quarta-feira, 6 de maio de 2015
Lançamento da Exposição Abstraturbano é sucesso na Galeria de Arte
O fotógrafo João Cosme provoca um olhar incomum sobre a paisagem urbana por meio de suas fotografias
Aconteceu na última terça feira, dia 5 de maio, na Galeria de Artes do Sesc Administração, a abertura da exposição Abstraturbano do jovem fotógrafo João Cosme. Composta por dezessete fotografias em preto e branco que evidenciam linhas, texturas e formas geométricas da paisagem urbana, os registros foram realizados em diversos pontos da cidade, evidenciando detalhes que por vezes passam despercebidos no dia a dia, em especial na Universidade Federal do Maranhão, onde cursa Licenciatura em Artes Visuais.
O projeto Abstraturbano surgiu há mais ou menos um ano e meio, quando João começou a dar um olhar diferente para as mais variadas formas existentes no espaço urbano. “Após despertar esse novo olhar, eu comecei a cada vez mais fechar meu trabalho nessa temática voltada para as formas, linhas, o concreto, chegando ao ponto de não mais identificar aquilo que estava fotografando como um objeto, e sim, como linhas, texturas e formas.”

O estudante de Artes Visuais da UFMA, Tiago Moura Pacheco, 21 anos, conta que o título atiçou sua curiosidade e confessa ter ido à exposição com uma ideia diferente do trabalho que encontrou: “Não conhecia o trabalho do João, mas achei fantástico, pois você chega aqui com uma ideia que é completamente desconstruída quando nos deparamos com algo além do que se espera. Gostei muito da forma como ele conseguiu trabalhar com coisas exatas e estáticas e não formas modeladas, como eu imaginava, o que achei muito interessante”.
Raílson Silva conhecia o trabalho de João Cosme em outra área artística: o teatro, da qual participa da Companhia DRAO, e se mostrou impressionado com a forma como o artista consegue transformar o cotidiano em arte: “A forma como ele lida com uma visão, normalmente cotidiana, e como ele transforma em outra visão dentro de uma tela, por meio de uma mudança de ângulo”.
O trabalho de João Cosme teve uma excelente receptividade, o que o incentiva a pensar em projetos futuros. “Tenho vontade de fotografar cores. Registrar as cores da cidade, que são muitas!”
Ao julgar pelo sucesso de Abstraturbano, podemos esperar bons trabalhos do artista João Cosme. A exposição fica a disposição do público até o dia 28 de maio, das 9h às 17h, na Galeria de Arte do Sesc Administração. As visitas mediadas podem ser agendadas pelo (98) 3216-3830.
Matéria enviada por Assessoria de Comunicação do Sesc/MA

0 comentários:

Postar um comentário

Postagens mais visitadas

Pesquisar em ANB

Nº de visitas

Central de Atendimento

FAÇA PARTE DA EQUIPE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BALUARTE

Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações: agencia.baluarte@hotmail.com

atallaia.baluarte@hotmail.com

Sua participação é imprescindível!

Nossos Seguidores

Parceiros ANB