sábado, 9 de maio de 2015

Alterações na cor do mar de São Luís atraem a atenção de estudiosos

O professor do curso de Oceanografia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Antônio Carlos Leal, esclarece a nossa dúvida

Você já se perguntou o porquê de o mar de São Luís ser ora verde, ora marrom? Se não? Deve estar se fazendo esta pergunta agora mesmo. Segundo o professor do curso de Oceanografia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Antônio Carlos Leal, as nossas águas não possuem cor azul e nem verde e sim amarronzada, isso acontece porque os rios Itapecuru e Mearim deságuam em nosso mar e com eles vêm alguns sedimentos como areia, lama e vários minerais. “A coloração marrom que tem aspecto de suja, traz maior produtividade para o oceano por ser rico em nutrientes. Não é a toa que o Maranhão é o maior produtor de pescado do Nordeste” disse o especialista.
Mar
O professor também explica que em locais onde as águas são azuladas ou esverdeadas geralmente possuem pequenos rios ou a ausência deles.
O professor também explica que em locais onde as águas são azuladas ou esverdeadas geralmente possuem pequenos rios ou a ausência deles. A coloração dos corais e algas também influenciam na tonalidade da água quando refletido à luz solar.
As cores que vemos vão depender da quantidade de areia e outros microrganismos que flutuam na superfície da água e que acabam sendo refletidos pelo sol. Vemos o mar azul ou verde à distância porque na verdade estamos vendo o sol refletindo nessas substâncias em maior quantidade, que absorvem as outras cores e refletem o azul ou verde. Quando nos aproximamos, o reflexo solar diminui, e a água fica incolor novamente.
Mar
Segundo Maria José Martins, cozinheira de um restaurante, a cor do mar se deve a poluição e por este motivo a água tem cor suja. Já o vendedor Alessandro dos Santos ressaltou que não sabia distinguir a cor da água, pois ora é mais clara, ora escura. E Francisco Nascimento que é vigilante apontou que a cor da água deve ser por causa das algas, da terra e da cor do céu, que influenciam em sua coloração.
Em alguns lugares como costas de ilhas o mar possui a cor verde, isso ocorre porque algumas algas possuem pigmentação amarelada. E a mistura do amarelo das algas com o azul do mar, o sol acaba refletindo verde. O Mar Vermelho possui a presença de uma grande quantidade de ferro e por este motivo as águas são vermelhas. O Mar Negro é uma exceção, pois nele existem bactérias que produzem um ácido escuro.
O Imparcial foi até as praias perguntar às pessoas se elas sabiam o motivo da coloração do mar local, e qual a teoria delas sobre o assunto. Para o dono de restaurante, Frederic Lefebvre, o mar do litoral maranhense sobre influência dos rios que acabam modificando sua coloração. Segundo Maria José Martins, cozinheira de um restaurante, a cor do mar se deve a poluição e por este motivo a água tem cor suja. Já o vendedor Alessandro dos Santos ressaltou que não sabia distinguir a cor da água, pois ora é mais clara, ora escura. E Francisco Nascimento que é vigilante apontou que a cor da água deve ser por causa das algas, da terra e da cor do céu, que influenciam em sua coloração.
Curiosidade
Por que a maré de São Luís vaza tanto?
De acordo com o professor Antônio Carlos Leal, a maré do litoral maranhense vaza bem mais em comparação com a dos outros estados por possuir uma amplitude de oito metros, sendo que em outros litorais brasileiros esta amplitude chega a ser de até três metros. “Estamos na região do Golfão Maranhense que é uma área de terras emersas, cercadas de água, que se estende da cidade ao litoral do estado. Isso faz com que a amplitude no litoral maranhense seja bem maior, fazendo com que a maré encha e seque bastante” relata o oceanógrafo.
As informações são do jornal O Imparcial
Edição da Agência Baluarte

0 comentários:

Postar um comentário

Postagens mais visitadas

Pesquisar em ANB

Nº de visitas

Central de Atendimento

FAÇA PARTE DA EQUIPE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BALUARTE

Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações: agencia.baluarte@hotmail.com

atallaia.baluarte@hotmail.com

Sua participação é imprescindível!

Nossos Seguidores

Parceiros ANB