate ao desemprego estão a constar somente no papel. Na prática, para cada um criminoso preso, o cenário das desigualdades sociais fornece seis, sete ao estado. Lamentável.

EM PAÇO, CÂMARA SEGUE UNIDA EM PROJETO DE REELEIÇÃO DE JOSEMAR

Os vereadores de Paço do Lumiar em sua maioria já sabem quem irão apoiar nas eleições do ano que vem. Unidos em prol do projeto de reeleição do prefeito Josemar Sobreiro, sobrou para alguns poucos raros o destoar do coro. Josemar conseguiu unificar os edis em torno de seu grupo, demonstrando poder de articulação junto ao Legislativo.

Resultado de imagem para josemar com vereadores
O prefeito Josemar(foto) respira folga em Paço 
Representando parca representatividade oposicionista na Câmara, nomes como Jorge Maru e Alderico Campos tendem a fortalecer os demais na corrida eleitoral de Paço. Este último, até por enfrentar avalanches de processos na Justiça, não poderá candidatar-se ao Executivo, ainda que venha  utilizando o expediente da boataria para difundir a não inviabilidade.

RIBAMAR ALVES CADA VEZ MAIS ENROLADO EM SANTA INÊS

O prefeito de Santa Inês, Ribamar Alves virou persona non grata           naquela cidade. Protagonista de escândalos notórios, Alves perdeu o tino da governabilidade. Se é que o tinha.

Resultado de imagem para ribamar alves santa ines
Ribamar Alves, de Santa Inês: além da língua, processos, escândalos 
Respondendo a uma série de processos, alguns dos quais em ‘Segredo de Justiça’, o gestor é acusado de abandono da cidade e de beneficiamento de empresas ligadas a ele em contratos e convênios  com a Prefeitura. Ribamar também não faz questão de esconder a ninguém o perfil garanhão e conquistador junto às ''novinhas''. Em Santa Inês, o desgaste dele é total.  

EM SÃO JOSÉ DE RIBAMAR, FRENTE DE LIBERTAÇÃO PRETENDE BATER PREFEITO E GANHAR AS ELEIÇÕES 

A Frente de Libertação de São José de Ribamar, que semana passada lançou um de seus quadros como pré-candidato a Prefeito em 2016, não vem dando trégua a Gil Cutrim e grupo governista na cidade balneária.

Formada por grandes e expressivas lideranças da política local, a Frente alimenta uma conexão nas redes sociais que vem gradativamente recebendo adesões em tempo real. Diariamente. Já são mais de 15 ex-candidatos a Vereador constituindo o Movimento. Eles declararam ‘guerra’ ao abandono da cidade pela atual gestão e prometem bater o prefeito nas urnas e ganhar as próximas eleições. Segundo apurou a Coluna, as estratégias já vem sendo trabalhadas.

SUBPREFEITURA DE SÃO LUÍS DESCONHECE PATRIMÔNIO HISTÓRICO

Quem frequenta o Centro Histórico de São Luís e, mais precisamente, o Projeto Reviver vem manifestando revolta por conta das ações da Subprefeitura consideradas 'aberrações'. Praças históricas  servindo de estacionamento a veículos e viaturas da PM sem boa acessibilidade para trafegar passando por cima dos azulejos seculares.

Resultado de imagem para fabio subprefeito de sao luis
O subprefeito do Centro Histórico, Fábio Carvalho: insensibilidade e grosseria
Pesa também o desconhecimento que o Órgão mantém dos objetos e dados históricos que formam a identidade cultural do local. Cimentados que ''visam'' a recuperação do perímetro estão sendo postos de maneira arbitrária e inadequada em ruas e becos. E o pior: a matéria-prima original vem dando espaço para enxertos grosseiros que revelam a falta de informação e insensibilidade que o titular da Subprefeitura e sua equipe têm da região que deveriam, além de gerir, proteger. O descontentamento vem sendo geral.

EM RIBAMAR, GIL CUTRIM DEIXA OBRAS INCOMPLETAS POR TODA CIDADE

Obras que já receberam os investimentos e que deveriam ter sido entregues á população há meses, em Ribamar podem cair no esquecimento. Ou pelo visto, essa seria a intenção do governo Cutrim na cidade. 

Placas de obras que já deveriam ter sido entregues à população de São José de Ribamar povoam a cidade de ponta a ponta. Ribamarenses querem saber aonde foi parar o dinheiro 
Bairros como Maiobinha, Vila Sarney e Tijupá Queimado são somente algumas das comunidades ribamarenses onde a Prefeitura deveria ter finalizado os trabalhos de infraestrutura e nunca o fez. Os munícipes cobram uma resposta do chefe do Executivo municipal, Gil Cutrim, quanto ao destino do dinheiro público destinado à feitura das obras. Querem saber aonde foi parar. Por hoje é só. Tenham uma ótima semana e que Deus nos abençoe a todos!  


0 comentários:

Postar um comentário

Postagens mais visitadas

Pesquisar em ANB

Nº de visitas

Central de Atendimento

FAÇA PARTE DA EQUIPE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BALUARTE

Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações: agencia.baluarte@hotmail.com

atallaia.baluarte@hotmail.com

Sua participação é imprescindível!

Nossos Seguidores

Parceiros ANB