terça-feira, 25 de agosto de 2015

Encontro de corregedores começa nesta quarta (26)

O Encontro do Colégio de Corregedores dos Tribunais de Justiça do Brasil, que em sua 69ª edição será realizado na Cidade do Rio de Janeiro, tem início na noite desta quarta-feira (26), em solenidade marcada para as 19h, no Hotel Windsor Atlântica. 

Com o tema “Atuação Integrada do Sistema de Justiça: projetos e parcerias”, corregedores de todo País vão debater, durante os três dias de evento, propostas de melhoria para a Justiça brasileira, sempre com foco na eficiência dos serviços prestados ao cidadão.

Atualmente o Colégio se constitui uma das mais importantes entidades do Sistema de Justiça, uma vez que reúne representantes de todo Brasil que propõem medidas concretas para o aperfeiçoamento do Judiciário. Outro fator que garante importância às proposições emanadas do Colégio é a constatação de que as corregedorias da Justiça são responsáveis pelo acompanhamento das atividades judiciais do chamado 1º grau, onde desaguam cerca de 90% dos processos judiciais no Brasil.
Resultado de imagem para CORREGEDORIA GERAL DE JUSTIÇA MARANHAO
Os participantes ainda vão poder trocar experiências sobre o Judiciário e o meio ambiente; a mediação de conflitos; e regularização fundiária, quando será apresentada uma proposta de atuação integrada entre Judiciário e Executivo
Para a presidente do Colégio, desembargadora Nelma Sarney, as propostas do Colégio atendem de forma direta as necessidades hoje existentes na Justiça, pois são as corregedorias que participam do dia a dia dos juízes na aplicação da lei e é o órgão do Judiciário que está mais próximo dos cidadãos em todos os estados brasileiros. Para ela, as dificuldades dos cidadãos, assim como os problemas ainda existentes, são sentidos mais fortemente pelos corregedores da Justiça, razão pela qual o encontro se faz importante e merece atenção da sociedade.
Tamanha é a importância do evento que a presença da corregedora nacional da Justiça e membro do Superior Tribunal de Justiça, ministra Nancy Andrighi, se tornou constante. Mais uma vez ela estará entre os corregedores, desta vez no Rio de Janeiro, para dar sua contribuição aos debates e acompanhar os trabalhos do Colégio. Em suas passagens pelo Colégio, a ministra sempre destacou a unidade em torno de um Judiciário mais coeso e maior apoio às corregedorias estaduais para que desempenhem bem o seu trabalho.
Nesta edição, corregedores vão poder debater assuntos relacionados ao processo de comunicação no Judiciário; funcionamento de cartorários extrajudiciais, que já oferecem diversos serviços que antes só estavam acessíveis no Judiciário. Eles vão conhecer iniciativas da Justiça Itinerante, que buscam levar os serviços judiciais à população; discutir os impactos do novo Código de Processo Civil, que entra em vigor em março de 2016; e também o projeto de mandado de prisão eletrônico.
Os participantes ainda vão poder trocar experiências sobre o Judiciário e o meio ambiente; a mediação de conflitos; e regularização fundiária, quando será apresentada uma proposta de atuação integrada entre Judiciário e Executivo.
Encoge – O Encontro de Corregedores é realizado três vezes ao ano, a cada quatro meses, e congrega corregedores de Justiça de todo o Brasil. A finalidade do evento é promover o intercâmbio de boas práticas, contribuindo para a melhoria da qualidade e para a prestação mais uniforme dos serviços judiciais em todo o Brasil.
Matéria enviada pela Assessoria de Comunicação da CGJ-MA

0 comentários:

Postar um comentário

Postagens mais visitadas

Pesquisar em ANB

Nº de visitas

Central de Atendimento

FAÇA PARTE DA EQUIPE DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS BALUARTE

Denúncias, Sugestões, Pautas e Reclamações: agencia.baluarte@hotmail.com

atallaia.baluarte@hotmail.com

Sua participação é imprescindível!

Nossos Seguidores

Parceiros ANB