sexta-feira, 20 de março de 2015
COLUNA DO FERNANDO ATALLAIA
POLÍTICA, CULTURA E REALIDADE NA GRANDE SÃO LUÍS

POR FERNANDO ATALLAIA
EDITOR DA AGÊNCIA BALUARTE

Má distribuição de renda ainda é a tônica no Maranhão

Má distribuição de renda ou nenhuma, mesmo. A miséria que assola o Maranhão por todos os municípios discutida no passado, ainda é uma crua e inexorável realidade no presente.

Resultado de imagem para flavio dino
NOMEAÇÕES QUE FORTALECEM PEQUENAS PROLES O Governador do Maranhão, Flávio Dino: concentração de poder e dinheiro de sobra  nas mãos de poucos
Concentração de poder e dinheiro de sobra  nas mãos de poucos, a situação não mudou. O Governo do Estado, por sua vez, vem dando prosseguimento à fanfarra de nomeações que tem ligação direta com o fortalecimento das proles e famílias mandatárias. Aquelas que detém o poder das decisões politicas mais importantes.  

As consequências são gritantes e o cenário, o mesmo. Nesses quase três meses de Governo, o atual governador já esbarrou no próprio discurso por diversas vezes. Flávio Dino fala de Justiça Social e Igualdade, mas esquece que para a justiça ser feita tem de começar de casa. Ficou difícil: as famílias empregadas no Estado a cada dia ficam mais ricas, poderosas e arrogantes. A população do Maranhão, perdida, miserável e empobrecida. Mudaram-se alguns os nomes, mas o sistema é o mesmo.

Em São José de Ribamar, oposição cada vez mais próxima do governo Dino?

A oposição ribamarense composta pelos líderes em ascensão Marco Aurélio, Arnaldo Colaço e pelo representante do espólio julinista Júlio Filho, tenta sob a chancela do PC do B de Malheirinhos aproximar-se de forma insistente do Governo Dino.

Tentando ganhar terreno e espaço nas hostes palacianas, os oposicionistas temem serem relegados ao ostracismo diante do interesse de Dino no capital eleitoral de Luis Fernando Silva. No jogo político, tanto Flávio quanto Jerry, o Márcio, assim bem, como os demais secretários do Governo sabem que o que irá abalizar o ''apoio'' governista nas eleições de 2016 em Ribamar será a relevância do candidato que mais estiver, digamos, bem nas pesquisas. Em outras palavras, na pesquisa que será encomendada pelo Governo do Estado. Não importando, inclusive, a ideologia ou a fidelidade da ‘companheirada’.

Deputados midiáticos do Maranhão tentam ‘fazer história’ em CPI

Os deputados Weverton Rocha e Elisiane Gama querem tirar uma boquinha da espetacularização que é a CPI da Petrobras. Afeitos a uma boa dose de mídia em tempo real, Rocha e Elisiane querem sair do ‘’evento’’ como deputados participativos e atuantes.

Resultado de imagem para eliziane gama
BOQUINHA NA MÍDIA NACIONAL A deputada Eliziane Gama: midiática 
O interesse real de ambos? Serem ‘reconhecidos’ por um suposto trabalho que despencará na falta de compromisso que tiveram para com a Refinaria de Bacabeira, quando deputados(esta última, estadual)nada disseram e nada fizeram para evitar o desperdício e o insucesso do empreendimento. Agora sob os holofotes nacionais, a situação é outra: se põem na condição de heróis. O povo do Maranhão e seus eleitores vem desmascarando os deputados midiáticos nas redes sociais, diariamente.

Violência na Grande Ilha só aumenta; falta de integração de Secretarias do Governo é uma das causas

Não é de hoje que esta Coluna exorta para a integração das Secretarias de Estado no combate à criminalidade e violência no Maranhão e mais precisamente na Grande São Luís, onde a média de assassinatos por dia aumentou, consideravelmente.

Resultado de imagem para tatiana pereira  juventude
A titular da Secretaria de Juventude do Governo, Tatiana Pereira: completamente perdida no comando da Pasta 
Protagonizando a grande maioria dos crimes, a Juventude do estado está abandonada e foi relegada ao esquecimento, mesmo havendo uma Secretaria de Governo responsável por gerir o Setor estratégico.

