segunda-feira, 20 de abril de 2015
Eles são as mais recentes vozes a fazer parte da nova configuração política da cidade balneária.

POR FERNANDO ATALLAIA
DIRETO DA REDAÇÃO

A conjuntura política de São José de Ribamar e as configurações que encerram o debate em torno da realidade social do município há muito não são as mesmas.

Contando com a forte presença de jovens lideranças da cidade em debates pertinentes travados tanto nas redes sociais quanto nas rodas de conversas diárias, Ribamar é hoje o principal centro de discussão das eleições na Grande Ilha, além de palco para constantes reivindicações e críticas à Gestão Pública.
PRUDÊNCIA Leandro Diniz acredita que não se pode subestimar o anúncio da candidatura do ex-prefeito Luís Fernando Silva ao Executivo de Ribamar 
Nos últimos meses, esse cenário se consolidou de tal forma que não há quem não debata, atualmente, a alternância de Poder no município. Às vistas, é claro, das eleições de 2016, onde primeira vez na história a oposição ribamarense poderá unificar-se rumo à titularidade do Executivo municipal.

APOSTA NA VITÓRIA Edelvi Cutrim crê no sucesso da oposição ribamarense em 2016 
Nomes como Leandro Diniz, Edelvi Cutrim, Nathan Carvalho, Bruno Almeida e Thiago Dourado, porta-vozes que são desse momento representativo, lançam luz sobre o contexto existente. Propensos à análise, as jovens lideranças de Ribamar avaliam sob as mais diversas perspectivas o cenário que vem se desenhando de forma clara para uma polarização entre os principais concorrentes ao pleito do ano que vem.

Leandro acredita, por exemplo, que a já auto-anunciada candidatura do ex-prefeito Luís Fernando Silva poderá pôr um ''banho de água fria’’ no projeto dos oposicionistas que até então seguiam fortalecidos diante do desgaste da atual Gestão municipal. ''Creio que não se pode subestimar o Luís Fernando, ele tem sua força e representatividade aqui na cidade e a oposição precisa se organizar mais'', diz o jovem líder do PC do B.

Nathan Carvalho(foto) avalia que cidade não é a mesma de 10 anos atrás; cenário mudou e vem mudando 
Já Edelvi Cutrim acredita que os oposicionistas não terão muita dificuldade em alcançar o êxito desejado em 2016. ''São José de Ribamar é hoje uma cidade consciente e a população tem sangue oposicionista, não aguenta mais o abandono proporcionado por Gil (referindo-se a Gil Cutrim, atual prefeito de Ribamar) e grupo, de forma que o povo dará o troco nas urnas em 2016, não resta a menor dúvida’’, prega Edelvi.

Ligado ao grupo governista, mas não menos isento, Nathan Carvalho aposta numa eleição limpa e pautada no debate acerca da realidade sociopolítica do município. Faz menção ao fortalecimento da oposição, mas reconhece que o nome de Luís Fernando ainda pesa sobre o cenário. ''O anúncio da candidatura dele deu uma mexida no cenário politico de Ribamar e traz certa instabilidade à oposição; mas, de fato, Ribamar não é a cidade de 10 anos atrás, muita coisa ainda pode acontecer e a população está atenta a todas movimentações políticas voltadas para o âmbito eleitoral'', ressalta Carvalho.

SEM PAPAS NA LÍNGUA O comunista Bruno Almeida critica oposicionistas, mas aponta saídas   


Mais imperativo no discurso e crítico ferrenho da própria oposição, o comunista Bruno Almeida não poupa ''elogios'' ao sistema administrativo reinante em São José de Ribamar desde 2005. ''Ribamar precisa se libertar dessas amarras do atraso que se instalaram em nosso município desde 2005; dessa oligarquia dominante e dos forasteiros que vem para cá somente para se beneficiar à custa de nosso povo, isso precisa acabar e, em minha opinião, se todas as forças de oposição estiverem unidas venceremos esses oportunistas em prol do desenvolvimento de nossa cidade'', aponta ele.
No rol da indignação e afeito à leitura imparcial da configuração política local, o presidente do PPL de Ribamar, Thiago Dourado não se exime da responsabilidade de participar do debate ao lado de seus pares. Dourado integra o movimento Frente de Libertação de São José de Ribamar, responsável por impulsionar grande parte das movimentações até aqui realizadas  pelas vozes oposicionistas. ''Sou da oposição e sei que temos muito trabalho a fazer; minha preocupação é com a realidade social da cidade; Ribamar está jogada às traças; o povo está sem trabalho, emprego e renda e sem Saúde e Educação, dignas; minha prioridade é, portanto, a construção de uma agenda social para o município, as eleições são uma consequência'', destoa Thiago.


Thiago Dourado prefere focar na realidade social ribamarense; eleição como consequência 
Para grande parte das jovens lideranças politicas de Ribamar, seguindo o coro de Dourado, ainda que sejam uma consequência, é inegável que as eleições no município já bateram à porta. De um lado, os oposicionistas destrincham articulações amparados pelo crescente desgaste do grupo governista percebido na cidade. Do outro, centenas de munícipes se mostram simpáticos ao retorno do ex-prefeito Luís Fernando Silva à administração ribamarense. Duas realidades que tendem a confrontar-se, talvez na mesma proporção. 

Agora é aguardar os desdobramentos.


Um comentário:

  1. O mundo está mudando e creio que a população mundial deve mudar em consonância. Devemos mudar nossa maneira de pensar, de tratar as pessoas, de educar nossos filhos, de tratar o meio ambiente, enfim... Temos que fazer uma análise crítica e tomar decisões diferentes daquelas que vem sendo norteadoras. A alternância de poder dentro de um sistema legislativo notoriamente necessitado faz-se mais do que necessária e a ooportunidade está batendo à porta. Em meio a tantos manifestos da população brasileira em breve saberemos quem de fato tem anseios ou perspectivas de que alguém que não conhecemos pode trazer resultados diferenciados.

    ResponderExcluir

Postagens mais visitadas

Pesquisar em ANB

Nº de visitas

Central de Atendimento

FAÇA PARTE DA EQUIPE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BALUARTE

Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações: agencia.baluarte@hotmail.com

atallaia.baluarte@hotmail.com

Sua participação é imprescindível!

Nossos Seguidores

Parceiros ANB