domingo, 22 de março de 2015
Setores da Cultura Popular pedem a cabeça da secretária. Mas sua permanência na Pasta depende unicamente do que ela tem para oferecer em relação a seus antecessores como diferencial.

POR FERNANDO ATALLAIA
DIRETO DA REDAÇÃO

A secretária de Cultura do Estado, Ester Marques vem sendo alvo de denúncias e reclamações de alguns setores da Cultura(como a Cultura Popular) e de parte da imprensa que veem nela um distanciamento e 'austeridade' intragáveis.

Resultado de imagem para ester marques
A secretária de Cultura do Estado, Ester Marques: desgaste acentuado e silêncio sepulcral quanto às medidas que pretende implementar 
Denunciada em primeira mão por este editor(consta que a primeira matéria veiculada dando conta do apoio de Ester ao deputado sarneysista Roberto Costa foi produzida por nossa equipe, desencadeando, assim, uma série de outras publicações nos demais veículos) a titular da Secma ainda não se posicionou diante do turbilhão de insatisfações que a norteia.

Evitando o diálogo e tomando atitudes e posicionamentos solitários, Ester Marques se fechou para a opinião pública. Mas deixa claro, intenções que insinuam a implantação de medidas de mudança em relação a seus antecessores.

Resultado de imagem para ester marques com roberto costa
Ligação conceitual de Ester com Roberto Costa despencou na obviedade da formação de currais eleitorais a partir da Secma; ela afirmou na ocasião que o deputado era referência em Cultura; matéria da Agência Baluarte provou o contrário 
A grande maioria das ‘’cobranças’’ e mesmo a exigência da saída da secretária da Secma parte, por exemplo, de integrantes da Cultura Popular, a quem Ester não evita a indisposição.

O fato é que Ester Marques não poderia, em tese, ser deposta do cargo sem antes expor qual plano de atuação, conjunto de ações e quais politicas públicas para Cultura do Maranhão pretende adotar à frente da Pasta. Ela ainda não disse a que veio. Há rumores e boatos que a colocam como niilista confessa das manifestações folclóricas. O que também não justificaria sua derrocada.

Resultado de imagem para ester marques com roberto costa
CRIADOR E CRIATURA Eliziane Gama indicou Marques para o cargo e ela se rebelou; a relação de ambas, estremecida, foi  posta em xeque pela imprensa 
A classe artística, por sua vez, e os demais produtores culturais (os, de fato, compromissados com a pluralidade e diversidade do Maranhão enquanto estado culturalmente rico e múltiplo em suas expressões)esperam de Ester a abordagem de seu organograma de atuação para os próximos anos. Ela tem que se manifestar o quanto antes.

No entanto, apesar dos muitos faniquitos e desprazeres que a secretária vem proporcionando a alguns artistas, brincadeiras e integrantes da Cultura Popular, paira a dúvida sobre o que ela estar a pensar sobre o conjunto e acervo monumental das expressões em todas as formas do Fazer Cultural. Parte da Cultura Popular se mostra frustrada em seus interesses. Mas e a Cultura Clássica e Erudita do estado? E a Literatura? A Música? O Patrimônio Histórico? As Artes Plásticas, a Dança, o Cinema e o Teatro? As posições da secretária não podem representar somente um único tecido do tão grandioso e portentoso caldeirão cultural do Maranhão, obviamente. Mas é o que querem alguns. Principalmente aqueles que se sentem ‘feridos’ em suas pretensões de continuísmo ou os que aspiram por celeridade nas mudanças a serem postas em prática.

Resultado de imagem para ester marques com flavio dino
Ester com Marlon, presidente da Func, e Flávio Dino, o governador: cultura do pão e circo que para a secretária pode estar causando incômodo 
Por outro lado, a secretária não vem satisfazendo as vontades destes nem daqueles. O descontentamento com Ester encontra guarida no silêncio que ela mesma impõe à sua conduta desde quando assumiu a titularidade da Secma. Sem contar as muitas contradições ainda existentes, a exemplo da Sarneyzada empregada na própria sede da Pasta e nas instituições culturais que compõem o corpo administrativo da gestão.

Resultado de imagem para bira do pindaré
INDICAÇÕES POLITIQUEIRAS E ANTICULTURAIS Bira do Pindaré(foto) é um dos secretários do Governo Dino que pode indicar, grosseiramente, o próximo secretário de Cultura do Estado, caso Ester Marques seja exonerada 
Ainda assim, a saída de Ester Marques da Secma seria um grande equívoco e um retorno ao equívoco inicial que vem parecendo ser sua indicação para o órgão público. Até porque sua exoneração nesse momento daria espaço, fatalmente, para outra indicação política grosseira de algum secretário ou politico dinista interessado em fazer da Secretaria de Cultura do Estado endêmico cabide de emprego e curral eleitoral (o interesse no nicho da Cultura Popular, aqui é explicado). Ester também já passou por essa fase. Ela, definitivamente, só precisa agora mostrar o que tem a oferecer. Mas tá demorando.


9 comentários:

  1. As políticas de cultura foram esquecidas,o que prevalece são as politicagens. Lamentavelmente é isso o que ocorre é essa prática nunca muda.

    ResponderExcluir
  2. Os artistas do Maranhão estao abandonados e essa senhora mentindo na TV , sacada sacou legal hehehehehehehehehhehehehehe
    Martinho da Madre

    ResponderExcluir
  3. Desgaste desnecessário à imagem de Flávio Dino e do Governo do Estado por causa de uma só pessoa: Márcio Jerry Barroso Saraiva, vulgo Sancho Pança. É dessa forma que ele acha que chegará ao Senado Federal, passando a perna em Humberto Coutinho? Nunca!

    Robson

    ResponderExcluir
  4. Também repassou dinheiro do estado para entidades fantasmas do esquema de Fernando Fialho. Busque a informação no Portal da Transparência. Está tudo lá!

    ResponderExcluir
  5. Dois secretários de Flávio tao por tras da armação pra derrubar ela, dois cabra de peia te segura dona ester
    Armando da Sefaz

    ResponderExcluir
  6. A Cultura fica como pano de fundo: o que importa a eles é o Poder. Ponto.

    Gabriely Castro, canto na noite

    ResponderExcluir
  7. Quem deveria sair era a secretaria de turismo.....que está acabando com o turismo no estado desde que entrou só faz merdara....!
    ESTAMOS CANSADOS DE UMA SECRETARIA INOPERANTE.

    ResponderExcluir
  8. PARTINDO DA TV GUARÁ CLARO QUE ESSA MATÉRIA TEM DEDO DE ÁMERICO AZEVEDO QUE ESTÁ ARMANDO O TERRENO PRA DERRUBAR ESTER E FICAR NO COMANDO DA SECMA.
    MAURO

    ResponderExcluir
  9. Blabláblá esse sujeito(Roberto Costa) não é referência é em porrraaa nenhuma, um boça que na campanha passada foi fotografado dando arroz e oleo de cozinha -santinho dele na embalagem- no peito do povo sofrido do interior, duas senhoras humildes- isso ai devia ta era preso , comprador de voto safado
    Deusdeth do Museu , sou concursado

    ResponderExcluir

Postagens mais visitadas

Pesquisar em ANB

Nº de visitas

Central de Atendimento

FAÇA PARTE DA EQUIPE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BALUARTE

Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações: agencia.baluarte@hotmail.com

atallaia.baluarte@hotmail.com

Sua participação é imprescindível!

Nossos Seguidores

Parceiros ANB