No noticiário, o Governo Estadual vem adotando a ‘política’ dos eventos para promover-se no vazio. Sem ações estruturais a apresentar e conceitos de real alcance social, Flávio Dino e turma assistem ao descontentamento da população que já vê neles a repetição de Roseana Sarney em muitos pontos.
Resultado de imagem para jeferson portela
COMO NO TEMPO DE ROSEANA O secretário Jeferson Portela: índices de criminalidade só aumentam na Grande São Luís 
No campo da ética e da moral, seguradas por brechas e cláusulas jurídicas, as ações governistas flertam e bebem da fonte do passado. Enquanto isso, a SSP  e pastas como Trabalho, Ciência e Tecnologia seguem inertes, inoperantes e engessadas na aterradora falta de competência de seus titulares. Somente nos últimos 20 dias, mais de 50 assassinatos ocorreram na Grande São Luís. Não houve mudança.

Na cidade balneária, Luís Fernando aposta em vitória diante de adversários

O ex-prefeito de Ribamar, Luís Fernando aposta numa vitória histórica diante de seus adversários em 2016, segundo apurou o blog oficial da Agência Baluarte.

Resultado de imagem para luis fernando silva
O ex-prefeito de São José de Ribamar, Luís Fernando Silva: confiante 
Fernando Silva, que, atualmente, traça um mosaico de ações a serem apresentadas à população local, não se intimidou com a integração dos atuais e jovens nomes da oposição ribamarense. O ex-prefeito tem o apoio do atual Gil Cutrim e dos vereadores aliados do Governo municipal que veem nele o nome certo para substituir Cutrim em janeiro de 2017. Luís Fernando está confiante.

Em São José de Ribamar, criminalidade fecha o cerco e poderes constituídos nada fazem

Assaltos, roubos, assassinatos e insegurança generalizada vêm devassando a terceira maior cidade do Maranhão, município onde o prefeito Cutrim nunca elaborou um oficio solicitando à Secretaria de Segurança Pública medidas de prevenção e combate ao crime.

Resultado de imagem para gil cutrim
O prefeito de Ribamar, Gil Cutrim(foto) 'não dá a mínima' para a Segurança dos ribamarenses 
Mandando às patavinas a integridade física de turistas, munícipes e demais frequentadores da Orla Marítima e os próprios habitantes dos bairros ribamarenses, Cutrim se alienou em definitivo da escabrosa realidade existente hoje em São José de Ribamar. Também pudera: ele prefere as viagens ao Exterior a interessar-se pelo clamor dos munícipes que pedem por segurança, desesperados. A lamentável constatação estende-se também ao Legislativo local, plataforma de enriquecimento pessoal dos vereadores da cidade balneária.

O que fazem os conselhos tutelares da Grande Ilha?

Trabalho infantil e crianças sendo apreendidas em Blitz da Polícia se tornaram indicadores gritantes do descaso das prefeituras de Paço do Lumiar, Raposa, Ribamar e São Luís na Grande Ilha.

Paisagem comum, os menores saem à noite para vender ‘balinhas’, lanches e outros produtos com o intuito de ajudar na renda da família. Jogados à falta de assistência por parte do Poder Público, as crianças são hoje um organismo vivo na estrutura social de Trabalho do Maranhão. Embora devessem, em vez de trabalhar, tão somente estudar. O que não vem sendo possível, diante da ausência de políticas públicas dos Governos municipais para o seguimento infantil.

Resultado de imagem para trabalho infantil
Abandono e Trabalho Infantil são uma dura realidade nas cidades da Grande São Luís 
Já os Conselhos Tutelares, em sua maioria, ligados aos prefeitos das respectivas cidades funcionam como ‘cabide’ de empregos para aliados. Combater o Trabalho Infantil e o abandono das crianças da Ilha seria o mesmo que está pondo em risco o ‘’emprego’’ ou a ''amizadizinha'' com os prefeitos. Funciona assim e é por esta razão que os Conselhos nada fazem na região metropolitana de São Luís em prol das Crianças desassistidas. 

Murilo Oliveira e o currículo que desceu pelo ralo

O Secretário de Administração Penitenciária Murilo Oliveira, ovacionado exaustivamente por ‘um tal currículo’ que carrega, desceu pelo ralo do lugar comum. Pedrinhas continua o mesmo caos que sempre foi.

