Foram registrados na região metropolitana de São Luís 880 roubos e furtos de veículos no primeiro semestre deste ano, segundo levantamento divulgado nesta quinta-feira (2) pela Polícia Civil do Maranhão. Os dados apontam que a maioria dos veículos é levada para municípios do interior do estado para serem vendidos.
Segundo o delegado Marcos Affonso, titular da Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos (DRFV-MA), os bandidos retiram peças de veículos batidos ou vendidos em sucatas e colocadas em carros roubados ou furtados, normalmente as peças com gravações de números de chassi. Depois de adulterados, os veículos são vistoriados e negociados.
Resultado de imagem para jeferson portela
Secretário de Segurança do Estado, Jeferson Portela
“O cidadão que compra esse carro compra de bem. Muitas vezes não tem como você checar se o chassi é cortado ou a numeração é adulterada. Ele não tem como ver isso a olho nu. Só um perito mesmo tem condições de detectar que o carro é roubado ou sofreu um transplante, ou revivido vamos dizer assim”, afirmou.
Dos quatros municípios que formam a região metropolitana, São Luís é o que apresentou o maior numero de ocorrências, 700 veículos roubados ou furtados.
Na sequência vem São José de Ribamar com 94 casos registrados e Paço do Lumiar com 77 registros de roubo ou furto. Raposa foi o que apresentou o menor numero de ocorrências neste ano. Apenas 9 veículos foram roubados ou furtados durante o mesmo período.
Segundo o inspetor Antônio Norberto, do núcleo de comunicação da Superintendência da Polícia Rodoviária Federal do Maranhão (PRF-MA) informou que foram apreendidos neste ano 133 veículos, uma média de quase um veículo por dia. Ações em todo o estado estão sendo planejadas para recuperação de mais veículos com ocorrência de roubo e furto.