Mas Oliveira já deu provas de que poderá reverter a situação lá reinante: as fugas em pleno Carnaval, passado; um preso solto sob a imprudência, irresponsabilidade e despreparo de sua gestão e ainda os assassinatos ocorridos dentro do presidio na maior das facilidades provam que ele é expert no assunto.
Resultado de imagem para murilo oliveira  sejaj
CURRÍCULO QUE DESCEU PELO RALO O titular da SEJAP, Murilo Oliveira já mostrou a que veio: fugas, superpopulação carcerária e assassinatos dentro do presídio
Segundo informaram fontes que trabalham em Pedrinhas a este Colunista, o caos, a superlotação e a superpopulação carcerária são dados ainda presentes que insinuam novos motins. Profissionais da Segurança em Pedrinhas temem nos dias atuais- diante das condições desfavoráveis de funcionamento dos presídios-, que novas rebeliões ocorram. Uma prova de que currículos nada dizem em face da realidade sintomática, instável e ameaçadora que é  ululante e tensa no Sistema. Por hoje é só. Tenham um bom fim de semana e que Deus nos abençoe a todos. 

8 comentários:

  1. EM RELAÇÃO AO TÓPICO: Na cidade balneária, Luís Fernando aposta em vitória diante de adversários.

    O CENÁRIO POLITICO AGRADA SJR e o MARANHÃO….

    Bravos e bravas, LUIS FERNANDO sempre teve ao seu lado, partidos e amigos por confiarem na sua lealdade, compromisso e competência, estes três elementos CONFIRMAM o reinício pela continuação de um desafio que não está tão muito distante de ser vencido. DESAFIO ESTE QUE CONSIDERO UMA LUTA NÃO TÃO DISTANTE DE SER CONQUISTADA EM PROL DO MARANHÃO. Bravos e bravas, no atual cenário político quem vai sair ganhando é SJR que mais uma vez vai reforçar um projeto promissor não muito distante para todo o MARANHÃO.... Parabéns meu amigo, pois o MARANHÃO não perdeu a esperança, ELE e TODOS NÓS OS SEUS LEAIS E VERDADEIROS AMIGOS, ESTAMOS TORCENDO PELO SEU SUCESSO POLITICO DR. LUIS FERNANDO. Bravos e bravas, vamos à luta, ELA CONTINUA.

    ResponderExcluir
  2. O maranhão ta dificil de ir pra frente desse jeito meu irmao , entao ta é florida
    Danilo Monteiro

    ResponderExcluir
  3. Jornalismo isento e necessário para o fortalecimento da democracia.

    ResponderExcluir
  4. Sobre Ribamar só o tempo dirá...

    ResponderExcluir
  5. Atalaia, admiro seu trabalho e acompanho o trabalho do amigo no blog onde o mesmo semrpe faz uma analise perfeita dos fatos, meu querido queria dizer ao amigo que a coluna estar excelente e dar com certeza essse destaque pra esse homem que mudou a ribamar que o povo quer de volta com todo gás , luis fernando tem meu voto e da minha familia o caro prefeito do povo nao gosta de mocotó e nem vai andar de metro seu atalaia, esse homem merece voltar pra nossa cidade. luis fernando na cabeça e no coração com certeza.
    nonato da cabacinha, esporte amador pra valer

    ResponderExcluir
  6. Fernando, a falta de agua ta sem limites aqui na cidade cara, ver isso ai, o patrocinio da odenaopresta foi 450 milhoes, e ai?

    Ranilton

    ResponderExcluir
  7. Em relação a Eliziane Gama. Axo que Vc é afavor de Algum candidato a Prefeitura de São Luis por isso especula tao ezageradamente a Futura Prefeita de São Luís. Aceita que doi menos. E em relação a as outras postagens Voce esta de PARABÉNS.

    ResponderExcluir
  8. O governo da " mudança"! Mudança ?
    Nao olho com bons olhos este governo, estes deputados sao uma falacia, vivem uma falacia se beneficiam e aos seus parentes, e pousam de enviados de Jesus para acabar com a corrupiçao, mas sao os piores corruptos

    ResponderExcluir

Postagens mais visitadas

Pesquisar em ANB

Nº de visitas

Central de Atendimento

FAÇA PARTE DA EQUIPE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BALUARTE

Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações: agencia.baluarte@hotmail.com

atallaia.baluarte@hotmail.com

Sua participação é imprescindível!

Nossos Seguidores

Parceiros ANB